a maneira mais direta de se classificar um piloto de rali e o numero de vitorias e titulos conquistados nesse caso fica facil dizer que o maior de todos os nomes lendarios do wrc e sebastien loeb que foi campeao nove vezes seguidas entre 2004 e 2012 um verdadeiro monopolio mas as coisas nao sao bem assim existem diversos fatores que fazem um grande piloto e muitas variaveis a se considerar na hora de dizer qual foi o melhor de todos o nivel dos rivais a equipe na qual ele esta inserido o carro que ele conduz e claro sua habilidade nua e crua como dizer de cara lavada que loeb e melhor que colin mcrae walter rohrl tommi makinen ou richard burns ou melhor colocando como escolher um so no meio de tantos pilotos simplesmente brilhantes agora uma coisa e indiscutivel saber quem foi o primeiro de todos os campeoes do wrc e bem mais simples do que descobrir quem foi o melhor de todos e so pesquisar a historia do campeonato mundial de rali e logo voce chega a um nome sandro munari campeao do wrc em 1977 primeiro ano em que a competiçao para os pilotos foi realizada e o post de hoje na nossa serie sobre as lendas do wrc e dedicado a ele sandro munari nasceu em 27 de março de 1940 em cavarzere na italia e sua carreira nos ralis se confunde com a historia de uma das maiores equipes da historia da competiçao a lancia se hoje o mitico lancia stratos e bem mitico boa parte do credito pertence ao italiano de 78 anos que ate hoje na medida do possivel faz questao de marcar presença em eventos dedicados a memoria dos primordios do wrc como nao respeitar este senhor munari começou a participar de ralis em 1965 aos 25 anos de idade relativamente tarde considerando que alguns dos que ja passaram por aqui começaram a correr de carro antes mesmo de aprender a soletrar o proprio nome especialmente na escandinavia onde a grafia de alguns nomes e especialmente complicada naquela epoca o campeonato mundial de rali ainda nao existia em seu lugar diversos campeonatos nacionais eram realizados por toda a europa rança italia reino unido finlandia noruega so para dar alguns exemplos ; e havia tambem o campeonato europeu de rali que incluia apenas provas no velho mundo e ate 1969 foi a mais alta categoria do rali mundial os carros de rali que competiam naqueles tempos eram completamente diferentes ainda nao existiam compositos leves e resistentes motores sobrealimentados cambio sequencial ou mesmo traçao integral eles eram muito mais proximos dos modelos de rua que lhes serviam como ponto de partida com traçao traseira cambio manual motor naturalmente aspirado e na maioria das vezes carroceria de metal para aliviar peso o negocio era simplesmente remover tudo o que nao fosse necessario para andar rapido rodas mais largas pneus mais bifudos e farois auxiliares a rodo eram itens praticamente obrigatorios gaiola de proteçao por outro lado era opcional e foi neste meio que sandro munari se criou como piloto de rali ja em 1967 ele foi campeao italiano de rali com o lancia fulvia hf um belo cupe movido por um motor v4 de 1 3 litro e 101 cv que ao contrario do que muitos acreditam tinha traçao dianteira ele repetiu o feito em 1969 novamente com o lancia fulvia hf e sua vitoria ajudou a elevar ainda mais o prestigio da fabricante em sua propria casa foi em 1972 porem que munari conquistou sua primeira vitoria no circuito internacional o rali monte carlo parte do campeonato europeu de rali tambem com o fulvia https //www youtube com/watch v=ofvvjful4l0 no ano seguinte 1973 foi realizada a temporada inaugural do campeonato mundial de rali a competiçao era uma evoluçao do imc o campeonato internacional de fabricantes international championship for manufacturers e era disputada apenas pelas equipes nao havia premiaçao para os melhores pilotos munari correu apenas no rali monte carlo primeira etapa da competiçao dedicando o restante do ano a corridas de prototipos esporte naquele mesmo ano ele foi o vencedor da targa florio uma das mais importantes corridas de resistencia do planeta na epoca com a ferrari 312 pb munari dividiu com