voce tem ideia de quanto tempo a industria automobilistica levou para dobrar o recorde de velocidade maxima de um automovel dos 100 km/h para 200 km/h eu respondo cinquenta anos foi em 1900 que o le jamais contente superou pela primeira vez a barreira dos 100 km/h ao atingir 105 km/h evidentemente ele nao era produzido em serie porque em 1900 a propria ideia da produçao seriada era um conceito muito vago quase inexistente depois dele alguns carros de competiçao chegaram aos 200 km/h logo nos anos 1910 mas um carro que pudesse ser dirigido por qualquer motorista habilitado e comprado em qualquer loja so chegaria aos 200 km/h cinquenta anos mais tarde ou quase isso na verdade em 1948 a jaguar lançou o xk120 e no ano seguinte ele chegou aos 200 5 km/h segundo os testes da epoca algumas publicaçoes chegaram aos 214 km/h com o belo jag mas o carro destes testes era um prototipo com o motor modificado sutilmente mais potente foram necessarios 50 anos para ir dos 100 km/h aos 200 km/h o jamais contente tinha um par de motores eletricos que combinados entregavam cerca de 67 cv o jaguar xk120 tinha um seis em linha de 3 4 litros e 162 cv — quase 2 5 vezes a potencia do frances agora que voce sabe quando um carro produzido em serie chegou pela primeira vez aos 200 km/h voce tambem sabe quanto tempo foi preciso para que um automovel dobrasse essa velocidade maxima os 400 km/h foram atingidos somente em 2005 56 anos depois dos 200 km/h quando o bugatti veyron eb 16 4 chegou aos 408 47 km/h e ele precisou de 1 001 cv para isso — 6 2 vezes mais potencia que o xk120 https //youtu be/lo0pgypwe3o desde entao o recorde de velocidade maxima aumentou apenas 38 72 km/h e e apenas mesmo porque o aumento e relativo ao ultimo recorde e nao um numero absoluto impresso na ficha tecnica se o veyron de 2005 chegava aos 408 47 e o koenigsegg agera rs e o atual recordista com 447 19 km/h o aumento de velocidade foi de 9 5% — pouco mais que a tolerancia do radar acima de 100 km/h https //youtu be/kd82xb7t8xo dobrar esta velocidade e algo que dificilmente acontecera nao espere ver um esportivo de 800 km/h em 2060 afinal ja se passaram 16 anos desde a quebra da barreira dos 400 km/h e ainda estamos tentando ultrapassar a marca dos 450 km/h eu sei que a hennessey disse ter feito isso que a ssc tambem disse que fez e que a bugatti ate mostrou um carro a 490 km/h mas ate agora ninguem conseguiu um recorde homologado do jeito certo com padroes e certificaçao independente um aumento de 9 5% foi relativamente facil no passado o jaguar xk120 bateu os 200 5 km/h em 1949 seis anos depois o mercedes 300sl foi aos 242 5 km/h o que representa um salto de 21% em relaçao ao jag seis anos 21% mais rapido dez anos depois o shelby cobra chegou aos 266 km/h com a aerodinamica de um sapo coaxando elevando o recorde em 10% dez anos 10% mais rapido ou seja em 16 anos o recorde de velocidade foi de 200 5 km/h para 266 km/h um salto de 33% se o recorde do veyron tivesse aumentado tanto quanto nessa escalada dos anos 1950 1960 hoje o carro mais rapido do mundo chegaria a 543 26 km/h so que ele nao chega — e dificilmente chegara em nosso tempo de vida porque a velocidade e inimiga dela propria quanto mais rapido um carro vai mais problemas ele enfrenta ha muita coisa lutando contra ele seu peso sua velocidade suas formas o vento o atrito a inercia a gravidade a temperatura a pressao atmosferica tudo joga contra um carro de 400 km/h e um milagre da engenharia na verdade um carro de 150 km/h e um milagre da engenharia meu avo era um cara velho — tinha a idade do bisavo dos meus amigos ele nasceu em 1915 e dirigiu muito pouco — fez a habilitaçao em 1967 aos 52 anos e parou de dirigir apos um acidente em 1989 aos 74 anos foram so 22 anos de volante e estrada e eu afirmo sem medo de errar que ele jamais viajou a 150 km/h seu primeiro carro foi uma kombi 1200 ano 1960 comprada usada em 1968 um carro que sequer chegava aos 100 km/h e viajava em media a 60 km/h seu ultimo carro foi o mais potente deles um passat plus 1984 comprado em 1987 com o motor md 280 a alcool mas com o cambio de quatro marchas o carro chegava aos 150 km/h sim mas meu avo entao com 72 anos sequer tinha impeto para isso acho importante contar essa historia porque a maioria das pessoas jamais sabera o que e dirigir a 200 km/h quanto mais a 400 km/h e e por isso que atual