o segmento dos sedas medios nao e exatamente o mais descolado embora isto nao seja regra um seda medio geralmente e visto pelos entusiastas como um carro sensato pratico e talvez ate generico um carro perfeito para um pai de familia que quer um carro pratico e razoavelmente potente para o dia a dia mas nao abre mao de um bom porta malas e de um rodar confortavel para longas viagens beleza e importante mas nao fundamental e a esportividade quando presente costuma se manifestar atraves de alguma versao especial de visual mais agressivo e raramente mais do que isto ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] uma exceçao a esta regra e o honda civic si que marcou epoca por aqui na oitava geraçao do seda em 2007 fabricado no brasil e considerado um dos melhores esportivos nacionais ja feitos ele tinha no motor k20 seu maior trunfo o quatro cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote comando variavel i vtec e 192 cv era capaz de leva lo de zero a 100 km/h em 7 9 segundos e ainda tinha tem na verdade imenso potencial de preparaçao mas nem todo seda medio vendido no brasil teve uma carta na manga de alto nivel como o civic para melhorar sua imagem aos olhos dos entusiastas o pobre nissan sentra por exemplo ele começou a ser importado para o brasil em sua quinta geraçao em 2004 e a sexta geraçao foi lançada por aqui em 2007 nenhuma das duas conseguiu chegar a liderança do mercado embora especialmente na sexta geraçao fosse um carro competente bem acabado e bem equipado enfim um bom seda medio um dos motivos o estigma de carro de tiozao que foi agravado por uma propaganda na tv que brincava justamente com esta imagem voce deve lembrar https //www youtube com/watch v=gz3k6h04te8 a geraçao atual tambem nao vende muito em 2018 ela emplacou apenas 4 423 unidades ao longo do ano inteiro ficando na quarta posiçao em seu segmento o toyota corolla lider do segmento teve 59 065 exemplares vendidos no ano passado o honda civic foi o segundo colocado com 25 945 unidades e o chevrolet cruze com 19 831 unidades foi o terceiro sera que poderia ter sido diferente talvez se a nissan tivesse se dado o trabalho de colocar no mercado brasileiro um rival para o civic si e uma suposiçao claro mas este carro existiu la fora o nissan sentra se r que foi fabricado entre 2001 e 2011 a quinta geraçao do nissan sentra estreou em 2000 trazendo um projeto mais refinado e um aumento de dimensoes em relaçao ao modelo antigo nos eua na europa e no japao ele deixou de ser um subcompacto e passou a ser um compacto no brasil ele ja era considerado um seda medio por aqui ele era oferecido com um quatro cilindros de 1 8 litro com comando duplo no cabeçote quatro valvulas por cilindro e 115 cv com 15 8 mkgf de torque e cambio automatico de quatro marchas no fim de 2001 para o ano modelo 2002 a nissan decidiu dar um pouco mais de pimenta ao sentra de quinta geraçao e lançou o sentra se r spec v no lugar do motor 1 8 um quatro cilindros de 2 5 litros 2 488 cm³ chamado qr25de originalmente utilizado na nissan frontier e no nissan altima da epoca com um aumento na taxa de compressao de 9 5 1 para 10 5 1 ele entregava 177 cv a 6 000 rpm e 24 9 mkgf de torque a 4 000 rpm no altima e na frontier eram 154 cv e 24 1 mkgf de torque o motor era acoplado a uma caixa manual de seis marchas que levava a força do motor para as rodas dianteiras atraves de um diferencial autoblocante spec v era uma referencia ao nissan skyline gt r e o desenho do para choque dianteiro era de fato inspirado pelo iconico cupe esportivo havia saias laterais maiores farois com mascara negra e um spoiler traseiro funcional e tambem foram executadas modificaçoes na suspensao molas e amortecedores mais firmes buchas de poliuretano e uma strut brace entre as torres dianteiras as rodas eram de 17 polegadas com pneus de perfil baixo e eram oferecidos como opcionais freios abs nas quatro rodas e pinças brembo de quatro pistoes o interior trazia bancos que tambem eram inspirados pelo skyline gt r e um volante revestido em couro com aro mais grosso garantindo uma pegada mais esportiva capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 1 segundos o primeiro sentra se r spec v tinha desempenho mais do que decente para um seda medio esportivo mas ele nao pode ser encontrado no brasil ao contrario da segunda geraçao lançada em 2007 o segundo sentra se r spec v mantinha o motor de 2 5 litros qr25de porem com diversas modificaçoes um novo coletor de admissao comando de valvulas de perfim mais agressivo pistoes com um revestimento especial para produzir menos atrito e uma reprogramaçao eletronica com isto o quatro cilindros passou a entregar 203 cv a 6 600 rpm com os mesmos 24 9 mkgf de torque porem agora a 5 200 rpm novamente o cambio era manual de seis marchas opcionalmente ligado a um diferencial de deslizamento limitado era o bastante para que o sentra se r fosse de zero a 100 km/h em 6 7 segundos de acordo com a fabricante as modificaçoes no sistema de suspensao e nos freios eram semelhantes as vistas na geraçao anterior porem com a adiçao de uma barra de amarraçao em v v brace no porta malas ja o interior trazia detalhes mais agressivos como cintos de segurança vermelhos bancos com apoio mais generoso costuras vermelhas no volante revestido em couro aquela altura a nissan do brasil ja havia percebido o sucesso do honda civic si e chegou a preparar seu lançamento em nossas terras previsto para algum momento entre 2008 e 2009 foram importados dois exemplares um carro preto e um carro vermelho para promoçao do modelo em eventos e tambem para testes por parte da imprensa de acordo com as impressoes publicadas na epoca a suspensao era sensivelmente mais dura que no sentra comum e fazia bem o seu papel nas curvas graças a barras estabilizadora na traseira no entanto dizia se tambem que o sentra se r tinha rodagem mais confortavel que o civic si e que com isto o honda demonstrava dinamica mais afiada o caso e que seria uma bela briga mas no fim das contas o sentra se r nao veio o motivo do cancelamento jamais foi esclarecido mas acredita se que por ter motor de 2 5 litros o seda entraria em uma faixa superior do ipi com aliquota mais elevada quase o dobro na verdade sendo 13% para o civic e 25% para o sentra o seda esportivo da ficaria mais caro e economicamente inviavel o que aconteceu com os dois carros de acordo com informaçoes de alguns membros do clube do nissan sentra o carro vermelho sofreu um acidente no sul do brasil e acabou destruido o carro preto que foi tema do nosso quatro achados meio perdidos em 2016 aparentemente tambem ja nao roda mais a referencia mais recente que encontramos do carro foi um topico em outro forum o nissan clube que mostra o carro parado em um patio coberto aparentemente bastante judiado [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 216646 216647 ] o que e realmente uma pena pois desde que o sentra se r spec v deixou de ser fabricado em 2012 a nissan optou por dar ao modelo uma abordagem mais voltada ao conforto e ao luxo deixando de lado qualquer pretensao esportiva
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