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Mercado e Indústria

Sandero RS, Peugeot 208 GTI e Volkswagen GT up!: os esportivos “de verdade” estão voltando ao Brasil

Desde que o Willys Interlagos foi lançado, em 1962, o mercado brasileiro quase sempre teve opções de esportivos nacionais aos consumidores que procuram um pouco mais de diversão no caminho entre o ponto A e o ponto B. Prova disso é que grande parte dos clássicos nacionais é formada pelas versões esportivas, que também tendem a ser as mais valorizadas. Mas curiosamente, o período em que mais se vendeu carros na história da nossa indústria — 2010 a 2012 — foi o mesmo em que menos tivemos opções de esportivos nacionais. Claro, havia os "esportivos de adesivo", os modelos que ganhavam rodas maiores, adesivos e faixas, apliques no painel e... nenhuma modificação mecânica que os diferenciasse das versões caretas na hora de acelerar e encarar as curvas. Esportivos precisam de tempo e dinheiro para seu desenvolvimento e a indústria havia acabado de passar por uma crise mundial. Então a forma de aproveitar um mercado aquecido foi com essas versões que tinham poucas alterações (e co