o lançamento do renault sandero rs ha pouco mais de um mes automaticamente incandesceu um dos duelos de mercado mais comentados em track days encontros de posto e foruns de entusiastas de forma geral deixando de lado a diferença de mais de r$ 20 mil que os separam rs e swift sport r representam duas abordagens diferentes para a mesma proposta resultando numa bela troca de tintas no porta a porta sao hatches apimentados de tocada esportiva comunicativa direta e franca exigindo participaçao do piloto e entregando de volta uma experiencia vigorosa e envolvente dois bichanos desenvolvidos com bastante refino no ajuste dinamico a ponto de me fazer perder a conta de quantos instrutores de pilotagem e pilotos profissionais que ja se renderam aos elogios a ambos nada de esportivo de adesivo aqui meu caro sim eles nao sao exatamente uma referencia em tecnologia nada de downsizing componentes de carroceria de aluminio ou suspensao traseira do tipo multibraços e ambos derivam de projetos antigos o sandero e produzido pela dacia desde 2008 e o swift sport desta geraçao surgiu em 2004 reestilizado em 2012 mas aquilo que eles se propoem a fazer fazem muito bem indo no limite quais sao as diferenças de tocada entre eles e qual oferece a melhor base para voce fazer o seu track day toy e disso que vamos falar hoje os contenedores famoso por ser a opçao de novatos para encarar o nurburgring nordschleife o suzuki swift sport e o mais proximo que se pode chegar de um hot hatch projetado por colin chapman sua filosofia e de fazer o maximo com o minimo o pequenino motor 1 6 aspirado tem bloco e cabeçote de aluminio e traz alguns luxos como comando variavel na admissao coletor de admissao variavel escape de inox e corte de giro a 7 100 rpm o que resulta num rendimento de 140 cv algo bastante impressionante e musical todo o conjunto foi dimensionado de forma minimalista a carroceria e leve o conjunto de suspensao e os freios sao relativamente pequenos tudo para que ele chegue a um valor bastante expressivo na balança apenas 1 065 kg um de seus caprichos dinamicos esta nas buchas de ancoragem do eixo de torçao traseiro assimetricas elas permitem que os pneus de tras estercem em ate 1 5º 3º de amplitude maxima portanto em curvas contornadas com alta aceleraçao lateral a versao que compete com o sandero rs e a topo de linha swift sport r r$ 83 990 com kit de rodas aro 17 pneus pirelli pzero 205/45 r17 e sensores de estacionamento na traseira voce deve ter ouvido falar que o sport r teve reduçao de r$ 5 mil mas na verdade a suzuki criou uma versao mais barata da r sem os equipamentos citados que constam no sandero rs de r$ 59 880 clique aqui para ler nossa avaliaçao completa do suzuki swift sport r esqueça o modelo convencional o renault sandero rs e um carro quase completamente novo com muito mais do que um swap para motor 2 0 f4r da mesma familia do megane rs remapeado e cambio de seis marchas de escalonamento exclusivo sob o capo o seu trunfo na verdade esta em todo o trabalho de ajuste dinamico que foi feito por 75 engenheiros da equipe francesa da renaultsport que investiram mais de 120 mil horas de trabalho para projeta lo e desenvolve lo sua suspensao e 26 mm mais baixa traz buchas de poliuretano na dianteira para maior estabilidade de geometria que tambem foi redimensionada 0 91º extras de caster e 0 33º a mais de convergencia molas 92% mais rigidas na frente e 10% atras e estabilizadoras 17% mais firmes na dianteira e 65% na traseira os freios tambem cresceram com discos de 280 mm na dianteira e 240 mm na traseira por sinal o unico sandero com discos atras se o swift sport usa sistema similar ao catt o sandero rs faz uso da eletronica para ampliar o angulo de guinada yaw em entradas de curva velozes o sistema de distribuiçao de forças de frenagem foi totalmente recalibrado para deixar a tocada mais esportiva especialmente durante o trail braking tecnica de pilotagem que combina o alivio de frenagem ao inicio de esterçamento para dentro das curvas o renault calça um jogo de pneus continental contisportcontact3 205/45 r17 clique aqui para ler nossa avaliaçao completa do renault sandero rs por dentro ambos apresentam conceito similar de design funcionalidade com um toque discreto de estilo e bem presença de mais plastico duro do que gostariamos os dois trazem otimos volantes o do sandero por sinal veio do clio sport rs pedais de aluminio muito bem posicionados para punta tacco e bancos com bons apoios laterais mais firmes no suzuki que tambem tem um trambulador de cambio mais leve e agil com a ressalva de que isso e normal em motores menos torcudos o painel do sandero traz um desenho mais moderno e envolvente pois pertence a uma reestilizaçao bastante recente do modelo o grande pecado do swift sport na lista de equipamentos e o fato de o sistema multimidia ser