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Zero a 300

Seguro obrigatório (DPVAT) mais barato em 2017, Corolla usará motor BMW, CNH muda a partir de janeiro e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Seguro DPVAT ficará mais barato em 2017

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Mais uma notícia que parece pegadinha de 1º de abril, mas é a mais pura verdade: o valor do seguro DPVAT ficará mais barato em 2017 para todas as categorias de veículos. E o valor máximo de indenização não será alterado.

Os novos valores foram publicados no Diário Oficial da União nesta última quarta-feira (21). Eles ficaram 37% mais baratos devido à redução no número de indenizações pagas desde 2014 — especialmente em casos de invalidez. A tabela de preços ficou da seguinte forma:

  • Automóveis: redução de R$ 101,10 para R$ 63,69
  • Motocicletas: redução de R$ 286,75 para R$ 180,65
  • Ciclomotores de até 50 cm³: redução de R$ 130 para R$ 81,90
  • Caminhões e caminhonetes: redução de R$ 105,81 para R$ 66,66
  • Ônibus e micro-ônibus com cobrança de frete e lotação de mais de 10 passageiros: R$ 246,23
  • Ônibus e micro-ônibus sem cobrança de frete ou lotação de até 10 passageiros, com cobrança de frete: R$ 152,67

Além do valor do DPVAT será cobrada uma taxa administrativa de R$ 4,15 para emissão do pagamento em cota única ou R$ 9,63 para quem optar por parcelamento. Haverá também cobrança de IOF. O valor das indenizações é R$ 13.500 por morte, até R$ 13.500 por invalidez permanente e até R$ 2.700 para despesas médicas.

 

Corolla poderá usar motores BMW na próxima geração

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Parece que a parceria entre BMW e Toyota irá muito além do desenvolvimento dos novos Supra e BMW Z5. Segundo o site japonês clicccar.com, a próxima geração do Toyota Corolla deverá usar motores turbo fornecidos pela BMW.

A nova geração, que já foi flagrada em testes e é baseada na plataforma TNGA, compartilhada com o Prius, será lançada apenas em 2018, e poderá ser equipada com três opções de motores: 1.2 turbo, 1.5 de quatro cilindros e 1.8 aspirado. Apesar de não haver detalhes sobre qual destes motores será fornecido pela BMW, temos algumas pistas sobre isso.

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A publicação mencionou que o 1.8 será o mesmo da atual geração do Corolla, a BMW não produz nenhum 1.5 de quatro cilindros e a Toyota produz um 1.2 turbo de quatro cilindros e 116 cv. Contudo, é pouco provável que qualquer uma das duas marcas vá desenvolver uma nova família de motores no próximo ano. Primeiro porque o 1.2 turbo da Toyota foi lançado em 2015. Depois, a BMW trabalha com o conceito de 500 cm³ por cilindro, o que  significa que seu 1.5 tem três cilindros, e não quatro como o site mencionou.

O site também mencionou uma versão híbrida, com o motor 1.5. Contudo, nossa aposta seria o motor 1.8, já usado pelo Prius com um acerto para operar em ciclo Atkinson. Como a Toyota atualmente não produz motores 1.5 turbo, é possível que o motor 1.5 mencionado pelo Clicccar seja o 1.5 B38 de três cilindros (e não quatro como citado) e 136 cv da BMW, que atualmente equipa o Mini e outros modelos de tração dianteira do grupo.

 

CNH mudará a partir de janeiro

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As carteiras de motoristas emitidas a partir de 2 de janeiro de 2017 serão impressas de acordo com um novo padrão de segurança para o documento, que terá novos elementos para coibir as falsificações. A substituição pelo novo modelo será feita gradualmente, à medida em que os motoristas renovarem seus documentos.

A Carteira Nacional de Habilitação continuará impressa em alto relevo, como as cédulas de Real, porém terá uma tarja preta acima do nome, em vez do atual verde. A impressão usará elementos gráficos que só poderão ser vistos sob luz ultravioleta (luz negra) e além dos números de RG e CPF do condutor, a CNH também terá o número do Registro Nacional de Condutores Habilitados e um código de verificação, que será usado para confirmar a autenticidade por meio de um aplicativo.

 

Volkswagen está se recusando a recomprar modelos TDI depenados por seus proprietários

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Quem acompanha o Zero a 300 diariamente certamente sabe que alguns proprietários dos modelos TDI da Volkswagen envolvidos no programa de recompra da marca, iniciado após o escândalo dieselgate, estavam retirando peças de valor dos seus carros antes de revendê-los para a marca. Aparentemente esta prática nada ética era possibilitada por uma brecha nas regras da recompra dos carros.

Porém depois que os casos se tornaram públicos a Volkswagen está se recusando a recomprar modelos desmanchados. Segundo as regras do programa de recompra, os carros precisam estar operacionais, o que significa que eles precisam chegar às autorizadas por seus próprios meios. Isso deu margem para que alguns proprietários removessem componentes valiosos para revendê-los separadamente.

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Entre eles, estava um vendedor de carros de Cincinatti chamado Joe Mayer. Segundo o Jalopnik, ele removeu absolutamente tudo o que não era necessário para que seu Golf TDI continuasse funcionando e divulgou a imagem na internet. A Volkswagen entrou em contato com ele e adiou o agendamento da entrega do carro, dizendo que “desmanchar o carro não faz parte do espírito do programa”. Mayer ainda disse ao Jalopnik que a Volkswagen não marcou uma nova data para a recompra do carro. Ele acha que a Volkswagen está simplesmente tentando ganhar tempo para não precisar recomprar seu carro.