caros amigos promessa e divida e aqui estamos depois de um enorme hiato sem meu nome associado a seçao project cars vamos quebrar essa interrupçao em grande estilo a partir de hoje voces irao conhecer como começou nossa historia com o sandero rs do flatout o que e como foi feito nele ate hoje e as ideias e preparaçoes que serao feitas nele como voces sabem a existencia deste carro esta ligada a uma grande missao ser o veiculo oficial do flatout driving academy mas por uma serie de coincidencias felizes o sandero rs que na concepçao original do projeto ficaria totalmente oem acabou se tornando tambem um project car e com um numero comemorativo pura coincidencia ele e o pc #500 [gt40 content search= sandero rs widget= 1 title= procurando um sandero rs para ser seu project car ] no caso de voce estar meio por fora do que temos feito trata se de uma serie especial de videos sobre tecnicas de pilotagem e dinamica automotiva voltada para entusiastas apaixonados por direçao esportiva abaixo temos a playlist dos episodios do flatout driving academy pra selecionar basta clicar no icone de tres tracinhos sobrepostos no canto superior esquerdo do player a partir de hoje nos vamos começar a contar todos os detalhes e capitulos da historia planos e preparaçoes para ele este post sera um pouco mais longo porque contaremos um pouco da historia de antes mesmo do carro chegar em nossas maos mas sera um leitura muito prazerosa e com alguns detalhes interessantes garanto a voces e se voce e fa do sandero rs temos um ensaio caprichadaço do carro antes de ser modificado no meio do post vamos la a motivaçao e o herdeiro nossa historia nao começa num franco romeno mas sim num nipo americano originalmente o flatout driving academy seria feito com o meu honda prelude 4ws 1992 carro importado de forma independente dos eua na epoca e que esta comigo ha quase cinco anos apresentarei todos os seus detalhes aqui na seçao project cars um pouco mais pra frente desde que o comprei investi pesado restaurando e fazendo upgrades em sua suspensao e freios mas faltava o principal realizar o swap para um k series honda que seria uma opçao mais potente eficaz e principalmente confiavel frente ao h series do prelude pra um projeto desses envolvendo tanta pilotagem em circuito confiabilidade e fundamental mas eu nao sou exatamente um iniciante nesse meio swap de motor e coisa de gente grande vamos excluir os chevrolet dessa conta porque la tudo e tao facil que parece que os engenheiros ja desenvolvem os motores e transmissoes pensando em swap envolve muita grana e ha uma fase de shakedown na qual muitas coisas ainda podem dar errado e exigir melhorias de projeto com a crise do brasil combinada a crise economica do jornalismo estava transparente que isso jamais iria acontecer em tempo habil talvez leve muitos anos ate o carro ficar nestas condiçoes em meados de 2017 estava pressentindo que sobreviver ja seria uma missao e dado momento decidi nao investir mais em evoluçoes pesadas no prelude e comecei a me desfazer do meu ex dodge dart e de suas peças para manter o flatout de pe a grana estava acabando e eu tinha de ser responsavel estava meio desapontado e agoniado precisava fazer o flatout driving academy de algum jeito e um projeto que vinha bolando com carinho desde o nascimento do proprio flatout e nisso veio o estalo puxa e um projeto de conteudo longo e muito diferenciado apesar de o foco ser dinamica automotiva e tecnicas de pilotagem o carro sera uma estrela sera que alguma marca nao se interessaria por isso imediatamente depois disso me dei conta so existem dois carros que em estado oem atendem a condiçao de aguentar mesmo a pancada de dar dezenas de volta na pista sem abrir o bico o suzuki swift sport e o renault sandero rs dois carros excepcionais com o swift sport descontinuado na mesma epoca a unica bala na agulha possivel seria o sandero rs entram o sandero rs e a ordospec no projeto em alguns dias comecei a montar uma apresentaçao sobre o que seria o projeto para encaminhar ao diretor de comunicaçao da renault o caique que sempre foi fa de automobilismo o que aumentaria nossas chances nesse meio tempo comentei com o bruno ordones a respeito do projeto o ordones como muitos de voces sabem e um dos maiores especialistas de f4r o 2 0 16v do sandero rs que equipou diversos modelos como