a opel nunca foi uma empresa de participar em competiçoes mas como nada e para sempre durante os anos 1960 tudo mudaria por ali afinal de contas a empresa era desde os anos 1930 parte do vasto conglomerado mundial chamado general motors na alemanha depois disso se consolidou uma fama de empresa bem chata e mediana quando se falava de produtos; seus carros eram solidos confiaveis e tradicionais em desenho mas sem nenhuma outra qualidade favoravel eram comprados por gente que nao queria nada mais que confiabilidade e invisibilidade desejo nao entrava na equaçao [caption id= attachment_385642 align= aligncenter width= 999 ] bob lutz chega na opel[/caption] tudo mudaria drasticamente durante os anos 1960 primeiro a gm criaria um estudio de design na opel nos moldes dos que criara nos eua e mandaria para ser seu primeiro diretor clare mckicham antes um designer da chevrolet parece incrivel visto de hoje mas ate ali na maioria da europa nao existia este tipo de coisa os designers trabalhavam da engenharia de carrocerias e nao tinham muita força ou recursos mas a gm tendo inventado o estudio de design e o ano/modelo suportados pelo seu trabalho mudaria isso na europa tambem mckicham imediatamente resolve dar uma turbinada na imagem da opel [caption id= attachment_385644 align= aligncenter width= 999 ] clare mackichan[/caption] nao estava sozinho nessa; um grande ciclo de investimento começava na empresa e uma multidao de jovens destinados a grandes coisas no futuro convergiram para la entre eles claro bob lutz outro era um designer nascido na da letonia que estava destinado a grande futuro anatole tony lapine depois famoso na porsche [caption id= attachment_385646 align= aligncenter width= 944 ] tony lapine[/caption] o primeiro grande feito da empresa foi o kadett a de 1962 um veiculo convencional mas um carro pequeno excepcionalmente bem projetado e adoravel o primeiro grande concorrente do fusca no pos guerra e um sucesso incrivel se voce e fa do top gear conhece esse kadett com o nome de oliver [caption id= attachment_385647 align= aligncenter width= 999 ] rekord sprint 106 cv de 1 9 litros[/caption] dali ate o meio dos anos 1980 configura se o que hoje chamamos a era de ouro da empresa; este impulso de se fazer carros baratos mas sensacionais e elevar a empresa e seu cachet foi extremamente feliz por incrivel que pareça para isso acontecer a empresa foi ajudada pela chegada de um ceo americano chamado ralph mason que embora tarimbado decidido e de genio forte era totalmente indiferente segundo bob lutz em seu famoso livro sobre seus chefes era um alcoolatra que funcionava bem so das 10 da manha ate as 16h com o ceo ausente lutz e os outros gerentes agiam com liberdade sorte que eram todos geniais [caption id= attachment_385639 align= aligncenter width= 999 ] bob lutz a direita perto de ralph mason e mckicham no carro opel on a roll [/caption] nos conhecemos bem alguns carros dessa turma um e o chevette o opel kadett que tem muito de bmw ’02 graças a admiraçao de lutz e cia pelo carro da baviera na epoca mas tambem temos o rekord c por aqui ainda que modificado e com mecanica americana o opala [caption id= attachment_385648 align= aligncenter width= 999 ] rekord c[/caption] a terceira geraçao do rekord era algo diferente leve monobloco molas helicoidais e suspensoes mais modernas o desenho da carroceria refletia a modernidade e entusiasmo da nova opel e seu estudio limpo moderno com otimas proporçoes e detalhes bonitos tinha uma cintura belissima coke bottle e e obviamente um produto da gm em sua melhor fase a do primeiro camaro e do corvair de segunda geraçao o rekord c era tambem apenas quatro cilindros na europa; quando seis cilindros se chamava commodore; mais tarde aparece um rekord 2 2 seis em linha os motores eram basicamente a familia opel cih tanto quatro quanto seis cilindros em linha um motor que viemos conhecer aqui com seis cilindros em linha 3 litros e injeçao no chevrolet omega [caption id= attachment_385649 align= aligncenter width= 656 ] o opel cih cam in head em corte[/caption] teoricamente e um ohc mas na verdade funciona exatamente como um ohv; o comando so e transplantado la para cima e aciona os balancins diretamente pelos tuchos sem necessidade dos pushrods era um motor interessante e girava livre e gostoso; o maior 4 cilindros do rekord media 93 × 69 8 mm e 1 897 cm³ e dava na versao sprint com dois webers duplos nada menos que 106 cv e levava o leve rekord ate 180 km/h [caption id= attachment_385650 align= aligncenter width= 999 ] sprint coupe[/caption] o novo rekord era um carro interessante para andar rapido; o que levou toni lapine com apoio secreto de lutz a imaginar o que ele faria nas competiçoes de carros de serie ate 2 litros na alemanha uma categoria dominada entao pelo novo porsche de seis cilindros chamado de 911 opel vai para as pistas para um alemao de 1965 a noçao de ver um opel andando rapido em competiçao era completamente alienigena era