no distante ano de 1997 certas coisas nao pareciam tao impossiveis por exemplo um motoboy disputar um dos maiores e mais dificeis ralis do mundo sobreviver para contar como foi e repetir a aventura no ano seguinte o que voce vai ver a seguir e a segunda aventura do motoboy no rally dos sertoes contada pelo proprio piloto com um olhar entusiasmante inspirador e absurdamente engraçado sobre os desafios e das vontades que alimentam os esportes a motor o depoimento de marcos martines neto foi publicado originalmente cinco anos atras no forum do clube xt600 ele foi ligeiramente editado e teve adicionadas as fotos que o proprio autor postou no forum reserve os proximos minutos e boa leitura em 97 resolvi participar novamente do rally dos sertoes pois nao saia da minha cabeça a ideia de que eu poderia ter ganhado um trofeu no ano anterior se nao fosse tao inexperiente era como que se eu quisesse provar para mim mesmo de que seria capaz de fazer o percurso novamente e obter uma melhor colocaçao mesmo com a pesada tenere e com equipamentos basicos nao me conformava de ter andado na frente de alguns pilotos sem pegar nem um trofeuzinho… mas esse foi o preço de nao ter navegado e prestado atençao nos tempos terminava a especial cronometrada e relaxava achando que nao tinha mais horario para chegar no final da etapa o ser humano e estranho mesmo… ja nao bastava conseguir terminar e chegar vivo lembro me das palavras de andre azevedo em seu livro graos de areia nos primeiros ralis de que participou as imagens da prova vinham em sua mente ate seis meses apos o ocorrido o mesmo aconteceu comigo as imagens dos sertoes me perseguiram durante meses era como se estivesse passando um flashback dos momentos marcantes dessa competiçao das especiais das largadas chegadas sufocos no que voce errou acertou o que poderia ter melhorado os perigos e as amizades quando se esta numa prova assim e a carga de adrenalina chega ao maximo voce nao assimila muito as peculiaridades do trajeto mas quando ela termina da para sentir calafrios ao lembrar de certas situaçoes por que passamos essa minha segunda participaçao ficou marcada pela luta por patrocinio os bastidores eu luis e ernesto estavamos inscritos novamente para a quinta ediçao do rally dos sertoes e como um vicio eu e o luis usamos o mesmo metodo de marketing para tentar conseguir apoio pensavamos que seria mais facil ja que eramos um pouco mais conhecidos o preço da inscriçao subiu tambem pois a dunas race estava se profissionalizando bastante começamos a bater de porta em porta pedindo apoio em bancos seguradoras empresas privadas mas nao conseguimos resultados satisfatorios muitos achavam nossa participaçao muito interessante mas na hora de ajudar tiravam o corpo fora perdi a conta de quantas vezes ouvi alguem dizer fale com tal pessoa bla bla bla… mas nunca conseguiamos falar com a pessoa certa so encontramos papagaios pela frente nao me considero uma pessoa superinteligente mas tambem acredito que nao sou burro nunca pensei que poderia me confrontar com gerentes de marketing de empresas e que os mesmos dariam as desculpas mais esfarrapadas do mundo para pular fora do apoio eu sem formaçao em marketing consegui sair na midia visual falada e escrita alem de tres minutos de tv nacional apenas na simples visao do motoboy aventureiro tive a visao que os cabeças duras nao tiveram kkkkkk… mas o que realmente marcou foi o preconceito dessas pessoas com o referencial motoboy ou entregador de pizza e isso foi antes de aparecer aquele maniaco do parque imaginem como seria agora entao eu e o luis estavamos tao certos que conseguiriamos apoio aqui no parana que passamos cheques pre datados para pagar as inscriçoes e comprar peças para as motos chegamos a fazer algumas materias nos jornais e ate uma chamada na televisao sair na tela aqui era a coisa mais facil do mundo… teve ate especulaçoes sobre o programa do jo soares e uma materia na espn mas confesso que ja estava de saco cheio disso queria era correr e nao ficar perdendo tempo