scenic duster megane e laguna e de clio do brasil e o dono do project car #79 a ideia inicial era conversar com ele sobre cuidados com o f4r e buscar tanto um historico de pontos de atençao em medio prazo de convivencia com o veiculo quanto saber o que a galera andava fazendo por ai em termos de setup de pneus e geometria de suspensao mas a reaçao euforica do ordones deixou claro que começariamos mais do que uma consultoria era quase um alinhamento cosmico ele havia iniciado ha algum tempo a ordospec empresa focada inicialmente em upgrades para sandero rs e os short shifters posteres e adesivos eram um pequeno pixel do iceberg no qual ele estava trabalhando desde que ele soube que o sandero rs iria ser lançado mais do que ajudar por ser leitor e amigo havia de fato uma oportunidade de convergencia enorme para um trabalho conjunto marcamos uma reuniao num shopping de sp e la descobri a magnitude de tudo o que estava acontecendo o cara estava bolando algo que nao via no brasil desde a epoca da envemo e que acontece muito na frança e na inglaterra uma empresa voltada para fabricar kits de performance do tipo plug & play para determinado modelo de forma especializada volante de motor aliviado coil over espaçadores de roda kit completo de discos maiores na dianteira diferencial de deslizamento limitado cluster de instrumentos personalizado e mais uma serie de outros componentes animais que ainda nao posso revelar publicamente nada menos que sensacional e nao falamos da grande cereja do bolo da ordospec que na epoca ainda estava para entrar em testes em fase beta no carro de ingmar biberg o guinho da injepro o kit rs200 que eleva o output do sandero rs ao nivel de um civic si cabeçote com serio retrabalho de fluxo comando bem mais bravo mas ainda totalmente streetable coletor de escape dimensionado ao conjunto e uma central eletronica para cuidar da injeçao e igniçao dessa nova demanda de fluxo o ronco do carro muda completamente e as curvas de potencia e de torque vao para outro nivel falaremos disso em breve mas por ora aumente o som para este onboard com o guinho em cascavel este kit estara a venda num futuro proximo os testes estao em fase final e o começo das vendas provavelmente casara com a apresentaçao do kit rs200 no sandero rs do flatout ops acabei ja adiantando uma parte da historia [youtube id= mf0fdqrylp8 width= 620 height= 349 ] nessa reuniao ordones propos que nosso carro fosse um show and go car da ordospec fazendo par ao modelo sirius yellow do proprio bruno e mais do que isso cuidaria de fazer um layout especial do flatout para o nosso renault com tudo isso o sandero rs seria mais do que um carro usado pro flatout driving academy se transformaria num project car a parte e uma bandeira ambulante do proprio flatout ao ordones pedi apenas duas coisas que seria legal ter nossas faixas substituindo as laterais originais do rs e que o carro fosse reconhecivel como o sandero rs do flatout sob qualquer angulo inclusive de cima depois de uma ou outra ida e vinda o resultado foi essa projeçao fodastica o bigode bleu de france ficou matador desculpe renault o nosso e mais legal que o racing spirit o carro ficou quase 100% identico a projeçao as diferenças estao nos seguintes itens os espelhos depois de testarmos as faixas achei que era informaçao demais e mantive oem adicionamos alguns blackouts adicionais nos logos da renault ordones aplicou tambem na dianteira e nas calotinhas dando um aspecto mais invocado e os bancos permaneceram iguais aos de fabrica bem ao menos ate uma semana atras graças a um presente do estudio renault design america latina mas isso e assunto pro proximo post mas fica o teaser bem algumas semanas depois dessa reuniao com o ordones a noticia que permitira o começo de tudo a renault gostou muito do projeto do flatout driving academy e com isso teriamos o nosso sandero rs mediante um contrato de permuta frente ao qual teriamos de entregar um certo volume de episodios ate meados de 2019 na epoca ainda nao tinhamos a parceria com a pirelli e por isso solicitei a eles que substituissem os pneus continental por um jogo de michelin pilot sport 4 que equipam os racing spirit e tambem que me enviassem um jogo extra porque sabia que precisariamos de muitos pneus como sabia que o carro deixaria de ser original em seu visual muito em breve