tivemos tanto contato com o mclaren senna quanto voces zero o que sabemos sobre ele e o que a mclaren diz e o que vemos nas fotos e videos o que vemos e um carro completamente diferente do que normalmente se espera de um hiperesportivo que ate pode rodar nas ruas mas foi feito para track days um segmento que cresceu bastante no ultimos anos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] conseguimos ate imaginar o motivo estamos vivendo em uma era empolgante para a engenharia automotiva especialmente para quem nao tem medo de inovaçoes ou aversao por elas os motores turbinados e hibridos ou mesmo os puramente eletricos ainda sequer tiveram sua total capacidade explorada pelo mercado e de qualquer forma ainda custam muito caro para serem considerados acessiveis pelas massas novos materiais mais leves e resistentes ou mesmo a fibra de carbono que ja nao e novidade ha um bom tempo tambem sao mais caros e ainda se fazem mais presentes em supercarros modelos de luxo ou versoes esportivas mais caras de carros relativamente comuns entao para chegar ao limite do que os avanços tecnologicos dos automoveis tem para oferecer e natural que o caminho seja criar um supercarro de produçao limitada que sendo praticamente uma automovel de competiçao emplacado nao precisa se preocupar com praticidade espaço interno consumo de combustivel ou custos de desenvolvimento e fabricaçao [youtube id= ayrwbmtv7ho width= 620 height= 350 ] nao bastasse serem uma chance que as fabricantes tem de mostrar do que sao capazes quando nao ha limites os track day specials tem demanda fortissima o que levou a mclaren a criar algo realmente extremo quando fez o senna a mclaren foi tao fundo nesta ideia que ate mesmo a estetica foi deixada de lado para garantir o desempenho do hiperesportivo alem de aplicar a ultima palavra em estrutura eletronica e powertrain o mclaren senna abandona qualquer preocupaçao com as proporçoes do carro para garantir a aerodinamica mais eficiente possivel em alta velocidade na pista e por isso que o mclaren senna tem um motor v8 biturbo de quatro litros capaz de entregar 800 cv a 7 250 rpm e 81 5 mkgf de torque a 3 000 rpm e cambio de dupla embreagem e sete marchas com traçao traseira; estrutura monocoque de fibra de carbono; e uma carroceria com bico longo demais balanço traseiro curto demais e elementos aerodinamicos quase comico em seu tamanho ou formato o conjunto mecanico e a estrutura vem do 720s o mais avançado supercarro da mclaren atualmente lembrando que o mclaren p1 foi lançado em 2013 e la se vao cinco anos claro que tudo foi largamente modificado e melhorado ate porque o 720s ainda precisa ser um supercarro bonito e digamos normal do ponto de vista estetico o mclaren senna transcende este conceito levando o conceito de forma sobre funçao a um novo nivel como dissemos nao tivemos contato com o mclaren senna ate porque todos os 500 exemplares que serao fabricados em 2018 ja estao vendidos e a imprensa internacional que coincidentemente ou nao começou ontem a publicar suas avaliaçoes pode conduzir um prototipo de pre produçao entao vamos ao que interessa o que eles acharam um bom indicativo do tipo de carro que o mclaren senna e todos os 500 carros vendidos ao publico estao homologados para uma competiçao monomarca exclusiva mais um todos os jornalistas que participaram dos testes tiveram de usar macacao de corrida capacete hans e um radio para comunicar se com a equipe como em um carro de competiçao na verdade praticidade fica em segundo plano o que importa e deixar o piloto na posiçao mais perfeita possivel para guiar e estamos falando de um carro capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 8 segundos de zero a 200 km/h em 6 8 segundos de zero a 270 km/h em 17 5 segundos velocidade maxima 340 km/h um comentario recorrente a respeito do senna contudo e que os numeros nao sao o ponto principal como diz a evo magazine de forma certeira estamos no modo race com o esp desligado mas com o sofisticado sistema de aumento de traçao parcialmente ligado e o painel de instrumentos recolheu se para causar o minimo de distraçao clico a alavanca para a primeira marcha com aquela açao suave e calculada da aleta direita e pincelo o pedal do acelerador para tentar nos afastar suavemente dos boxes de silverstone a ideia por tras do mclaren senna e que ele e voce fica totalmente focado na experiencia de conduçao e ele e bem sucedido nisto porque de fato nao ha muito o que ver dentro dele e mais do que isto nao ha tempo para olhar em volta nem para admirar o cenario quando piso fundo no acelerador em terceira marcha ele suga a superficie da estrada a nossa frente e a vila de silverstone acena imediatamente e um carro feito para andar rapido e ponto final como o tempo para os testes foi curto a maioria dos veiculos so testou o senna no modo race ate porque de qualquer forma ele foi feito para andar assim o modo race tambem deixa o carro 3 cm mais baixo na dianteira e 2 3 cm mais baixo na dianteira como nos