À primeira vista, sem pensar muito, a Ferrari F40 parece o carro ideal para fazer um drift insano. Tração traseira, quase 500 cv de potência turbinada, suspensão firme e baixo peso… é a receita ideal para passar o dia deslizando de lado por um circuito, não é mesmo?
Não tão rápido, cara pálida.
A F40 tem os ingredientes certos, mas o preparo da mistura é que faz toda a diferença e a transforma em um dos carros mais difíceis de fazer driftings. A tração é traseira, e os 478 cv são despejados sem nenhum tipo de controle além do diferencial de deslizamento limitado, mas eles não vão para as rodas quando seu pé direito manda, e sim quando o turbo estiver pronto para isso. Essa característica já seria suficiente para levar o drift de F40 ao hard level, mas o negócio não para por aí.
Depois que você conseguir desgarrar os 335 mm de borracha de cada pneu traseiro, quando a traseira voltar a tracionar a transferência de peso deixará a frente ainda mais leve (a distribuição de peso da F40 é cerca de 42% na dianteira e 58 % na traseira) e com isso ela tende a espalhar, dificultando o controle do carro — o que vai transformar seu drift em uma derrapagem descontrolada.
A prova disso é o vídeo que separamos para esta manhã. Repare como tudo isso dito acima acontece na primeira tentativa do piloto desta F40, que acaba fazendo um pequeno rally de dois segundos com a máquina. Isso não foi falta de braço, não, pois na segunda volta ele faz um drift classudo e tecnicamente perfeito, ainda que os pneus se esforcem para manter a traseira comportada.
Agora… você também deve ter achado o vídeo curto e ficado com vontade de ver mais e mais derrapagens controladas nesse esportivo puro e brutal. É claro que o FlatOut não decepcionaria vocês, e por isso aqui vão mais de 20 minutos com Chris Harris, a Ferrari F40 e sua irmã F50 fazendo exatamente isso o que queremos ver: drifts, powerslides e hooning de primeira.