tratei de fazer um ensaio fotografico de despedida de seu look oem alguns de voces viram essas fotos em nosso instagram mas eis ai as imagens em alta resoluçao basta clicar para ampliar quando viu as postagens no instagram o daniel soares da oficina e preparadora home garage me deu um toque ele estava no shopping vizinho jantando desci para encontra lo tinhamos acabado de firmar uma outra parceria essencial para o flatout driving academy que falaremos a seguir na volta a combinaçao de chuva + iluminaçao de leds + arranha ceus a la los angeles nao me deixou duvida tomei um banho de chuva e mandei bala nesses cliques fiquei muito feliz com o resultado ainda mais num ensaio improvisado note os pneus extras dentro do porta malas na terceira foto juntando forças blk stn e home garage [vimeo id= 252342013 width= 620 height= 349 ] antes mesmo de falar com o ordones ou seja antes mesmo de sabermos se o flatout driving academy seria viavel ja que precisariamos de um carro o projeto ja contava com uma produtora muito talentosa por tras a blk stn media da dupla chris reid e rafa kamogawa era uma empresa que ja vinha fazendo alguns jobs de altissimo nivel como para a audi jaguar video acima land rover e hyundai mas em 2017 eles decidiram mergulhar de cabeça para abrir frentes no mercado mais um alinhamento dos planetas nos acabamos fazendo parte desse reposicionamento da blk stn e mais do que isso mesmo sabendo de nossos recursos limitados eles toparam participar do projeto porque acreditam nele e no flatout pra fechar com chave de ouro nosso amigo fabio aro entrou junto com a blk stn e esta participando dessa loucura que sao as filmagens de preto da esquerda pra direita sandero rs fabio aro chris reid e rafa kamogawa de vermelho bem eu tinhamos o carro upgrades mecanicos disponiveis e uma produtora mas faltava algo essencial alguem que pudesse cuidar da preparaçao do sandero rs embora os componentes da ordospec sejam plug & play em sua maioria precisavamos de alguem com excelencia tecnica pra garantir que nao haveria retrabalhos e que tivesse conhecimento pratico do mundo dos track days e do automobilismo podendo nao so colaborar com mao de obra mas tambem com conhecimento de forma a ajudar a direcionar o proprio projeto por coincidencia alguns meses antes deste papo com a renault tomar forma eu tinha ido conhecer o daniel soares da home garage por indicaçao do gus loeffler dono dos projetos mothafocus e do passat gts pointer aspirado que voces ainda verao num midnight prometo daniel tem em sua carreira um longo trabalho com a brasil gt3 championship e muita vivencia no meio dos track days com o seu ex corsa como se nao fosse suficiente ele foi o responsavel pela execuçao de todo o projeto do bmw malbina um carro que voces ainda conhecerao em todos os detalhes aqui no flatout nos so nao fizemos esta produçao ainda porque o carro recentemente recebeu alguns componentes novos na carroceria dado momento tive a sensaçao de estar formando uma gangue como nicholas cage fez em 60 segundos mas essa impressao passou rapido porque virou certeza no encontro entre amigos que fizemos no dia em que pegamos o sandero rs da esquerda pra direita gus loeffler kathy e bruno ordones ordospec ale dono do clio turbo do flatout midnight glenda pereira e jose mendes comunicaçao e design renault max loeffler design renault e dono dos pc#333 o gol turbo draw through e pc#498 a kombi 1965 valdirene eu leo contesini e o daniel soares home garage primeiras modificaçoes o nosso sandero rs viveria dois estagios o primeiro e atual basicamente oem com toda a customizaçao visual e mais apenas quatro upgrades ordospec que detalharemos a seguir e um segundo estagio com preparaçao mais avançada com o kit rs200 mais uma serie de componentes na parte de conjunto dinamico o projeto em si nao e de grande complexidade na teoria ainda mais quando comparamos com os projetos que envolvem muita customizaçao e preparaçao hardcore aqui no project cars contudo existe um fator que deixa tudo bem mais complexo o tempo nosso sandero rs nao nasceu para ser um project car isso foi uma consequencia a prioridade e a razao de existencia sao as filmagens isso exigiu uma agenda toda diferenciada cada etapa de alteraçao sandero rs precisa estar muito bem planejada e encaixada entre as filmagens a primeira etapa foi a aplicaçao