me ligavam para fazer materias mas eu estava estressado com a falta de patrocinio e mandava todo mundo a merda kkkkkkk muitos se comprometeram a ajudar teve ate concessionaria de motos que prometeu a dar umas peças para a moto do luis mas na hora h se fingiram de mortos… vou contar uma historinha so para voces terem uma ideia de como foi ridicula a nossa corrida para conseguir apoio por telefone entrei em contato com um representante de um oleo sintetico famoso aqui no parana contei a ele sobre nossa participaçao no maior rali da america latina e se nao daria para ele descolar alguns litros de oleo para nossas motos assim divulgariamos sua marca essa pessoa ficou muito entusiasmada em poder colocar adesivos em nossas jaquetas e motos e me convidou para uma reuniao quando ja estavamos discutindo a quantidade de oleo e onde seriam colocados os adesivos nas roupas o cidadao me perguntou em que eu trabalhava bem quando disse que trabalhava como motoboy o cara mudou da agua para o vinho começou a enrolar e falar para passar na semana que vem… so que o bacana ja havia garantido seu apoio em oleo ai começou uma masturbaçao mental ele de um lado sempre desconversando e enrolando e eu do outro apenas querendo ver ate onde iria essa novela ja sabia que era preconceito dele mas fiz de conta que estava acreditando na conversa mole dessa pessoa faltando apenas dois dias para irmos a sao paulo fui la colocar fim na novela das oito tive a cara de pau de pedir apenas um litro de oleo sintetico so para ver o que ele diria e nao e que o cara disse que teria que fazer uma reuniao com nao sei quem para ver se dava para liberar mesmo assim resolvi comprar esse oleo sintetico para ver se era bom o suficiente para nao precisar fazer a troca durante a prova seguinte pessoal nessa vida de moto acho que rodei trabalhando algo em torno de uns 850 mil quilometros entao sei bem o que uma moto aguenta ou nao o que vou comentar aqui e coisa de deixar qualquer tecnico engenheiro e afins do ramo de lubrificantes de cabelos em pe e nem venham me processar que eu to duro mas com uma ml125 apenas completando o nivel de oleo mineral no motor sem ao menos trocar ou esgotar o que tinha la com oleo queimado mesmo rodei 150 000 quilometros e a moto fumava bastante mas nunca quebrou entao achei uma tremenda viadagem mesmo a raiva que passei com esse representante de oleo sintetico aqui na epoca como se eu nao fosse sobreviver sem o tal oleo…… as vezes a experiencia necessidade e a pratica se sobrepoem a teoria de alguns digamos entendidos… mas voltando ao assunto eu e o luis estavamos querendo desistir resolvemos ligar para a organizaçao da prova para cancelar as inscriçoes explicamos a situaçao para o dionizio e ele nos deu uma resposta que mudaria totalmente nossa vontade ele disse que a organizaçao bancaria nossas inscriçoes em 50% foi um alivio… ele disse que a midia em sampa achou interessante nossa participaçao no ano anterior e que queriam ver os motoboys novamente na prova depois disso comecei a mandar a merda todo mundo daqui do parana fiquei revoltado com o papo furado kkkkkkkkk… ja decidi que nessa na proxima e na outra encarnaçao eu nunca mais quero saber de papo de patrocinio seja la para o que for foi ai que tive uma ideia que a principio parecia absurda eu e minha ideias kkkkkkkk confeccionar camisetas com uma foto minha na tenere durante o rali passado e embaixo colocar um texto nada convencional no texto estava escrito fui obrigado a colaborar com os motoboys pilotos luis e neto neto era como eu era conhecido aqui pelos colegas foi um tipo de apelaçao misturada com bom humor para que assim pudessemos vender as camisetas e essa foi a ideia mais simples e genial que tivemos vendemos todas e ainda faltou um reporter aqui de um jornal deu uma força colocando uma materia sobre a venda das camisetas para angariar fundos mas sempre era aquele negocio ligavam e exigiam que um de nos fosse entregar pessoalmente etc pessoas de outras cidades queriam tambem mesmo assim o dinheiro