O Salão do Automóvel está quase aí, e as primeiras atrações começam a ser confirmadas. Nesta semana a Ford anunciou que terá como destaque em seu estande a F-150 Raptor e a Volkswagen anunciou a exposição de 50 clássicos da marca para contar sua história.
Na edição passada a Ford trouxe como principal destaque do seu estande no Salão do Automóvel a atual geração do Mustang. Desta vez, a menos que ela traga um Ford GT como surpresa, seu destaque será a nova F-150 Raptor. Ela não tem mais um V8 potente e americano como sua antecessora, mas isso certamente não será um problema em termos de desempenho.
Seu novo motor V6 EcoBoost biturbo é o mesmo do Ford GT, porém com potência reduzida para 460 cv e trabalhando com o novo câmbio de 10 marchas desenvolvido em parceria com a GM. Além do conjunto mais leve e eficiente, a picape também terá um sistema de gerenciamento do powertrain com seis modos de condução diferentes, incluindo o Baja Mode que, como você deve estar imaginando, foi inspirado no lendário rali off-road da Baja California e permite que a picape corra em alta velocidade na areia do deserto.
Não muito longe do palco da Ford, a Volkswagen irá exibir nada menos que 50 exemplares clássicos da marca — além dos conceitos e novidades, claro. A fabricante está organizando a “Mostra Vintage Volkswagen”, que reunirá exemplares de clubes selecionados pela própria fabricante para ser expostos no evento.
Os carros partirão em comboio do Centro de Treinamento Volkswagen, na Avenida Washington Luis, em São Paulo, e chegarão juntos ao São Paulo Expo, onde o Salão será organizado a partir deste ano. Os modelos incluem os clássicos Gol GT, GTS e GTi, Passat TS e Pointer, Karmann-Ghia, SP2, Kombi, Santana, Parati, Polo, Golf e até modelos europeus como o Corrado — além do Fusca, claro.