enquanto o mundo se preparava para desembarcar em detroit no north american international auto show que esta rolando nesta semana confira a cobertura completa neste link um outro salao era organizado no outro lado do planeta o tokyo auto salon nao pudemos fazer a cobertura in loco mas nosso leitor thiago zaiden foi ao salao e conta tudo neste post ed todo ano no começo de janeiro acontece aqui no japao o tokyo auto salon neste ano o evento ocorreu nos dias 9 10 e 11 de janeiro no makuhari messi um centro de convençoes localizado na cidade de chiba no proprio site do evento encontrei informaçoes sobre transporte com opçoes de trem ou onibus partindo dos principais pontos de toquio gastei uns 40 minutos ate chegar no local de trem e gastei 880 yenes no total entre ida e volta aproximadamente r$ 20 00 em conversao direta no ingresso eu paguei 2 600 yenes r$ 58 00 para a sexta feira no final de semana o valor do ingresso era de 1 600 yenes r$ 36 00 esses valores foram para compra antecipada pela internet e na porta custava pouca coisa a mais so para efeito de comparaçao de tamanho a area do complexo e de mais ou menos dois pavilhoes do anhembi onde e realizado o salao do automovel em sao paulo mais uma area externa onde estavam fazendo demonstraçoes de drift em todos os corredores de acesso dos pavilhoes era possivel achar banheiros area de alimentaçao maquinas de agua conhecidas aqui como jihanki e armarios onde voce pode guardar ate uma mala e nao precisar carregar tudo enquanto anda no meio dos carros esses armarios sao pagos e tem um custo de 300 yenes r$ 7 00 e nao tem limite de tempo pra ser utilizado o tokyo auto salon pode ser comparado ao sema so que em menor tamanho a maioria dos expositores sao customizadores fornecedores de peças de preparaçao e acessorios alem de algumas montadoras quando cheguei la fui primeiro pra area externa onde estava acontecendo as demonstraçoes de drift mas estavam no fim antes de um intervalo entao tirei poucas fotos e fui para os pavilhoes pois ainda tinha muita coisa pra ver logo na entrada dois personagens do initial d davam as boas vindas e as customizaçoes eram de todos os tipos e todos os gostos alguns de gosto bem duvidoso inclusive apesar de nao ser um salao com os principais carros ou lançamentos das montadoras tinha alguns modelos bem interessantes [gallery columns= 5 link= file ids= 34854 34852 34853 34855 34904 ] no estande da mazda a estrela era o novo miata e ao seu lado uma versao de pista o carro continua bem compacto e pede pra ser acelerado com vontade ainda no estande da mazda estavam outros modelos disponiveis no mercado e equipados com acessorios que davam um visual esportivo e um prototipo de pista lmp2 acho que a mazda tem boas opçoes por aqui que se dariam bem no mercado brasileiro resta saber a que preço eles chegariam ali tambem descobri uma coisa interessante e que pode te fazer gastar um bom dinheiro todas as fabricantes tinham uma lojinha vendendo produtos com suas marcas como chaveiros bones roupas miniaturas e mais uma serie de itens eu me segurei e comprei apenas um chaveiro com um rotor do motor wankel por 2350 yenes r$ 53 00 por ai da pra ter uma ideia de quanto custa esses objetos a tentaçao e grande entao va preparado [gallery link= file ids= 34910 34909 34907 ] a renaultsport levou o lutecia rs tambem conhecido como clio equipado com um motor 1 6 turbo e rende 200 cv a 6 000 rpm outro representante da renault era o megane rs trophy aquele mesmo que percorreu nurburgring em menos de oito minutos o carro vem com suspensao desenvolvida pela ohlins escapamento akrapovic freios brembo e um motor 2 0 turbo que rende 273 cv alem de um visual proporcional ao desempenho [gallery columns= 4 link= file ids= 34911 34912 34915 34913 ] a nissan estava representada pela nismo e aqui no