arturo merzario o prototipo aberto equipado com um flat 12 de tres litros e 480 cv e tornou se um dos ultimos a vencer a prova que teve sua derradeira ediçao em 1973 talvez ele tenha se motivado a retornar para os ralis quando a lancia revelou o stratos esportivo de motor central traseiro criado especificamente para homologaçao no grupo 4 de rali que exigia pelo menos 500 exemplares de rua produzidos a criaçao do lancia stratos era uma necessidade visto que na epoca o circuito europeu de rali era dominado pelos franceses com seu alpine a110 cupe com motor traseiro e mecanica renault que ja havia conquistado o titulo de 1971 no imc e tambem venceu em 1973 a primeira temporada do wrc para superar o alpine a lancia contou com a ajuda de marcello gandini do estudio italiano bertone que ja havia criado as linhas do lamborghini miura e do countach feito sobre uma estrutura tubular do tipo spaceframe com gaiola de proteçao integrada carroceria de fibra de vidro e um v6 ferrari de 2 4 litros e 280 cv montado atras dos bancos dianteiros o stratos ainda era muito leve com 880 kg e tinha entre eixos curtissimo apenas 2 18 m era uma formula matadora que venceu tres vezes o mundial de rali em sequencia em 1974 1975 e 1976 https //www youtube com/watch v=eyyosztrxtm o desempenho de sandro munari foi peça crucial nisto logo em sua primeira prova com o stratos o rali sanremo de 1974 na italia ele foi o vencedor a frente da fiat da opel da alpine e da porsche na etapa seguinte o rali do canada munari conseguiu uma nova vitoria e no rali da gra bretanha ele chegou em terceiro o tour de corse na frança tambem foi vencido por um lancia stratos porem com o frances jean claude andruet ao volante foi o suficiente para que a lancia garantisse seu primeiro titulo com 94 pontos contra 60 pontos da vice campea a fiat em 1975 munari foi o vencedor logo na primeira etapa em monte carlo e foi o segundo colocado no safari rali etapa disputada no quenia com isto alem das vitorias de bjorn waldegård na suecia e na italia e de timo makinen na frança a lancia conquistou seu segundo titulo no ano seguinte munari levou a melhor em monte carlo em portugal e na frança alem de ser o segundo colocado na italia e o terceiro em marrocos e a lancia foi campea pela terceira vez foi so a partir de 1977 que os pilotos ganharam seu proprio campeonato disputado em paralelo com a competiçao entre as fabricantes pela terceira vez em sequencia munari venceu em monte carlo foi sua unica vitoria naquele ano mas aliada a um podio pelo terceiro lugar no quenia conseguiu marcar 31 pontos um a mais que o sueco bjorn waldegård e levar para casa o primeiro titulo na disputa entre os pilotos do wrc sandro munari ainda competiu esporadicamente no mundia de rali de 1978 a 1984 mas jamais conquistou outra vitoria ele correu com o fiat 131 abarth entre 1978 e 1980 tornando se uma especie de freelancer a partir dali disputando o safari rally com o dodge ramcharger em 1981 o porsche 911 sc em 1982 o alfa romeo gtv6 em 1983 e o toyota celica tct em 1984 apos isto ele se aposentou como piloto profissional aos 44 anos de idade correndo apenas como piloto convidado a partir dali no total sandro munari conquistou sete vitorias no wrc todas elas com o lancia stratos hf parece pouco mas o stratos era um dos carros mais selvagens e traiçoeiros de seu tempo e os ralis eram organizados de forma muito mais precaria sem uma grande infraestutura de apoio com carros carburados que nem de longe eram confiaveis como hoje o cara merece creditos tanto que desde que se aposentou sandro munari dedicou se a manter viva a memoria dos tempos antigos dos ralis ja no fim da decada de 1980 ele começou a participar de eventos para carros de rali classicos e entre 1997 e 2015 sua presença no circuito de provas historicas com o lancia stratos foi certeira https //www youtube com/watch v=yfvkc9nasho que tal lhe parece um senhor de mais de 70 anos arrepiando com um icone dos anos 70 em um estagio de rali foto de abertura riccardo cameli
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