desde que o willys interlagos foi lançado em 1962 o mercado brasileiro quase sempre teve opçoes de esportivos nacionais aos consumidores que procuram um pouco mais de diversao no caminho entre o ponto a e o ponto b prova disso e que grande parte dos classicos nacionais e formada pelas versoes esportivas que tambem tendem a ser as mais valorizadas mas curiosamente o periodo em que mais se vendeu carros na historia da nossa industria — 2010 a 2012 — foi o mesmo em que menos tivemos opçoes de esportivos nacionais claro havia os esportivos de adesivo os modelos que ganhavam rodas maiores adesivos e faixas apliques no painel e nenhuma modificaçao mecanica que os diferenciasse das versoes caretas na hora de acelerar e encarar as curvas esportivos precisam de tempo e dinheiro para seu desenvolvimento e a industria havia acabado de passar por uma crise mundial entao a forma de aproveitar um mercado aquecido foi com essas versoes que tinham poucas alteraçoes e consequentemente eram mais baratas e um valor de imagem maior e por isso que vimos tantos sportings e gt lines e sportlines e foi por isso que os esportivos de verdade — aqueles com mais potencia e dinamica mais afinada — acabaram relegados por algum tempo no mercado brasileiro mas agora eles finalmente estao voltando ao menos e o que estes tres futuros lançamentos prometem peugeot 208 gti o primeiro futuro esportivo nacional a entrar no radar e o peugeot 208 gti em vez de importar o 208 gti da frança a peugeot percebeu que seria mais negocio fazer uma variaçao do esportivo no brasil usando como base o modelo produzido aqui e o motor 1 6 thp que sera oferecido futuramente no 2008 o crossover que a peugeot ira fabricar no brasil a partir deste ano para brigar com ecosport duster tracker e renegade o 208 gti ja foi flagrado diversas vezes em testes pelo brasil mas sua chegada ainda nao tem data confirmada muita gente nos inclusive esperava que ele fosse a surpresa da marca no salao de sao paulo de 2014 mas o modelo ainda permanece como um segredo de fabrica o que se fala contudo e que ele sera lançado apos a reestilizaçao da linha 208 que devera acontecer no proximo ano considerando o que vimos nos flagras e os boatos a respeito do 208 gti ele sera oferecido somente na versao quatro portas a unica carroceria do 208 feita no brasil e o motor 1 6 thp devera ser uma variaçao flex ja adotado no c4 lounge com 172 cv se isso se confirmar ele sera mais potente que o citroen ds3 que usa uma versao de 165 cv do motor 1 6 thp alem do motor ele devera ter suspensao recalibrada para a proposta esportiva no campo estetico ele devera ter saida de escape dupla teto panoramico que ja equipa as versoes topo de linha para choques mais agressivos e spoiler no teto alem de rodas de 17 polegadas exclusivas da versao logicamente ainda nao ha previsao de preços mas considerando que o mais caro dos 208 a versao griffe sai por r$ 60 000 e o importado ds3 custa r$ 80 000 um 208 gti nacional se encaixaria na casa dos r$ 70 000 volkswagen gt up enquanto voce ficava ai sonhando com um gol gti equipado com o motor 1 4 turbo do grupo volkswagen a fabricante alema estava preparando uma versao esportiva do up ponto de exclamaçao os fas do compacto devem lembrar que antes de ser produzido por aqui ele ganhou uma versao esportiva chamada gt up que foi apresentada no salao de frankfurt de 2011 os motivos que levaram a volkswagen decidir lançar um esportivo do up ponto de exclamaçao em vez do gol gti ainda nao sao conhecidos tudo leva a crer que a marca quer alavancar as vendas dos modelos mais basicos que ainda nao superaram as expectativas nem aqui nem na europa a versao de produçao do gt up nao tera os para choques agressivos vistos no conceito de 2011 em vez deles o modelo nacional tera um bodykit esportivo rodas exclusivas de maior diametro possivelmente 16 polegadas e o inedito motor 1 0 turbo de tres cilindros e injeçao direta a opçao pelo 1 0 turbo se deve ao espaço no cofre do up que nao comporta motores maiores que o ea 211 na europa esse motor e oferecido com tres niveis de potencia 96 cv 115 cv e 130 cv no cofre do up estima se que ele ira produzir em torno de 105 cv devido a maior taxa de compressao do motor flex e o devido remapeamento de injeçao e igniçao de qualquer forma melhor para os fas de hot hatches uma vez que o compacto pesa 960 kg o que resultaria em uma apetitosa relaçao peso/potencia de 9 1 kg/cv ainda nao se sabe qual cambio sera usado mas se a ideia e fazer frente ao uno sporting 1 4 e provavel que a volkswagen va oferece lo como manual ou automatizado uma vez que o fiat e oferecido com as duas opçoes ainda ha a possibilidade de equipa lo com o cambio de seis marchas do fox que usa as mesmas relaçoes e diferencial encurtado agora se voce esta esperando um esportivo barato so por que ele e baseado no modelo de entrada melhor cair na real o atual up i motion black/white/red com toda a lista de opcionais preenchida chega aos r$ 48 000 ja o fiat uno sporting com motor 1 4 e 88 cv sai por r$ 42 000 quando equipado com ar condicionado por isso nosso palpite e que o gt up com motor 1 0 turbo de 105 cv nao saia por menos de r$ 45 000 renault sandero rs o terceiro e possivelmente o mais proximo de chegar as ruas e o renault sandero rs as primeiras noticias de que a renault estava preparando esta versao esportiva surgiram na metade do ano passado e apesar do envolvimento da renaultsport no projeto muita gente ainda esperava uma versao esportivada como foi a gt line oferecida na primeira geraçao do hatch franco romeno mas para nossa surpresa e alegria a renault decidiu realmente colocar um motor especial no sandero rs mais exatamente o 2 0 f4r do renault duster derivado da mesma plataforma que o sandero o modelo ja foi ate mesmo flagrado em testes e segundo o pessoal do renault clube que parece ter um insider na fabrica de sao jose dos pinhais o modelo ja esta sendo produzido por aqui a receita do sandero rs e tao apetitosa quanto uma taça de creme brulee motor 2 0 16v de 158 cv sim mais potente que o duster com dois mapeamentos diferentes ativados por um botao no painel freios e suspensao desenvolvidos pela renaultsport — que tambem produziu as rodas de 17 polegadas — e cambio manual de seis marchas no quesito visual ele tera para choques mais agressivos com acabamento que imita um difusor na traseira escape com saida dupla e um spoiler funcional no teto o peso total ficara abaixo dos 1 100 kg o que resultaria em uma relaçao de cerca de 7 kg/cv quanto ao preço bem desta vez voce certamente nao esperava algo barato nao e mesmo pois as estimativas falam em torno de r$ 60 000 e r$ 65 000 e caro tudo vai depender do nivel de diversao e desempenho que ele entrega por essa grana o fiat 500 abarth por exemplo tem 167 cv 9 cv a mais mas pesa 1 164 kg o que deve se traduzir em um desempenho semelhante e seus preços partem de r$ 81 700
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.