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Carros Antigos

Série de despedida é bom negócio como investimento em clássicos?

Não é todo carro que sai de linha com uma série especial para se despedir do público. É preciso ter uma combinação de fatores como tempo de mercado, carisma e qualidades que vão além de sua função como automóvel. Não é à toa que só uns poucos modelos brasileiros mereceram uma série destas. Veja o Escort, por exemplo: foi produzido por 20 anos e saiu à francesa, pela porta dos fundos, sem sequer uma plaqueta de agradecimento. O Chevette também: ficou em produção por mais de 20 anos, mas saiu de linha ofuscado por um Kinder Ovo — para usar um apelido da época. O mais recente caso de carro que se vai, mas deixa uma série de despedida para seus entusiastas é o Volkswagen Gol. Depois de 42 anos de estrada — dos quais 27 foram na liderança do mercado —, ele finalmente sucumbiu à pressão europeia para ser substituído pelo Polo, um produto global e, por isso, mais rentável. Não chega a ser uma Kombi ou um Fusca, mas marcou a vida de muita gente e fez parte da história do Br