disputa pelos 450 km/h 300 mph 500 km/h deve ser admirada independentemente dos fracassos — e ate mesmo das imprecisoes como as do ssc tuatara e do bugatti chiron ss 300+ cada quilometro por hora obtido acima dos 400 km/h e outro milagre da engenharia e uma curva milimetrica planejada nos retrovisores externos e um misero grau de inclinaçao de um defletor e um trabalho obsessivo de revisao de busca por soluçoes exercicios de criatividade testes praticos e estudos de viabilidade afinal se for possivel mas nao viavel nao acontece veja o bugatti chiron por exemplo quando ele foi lançado em 2016 sim ja faz oito anos a bugatti falava em velocidade maxima hipotetica e nao via problema em admitir que a maior limitaçao do carro estava nos pneus eram eles o ponto critico para a barreira dos 490 km/h ou 500 km/h as fabricantes de pneus sabem como fazer um pneu que suporte 500 km/h o problema e torna lo pratico e viavel como esquecer dos us$ 30 000 cobrados pelo jogo de pneus do veyron ha mais de 10 anos falando no veyron uma boa forma de compreender como e dificil avançar dos 408 km/h para 431 km/h — e dos 431 km/h para alem dos 450 km/h — e comparar as mudanças que a bugatti teve de fazer no veyron eb 16 4 para transforma lo no veyron super sport e no chiron para transforma lo no chiron super sport 300+ veyron vs veyron ss em 2005 o bugatti veyron atingiu 408 km/h e foi o primeiro carro a ultrapassar os 400 km/h algo que chamava atençao na epoca e que ele tinha um modo de conduçao especificamente desenvolvido para atingir a velocidade maxima o modo adotava novos parametros para a suspensao elementos aerodinamicos ativos e claro mapas de gerenciamento do motor para ativa lo era preciso parar o carro e usar uma chave secundaria inserida entre o banco do motorista e a soleira o girar da chave limita o movimento da direçao rebaixa a suspensao ao seu ajuste minimo fecha os flaps do difusor dianteiro que fica sob o carro e recolhe a asa traseira para seu ajuste minimo esse ajuste modifica o efeito aerodinamico no carro para que ele possa rasgar a massa de ar a 408 km/h a asa movel que normalmente e elevada para produzir downforce em conjunto com o spoiler traseiro aqui e reduzida ao seu ajuste minimo para produzir o minimo de arrasto nessa posiçao o spoiler perturba o fluxo aerodinamico causando uma zona de fluxo mais lento quase estatico a sua frente o spoiler cria quase literalmente uma almofada de ar quase estatico e portanto de alta pressao que fica entre a superficie do carro e as camadas de ar superiores que se movem mais rapidamente como o ar sempre procura o caminho mais facil ele vai contornar por cima esta almofada resultando em menos atrito e turbulencia e consequentemente menor arrasto https //youtu be/5bmre7gasdy ja a suspensao mais baixa e o fechamento dos flaps frontais limita os movimentos da carroceria e aumenta a velocidade do ar sob o carro o que resulta em uma zona de baixa pressao reduzindo a sustentaçao como a carroceria do carro produz zonas de alta pressao devido ao impacto contra o ar a diferença de pressao sobre o carro e sob o carro resulta em força vertical descendente a downforce mas isso e o basico da aerodinamica quando a bugatti fez o veyron super sport ela precisou fazer uma serie de mudanças significativas no carro para que ele pudesse ir alem dos 408 km/h e chegar aos 431 km/h para ser 23 km/h mais rapido o motor w16 de oito litros e quatro turbos foi recalibrado para produzir 200 cv a mais chegando a 1 201 cv e sua aerodinamica foi completamente revisada afinal os 200 cv representaram um aumento de 20% na potencia o que significa que o motor produz ainda mais calor e mais calor exige maior capacidade de arrefecimento e isso normalmente envolve captaçao de ar o que por sua vez resulta em arrasto aerodinamico por isso o veyron super sport tem o teto alongado sobre o motor o que ajudou a reduzir a turbulencia na porçao central da carroceria ali no lugar dos scoops do veyron basico a admissao de ar e feita por dois dutos naca que produzem menos arrasto leia a materia abaixo alem disso as tomadas de ar dianteiras ganharam uma aleta para produzir mais downforce e os difusores sob o carro foram modificados tambem usando dutos naca na traseira o spoiler foi modificado para produzir menos arrasto agora nao pense em 23 km/h a mais pense no aumento de velocidade relativo