como ver uma avo acima do peso levantar as saias e correr mais que todo mundo inesperadamente mas a nova opel queria mostrar que mudara; e embora aprovaçao oficial nao existisse para isso o aprovador provavelmente distraido com schnapps demais num bar alemao era assim que isso andaria para frente escolher o carro era facil lapine pegou o seda duas portas o mais leve e rigido dos rekord c nao tivemos esta carroceria aqui apenas o seda 4 portas o cupe de duas e uma perua de duas portas na europa existiam seda de duas e quatro portas cupe conversivel e perua de quatro ou duas portas e dessa perua de duas portas derivava um furgao porque nao usar o cupe sprint a falta da coluna b faz dele bem menos rigido este seria pasme o primeiro carro de corrida opel feito na fabrica esta e a dimensao da mudança que representou o carro pintado de ameaçador preto com detalhes amarelos foi chamado de schwarze witwe a viuva negra lapine e seus colegas redesenharam a suspensao um tanto macia e basica do carro de rua especialmente a traseira para ganhar mais camber e ajuste trocando cargas de mola barras estabilizadoras e a barra panhard alem de rebaixar o carro o motor 1 9 litro cih foi preparado cuidadosamente um novo comando cabeçote trabalhado balanceado e dois weber duplos horizontais uma caixa de ar inspirada na nascar pegava o ar em alta pressao na base do para brisa para admissao o resultado era algo em torno de 200 cv o que num carro com motor opel de produçao aspirado de 1966 parece muito o rekord de rua pesava 1150 kg; este de corrida perto de uma tonelada competitivo em peso potencia com os 911 como tudo foi uma experiencia breve e feito por baixo dos panos sem registro escrito pouco se sabe dos detalhes e tudo acaba ficando com contornos de lenda sussurrada a boca miuda e pouca gente acreditou que aconteceu de verdade alguns dizem que ao todo quatro viuvas negras sairam da fabrica de russelsheim mas nao ha documentos oficiais nos arquivos que comprovem isso fotografias de epoca mostram black widows com varios numeros pintados nas portas e alguns pequenos detalhes nao correspondem nesses carros — por exemplo o numero de limpadores de para brisa — o que levou a conclusao de que provavelmente existiu mais de um exemplar um deles com o numero 201 participou de sua primeira corrida em zolder com erich bitter um piloto de rali ao volante bitter como sabemos seria ligado a opel nessa epoca pela saga do opel cd a acabaria fazendo carros com seu nome e componentes opel bitter ficou famoso por ser mais rapido que os 911 mas nao acabou a prova [caption id= attachment_385645 align= aligncenter width= 999 ] batendo os porsche 911 lenda [/caption] ma o mais famoso dos pilotos do viuva negra e sem duvida nenhuma o tricampeao mundial de f1 niki lauda aos dezenove anos lauda tentou domar o opel em tulln langenlebarn na austria em 1969 quando eventualmente a gerencia descobriu os planos de lapine o proibiu de usar o nome da empresa e exigiu a venda dos carros; o austriaco kurt bergmann comprou um e contratou niki lauda [caption id= attachment_385665 align= aligncenter width= 999 ] lauda e o viuva negra[/caption] o jovem niki porem odiou seu opala sabemos como ele era critico e saindo de minusculos mini cooper e carros de formula v achou o grande demais e lerdo demais nas reaçoes os carros entao sumiram como se nunca tivessem existido para o reino das lendas anatole lapine tornou se logo depois o designer chefe da porsche partindo para pastos onde competiçao nao era tabu os ultimos vestigios dos carros negros se perderam em 1970 quando o exemplar austriaco foi roubado da casa de bergmann o tempo entao passa como ele e conhecido por fazer foi quase completamente esquecido ate que jens cooper da opel classic decidiu recria lo no inicio dos anos 2010 a noticia do renascimento do rekord se espalhou rapidamente entre os entusiastas da opel que ajudaram a recriaçao o carro da opel e uma replica do modelo da estreia dirigido por bitter com o numero 201 desde entao outros carros replicaram versoes como a de lauda jens cooper e a opel classic contataram lapine durante a construçao da replica pedindo ajuda com detalhes o que ele ficou muito feliz de fazer mas infelizmente ele nunca viu o resultado pois faleceu em 2012 o carro da opel ficaria pronto no mesmo ano e um incrivel e importante marco na historia; o inicio da opel em competiçoes se tony lapine pudesse ver como ate hoje opalas se digladiam nas pistas brasileiras tanto tempo depois certamente ficaria orgulhoso pois tudo começou aqui neste enorme taxi preto que nao sabia ficar no seu lugar e achou que podia vencer 911 e quase o fez; era mais rapido ainda que a falta de desenvolvimento nao lhe desse tempo de terminar as corridas inteiro ja pensou como seria se a opel tivesse resolvido investir nisso opala dando pau em 911 tem uma veia iconoclasta deliciosa que nao falha em acender nossa imaginaçao ate hoje
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