a reputaçao da shelby american como preparadora e inquestionavel e totalmente merecida nos anos 60 o texano carroll shelby nao parou um minuto e ao longo de uma decada transformou o pacato roadster britanico ac ace em um canhao com motor v8 americano; fez do mustang um carro de corridas competente e no processo criou o carro de aluguel mais lendario do mundo e pavimentou o caminho para uma das linhagens de muscle cars mais incriveis de todos os tempos; e ainda achou tempo para ajudar a ford a vencer as 24 horas de le mans quatro vezes seguidas entre 1966 e 1969 [gt40 content search= shelby widget= 1 title= shelby no gt40 precisa dizer mais ] se voce e leitor assiduo do flatout provavelmente ja leu todas estas materias dos links mas nunca e ruim relembrar a historia de um dos preparadores mais lendarios de todos os tempos fica mais facil entender o quanto a shelby e quase tudo o que veio dela era incrivel mesmo que fosse um hot hatch aos moldes do golf gti com traçao dianteira e tudo alias especialmente se fosse um hot hatch aos moldes do golf gti com traçao dianteira e tudo e a gente sequer mencionou que em 1959 carroll shelby foi um dos pilotos que conduziram o aston martin dbr1 a vitoria em le mans sendo assim quando carroll shelby decidiu que sua companhia estava pronta para lançar seu primeiro carro projetado totalmente in house ele fez direito nao hm nao e a questao era justamente esta o series 1 foi o primeiro carro projetado do zero pela shelby e como carro nao devia ser tao ruim de verdade conceitualmente era bem interessante no entanto a inexperiencia com o processo de criar um carro do zero de uma folha em branco acabou cobrando seu preço alem do fato de a saude de carroll shelby entao com quase 80 anos de idade estar se deteriorando shelby parou de pilotar no fim dos anos 50 por conta problemas cardiacos que o acompanharam por toda a vida o series 1 começou a ser projetado em 1994 e estava pronto para começar a ser fabricado ja em 1998 se voce reparou certa semelhança com as feiçoes do cobra especialmente na dianteira e claro que nao e por acaso shelby ate poderia ter chamado o roadster de new cobra ou algo assim mas felizmente nao foi o que aconteceu ele preferiu deixar que apenas o visual do carro lembrasse o classico e por isso fez questao de batizar o carro como series 1 era um produto novo afinal de contas ha quem diga que o series 1 ja começou a dar errado quando a shelby decidiu utilizar componentes da general motors em sua construçao em vez de peças de origem ford como ja era tradiçao nao iriamos tao longe mas de fato talvez usar as entranhas do mustang dos anos 90 fizesse mais sentido no entanto a rixa entre gm e ford e so um detalhe nesta historia o shelby series 1 tinha cara de kit car e inegavel gaps irregulares na carroceria curvas em excesso recortes fora do lugar silhueta que parece uma mistura de corvette e dodge viper e dianteira com um que de jaguar d type e parece o d type as rodas pareciam meio enfiadas demais nos arcos dos para lamas o que acentuava a impressao de um produto amador o que sequer era verdade a real e que a estrutura e os metodos de construçao do series 1 eram bem avançados o chassi usava uma armaçao do tipo favo de mel de aluminio extrudado colada ao assoalho em chapas de aluminio ja a carroceria usava paineis laminados de fibra de carbono e fibra de vidro contribuindo para a rigidez e para a leveza sem elevar tanto assim os custos de produçao a suspensao usava um arranjo de braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira exceto que os amortecedores eram montados inboard e eram atuados por braços articulados [youtube id= kvkuj9nqgoa width= 620 height= 350 ] naquela epoca shelby tinha uma relaçao muito boa com a oldsmobile extinta divisao da gm que ficava posicionada logo abaixo da cadillac em termos de valor e que tambem funcionava como o laboratorio de motores da general motors isto ajuda a explicar a escolha por componentes gm começando por um motor de 370 cv inspirado em um projeto da oldsmobile para a formula indy por esta mesma razao muitos outros componentes do series 1 vinham das prateleiras da general motors boa parte do acabamento interno era pontiac incluindo o quadro de instrumentos e o sistema de ar condicionado o radio com toca fitas e cd player era buick e peças como as saidas de ar e maçanetas vinham dos carros da chevrolet repare nos pedais e no volante deslocados para a esquerda em relaçao ao banco possivelmente porque com o bloco do motor e os coletores de escape nao sobrou muito espaço para a coluna de direçao o pessoal da revista car and driver americana que acompanhou o desenvolvimento do shelby series 1 de perto garantiu na epoca que o series 1 era mais bonito ao vivo do que nas fotos tanto que pouco depois do salao de los angeles de 1998 onde foi apresentado o roadster recebeu mais de 200 encomendas mediante um deposito de de us$ 25 000 dolares o equivalente a cerca de us$ 37 000 em valores corrigidos o valor total do carro na epoca foi anunciado em us$ 99 975 pouco mais de us$ 150 000 hoje em dia e foi ai que os problemas começaram a shelby nao previa que lançar um carro novo no mercado fosse tao dificil os modelos anteriores eram versoes modificadas de outros carros e nao precisavam passar por todos os testes de homologaçao exigidos pelo governo e pelos orgaos de transito [youtube id= jsjsfuhquga width= 620 height= 350 ] tal burocracia acabou atrasando a entrega dos primeiros automoveis mas se fosse so isto tudo bem a shelby tambem repassou os custos adicionais do processo de homologaçao para os clientes incluindo a adoçao de um motor v8 menos potente de 324 cv pois os niveis permitidos para emissoes de poluentes ficaram mais restritos no meio tempo ou seja as pessoas teriam de pagar mais caro por um carro menos potente o quanto mais caro de us$ 100 000 para us$ 135 000 por volta de us$ 200 mil em dinheiro de hoje o series 1 pesava 1 220 kg e era capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 4 segundos cumprir o quarto de milha em 12 8 segundos a 180 km/h e continuar acelerando ate os 273 km/h tambem fazia curvas muito bem e gerava 0 92g de aceleraçao lateral mas nada disso evitou que o numero de pedidos caisse drasticamente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] para tentar reverter a situaçao a shelby logo anunciou uma versao com supercharger do motor v8 oldsmobile capaz de entregar 456 cv seria o bastante para levar o series 1 de zero a 100 km/h em 3 2 segundos as encomendas porem nao decolaram e a shelby produziu apenas 249 exemplares do series 1 em 1998 e 1999 todos como modelo 1999 as rodas de 18 polegadas pareciam pequenas com o enorme espaço entre os pneus e os arcos dos para lamas o fracasso foi um baque financeiro para a shelby que quase foi a falencia por conta do prejuizo em 2005 recuperada a companhia decidiu retomar a produçao do carro mas havia um empecilho a homologaçao do series 1 havia expirado por isso os poucos exemplares feitos em 2005 formam entregues sem motor e cambio este ficava por conta do comprador depois disto a shelby decidiu que era hora de voltar a fazer o que sabia bem por sorte foi bem a tempo do lançamento da quinta geraçao do mustang que trouxe de volta a mistica do muscle car dos anos 60 a cooperaçao com o oval azul se mostrou bem mais produtiva como sabemos muito bem
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