Sem dúvida a Porsche é uma das fabricantes de automóveis que mais respeitam suas raízes — seu modelo mais importante, o 911, segue a mesma receita (com melhorias, claro) desde 1963. Isto não significa que eles não explorem outros caminhos, e a dupla Boxster/Cayman e o Macan são exemplos disso. Mas você quer ver o que acontece quando os engenheiros de Stuttgart piram de verdade? O depósito secreto da Porsche traz alguns exemplos.
Alguns não: na verdade são mais de 300 carros, acumulados ao longo de pelo menos seis décadas de experimentações com motores, carrocerias e ideias inovadoras — algumas delas consideradas inviáveis em seu tempo, porém mais tarde aproveitadas em modelos de produção. Dá só uma olhada:
Neste vídeo, Chris Chilton, da revista Car, é uma das poucas pessoas de sorte a visitar o depósito secreto da Porsche — que fica, na verdade, há uns 10 minutos de caminhada do Museu Porsche em Stuttgart. Mas, diferentemente do museu, que é aberto ao público e bem fácil de encontrar, o depósito fica em um prédio discreto, sem nada que indique o que está guardado ali dentro.
Poucos sabem, na verdade. A Porsche andou mostrando alguns deles recentemente — como o 935, que era basicamente um 911 com motor V8 e cara de 959, o primeiro protótipo do Boxster, ainda com roupas de 911 ou seu primeiro carro de rali —, mas maioria ainda está enclausurada no depósito. Alguns estão debaixo de capas, enquanto outros estão expostos, mas ninguém os vê a não ser o punhado de responsáveis pela manutenção do lugar e, ocasionalmente, uma ou outra equipe de jornalistas.
São carros que parecem ter vindo de um universo paralelo, como um Porsche 911 com entre-eixos mais longo e quatro lugares, ou um protótipo de quatro portas que pode ser entendido como uma prévia daquele que, mais tarde, viria a ser o Porsche Panamera.
Uma bela prévia, por sinal. Se o Panamera fosse assim…
Mas nem todos os carros são protótipos secretos. Há um Audi RS2 Avant — a famosa perua esportiva criada pela Audi em parceria com a Porsche — alguns Fuscas, motores, carros com a carroceria “cortada”, revelando em detalhes sua estrutura e mecânica, e até alguns carros que conhecemos bem — como o Porsche 911 GT1 Strassenversion —, mas certamente estão guardados aqui porque falta espaço no museu.
Porsche 924 “aerodinâmico”, desenvolvido para tentar o recorde mundial de endurance
Há, ainda, uma coleção razoável de Porsche 959 — o primeiro supercarro da Porsche, antecessor do Carrera GT e do 918, vários carros de corrida e uma porção de outros protótipos cuja natureza só será revelada se a Porsche quiser. Nem mesmo a Volkswagen, sua dona, conhece em detalhes o acervo do depósito.
Mas a Porsche não é tão egoísta assim e, a partir de setembro, celebrará 60 anos do desenvolvimento de protótipos com uma amostra especial no museu, para a qual serão selecionados alguns dos carros do depósito secreto. É o tipo de destino que daríamos qualquer coisa para visitar!