que conseguimos daria para somente um de nos participar da prova mesmo com o abatimento das inscriçoes ficou decidido que eu iria o luis acabou desistindo estavamos muito perto da largada para fazer mais camisetas mas acho que se vendesse elas pela internet eu conseguiria mais ajuda dos que acreditavam na aventura o ruim dessa historia e o desgaste psicologico que voce sofre correndo atras de dinheiro ate a largada o ideal seria se preocupar com a competiçao e nao com promessas mentirosas dos outros nao que eu fosse vencer o rali mas nao da para chegar la ja meio esgotado mentalmente daqui do parana fomos eu e o ernesto o luis nos acompanhou ate sao paulo para a largada finalmente a largada em 1997 o rally dos sertoes havia crescido muito devido ao sucesso do ano anterior o numero de pilotos aumentou eram 80 pilotos de moto e 60 carros divididos em categorias pior para mim pois para conseguir me classificar entre os 10 primeiros na minha categoria marathon nao seria facil pensava em ganhar um trofeu e estava me esquecendo do principal que era completar o rali estava ficando ambicioso e nao percebia ja contava como certo chegar no final e agora queria um trofeu alguns pilotos tinham me falado cara venha com uma moto especial mais leve ano que no ano que vem voce arrepia mas como eu nao era e nem queria ser ou bancar o profissional e sim apenas curtir minha tenere voltei com ela meu objetivo era de fazer uma pilotagem tranquila nao andando tao forte como no ano passado que nem vaca louca sem saber nem para onde estava indo e sim dando prioridade para a navegaçao sem precisar seguir os outros pois nao basta voce ser rapido precisa saber navegar uma pitada de sorte tambem ajuda muito misturada com o azar de outros que vao quebrando pelo caminho… e eu tambem computava as quebras dos concorrentes para calcular meu ganho de posiçoes… o que tem de errado nisso kkkkkkkk… nao vou negar que teve um cara la que joguei o maior zoio gordo do mundo para pegar a posiçao dele na prova o cara tirou sarro de mim antes nao podia deixar barato nao mas ele nao quebrava nao acontecia nada para ele se atrasar ai passei ele no braço mesmo na raiva mas passei e foi uma das melhores sensaçoes que senti nos dois ralis de que participei que delicia que foi olhar pra cara do cidadao no final da etapa… era briga de pernilongos mas parecia duelo de titas kkkkkkkkkkk a moto era a mesma tenere 600 com o mesmo motor e o mesmo cdi original de fabrica ainda estava com a fita isolante que o bolinha havia colocado no cdi do rali passado so mudei a posiçao do cdi para nao ficar na reta do curso final da balança fiz a mesma preparaçao e agora tinha um equipamento de navegaçao era mais pesado que a frente da moto… quando estavamos chegando perto do estadio do pacaembu ja em sao paulo para a largada alguns motoboys acho que reconheceram a tenere na carretinha com a moto do ernesto uma dr650 e vieram nos escoltar ate a largada legal mesmo veio um e ja me pediu uma assinatura na revista de moto que ele tinha na mochila esse ano tinha uma bmw la branca motor horizontal e quem pilotava era um senhor com certa idade tambem tinha uma dupla de alemaes klauss e herbert com um tipo de triciclo com aquela cadeirinha lateral para o passageiro igual aos usados pelos alemaes na segunda guerra mundial nao sei o nome daquilo acho que e side car sei la so sei que aqueles caras participaram do rally dos faraos e pilotavam muito aquilo agora imagine voce correr os sertoes com um cara na garupa ou melhor pendurado do seu lado tambem estavam la alguns outros pilotos estrangeiros como jordi arcarons piloto do dakar e acreditem como esse mundo e pequeno klever kolberg e andre azevedo pilotando carro tambem estavam la hehehehe… eita vida engraçada bem nao vou negar que na hora que vi aquelas equipes fiquei meio abobado eu correndo no meio daqueles feras… sera que eles estao pensando que sou um impostor aqui acho que nao veio muita gente falar comigo na largada tipo entao e voce o tal do motoboy partimos do pacaembu