de um bom tempo para ca tenho me dedicado a brincar com carrinhos diferentes e mais novos que os de sempre e no minimo divertido verificar que depois ter construido um estereotipo em sua volta voce passa a te lo como sua identidade entao eu sou o alexandre v8 e boa acabou alguem por favor me mande um alfa montreal ou um fiat ottovu para o estereotipo ser completamente verdadeiro por favor ah sim se for um maserati 3200 gt ou um ferrari 308 velho serve tambem ha uns anos comprei um marea 2 4 so porque apareceu estava em excelente estado e o motor estava quebrado no fim acabou saindo pelo real preço de mercado mas alem disso ser um detalhe eu estava saindo da bagunça com um carro muito bom 80 000 km rodados e um motor zerado novinho em folha e era o carro preferido de um amigao meu gente super fina meu apelido tem relaçao direta com meus textos sobre opaloitos dodges modificaçoes mecanicas e dicas de como fazer algumas modificaçoes nos carros — tipo como modificar o sistema de lubrifaçao de um motor dodge 318 para que ele nao destrua as bronzinas se voce achar que deve gira lo a 6 500 rpm mas isso nao significa que eu virei a casaca nada disso fazer piada com marea e normal dado que o carro tem uma manutençao mais complexa que a maioria dos seus semelhantes contemporaneos mas na boa quem acha que e mais facil simples ou barato tirar um v8 de um dodge dart modifica lo e depois remontar tudo no lugar que trocar uma correia dentada do marea 2 4 por exemplo precisa urgentemente rever seus conceitos claro se eu descobri como modificar e porque eu ralei muita bronzina em dodge mudei muita relaçao de cambio e diferencial instalei muito blocante troquei muito carburador e por ai vai com qualquer carro e assim os volkswagen refrigerados a ar sao outro excelente exemplo de que nada e tao simples ou facil quanto parece e que se voce quer mesmo dominar ser bom em alguma coisa a unica chance e a dedicaçao extrema e a pesquisa infinita no caso dos tao queridos dodge tudo começou com a falta de opçao foi ele que caiu na rede e se caiu na rede e peixe entao vamos com ele mesmo a sorte ajudou bastante e foram tempos divertidos algum dia eu escrevo uma cronica dos meus tempos de jogos de dardos opa desculpem digo dart games mas isso e para outro post o que vale e mostrar um novo passatempo que e incrivelmente facil divertido possivel e financeiramente acessivel a muitos que da mesma forma que eu querem se divertir com carrinhos voltando ao inicio do texto ja escrevi no auto entusiastas a respeito de como comprei meu primeiro alfa — um 156 azul quebrado e desbielado — depois o 145 qv vermelho igualmente quebrado o 155 elegance cinza titanio e por fim um outro 155 so que um super vermelho e claro ainda teve o bravo mk1 duas portas mas e ai qual o mote qual o pulo do gato esses carros nem sao tao valorizados assim ainda que imensamente estimados por alguns entusiastas a ponto de serem comprados e carinhosamente mantidos em ordem de marcha o que me seduziu tanto nesses carros entao quando eu peguei o marea uma coisa que sempre me deixou muito curioso e o funcionamento do motor eu tenho uma fixaçao enorme em compensaçao de massas balanceamento de motores nao existem desculpas atualmente para se ter um motor aspero e vibrador todos os modelos matematicos e demais truques inerentes a balanceamento sao de dominio publico nao tem como alguem alegar que nao sabe fazer qualquer pateta que queira vai saber tudo disso ate eu por exemplo o que pega sao muitas vezes as soluçoes de engenharia para os desafios entao eu começo a analisar como cada motor individualmente teve os problemas abordados e resolvidos motores com cinco cilindros sao raros na historia antiga do automobilismo quando a mercedes e a volkswagen começaram a oferecer eles em caminhoes e carros de passeio o mote e que eles eram potentes como um seis em linha e economicos como um quatro