opcional mesmo nesta versao de r$ 84 mil que e a unica com rodas aro 17 e sensores de re seu espaço traseiro tambem e bem menor bem como o porta malas 212 litros contra 320 litros considerando que nao estamos comparando um corvette a um viper estes quesitos racionais tem la sua importancia hora de bota los cara a cara numa tabela comparativa adotamos como referencia os preços dos modelos calçando rodas aro 17 porque numa boa voce nao quer um hot hatch com roda menor do que isso fora a questao de estilo a roda aro 16 com pneu de perfil mais alto induz a angulos de deriva maiores menos precisao dinamica e pode trazer um impedimento para o upgrade de freios maiores acima disso os pneus de extrema performance sao em sua maioria de aro 17 o resumo da opera do duelo de super trunfo e o seguinte o swift sport e um pouco mais leve e curto mas apresenta uma grande defasagem de torque e uma carroceria mais estreita e alta toma la da ca agora vamos falar sobre o que importa primeiro vamos comparar a tocada dos dois veiculos em condiçao original de fabrica depois iremos comentar sobre o potencial de preparaçao de cada veiculo afinal projeto de track day original tem a mesma credibilidade de uma meretriz virgem nao e mesmo duelo em condiçao oem antes de entrarmos nas nuances individuais e preciso deixar claro uma coisa os dois sao muito parecidos de tocada sao leves nervosinhos de forma segura e responsivos apresentam sub esterço bastante sutil baixissima rolagem de carroceria e sistemas de direçao com carga muito bem adequada e otimo feedback de limite de aderencia vibrando em destacionadas ganhando resistencia proximo ao limite de aderencia e perdendo quando passado o limite os freios dos dois veiculos sao perfeitamente dimensionados com 280 mm de disco na dianteira e aguentam cinco voltas ou mais no velo citta feitas no limite [youtube id= vgfa30p1ade width= 620 height= 349 ] mais leve com entre eixos mais curto e eixo traseiro autodirecional o swift sport apresenta uma dinamica levemente mais refinada de forma geral com o suzuki voce pode entrar um pouco mais quente nas curvas ajuda nisso tambem o motor menos torcudo pois com menos torque a dianteira se eleva menos apos os pontos de tangencia das curvas mas claro isso tambem quer dizer que voce sai das curvas com bem menos animo obrigando o a uma tocada a la kart indoor ou equipe vemag ou seja manter o momento e nao perder velocidade sao prioridades pois recuperar demora um pouco o berro do motor 1 6 a sete mil rotaçoes por minuto empolga [youtube id= ibixj1eaq e width= 620 height= 349 ] o ronco do f4r do sandero rs especialmente com o tampao for track only do filtro de ar removido empolga bastante mas de outra forma em vez de agudo e um ronco mais grave seco e encorpado interrompido apenas pelo inconveniente bip da faixa vermelha do conta giros uma ideia bastante infeliz da renault a capacidade de retomada do rs e muito superior a do swift sport de forma que voce usa melhor a pista nas saidas de curva e deslancha com mais velocidade nos trechos de reta a capacidade do sandero de vencer a inercia polar me surpreendeu muito ele muda de direçao quase tao rapido quanto o suzuki mesmo com 16 cm a mais de entre eixos e 96 kg extras [youtube id= 1vu6mik7nxc width= 620 height= 349 ] o sandero rs apresenta um conjunto um pouco mais veloz para quase todo tipo de circuito no velo citta por exemplo ele gerou tempos de volta virtualmente identicos ao do swift sport o video acima e uma montagem feita por um leitor so que o renault enfrentou uma pista pior umida note as manchas escuras de agua suja e com tres trechos de cones na entrada da curva 1 que me impediu de usar toda a largura da pista para ampliar o raio; uma chicane na entrada da curva 3 que me fez frear antes e tambem impediu de usar a largura da pista; e uma chicane no fim da descida do saca rolha que certamente foi o local que mais acrescentou tempo no total nas mesmas condiçoes nao tenho duvidas de que o rs chega na frente de forma geral o sandero rs passa mais uma sensaçao hot rod com mais punch no acelerador transiçoes secas e exigindo mais modulaçao no pedal da direita em saidas de curva o swift sport e mais refinado incorporando uma leveza dinamica que permite uma tocada mais redondinha e facil de explorar no limite mas apesar do ronco empolgante o empuxo nao e tao forte assim o suzuki deve performar melhor que o renault em pistas bem trancadas como kartodromos e talvez o autodromo de piracicaba duelo dos preparados ou o track day do mundo real se os dois carros custassem a mesma coisa e ninguem fuçasse as mecanicas de ambos diria que o comparativo seria um baita empate tecnico com alguma vantagem para o suzuki por fazer mais com menos mas como falei la em cima carro de track day original e meretriz virgem nao existe ambos os veiculos disputam