as 20 00 horas em um deslocamento ate mairipora sp onde os cronometros seriam realmente disparados tivemos que dormir em um motel pois nao havia mais lugar na caravana do rali no dia seguinte a etapa terminaria em varginha mg onde teriamos nosso primeiro acampamento lembro me que terminei em 61º lugar na geral eram 80 motos sabia que faltava muito para o final e que muitos pilotos estavam andando muito forte para uma prova de 12 dias no começo sempre tem os caras que querem e acham que o rali vai acabar no mesmo dia o que e um erro numa competiçao assim e preciso administrar pois sao varios dias e nao um so a proxima etapa ate belo horizonte passaria pela bela serra do cipo com uma visao espetacular e muitas pedras soltas pelo caminho foi nessa etapa que levei o maior susto a dor das quedas vinha andando bem e ate havia recuperado algumas posiçoes depois de levar um tombo em um riacho la atras quando o helicoptero da organizaçao começou a sobrevoar bem perto de mim e mais dois pilotos geralmente quando o helicoptero chega muito perto e porque esta fazendo filmagens dos pegas alguns pilotos começam a andar mais rapido so para se exibir para as cameras… e eu fui um desses otarios comecei a andar mais do que podia com a tenere no meio daquelas pedras soltas e erosoes inclusive levantando a frente da moto e empinando tava la em pe nas pedaleiras me achando kkkkkkk… achei que fosse o peterhansel sendo filmado pelo helicoptero nessa hora na minha cabeça senti o gostinho de quando via as cenas do dakar filmadas de cima o helicoptero nem estava mais por perto mas mesmo assim continuava com o espirito dakariano baixado em mim e andando muito forte para um duble de piloto desculpa galera estou rindo de novo continuei andando forte e como nao poderia deixar de ser entrei com moto e tudo em uma erosao o tombo foi espetacular voei uns 6 metros longe da moto feio mesmo comigo nao aconteceu nada mas com a moto… lembro bem dos segundos enquanto eu estava no ar voando deu tempo de pensar onde a moto vai cair onde a moto vai cair onde sera que esta a moto nesse momento sera que ela vai cair em cima de mim depois da queda so me preocupava em ter certeza de que nao tinha sido filmado imaginem so o vexame kkkkkkkk… a moto entortou o guidon e afundou o lado esquerdo do tanque de combustivel e o pedal de cambio entortou foi muito dificil terminar aquela etapa pilotando daquele jeito com o guidon torto parecia mais um caranguejo andando de lado percebi entao que terminar a prova era o mais importante e resolvi ser mais cauteloso estava ali para tentar ganhar um trofeu mas precisa terminar a prova antes aquele segundo tombo e o do começo da prova haviam me deixado meio abalado no rally passado comecei a cair depois da metade da prova e foram 10 tombos contadinhos nesse a coisa estava indo mal pela projeçao… algumas baixas ja haviam ocorrido tanto nas motos como no carros eu continuava com a minha tocada navegando sempre estava contente so pelo fato de nao precisar andar colado em algum piloto para nao me perder tambem teve um momento em que estava tao concentrado na navegaçao que voce percebe que outros pilotos começam a te seguir nos deslocamentos dei uma errada em uma etapa e levei uns 3 pilotos junto no caminho errado hehehehe… todo final de etapa quando os pilotos se reuniam para o briefing voce ouvia que tal piloto quebrou a clavicula perna braço etc e por alguns segundos pensa que o mais importante mesmo e chegar ao final e de preferencia vivo na etapa de montes claros mg o ernesto teve a corrente da moto quebrada fui ve lo so dois dias depois achei um pedaço de barra de cano em um posto de gasolina e desmontei o guidon da tenere para poder desentortar nao ficou 100% mas a pilotagem melhorou muito e encontrei mais um fa nessa cidade com a revista playboy na mao onde aparecia uma foto minha para eu autografar o cara estava me esperando no final da etapa a etapa de alto paraiso go era uma etapa muito longa e com a maior especial 300km e foi marcada por capotamentos