pratica do design criado por ordones para isso foi fundamental a ajuda do max loeffler que conseguiu um espaço no estudio renault design america latina onde pudessemos trabalhar com bastante luz e espaço para instalaçao do cluster personalizado e a aplicaçao dos vinis oracal e essa porta que loeffler abriu la trouxe outros desdobramentos muito legais para o carro detalhe insano nossas faixas laterais nao sao impressas para ter uma qualidade superior ordones e kathy cortaram a mao cada pedacinho do vinil de cada cor que compoe esta faixa amplie a foto abaixo e veja com atençao existem alguns locais de vinil vermelho que sao do tamanho de uma cabeça de fosforo vamos a alguns momentos do dia ordones fazendo a aplicaçao do cluster personalizado eles possuem varias cores em catalogo clique aqui para ver mas o do flatout e item exclusivo ficou sensacional quer ver de perto esta vendo a moldura negra nos instrumentos originalmente ela e cinza como na foto la de cima foi uma gentileza do estudio renault design america latina eles tambem pintaram de preto o extrator decorativo do para choque traseiro bem como pintaram o bigode de bleu de france pois neste dia tinhamos envelopado e nao tinha ficado tao bom os bancos personalizados que veremos no proximo post em detalhes tambem foram um presente dos caras detalhe importante nao havia nenhuma parceria com o estudio de design no projeto tudo isso foi acontecendo porque o max loeffler fez esta ponte e com isso jose mendes e vincent pedretti conheceram o nosso projeto simpatizaram e nos deram uma baita força fica o nosso mais sincero agradecimento nosso sandero rs 100% oem e aqui ja sem as faixas laterais fica muito bacana dessa forma tambem ordones aplicando a faixa a tampa traseira para isso removemos os logotipos originais aplicaçao da faixa no teto parece simples mas o teto e convexo para os lados o vinil do teto pense num troço grande ordones aplicando o soprador termico enquanto rafa confere o alinhamento resultado final o acabamento fosco do flatout da um charme especial pois embora grande ele se torna mais uma textura que um logo o mesmo estilo foi aplicado na tampa traseira do lado esquerdo nesta foto a fechadura ja tinha sido pintada de preto nacre o logo traseiro da renault virou black chrome algumas semanas depois e algum tempo depois ainda foi a vez do losango da dianteira resultado final um carro com cara de serie especial sandero rs flatout edition 1 de 1 com ele devidamente tematizado corremos para a home garage com as peças que ordones havia deixado comigo abaixo temos daniel soares ensaiando um passo de break dance aqui temos uma peça que considero tao boa que deveria vir no sandero rs de fabrica o short shifter regulavel ordospec que foi a primeira peça desenvolvida por eles estao vendo que ha quatro furaçoes cada uma delas altera o curso longitudinal dos engates 0% igual ao oem 12% mais curto 25% a que estou usando neste momento e 38% mais curto alem disso a simetria do curso em todas foi alterada para uma razao de 40% para a frente e 60% para tras na movimentaçao longitudinal da alavanca em vez de ser simetrica deixando o movimento mais natural sob aceleraçao a instalaçao e relativamente simples basta remover o air box a bateria e os pinos elasticos atençao ao comprimento das punçoes que travam a peça oem instalar a peça ordospec e fazer a operaçao reversa abaixo temos os espaçadores de roda de 12mm para o sandero rs feitos de aluminio e que acompanham parafusos mais longos e aneis centralizadores em aço 1045 esta peça fotografada ainda era um prototipo a versao final tem acabamento ainda mais refinado a ordospec disponibiliza estes espaçadores tanto para o eixo dianteiro quanto para o traseiro mas preferimos utilizar apenas no eixo dianteiro o motivo e a dinamica como queriamos reduzir um pouco o sub esterço ao instalar somente no eixo frontal os espaçadores iriamos reduzir a transferencia lateral de carga naquele eixo aumentando a capacidade de aceleraçao lateral aderencia na dianteira quem prefere um visual mais simetrico pode optar pelo jogo completo dianteiro e traseiro o que preserva as caracteristicas dinamicas originais do sandero rs mas com menos transferencia lateral de carga e abaixo temos uma peça que virou raridade entre os entusiastas do sandero rs as molas ordospec que ganharam o