cilindros imediatamente o troco veio na forma de uma critica amarga na verdade eles bebiam tanto quanto um seis e andavam tanto quanto um quatro as duas versoes eram erradas nao podemos simplesmente nivelar por baixo as soluçoes para resolver a dinamica dos motores tem que ser levada em conta desde fazer algo como um motor ap sem nenhum mecanismo adicional e deixar os coxins se virarem para amortecer a vibraçao — e o motorista que viva com o resto — ate usar um eixo contrarotante antagonico ao virabrequim tudo e possivel no caso do marea a fiat adotou a ultima soluçao e com um otimo resultado o que isso demonstra cuidado zelo e atençao no projeto o motor e evoluçao direta dos twin cam o eterno modo de fazer motor que a fiat adota desde de muito tempo motores de quatro cilindros em linha com dois comandos no cabeçote acionando valvulas em fluxo cruzado simples limpo eficaz e eficiente considerando as demais opçoes nao pode mesmo ficar muito melhor que isso alias se formos pensar em como sao feitos muitos motores de competiçao extremamente potentes e confiaveis esta receita nos lembra motores como os offenhauser e seus diversos clones e desenvolvimentos os motores alfa e por ai vamos vale comentar de forma ilustrativa que mesmo dentro da linha de motores fiat twin cam temos pelo menos quatro modelos distintos que nao se misturam os antigos dos anos 60 e 70 os menores como os do palio 1 6 16v os do tempra nas versoes 8v e 16v e finalmente os vfd dos marea e bravas e ai voltamos aos alfa os tradicionais motores quatro cilindros dohc deles nao tem nenhuma peça intercambiavel com os fiat twin cam em nenhuma das encarnaçoes mas em termos de soluçao e projeto eles tem muito a ver entre si um lance legal e importante que tem a ver com o que eu escrevi la no inicio e a tradiçao e a resistencia as mudanças se o cara ama v8 nao abre os olhos para nada diferente disso se ama seis em linha so quer saber deles e legal se voce se dedica exclusivamente a uma unica coisa a sua chance de ser realmente bom naquilo aumenta muito mas tambem voce deixa de conhecer muitas outras coisas que no minimo podem ser igualmente legais um fato importantissimo na minha formaçao profissional e eu ja comentei isso detalhadamente foi o tempo que passei trabalhando no auto posto retificadora eu fazia serviço de retifica de motor e usinava tudo la com eles como me deram liberdade de passar para o lado de dentro do balcao ferrou tudo em pouco tempo nao me bastava pedir para usinar uma peça eu tinha que ir junto com a peça verificar todo o processo entender como cada coisa era feita ver o que era definitivamente correto e o que podia ser melhorado assim no dia que fui remontar o querido 383 do meu dart 78 descobri medindo o virabrequim junto com o retificador que ele tinha sido retificado previamente fora de centro — estava quase 0 005 polegada fora como estava ainda dentro da medida 030 pudemos retificar ele a 040 e salvamos o eixo o motor vibrava bem pouco mas deveria vibrar nada so achamos na hora de cortar na semana passada fui ate la tratar de um chevy 292 seis em linha que estou fazendo de forma livre — nao sei nem onde instalar esse motor mas quero fazer para conhecer melhor e aprender algumas coisas as preciosas liçoes de tantos anos atras voltaram rapidamente ao medirmos o eixo que estava 020 no mancal fixo verificamos que apesar de bom de medida estava pouca coisa fora de centro — algo como 0 004 mm cortamos ele a 030 e ficou zerado liçao e que nunca se tira centro de eixo apenas pela superficie a ser retificada sempre se confere nas pontas do mesmo depois de pelo menos uma polida basica com uma tira de lixa destinada a esta finalidade mas voltando de novo ao alfa muitos dizem que o 75 e o ultimo alfa real com traçao traseira e motor alfa discutir a competencia e qualidade dos motores elaborados pelo signore giuseppe busso e algo inutil o cara era