nos carros e ossos quebrados nas motos mesmo assim sobrevivi nessa etapa cheguei a noite e tive dificuldades em descer da moto de tanto tempo nela quando desci fiquei meio tonto o pessoal da chegada percebeu e me segurou pelo braço para nao deixar a moto cair no chao quando desci dela alto paraiso foi a cidade mais estranha que eu ja vi na vida nao e critica mas o pessoal e bem diferente o negocio la e disco voador ficar olhando para o ceu procurando disco voador coisas assim de alto paraiso go a barreiras ba novamente alguns capotamentos e um acidente grave nas motos um piloto se perdeu em uma curva de cascalho e foi com moto e tudo em um paredao de pedras causando uma compressao na espinha ele estava na minha frente essa estrada de cascalho tinha curvas perigosissimas que te jogavam para fora da estrada por serem inclinada para o precipicio sem um angulo oposto de inclinaçao vi o piloto no chao de bruços imovel havia um medico em pe olhando o cara desfalecido… e por esse medico nao estar abaixado ao lado e sim em pe pensei o cara ta morto mas nao… depois fiquei sabendo que quando ele bateu nas pedras a moto veio e acertou sua espinha parece que ele ficou com traumatismo na 4° vertebra coisa bem feia a organizaçao resolveu diminuir as especiais por medida de segurança pois os pilotos estavam endiabrados parecia que todos queriam vencer a prova nessa etapa mais uma vez fui o ator principal de uma cena comica vinha em uma estrada de cascalho e me perdi em uma curva indo de encontro a um barranco a moto ficou no barranco e eu voei em direçao a uma cerca de arame farpado o engraçado foi que fiquei preso como uma mosca em uma teia de aranha nessa cerca e ainda pendurado de cabeça para baixo perdi uns minutos ali ate conseguir me livrar daquela cerca… foi uma cena bem ridicula hehehehe… quando voce fica sabendo nos bastidores da prova que teve piloto de carro que gastou mais de r$150 000 00 para correr e piloto de moto que gastou algo em torno de r$10 000 00 a r$20 000 00 entre moto peças inscriçao e apoio mecanico voce fica simplesmente se achando ridiculo cheguei a me humilhar para conseguir arrecadar r$2 700 00 incluindo a venda das camisetas para simplesmente poder largar sem apoio sem mecanico sem nada apenas eu minha moto um pouco de braço e fe em deus teve um deslocamento nessa etapa que realmente era para destruir os pilotos mesmo era para ser uma etapa especial que acabou cancelada mas mesmo como deslocamento foi de matar passei por um pc posto de controle e o cara da organizaçao falou assim para mim cara como voce conseguiu chegar ate aqui com essa moto voce realmente merecia ganhar um trofeu de macho porque eu com essa aqui uma rmx 250 leve ja me ferrei imagine voce o que nao passou la atras… essas observaçoes te deixavam de moral alto ai que voce encontrava forças para continuar petrolina 720 km foi uma etapa de muito areao e muito calor teve piloto que ficou com moto e tudo em um rio um pouco fundo demais consegui chegar ao final da etapa com apenas 1 minuto de atraso nessa etapa se nao me engano havia um tremendo retao com saltos dava para meter o pau na tenere sem do porque nao havia curvas somente areiao e rampas nao sei o que deu em mim mas andei tudo o que podia nessa especial de velocidade estava endiabrado banquei o imprudente mesmo acelerei sem do o perigo nessa etapa eram alguns troncos no caminho que podiam te ferrar estava andando muito bem e vi a poeira de um piloto na minha frente comecei a acelerar forte para poder chegar perto e ao menos emparelhar para me livrar da poeira que te deixa completamente cego e um momento muito perigoso quando voce alcança outro piloto em uma estrada de po sao segundos em que voce fica cego e na duvida se acelera e tenta passar ou diminui para poder voltar a enxergar so sei que o cara levou um susto quando viu o trator passando por ele… e ai perceber que o cidadao era o jordi arcarons o espanhol que cansou de subir no podio do dakar se que ele deve ter tido algum problema ou se perdeu mas o bom de