apelido carinhoso de ordomolas elas foram desenvolvidas apos analise meticulosa em dinamometro do conjunto original e muitos quilometros de testes com pilotos profissionais em autodromo e nas ruas elas rebaixam o veiculo em cerca de 30 mm mas o mais importante e a alteraçao no balanço de carga elas sao proporcionalmente muito mais rigidas na traseira 100% maior que na dianteira 37% maior virando outro componente para ajudar a mitigar o sub esterço e auxiliando na pivotagem da traseira nas entradas de curva por enquanto estas peças estao descontinuadas mas vale ficar de olho outro componente que nosso carro recebeu sao os camber bolts parafusos excentricos que sao instalados entre as mangas de eixo e as torres do amortecedor e que permitem ate dois graus negativos de cambagem em cima do aproximado um grau negativo oem estas peças que estamos usando sao itens de teste e por isso nao registramos imagens a versao final deve chegar ao mercado em breve sao varias as vantagens de se ter alguma cambagem negativa na dianteira primeiro ha um ganho de aceleraçao lateral naquele eixo com o pneu levemente inclinado pra dentro cambagem negativa a carga da propria massa do carro causa uma deformaçao elastica na banda de rodagem e na carcaça do pneu que resultam em uma força em direçao a inclinaçao de forma grosseira e quase uma pre carga de aceleraçao lateral que aumenta conforme o ganho de carga no pneu de apoio este fenomeno e conhecido como camber thrust em segundo lugar a rolagem da carroceria durante as curvas feitas no limite faz o angulo de cambagem tender a ficar positivo topo do pneu inclinado pra fora isso acontece porque os braços de suspensao estao presos na carroceria se ela se inclina o angulo destes braços se altera e com isso a posiçao relativa das rodas tambem o arco descrito por esta variaçao de cambagem de acordo com a rolagem de carroceria se chama curva de cambagem o comprimento e posiçao dos braços de suspensao fazem esta curva variar bastante e adivinhe o sistema mcpherson padrao em 90% dos carros incluindo nosso sandero e um dos piores neste quesito apresentando as maiores variaçoes o sistema em duplo a double wishbone pelo contrario e um dos melhores senao o melhor mas e muito mais caro e consome um espaço tamanho que fica restrito a esportivos e mesmo assim muitos ficam no mcpherson quando voce tem cambagem negativa voce esta fazendo uma pre compensaçao desta variaçao o ideal e que nas curvas voce ainda tenha um pouquinho de cambagem negativa pra gerar o camber thrust citado la em cima e acima de tudo voce deve buscar o maximo de area util de pneu em contato com o solo a partir de certo ponto de cambagem negativa voce começa a perder todos os beneficios a chegada da pirelli e dos p zero trofeo r no projeto em paralelo a todo este processo de customizaçao do sandero rs estavamos em longa conversa com a pirelli por muitos anos aqui no brasil a marca era mais conhecida pelos produtos de maior volume com perfil mais de entrada mas de alguns anos para ca a pirelli investiu forte no lado high end nao so no ambito das competiçoes como a stock car a hoje extinta lancer cup e a porsche gt3 cup mas tambem nos produtos de varejo voltado para alta performance asfalto e off road e carros exclusivos e superesportivos o produto que virou a bola da vez e o que esta no topo da cadeia alimentar dos pneus de rua da pirelli e que virou a vedete de todos os 911 e cayman que estao andando na frente nos eventos do porsche club o p zero trofeo r e o mesmo pneu que equipa os mclaren p1 e senna que ja teve duas unidades encomendadas para o brasil e que tambem equipou o epico camaro z28 que cravou nada menos que 7 37 em nurburgring nordschleife ha nada menos que quatro anos do z28 alias uma historia curiosa a capacidade de desaceleraçao com os freios de carbono ceramica combinados a estes pneus ficou tamanha que eles se movimentavam dentro da roda a chevrolet teve de fazer um acabamento abrasivo na borda do aro da roda para manter os pneus no lugar apesar do nivel altissimo de aderencia o nosso sandero rs registrou curvas a 1 25g de aceleraçao lateral tanto na capuava quanto em interlagos isso ainda com melhorias a serem feitas na geometria de suspensao o p zero trofeo r e um pneu 100% street legal d o t diferentemente dos toyo r888 ou yokohama a048 que possuem a