japao desde o march ate o gt r passam pelas maos da divisao esportiva march note e juke tem alteraçoes em suspensoes rodas e pneus e alguns outros itens esteticos bem diferente do que acontece com o gt r e o fairlady z 370z que ganham um upgrade no motor tambem alem desses modelos tambem haviam alguns gt r de pista no estande e em um deles o pessoal estava fazendo troca de pneus simulando um pit stop [gallery columns= 4 link= file ids= 34945 34944 34943 34942 ] na honda o destaque era o conceito do roadster s660 apesar da pintura fosca e de o carro estar em um espaço escuro apenas com uns flashes de luz iluminando dava pra ter uma boa ideia das linhas do compacto e ficaram bem interessantes [gallery columns= 4 link= file ids= 34949 34939 34938 34937 ] os outros carros estavam equipados com acessorios mugen e diferente dos modelos nismo que sao vendidos prontos os carros da honda podem ser montados ao gosto do cliente os acessorios sao vendidos atraves do site deles tambem e tem desde itens esteticos a itens de performance como freios suspensao escapamentos e por ai vai o motor permanece original outro que marcou presença foi o mp4/4 do ayrton senna nao sei se era replica ou nao o carro estava em um lugar que parecia um aquario e nao tinha nenhuma informaçao ainda no estande da honda uma frente do honda n one feita em argila sendo esculpida ao vivo com dois modelos de frente diferentes e ali ao fundo a criançada tinha seu espaço para desenhar a vontade a mercedes tambem estava la com sua linha completa mas a unica novidade era o recem lançado classe b aqui no japao ele e novidade os outros ja sao velhos conhecidos e na minha opiniao os que mais chamavam a atençao era o classe s coupe com sua bela traseira e o g63 6x6 [gallery link= file ids= 34953 34950 34951 ] no estande da subaru os modelos sti marcaram presença com o wrx um conceito da levorg e a forester alem de alguns modelos de pista como o brz [gallery columns= 5 link= file ids= 34960 34959 34958 34957 34961 ] o forester possui um motor de 2 0 com 280 cv e mais upgrades em freio e suspensao deixando seu desempenho ainda melhor a perua levorg ja possui uma serie de itens disponiveis pra deixar seu desempenho mais afiado e seu design que ja e bem resolvido ficou ainda melhor nesse conceito tomara que lancem essa perua sti a novidade na bmw era o 218i active tourer um monovolume do tamanho de um classe b da mercedes e que vem equipado com um motor de tres cilindros e 1 5 litro capaz de render 136 cv fazendo companhia ao 218i estavam um i8 e um z4 de pista a toyota levou seus modelos equipados com os acessorios da trd divisao esportiva da montadora desde os compactos ate os grandes sedas tem acessorios disponiveis que vai desde itens esteticos ate itens de performance como suspensao e freios os destaques eram o seda mark x e o prototipo movido a hidrogenio fcv o novo copen foi apresentado na daihatsu o carro continua bem pequeno mas o desenho mudou bastante eu pessoalmente acho o visual do modelo anterior mais bem resolvido — embora o novo nao tenha ficado exatamente feio visto pessoalmente pode ser apenas uma questao de tempo pra acostumar o pequeno roadster vem equipado com um motor turbinado de tres cilindros e 660 cm³ capaz de render 64 cv e ainda com opçao de cambio manual de cinco marchas ou cvt de sete marchas os paineis de carroceria podem ser removidos facilmente deixando toda a sua estrutura a mostra o que facilita tambem em caso de um reparo simples apenas trocando a peça danificada a alfa romeo tambem estava la e sempre como sempre com belos carros alem do giulietta e do belissimo roadster 4c havia dois conceitos criados pelo designer japones ken okuyama kode 7 clubman e kode 9 [gallery link= file columns= 4 ids= 34987 34983 34988 34986 ] o kode 7 clubman e um pequeno esportivo sem