ser um aventureiro e isso voce nao tem obrigaçao nenhuma com nada e com um pouco de sorte ainda tira uma casquinha dos campeoes kkkkkkkkkkkk… acho que essa foi a minha melhor especial de velocidade nesses dois sertoes em termos de pilotagem eu realmente iria ganhar posiçoes na classificaçao geral se nao fosse o ultimo quilometro dela no ultimo quilometro… eu me perdi imagine voce chegar no final da especial e ver a bandeira de chegada mas so que do lado errado e …do lado contrario mesmo hahahahaa… eu e mais uns oito pilotos erramos pelo que eu contei inclusive o homi tambem errou foi aquela zoeira… so moto fazendo o retorno e vendo as outras na contramao perigosissimo e teve trombada feia nessa especial fiquei perdido dentro dela por 31 minutos vou tentar explicar imagine que eu fiz a especial em 58 minutos seria o tempo normal so que como me perdi e ate encontrar a passagem correta para chegar na bandeira demorei 31 minutos entao ssoma 58 minutos + 31 minutos em que eu estava com o cronometro disparado contando o tempo dentro da especial temos ai entao 1h29min de tempo e nao apenas os 58 minutos depois teve um deslocamento em que fiz os 300 km mais rapidos da minha vida para tentar chegar no meu horario ideal a navegaçao e minha estrategia de se manter constante na prova estava dando resultado muitos pilotos estouraram o tempo para chegar ao acampamento e foram penalizados o grande perigo dessa etapa foi que quase atropelei uma vaca a 130 km por hora em petrolina encontrei com o ernesto novamente e fiquei muito contente em ver que ele nao havia desistido ernesto teve problemas com a corrente de sua suzuki dr650 e ate esperar o carro vassoura perdeu muito tempo para conseguir consertar a moto a roda da moto do ernesto estava quadrada teve um lugar nessa etapa em que sentei ao lado de uma parede era uma casa de barro no meio do nada aguardando o meu horario e comecei a comer uma paçoca de amendoim entao o jordi arcarons de novo ele veio e em espanhol me pediu um pedaço kkkkkkkkkkk… lembro que ainda falei a ele que dividiria se ele me desse um autografo no final do rally ele me perguntou se eu tinha vontade de participar do dakar devido a estar correndo com uma tenere hahahahaha… o problema de voce nao ter um certo apoio mecanico em um rally e que voce termina uma etapa geralmente a noite e tem que se virar na manutençao da moto procurar sua caixa de ferramentas que esta perdida em algum lugar no caminhao da organizaçao se sobrar tempo come alguma coisa estuda a planilha do proximo dia e confere sua classificaçao do dia quando percebe sao 2 horas da manha e voce precisa acordar entre 4 e 5 horas para largar esse e um dos fatores em que voce tem uma leve noçao do que seria um dakar e meio complicado esse negocio de voce ser piloto mecanico e chefe de equipe ao mesmo tempo e se nao tiver um minimo de peças de reposiçao a coisa fica ainda mais complicada isso acaba influenciando na propria pilotagem psicologicamente falando voce vai ter que poupar o equipamento a qualquer preço nao vai poder andar 100% de sua capacidade para nao destruir muita coisa em cada tombo que levava ficava pensando po vou ter que arrumar isso aqui quando chegar em casa chegar em casa sim so quando chegar em casa e o rally tiver terminado quem tinha apoio mecanico tinha sua moto reconstruida para o dia seguinte tinha piloto que via seu motor ser feito todas as noites inclusive com pneus novos todo os dias de largada eu levei um pneu dianteiro e dois traseiros e so… em petrolina de noite teve uma exibiçao dos pilotos em circuito fechado para o publico assistir quando chegou a minha vez de dar a volta no circuito o pessoal da organizaçao anunciou no microfone agora voces verao a volta do motoboy bastou isso para um monte de gente vir pedir autografos risos muita gente ja tinha ouvido falar de mim uns minutinhos de fama nao fazem mal a ninguem… antes durante o dia fui na pista de lama onde teria a apresentaçao noturna dos pilotos fui la fazer um reconhecimento da pista tinha um pessoal