demais mclaren as rodas em um mesmo eixo sao interligadas por um sistema hidraulico que atua como substituto das barras estabilizadoras mas no senna esse sistema tambem interliga o eixo dianteiro ao traseiro para alterar a altura de rodagem ao deixar a dianteira mais baixa que a traseira o senna consegue gerar 50% mais downforce em alta velocidade sim voce entendeu certo o mclaren senna ajusta a altura da suspensao para ganhar downforce e ai que voce começa a entender que tudo nele e interconectado o pessal da road and track colocou um piloto da formula indy jr hildebrand ao volante e o homem ficou impressionado com o nivel de downforce que o senna entrega normalmente quando voce aplica o trail braking em uma curva de alta em um carro com bastante downforce voce sabe que corre o risco de ficar cada vez mais instavel quanto mais fundo voce tenta ir enquanto voce freia nao apenas o peso do carro e transferido para a frente mas o equilibrio aerodinamico tambem porque o carro muda de angulo carros de downforce elevada sao especialmente sensiveis a este efeito e normalmente requerem bastante atençao nas transiçoes entre as curvas se voce for fundo demais controlar a instabilidade tambem e algo extremamente delicado porque voce nao esta so cuidando dos pneus que so podem lidar com um certo angulo maximo de deriva mas tambem com a aderencia do carro como um aparato aerodinamico que nao gosta nem um pouco de guinadas estas sao os principios basicos de um carro com ajustes de suspensao e distribuiçao de dowforce fixos voltei para a pista com a intençao de testar o carro nestas condiçoes e outras expectativas mas descobri que a estabilidade e a aderencia ainda estavam bem alem dos limites normais de repente surgiu um novo nivel de desempenho para perseguir trocando em miudos os componentes aerodinamicos ativos os controles eletronicos quando ligados e a suspensao trabalham de forma interligada para garantir que o mclaren senna tenha as melhores condiçoes de aerodinamica rigidez da suspensao e controles eletronicos a todo momento em toda situaçao de modo a aproveitar da melhor forma possivel toda potencia e torque uma consequencia direta disto e um carro que inspira confiança pois apesar de extremamente rapido ele tambem e muito equilibrado e estavel ainda de acordo com a road and track o carro e cru porem com refinamento e aderencia suficientes para inspirar uma confiança excepcional voce tem todo o feedback visceral que espera de uma maquina criada com performance maxima em mente a comunicatividade do volante a sensaçao de aderencia na traseira pelo banco o som intenso e a vibraçao do giro subindo nas suas costas tudo isto enquanto percebe os limites do carro para leva lo alem deles em uma ou duas voltas eu ja estava pilotando o senna de uma forma mais proxima do que faria em um monoposto da formula indy do que no 720s ele pedia para ser guiado de forma extrema o pessoal da motor1 britanica teve a mesma sensaçao nunca experimentei esse nivel de aderencia em um carro a capacidade pura e simples de destruir uma curva de forma tao direta que e preciso olhar para o velocimetro para perceber o que acabei de fazer essa sensaçao essa admiraçao pelos limites altissimos de uma maquina como esta e uma recompensa por si so mas para mim parte do que faz do senna um mclaren de verdade e a experiencia tao envolvente e tao divertida tudo menos esteril este supercarro fala com voce enquanto voce o pilota oferecendo feedback e feeling pelo assoalho pelos bancos e pelo volante mesmo preso pelos equipamentos de corrida nunca pensei que usaria um adjetivo como versatil em um carro asa de um milhao de dolares nota na verdade sao us$ 750 000 ou cerca de r$ 2 7 milhoes mas o senna e muito mais acessivel do que eu esperava e um carro que eu provavelmente iria gostar de dirigir na estrada acho mesmo ele tendo sido feito para o circuito isto nos leva a crer que o mclaren senna e um dos melhores exemplos atuais de como pode ser um superesportivo feito sem quaisquer restriçoes nao estamos falando de potencia aqui seus 800 cv sao bem 800 cv mas ha outros superesportivos ainda mais potentes e superlativos na cavalaria que foram feitos cinco seis anos atras e o curso natural das coisas na verdade mas estamos falando de algo ainda mais impressionante porque o mclaren senna investe em outras frentes para mostrar como e um supercarro que nao faz concessoes e novamente nao tem medo de inovar pelo jeito deu certo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora uma observaçao importante e que deve ser levada em consideraçao o carro testado chamado pela mclaren de validation prototype 736 e um trabalho em curso o carro produzido em serie podera ou nao ser entregue com diversas modificaçoes de software e hardware como colocou o motor1 isto quer dizer que ele podera entregar uma experiencia diferente quando for testado novamente pela imprensa daqui a alguns meses ou seja ele pode ficar ainda melhor
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