teto e sem parabrisa e com a suspensao a mostra equipado com um motor 2 0 e 250 cv ja o kode 9 e um pequeno roadster de teto rigido removivel e com um motor turbo de 2 0 que rende 370 cv pesando apenas 890 kg imagine o nivel de diversao do negocio na mitsubishi em meio a alguns pajero e outlander que pra falar a verdade eu mal prestei atençao ela ficou toda voltada ao solitario lancer evo x final concept que ja começou a deixar saudades por fora a maior diferença alem da pintura fosca sao as rodas mais leves mais resistentes e maiores feitas pela volk modelo g25 de 19 polegadas e a parte mecanica foi onde o carro sofreu mais modificaçoes a hks teve uma grande contribuiçao para isso deixando o evo com 480 cv e 62 kgfm de torque um upgrade e tanto e uma despedida em grande estilo [gallery link= file ids= 34972 34971 34970 ] nos outros estandes a diversidade de customizaçao e preparaçao era imensa desde os key cars ate pick ups e suvs grandes pra galera que curte um som de qualidade havia varios carros muito bem montados la dava gosto de ouvir bem diferente do que a gente ve pelos eventos automotivos hoje em dia um detalhe que me chamou a atençao e que a maioria dos carros nao estavam usando equipamentos das tradicionais marcas japonesas e sim estrangeiras como a americana rockford fosgate e a alema groud zero se voce esta acostumado a ver o pessoal aglomerado nos estandes dos carros mais caros ou mais raros mas aqui foi um pouco diferente poucos tinham as modelos juntas aos carros e quando tinha alguma era ali que os japoneses se aglomeravam e nao paravam de tirar fotos lembro que no salao do automovel de 1996 e 2004 quando a ferrari levou a f50 e a enzo era impossivel chegar perto dos carros e aqui um trio de f40 f50 e enzo estavam bem a vontade as meninas ficavam fazendo poses animadas enquanto eram fotografadas a bride a a recaro espalharam seus bancos pelos estandes e estavam a disposiçao do publico era la que a galera sentava para ler os panfletos que eram distribuidos pelo salao — uma boa maneira de descansar ou ver como e aquele banco concha que voce tanto quer antes de colocar no seu carro [gallery columns= 4 link= file ids= 34999 35000 34993 34980 34934 34933 34932 34931 34930 34929 34926 34921 34922 34920 34916 34890 34887 34893 34884 34880 ] a mansory tambem estava la com seus carros luxuosos mas sem nada muito exagerado para minha surpresa nao havia bentley rolls royce porsche panamera e nenhum daqueles body kits estranhos que a gente ve pela internet nem couro de penis de baleia apenas algumas cores diferentes e rodas imensas [gallery link= file ids= 35004 35005 35003 ] a liberty walk levou varios carros ao salao — todos com o seu ja conhecido visual wyde body o que eu achei mais interessante foi o challenger preto que estava fora do estande com mais alguns carros um body kit mais discreto com rodas e pneus bem largos e mais alguns detalhes apenas os outros estavam isolados acompanhados de uma miniatura inspirados no modelo real o toyota gt86 preparado pela cosworth estava equipado com o stage 2 power package um kit composto por intercooler novo coletor de admissao um compressor mecanico e uma reprogramaçao na central eletronica capaz de tirar 80 cv extras do motor boxer de 2 0 e quatro cilindros na saida do ultimo pavilhao ja era 18 00 e o pessoal da organizaçao do salao estava passando pelos corredores avisando que era a hora de ir embora mas ainda deu tempo der ver um belo lada e algumas criaçoes do japones nobuhiro monster tajima o antigo recordista da subida de pikes peak [gallery columns= 5 link= file ids= 34867 34870 34869 34874 34865 ] bom galera essa foi minha rapida volta pelo salao de toquio em breve voltarei com mais eventos bacanas aqui do outro lado do planeta ate la
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.