do rally de repente percebo o andre azevedo olhando a minha tenere quando eu cheguei perto ele veio falar comigo e sua essa tenere respondi que sim entao ele me disse que foi com aquela moto que fez seus primeiros paris dakar respondi que ja sabia da historia porque li o seu livro e era fa dele e que ele foi uma inspiraçao para eu estar ali kkkkkkkkkkkk… o andre era uma cara super simples nao era estrela nao me tratou super bem o rally seguia e um dos grandes problemas era se livrar das mulheres que queriam um piloto para elas o problemao kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… de petrolina seguimos para garanhuns uma etapa relativamente tranquila a essa altura o grande perigo e voce pegar algum deslocamento no asfalto pois o sono começa a bater pra valer quando se esta num deslocamento de terra sua atençao e maior e voce nao relaxa na pilotagem em 96 e 97 fiquei sabendo de pilotos que dormiram em cima da moto eu ja estava administrando minha classificaçao na categoria motos maratona mais ou menos pelo 9º lugar se terminasse assim pegaria um trofeu mas nao satisfeito com a posiçao comecei a ver qual era o piloto que estava na minha frente na classificaçao para olhar bem p/ ele e saber se conseguiria ultrapassa lo somava quantos minutos estava atras dele para saber o quanto teria que ser mais rapido jogava zoio gordo nele para quebrar hehehehe… o episodio curioso foi que tinha uma equipe que estava recebendo apoio da tal marca de oleo sintetico a mesma que eu estava usando precisava de menos de meio litro desse oleo para completar o nivel da minha moto fui ate essa equipe e pedi para comprar um pouco desse oleo e por mais incrivel que pareça o chefe dessa equipe me negou dando uma desculpa esfarrapada nao acreditei antes do rally tive o desgosto com o representante desse oleo no parana e agora aqui me deu uma vontade muito grande de mandar o cara a merda o mais engraçado era que esse oleo sintetico estava fazendo os discos de embreagem da tenere patinarem apos o conselho de um mecanico de outra equipe resolvi colocar o velho e bom oleo mineral mesmo e apos a troca notei que os discos de embreagem da moto voltaram ao normal… ai pessoal da tal marca de oleo aquele abraço onze anos depois as coisas mudam o pensamento tambem a maneira de ver… mas continuo querendo que voce ai que me negou oleo va pra p……………………………… riu final dramatico ate natal foi uma etapa de apenas 380 km mas que valeu pelo dobro devido a chuva e a um percurso muito estressante nunca pensei que essa etapa pudesse acabar com meus nervos sou um cara calmo mas ela acabou comigo trajeto cheio de costelas muitas mesmo voce nao conseguia relaxar 100 metros e ainda havia chovido lama o tempo inteiro para piorar eu nao estava embutido na tenere nao sei o que aconteceu comigo percorria a etapa e xingava a mae do cara que escolheu aquele caminho quando desci da moto parecia que ainda estava tremendo em cima dela realmente cheguei a me perguntar umas tres vezes o que eu estava fazendo ali os 400km restantes para o final da prova foram um pouco dramaticos para mim pois comecei a ter problemas mecanicos meu freio dianteiro estava travando meu aparelho de navegaçao parou de funcionar me deixando as cegas e para piorar meu pedal de cambio estava espanado mal conseguia engatar a segunda marcha ainda tinha a ultima especial de velocidade pela frente e nao queria perder minha posiçao na categoria maratona estava na cola do tal cara que tirou sarro da minha tenere estava atras dele coisa de 1 minuto e 20 segundos a questao era teria que levar sorte na especial nao me perder e nao deixar o piloto que estava atras de mim me alcançar e tinha que caçar o piloto da frente e ultrapassa lo a qualquer custo ou nao me chamava… alfredo kkkkkkkkkkkk… como meu freio dianteiro estava travando resolvi anula lo de vez agora estava sem freio sem navegaçao e com a moto manca problemas no cambio larguei na especial andando de ponta cabeça no melhor estilo cachorro louco tipo motoboy com a pizza esfriando