o rei felipe vi da espanha nascido em 1968 e filho do rei juan carlos i antes de assumir o trono era detentor do titulo de principe das asturias nao esse titulo nao e de fernando alonso isso e coisa do galvao alem de rei e o comandante chefe das forças armadas do pais quando ele fez dezoito anos que carro ele ganhou de presente um lamborghini countach talvez um porsche 911 nada disso foi algo bem mais humilde um hatch compacto chamado seat ibiza um dos mais baratos do mercado espanhol o ibiza de primeira geraçao lançado em 1984 pode confundir a cabeça de quem so conhece a historia mais recente fabricante espanhola isto porque antes de ser comprada pela volkswagen e tornar se sua divisao de baixo custo e apelo esportivo na europa a seat era parte da fiat e tinha modelos baseados nos carros fabricados em turim o ibiza era derivado do seat ritmo embora seja visualmente bem diferente a seat tambem vendeu o ronda que em essencia era um fiat ritmo com outros emblemas o carro do rei felipe era um ibiza dourado fabricado em 1986 porem tratando se do carro para um futuro rei o ibiza foi encomendado com alguns luxos a mais motor com injeçao eletronica co desenvolvida pela porsche e ar condicionado so disponiveis nos carros vendidos ao publico dois anos depois o seat ibiza 1 5 de 1988 tinha 100 cv e nao 70 cv como os fabricados em 1986 — pensando em retrospecto era quase um hot hatch alem disso os bancos eram especiais para acomodar melhor o 1 97m do rei imaginamos que o principe felipe tenha curtido bastante o carro enquanto esteve com ele pois o hodometro marca saudaveis 152 000 km que o herdeiro deve ter rodado antes de ter que assumir compromissos tipicos da familia real espanhola visualmente o carro tinha acabamento exclusivo na forraçao dos bancos e nas rodas mas em essencia era como qualquer outro ibiza na epoca — exceto que depois de ser usado e abusado pelo jovem monarca russo o carro foi guardado e ficou parado por 16 anos sem ter o motor ligado nenhuma vez — ate que foi resgatado pela seat e levado para a fabrica onde voltaria a forma de quando saida de la pela primeira vez em direçao a garagem real o carro recebeu reparos na lataria e na pintura os anos podem ser crueis com a carroceria de qualquer carro em qualquer lugar e teve o motor refeito — sendo que o mais dificil foi fazer com que o sistema de injeçao eletronica funcionasse corretamente alem disso os bancos foram revestidos novamente para ficarem dignos de um rei segundo a fabricante [gallery columns= 4 link= file ids= 31801 31800 31799 31798 ] impecavel o carro foi mostrado ao rei durante sua visita a fabrica da seat no inicio do mes parte do programa de comemoraçao dos 30 anos do seat ibiza depois de conhecer de perto o processo de produçao do mais recente ibiza quarta geraçao lançada em 2008 o rei foi surpreendido com a visao de seu primeiro carro como se estivesse novo funcionarios que presenciaram a cena disse que ele nao aguentou e soltou uma bela gargalhada [youtube id= yq wvjdmepq width= 620 height= 350 ] imagino que ele tenha lembrado de seu primeiro carro de ir ao colegio de ter 18 anos comentou isidre lopez chefe do departamento de carros classicos da marca e um ibiza unico especial e totalmente personalizado ao gosto do rei apesar da nostalgia contudo sua majestade nao voltou dirigindo para casa nos voltariamos em vez disso o ibiza do rei vai para a coleçao de classicos da seat que ja tem mais de 250 modelos o galaxie 500 de juscelino kubitscheck no brasil recentemente algo semelhante aconteceu — contudo o governante nao era um rei e sim um presidente — juscelino kubitscheck e o carro nao era um hatch compacto e sim um grande e imponente seda equipado com motor v8 jk que foi presidente do brasil entre 1956 e 1961 era notorio amante de belos carros tanto que morreu a bordo de seu opala 1970 em uma colisao de frente com um caminhao que levava 30 toneladas de gesso o galaxie foi o ultimo carro de jk foi comprado dois anos antes de sua morte em uma concessionaria do rio e depois foi rodando ate brasilia segundo consta juscelino gostava tanto do carro que ate dormia nele em viagens mais longas depois da morte do presidente o carro foi abandonado ate 1981 quando foi levado para o memorial jk — onde ficou em exposiçao atras de uma redoma de vidro por 28 anos — sem sair de la nem para tomar uma fresca [youtube id= k5ntc_0bctw width= 620 height= 350 ] o motor v8 de 4 8 litros e 190 cv brutos funcionando pela primeira vez depois da reforma foi em 2010 entao que o carro foi levado para o 16º batalhao logistico do exercito brasileiro que se incumbiu da missao de restaurar o carro em pareceria com o clube amigos do galaxie a restauraçao teve muitos componentes fornecidos pelo clube — muitos mesmo como frisos tapetes e fundo do porta malas todas as borrachas frisos e pedaleiras originais etc contudo eram apenas quatro meses para o carro ficar pronto algo que a equipe comandada pelo especialista em galaxie e landau dino dragone e pelo coronel antonio eleazar cumpriu com exito o carro foi apresentado em brasilia no mes de agosto de 2010 e desde entao voltou para sua redoma de vidro so torcemos para que ele nao fique mais abandonado como antes [ fotos seat amigos do galaxie raridadesautomotivas blogspot com ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.