um genio e nos brindou com motores espetaculares impossivel querer ignorar ou jogar a obra do mestre em uma vala comum e dizer que e motor velho e ultrapassado mas todo projeto tem um limite voce pode detestar as correias sincronizadoras modernas de borracha mas elas sao muito mais flexiveis e permitem motores menores mais baratos e mais leves e a instalaçao de componentes como variadores de fase de comandos de valvulas tem menor complexidade — algo que faz uma enorme diferença em motores em geral quando lançaram o alfa romeo 155 em 1992 o carro era claramente um fiat plataforma tipo 3 como o tempra europeu traçao dianteira e ainda que visualmente lembrasse o 75 era outro animal muito diferente ja era um produto da alfa sob o comando da fiat e isso fez muita diferença — para o bem e par ao mal [youtube id= n1gwec10v u width= 620 height= 350 ] omotor ainda era o twin spark da alfa mas o carro era outro depois junto com o carro normal foi disponibilizado a versao q4 esse do video acima que era turbocomprimida e usava o mesmo conjunto mecanico do lancia delta integrale que tem um motor muito semelhante ao do tempra turbo heresia completa em 1995 com a chegada da nova carroceria mais larga vieram os motores 16v twin spark estes motores nao eram alfa mesmo eram o fiat vfd identico aos usados nos nossos marea e brava hgt com mais curso e com um cabeçote exclusivo para os alfa sim ele tinha duas velas por cilindro mas nao a real e verdadeira dupla alumagem onde as duas velas de igniçao sao acionadas ao mesmo tempo para criar duas frentes distintas de chama e fazer a mistura inflamar mais rapidamente sem dar tempo de ocorrer detonaçao com isso seria possivel usar taxa de compressao maior mistura mais pobre e menos problemas ocorreriam so que como os tempos sao outros e junto com estes cabeçotes vieram comandos bem mais agressivos que os dos carros fiat a dupla alumagem agora funcionava apenas como uma forma de gerar uma diminuiçao na emissao de poluentes por eventual efeito colateral do maior tempo de duraçao dos comandos novos facil de resolver ao abrir a tampa das bobinas basta voce trocar os cabos em vez de usar dois cabos longos e dois curtos ponha dois cabos curtos de modo que o que sai para a frente desça e seja ligado a vela ao lado da bobina daquele cilindro assim as duas vao atirar sempre juntas e uma eventual falha de igniçao nao vai mais ocorrer conhecendo bem motores fiat foi super legal começar a mexer nos twin spark 16v porque muito do que eu achava passivel de melhora nos mais antigos nestes estava ok tem pontos fracos como por exemplo o sistema de rolamentos que apoiam as arvores balanceadoras que nao vao muito alem de 100 000 quilometros — os rolamentos sao pequenos estragam e as arvores roçam nas buchas centrais que acaba acarretando perda de pressao de oleo e posterior quebra do motor o motor do meu 156 morreu disso por isso se voce pretende comprar um alfa com motor 2 0 16v e ele ja esta proximo ou alem dos 100 000 km nao se entusiasme tire o motor troque os rolamentos e as bronzinas todas nao precisa retificar um bom polimento apos a conferencia das medidas para se certificar que elas ainda estao dentro da tolerancia e boa vamos nessa assim o cuore vai sempre ficar como novo bom mas e ai como largar do v8 com traçao traseira torcudissimo e ficar andando de carrinho europeu com traçao dianteira e motor transversal simples apesar de diversos motes e argumentos entrarem na resposta primeiro carro antigo com motor grande nao existe mais a disposiçao — ainda mais a preço de banana segundo ainda que seja torcudo empurre e tal o resto do comportamento dinamico fica muito abaixo do padrao minimo de hoje ou seja se voce e um velho troglodita que achou o maximo andar a vida toda trepado no veoitao por que la atras era o bicho hoje nao e mais voce se mata com ele para fazer algo que hoje com qualquer carrinho