se o carro foi de 408 km/h para 431 km/h a velocidade maxima aumentou 5 6% ou seja foi preciso aumentar a potencia em 20% e modificar extensamente a carroceria e o projeto aerodinamico para um aumento de 5% na velocidade maxima ah e tem um detalhe que quase ninguem percebe mas e muito importante o teste de velocidade maxima foi feito ao meio dia quando a temperatura esta mais alta e o ar e menos denso chiron vs chiron ss 300+ a velocidade maxima do bugatti chiron nunca foi testada oficialmente na epoca de seu lançamento a bugatti divulgou apenas que o modelo e limitado a 420 km/h e que pode ultrapassar os 430 km/h — o que e um tanto subestimado considerando que ele tem um projeto aerodinamico ainda mais avançado que o veyron e seu w16 agora produz 1 500 cv — 299 cv a mais que o veyron super sport o chiron contudo traz muito do projeto aerodinamico do veyron super sport as tomadas de ar com aletas para produçao de downforce os difusores dianteiros e traseiro o motor parcialmente coberto pelo alongamento do teto sao elementos que surgiram no modelo anterior as tomadas de ar para os radiadores e para o motor contudo agora sao mais eficientes aerodinamicamente uma vez que eles usam o fluxo aerodinamico da lateral do carro que e escoado pela traseira entre o difusor traseiro e o conjunto de asa e spoiler ate mesmo a aerodinamica para os freios foi planejada com mais esmero no chiron eles sao arrefecidos parcialmente pelas tomadas de ar inferiores e parcialmente pelos dutos entre os farois e a grade dianteira e seus espelhos tem aletas que atuam como geradores de vortice para otimizar o arrefecimento ao mesmo tempo em que reduzem o arrasto na regiao das caixas de roda uma boa medida da velocidade maxima do chiron — que pelo jeito jamais sera oficialmente revelada — foram as modificaçoes feitas no super sport 300+ para que ele atingisse 490 km/h ainda que extra oficialmente e 440 km/h em sua versao oferecida aos clientes https //youtu be/gmypoit3t4y a mudança mais significativa alem dos 100 cv a mais obtidos pelos turbos maiores e escape otimizado esta no alongamento da traseira o super sport 300+ e um chiron long tail 25 cm mais longo que o chiron basico isso faz com que a area de descolamento da camada limite seja a menor possivel — o que e feito com a ajuda dos demais elementos aerodinamicos da traseira como a nova asa traseira e um novo difusor ambos alargados em 23 mm o que segundo a bugatti ajuda a produzir a downforce estritamente necessaria para manter o carro estavel o difusor dianteiro no modo de velocidade maxima tambem reduz o fluxo de ar direcionado para as caixas de roda que sao um ponto critico na produçao de arrasto aerodinamico tambem por isso eles tem respiros na parte superior o que auxilia ainda na ventilaçao dos freios e na produçao de downforce na dianteira do carro e quando a bugatti fala do cambio do super sport 300+ que temos uma noçao da velocidade maxima do chiron basico o release diz que para atingir 440 km/h a caixa de sete marchas e embreagem dupla emprega uma nova relaçao a setima marcha e 3 6% mais longa que a do chiron o que significa que o chiron nao consegue chegar aos 440 km/h mas e capaz de ir alem dos 430 km/h o que nos leva a crer que ele deve atingir entre 431 e 435 km/h por ultimo a bugatti tambem pensou na reduçao de peso do super sport 300+ o carro usa rodas de liga super leve que pesam 16 kg a menos que o chiron basico o escape tambem foi produzido por um processo de impressao 3d de titanio que pesa 930 gramas em vez de 1 500 gramas como no chiron basico como ficou claro qualquer aumento sutil na velocidade maxima exige um esforço extenso de engenharia em todos os aspectos do carro — dos pneus ao espelho dos discos de freio cada quilometro por hora a mais exige esta revisao completa e novas soluçoes mas tudo ainda encontra as limitaçoes naturais da fisica que nem sempre podem ser contornadas agora a koenigsegg diz que ira tentar atingir os 531 km/h com jesko ainda neste ano e que ja esta procurando um trecho reto que seja longo o suficiente e onde o transito possa ser interrompido pelo jeito eles ja conseguiram superar os desafios tecnicos pois a declaraçao leva a crer que atingir os 531 km/h e apenas uma questao de espaço veremos esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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