seguindo os rastros dos pilotos de ponta para nao me perder era uma especial muito boa para andar rapido e com alguns saltos muito gostosa de se fazer lembro do veneninho que falei antes da largada dando indireta para o piloto na minha frente agora eu vou caçar a lebre o cara nao gostou muito nao… ele sabia que a cada etapa o meu tempo em relaçao a ele estava diminuindo teve outra que falei para o juca bala um dos lideres e juca acabou a brincadeira agora eu vou ter que te alcançar kkkkkkk… os pilotos largavam de 1 em 1 minuto entao em um determinado momento ja dentro da especial de velocidade comecei a ver poeira sinal de que estava alcançando outro piloto foi realmente o melhor do meu rally o momento em que colei no cidadao e so dei uma olhada pra ele lembro ate hoje o que eu disse opa…boa tarde e sumi graças a deus deu certo terminei a especial na frente de meu adversario e ainda consegui ganhar mais duas posiçoes de 9° estava em 7° na minha categoria na chegada em natal ainda tivemos que que atravessar um braço de mar onde as ondas chegavam perto do motor ate choque eletrico eu levei em cima da moto teve uma subida nas dunas em que eu cheguei junto com um piloto portugues ele olhou para mim com a tenere e apenas sinalizou com a cabeça para eu nem tentar subir por ali entendi aquilo como um conselho e fui pelas pedras mesmo levava cada choque devido a agua que batia na moto… a moto do famoso tuca porreta travou ali no final ele ficou com tanta raiva que me ofereceu a klx dele para negocio kkkkkk… ele queria vender a moto ali mesmo nas dunas o outro piloto que tirou uma da minha cara no inicio veio ate mim e disse parabens cara voce toca pra caramba mesmo essa tenere e apertou minha mao problema resolvido… mas a do oleo nuncaaaaaaaaaa a chegada foi dentro do horario e consegui alcançar a final mais uma vez juliano sacioto venceu nas motos e eu estava vivo conclusao consegui a façanha de terminar pela segunda vez o rally dos sertoes sem nenhum apoio mecanico com a mesma moto e o mesmo motor desde que a comprei levei exatos seus tombos apenas conheci o andre azevedo vi o jordi arcarons do dakar ele me deve uma paçoquinha das 80 motos que largaram consegui me classificar em 31º lugar na geral e 7º lugar na categoria maratona quando voce quer consegue realizar seus sonhos… meus agradecimentos a prefeitura da cidade de colombo ita lustres trial clube de curitiba todas as pessoas que compraram as camisetas e principalmente a minha companheira de aventura na epoca eu sabia que merecia credibilidade por ter feito minhas aventuras e comprovado que era capaz tinha tambem um projeto para o atacama e outro para participar novamente do sertoes com a possibilidade de arrecadar dinheiro para essas aventuras com a venda camisetas pela net nao queria lucro nunca pensei nisso apenas queria levantar o capital para os projetos seria capaz de devolver o excesso… mas nessa epoca fui obrigado a ter a minha visao direcionada para outras prioridades entre os emails que recebia teve alguns que me chamaram atençao lembro de dois deles um foi de uma pessoa que disse que foi ate goiania so para me conhecer mas que ficou decepcionado quando perguntou para a organizaçao sobre o motoboy e disseram que ele nao estava participando o outro foi de um executivo que estava trabalhando na china e que me disse que eu sem grana consegui fazer o que ele com dinheiro nunca teve coragem de fazer ele queria o numero da minha conta para comprar 30 camisetas e me ajudar a continuar com as aventuras de moto eu teria que doar 10 camisetas para uma instituiçao de caridade e mandar o restante para sua familia la em natal fiquei entre a cruz e a espada queria muito continuar com o meu off road mas a vida me obrigou a tomar outros rumos nao liguem para os erros… apenas espero ter matado a curiosidade de muitos que sonham com uma grande aventura de moto este relato e a continuaçao da 1ª parte das aventuras do motoboy que voce le clicando aqui
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