mequetrefe voce faz mais rapido ok nao em linha reta mas no resto todo — frenagem estabilidade em curvas comprtamento menos sensivel a piso ruim por ai vai voce acaba se divertindo muito mais com um carro moderno por este simples motivo e se o carro moderno tiver sido criado com isso em mente e juntar a fome com a vontade de comer aqui vale uma nota bem explicativa e bem explicita nao e achar que o 155 super que voce acabou de pegar vai dar ralo em qualquer corolla ou civic zero km 2 0 nao e isso ele pode sim andar tao bem quanto ser tao rapido ou veloz quanto o negocio aqui e a emoçao prazer de dirigir esportivamente com um comportamento dinamico nao anestesiado sem assistencia eletronica alguma alem do abs e da supreendente direçao hidraulica ultra rapida nao tem nada a ver com o moderno e como se todo o veneno toda a agressividade dos antigos estivesse presente ate mesmo em um detalhe simples como ter um cabo de acelerador mecanico mas tem umas coisas que a gente nao esquece nem consegue passar sem quem ja modificou motor trocou comando pos mais taxa carburaçao e escape mais livre sabe muito bem o quao precioso e motivador e a lenta ruim embaralhada a falta de torque em baixa e o ganho brutal de potencia e rotaçao nos motores preparados a delicia que e ter um motor girador livre solto mesmo que tenha que ceder ago em baixas rotaçoes mas e se nao tivesse mais lembra das emissoes lembra do variador de fase lembra do compromisso de fazer algo ardido mas que ao mesmo tempo se sujeita e cumpre as normas que todos os demais motores devem seguir pois e isso existe quando eu citei o zelo o bom trabalho o projeto cuidadoso isso tudo estava incluido tem tudo a ver com o prazer com a esportividade com o carro que te convida a dar uma longa esticada nas marchas que te desafia a por a agulha do conta giros no final da escala que quanto mais gira mais forte e gostoso fica nao e o motor alfa do sr busso mas tem o mesmo espirito a mesma alma [youtube id= ivfytfqgjeu width= 620 height= 350 ] ai tem aquela outra coisa que entusiasta gosta a saida para catar peças legais modificar o carro trocar uma relaçao que voce acha que pode ser melhor que o pacote que o fabricante ofereceu ai quando voce ve que muito dos alfa menores tem tudo a ver com o marea e o brava e que tem muita peça que te ajuda voce sorri engrenagens valvulas peças gerais do motor ate os braços arrastados do marea que te dao mais um centimetro de bitola por lado do carro sem ter que usar espaçador nas rodas se voce for um velho que la na juventude vivia catando pedaços para remendar um carro antigo vai redescobrir esta satisfaçao no carrinho moderno tudo o que se curtia antes ainda pode ser curtido agora so que mais simples e facil e entao imediatamente na minha cabeça se formam ideias novas a vontade de catar um outro 155 de pensar em por um v6 busso nele a vontade de catar um jogo de calços de motor e um cambio de marea turbo um motor 2 4 de tirar os comandos do 2 4 e mandar copiar neles os mesmos perfis dos twin spark de colocar no 2 4 o coletor antigo dos 2 o que era fixo e feito de aluminio e nao de plastico com dutos variaveis com um acerto de injeçao proximo dos que foram elaborados para os twin spark 2 0 — com a localizaçao do motor como no marea turbo nem vai ser ruim de trocar correia dentada e depois pegar esse frankenstein e por em um alfa 145 ai tudo o que valia antes continua a valer agora a vida continua muito boa a bagunça e a diversao nao acabaram e o que e melhor se ja e dificil andar de veoitao por todos os motivos tecnicos conhecidos bem como pela intolerancia politicamente correta que nao torna mais socialmente aceitavel andar com um carro velho barulhento irresponsavelmente forte e poderoso voce ao menos pode continuar satisfazendo o seu desejo com algo muito mais simples e facil e sem dar bandeira
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