classificaçao competition use only mas claro como todo produto deste nivel e um pneu de valor alto numa analogia seria algo como quem procura equipar o seu carro com um turbo roletado com componentes ceramicos e titanio ele tambem requer direçao bastante prudente em piso molhado ou gelado abaixo de 5ºc e um produto extremamente focado a pirelli gostou do projeto tanto do sandero rs quanto do flatout driving academy e com isso nos ultimos instantes antes das filmagens começarem acertamos a parceria tecnica e com isso o nosso rs esta calçando verdadeiros chicletes mais rapido que eles realmente so um jogo de slicks o carro foi para a quadrelli uma otima empresa de alinhamento no bairro da vila sonia para a instalaçao dos pneus e alinhamento muitos classicos superesportivos e carros de competiçao alinham por la acima temos o nosso sandero rs ainda calçando os michelin aqui uma comparaçao lado a lado sao pneus de propostas totalmente diferentes e aqui temos ele ja de pirelli p zero trofeo r na foto acima conseguimos visualizar que o lado de apoio da banda de rodagem direita da imagem nas curvas e totalmente inteiriço e quase liso isso nao so aumenta o tamanho da area de contato com o solo como tambem reduz a torçao dos elementos da banda de rodagem nas curvas ja o lado interno esquerda apresenta os sulcos de escoamento de agua e reduçao de ruido este design hibrido nos lembra um pouco o conceito do p zero original que equipava a imortal ferrari f40 esteve combinava dois compostos no mesmo pneu em varios sentidos o trofeo r lembra um pneu de competiçao e fabricado na planta turca da pirelli onde eles fabricam os slicks de competiçao requer ao menos meia volta de aquecimento no circuito para entrar em sua temperatura operacional ideal sua temperatura de trabalho e bastante alta embora o dado oficial nao esteja disponivel diria que esta na casa de 80 a 90ºc o ganho de pressao entre a fase fria e quente fica na casa de 5 a 8 psi e sua pressao ideal a quente declarada esta em 32 psi essa pressao quente seria baixa demais para um pneu convencional mas o trofeo r possui um projeto de carcaça extremamente rigido e leve o trofeo r e um upgrade serissimo de performance e como todo upgrade deste calibre ele requer o redimensionamento de todo o projeto no caso de suspensao e aderencia demais para as buchas originais e a carga oem de amortecedores e com isso a carroceria esta rolando um pouco mais do que o ideal causando uma variaçao de cambagem que idealmente seria um pouco menor nos ainda estamos experimentando diversas configuraçoes de cambagem divergencia e pressao de pneus na traseira pois o ganho excessivo de aderencia trouxe outra consequencia ao sandero rs ele esta saindo mais de frente pois os trofeo r impedem que a traseira escorregue nas configuraçoes de pressao de pneu e geometria que experimentamos ate agora ate porque o tempo para testar o carro em pista foi praticamente nulo nesta fase inicial pois a prioridade total era começarmos as filmagens entao vai um pouco de chao e de janelas de oportunidade de dias de testes ate conseguirmos explorar todo o potencial de aderencia destes pneus e mesmo assim ja experimentamos 1 25 g de aceleraçao lateral agora e balancear a dinamica do conjunto no proximo capitulo deste project car iremos detalhar a ultima etapa de customizaçao do nosso sandero rs quando ele recebeu os bancos com o nosso tema bem como iremos falar um pouco sobre a tocada do proprio sandero rs com estes upgrades da fase i e mostraremos um pouco do backstage das filmagens depois disso iremos detalhar de forma extensiva as peças do stage 2 do nosso sandero rs quando ele ira receber o kit rs200 da ordospec e mais uma serie de upgrades dinamicos tambem da ordospec depois acompanharemos com o daniel soares da home garage as etapas de desmontagem e preparaçao do motor e depois ora vamos descobrir e mostrar como e acelerar um sandero rs aspirado de 200 cv e continuar o flatout driving academy num carro muito mais veloz e barulhento ; por hoje e so pessoal nao esqueçam de seguir os nossos parceiros do flatout driving academy home garage | preparaçao sandero rs e execuçao tecnica ordospec | upgrades e customizaçao do sandero rs blk stn media e fabio aro photo | film making pirelli | pneus pirelli p zero trofeo r 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