exatamente pelo mesmo tipo de comprador o entusiasta que nao gosta so de acelerar em linha reta e o cara que gosta de dobrar pneus de participar de hot laps track days de subidas de montanha o cara que gosta de encarar o seu xodo como um projeto neste cenario algumas das principais vantagens do swift sport em condiçao oem acabam se voltando contra ele o bloco de aluminio do suzuki projetado para ser leve e com a pressao de cilindro de um aspirado nao tem a mesma resistencia do de ferro fundido do f4r que foi projetado para atender a projetos turbinados para lidar com a sobrepressao de uma preparaçao turbinada e seu comando variavel combinado ao fato de ele ja girar 7 100 rpm acaba restringindo o universo de escolhas ele ja esta proximo ao limite o entre eixos 16 cm mais curto resulta em maior transferencia de peso longitudinal no original isso nao e um problema pelo contrario a menor inercia polar o ajuda a ser mais agil em trechos sinuosos mas num carro mais forte e com mais freios isso se traduz em uma frente mais empinada em saidas de curva sub esterço e em mais mergulho nas freadas e entrada de curva traseira mais dificil de modular peças para preparaçao de motor precisarao ser importadas da europa ou do japao e o universo de escolhas embora nao seja restrito nao e tao grande [youtube id= omc 0tkgw6g width= 620 height= 349 ] video postado pelo leitor adr por fim as bitolas mais estreitas combinadas a carroceria mais alta ambas caracteristicas aumentam a transferencia lateral de peso sao um desafio no momento em que se calça pneus slick nas palavras do presidente da suzuki do brasil luis rosenfeld em certas condiçoes ele pode ficar em duas rodas com slicks nao que isso seja um problema cronico quem nao se lembra das miticas alfa romeo gta mas exige um piloto muito experiente e com controle emocional especialmente no ataque a zebras ou voce pode precisar sair do veiculo pela janela de cima em resumo o swift sport r ja vem proximo ao seu teto maximo de performance voce pode melhora lo um pouco aliviando o peso acrescentar um pouco de pimenta com pneus semi slick coil overs e pastilhas mais agressivas talvez trocar o comando de valvulas e ganhar fluxo nos cabeçotes coletores e sistema de admissao mas nao recomendaria ir muito longe disso ate porque esta soma ja seria exatamente a receita dos carros que andam em nurburgring nao e para girar tempos de volta absurdos mas sim para divertir aos montes la fora existem swift sports turbinados mas lembre se de que se alguma coisa der errado voce nao exatamente encontra este motor em qualquer esquina para repor nao estamos em adenau o sandero rs por outro lado se apresenta como uma folha de papel em branco sua base e muito mais amigavel a um teto de preparaçao bem mais diverso e amplo aspirado turbo nitro pois o f4r e usado em praticamente todo tipo de carro esportivo da renaultsport do aspirado clio rs200 ao turbinado megane rs275 e se ele quebrar por abuso ou excesso de pimenta bem o que nao faltam sao duster 2 0 em desmanches e afins mas mais do que isso o entusiasta de track day precisa de uma receita de preparaçao bbb e o sandero rs permite isso pois da pra instalar o kit turbo do fluence gt coletor de admissao e de escape turbina e toda a tubulaçao que pode ser comprado aqui no brasil ou na argentina por exemplo com isso ja da pra pensar em extrair um pouco mais de 200 cv do conjunto outra forma e partir para um aspirado de mais de 7 000 rpm importando da europa o kit renaultsport do clio rs200 cabeçote ele tem camara de combustao diferente dutos usinados em cnc com comandos redline de 7 100 rpm coletores 4x2x1 de escape e admissao com remapeamento caprichado podendo render algo na casa dos 190 cv peças de prateleira feitas pela propria marca barateiam muito a preparaçao porque praticamente nao exigem adaptaçao estas receitas foram apresentadas pelo entusiasta e estudioso de preparaçao de renault bruno ordones no mundo real portanto a ideia de comprar um sandero rs para fazer um projeto de track day faz muito mais sentido o swift sport acaba ficando mais restrito a um publico talvez mais maduro que nao va mexer tanto no carro e que realmente tenha uma grana sobrando para nao se importar em pagar r$ 25 mil a mais por um veiculo menos equipado e com custo de preparaçao maior e opçoes mais restritas mas que oferece uma dinamica um pouco mais sofisticada em condiçao oem para ele ter condiçoes de despontar como melhor compra frente ao sandero rs o suzuki teria de nao passar dos r$ 60 mil na configuraçao r com rodas r17 mas sabemos que isso e impossivel devido a uma serie de fatores sendo o principal a carga tributaria por ser um veiculo importado do japao o que o deixa de fora do acordao mexico mercosul por qual deles voce sacaria o seu cartao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.