sabe aquele discurso chato que sempre começa com antigamente ou no meu tempo entao de vez em quando a gente precisa disso porque um pouco de nostalgia nunca fez mal a ninguem por isso em meio as novidades do salao do automovel perguntamos aos leitores quais eram as coisas que os carros antigos ou nem tao antigos assim tinham porem desapareceram ou estao sumindo e deixaram saudade agora temos a lista com a respostas alavanca de cambio na coluna na decada de 30 o cambio manual de tres marchas com alavanca na coluna de direçao — o famoso three on the tree — começou a se popularizar popular nos eua nos anos 1930 atingindo seu auge nas decadas de 40 e 50 apesar do mecanismo mais complicado por ficar mais longe da transmissao o sistema tinha a vantagem de nao exigir que se tirasse a mao do volante para acionar as duas primeiras marchas começaram a desaparecer em meados da decada de 1980 e um dos ultimos veiculos a serem equipados com cambio na coluna foi o ford crown victoria que saiu de linha em 2011 banco dianteiro inteiriço o chamado bench seat começou a desaparecer junto com o cambio na coluna pois a instalaçao da alavanca no assoalho tomava mais espaço e tornava mais desconfortavel a viagem de quem ia sentado no meio alem da vantagem de levar mais uma pessoa no carro com a possibilidade de estreitar laços de amizade em conversas muito mais proximas o visual de um banco inteiriço tambem e muito charmoso [youtube id= aes5loz6wa8 width= 620 height= 350 ] os bancos inteiriços ainda eram bastante populares na decada de 1970 em picapes e nas grandes station wagons americanas e no brasil foram muito bem representados por modelos como ford galaxie chevrolet opala e caravan alem de serem frequentemente instalados no fusca picapes como a ford pampa e a chevrolet s10 tambem tinham bancos inteiriços em algumas versoes carburador tudo bem que a injeçao de combustivel — primeiro a mecanica e depois a eletronica cujo funcionamento explicamos neste post — e muito mais eficiente na hora de alimentar o motor com o combustivel que sera queimado dentro dos cilindros so que a magia de um bom motor carburado ou mesmo um nao tao bom assim e insubstituivel para uma parcela consideravel dos entusiastas [youtube id= d9564l1vzqm width= 620 height= 350 ] dizer que a arte de regular o ponto do carburador usando como referencia o ronco do motor e mais que papo chato de quem nao aceita mudanças e a saudade de uma epoca em que o homem era mais conectado a maquina e havia muito mais oportunidades ou desculpas para se sujar de graxa em uma tarde de domingo nao e a toa que muitos projetos de preparaçao substituem a injeçao eletronica e toda a sua tecnologia pelo bom e velho carburador farois escamoteaveis o primeiro carro a usar farois retrateis ou escamoteaveis foi o cord 810 apresentado em 1935 amplamente usados para fins aerodinamicos ou esteticos os farois escamoteaveis acabaram se tornando a marca registrada de alguns modelos como o mazda mx 5 de primeira geraçao — quando acesos parecem formar um rosto sorridente por causa do formato da entrada de ar inferior ganhando popularidade na decada de 1960 e atingindo seu auge no fim dos anos 80 os farois escamoteaveis cairam em desuso no inicio dos anos 2000 algumas razoes foram as mudanças na legislaçao de segurança para pedestres os farois protuberantes aumentavam a chance de ferimentos em caso de acidente e o surgimento dos farois com projetores que eliminavam a necessidade de uma grande carcaça e possibilitavam um design aerodinamico sem precisar esconder os farois o problema e que alguns modelos como o honda nsx perderam o charme sem eles um dos ultimos carros a usar farois escamoteaveis foi o chevrolet corvette c5 descontinuado em 2004 painel de instrumentos a moda antiga o cluster de instrumentos com varios mostradores analogicos grandes e legiveis esta desaparecendo e cada vez mais vemos paineis digitais com telas de alta definiçao como o do atual mercedes benz classe s e do novo audi tt isto nao e ruim eles sao versateis configuraveis e para quem aprecia tecnologia muito legais por que nao acontece que ver o ponteiro do conta giros subindo acompanhando as rotaçoes do motor e insubstituivel para muitagente por sorte modelos como o porsche 911 ainda mantem seu tradicional cluster analogico com varios instrumentos alinhados algo que nao deve desaparecer tao cedo do outro lado da moeda temos os paineis dos modelos de entrada que ha anos vem ficando cada vez mais economicos quem nao se lembra dos carros populares da virada da decada de 2000 que tinham um relogio vago com um lembrete para usar o cinto de segurança hoje vemos marcadores de temperatura subsituidos por luzes espia e layouts confusos sem conta giros e muitas vezes dotados apenas de um velocimetro analogico nas versoes mais baratas — uma pena acabamentos internos e externos em metal nao e raro ver entusiastas reclamando dos carros de plastico modernos dizendo que eles sao frageis e que os carros de verdade eram as enormes caixas de metal de 20 30 ou 40 anos atras a verdade e que hoje os tais carros de plastico costumam ser naturalmente mais seguros com suas zonas de deformaçao programavel que diminuem as chances de em caso de acidente o carro se tornar uma pilha de metal retorcido ha exceçoes claro mas via de regra e assim por outro lado o visual dos para choques frisos aros do volante e ate paineis de metal e o favorito de uma legiao de amantes dos carros o metal ainda aparece no interior de alguns modelos como elemento de estilo e seu visual alegre e simulado por alguns modelos como o fusca e o up da volkswagen que podem ter apliques na cor da carroceria aplicados ao painel quebra vento ate meados da decada de 1990 se seu carro nao tivesse ar condicionado sem problemas era so abrir a pequena janelinha triangular ao lado do para brisa e se refrescar sem precisar baixar os vidros um dos ultimos carros brasileiros a abandonar o quebra vento foi o vw santana quando foi reestilizado em 1998 alem do ar fresco os fas do quebra ventos curtem o visual da janelinha aberta e um charme mesmo alguns carros por exigencia do formato das portas e janelas ate tem um quebra ventos falso minivans por exemplo mas definitivamente nao e a mesma coisa cambio manual o cambio automatico automatizado e ate mesmo as caixas cvt tem ficado cada vez mais acessiveis e por isso mais populares — a ponto de muitos modelos nem oferecerem mais os tres pedais nos eua cambio manual e exceçao ha decadas e claro que as transmissoes automaticas ou automatizadas sao muito mais praticas na cidade e na pista muito mais rapidas especialmente as transmissoes com dupla embreagem [youtube id= cefc0dplhfq width= 620 height= 350 ] acontece que trocar as proprias marchas e uma das partes mais legais do ato de dirigir para boa parte dos entusiastas nao vamos cair naquele discurso cansado e dizer que querem tirar isso da gente pois a popularizaçao do cambio automatico/automatizado e uma evoluçao natural e a tendencia e ve lo cada vez mais em carros mais acessiveis preferimos dizer que como o disco de vinil o cambio automatico nunca vai morrer e sim se tornar um recurso de nicho com ou sem grelha carros com duas portas houve um tempo em que no brasil ate os sedas tinham duas portas — as pessoas os achavam que os carros de quatro portas eram muito mais frageis e menos seguros e os rejeitavam isto começou a mudar em meados da decada de 1990 e hoje duas decadas depois e cada vez mais raro encontrar carros novos de duas portasa um preço acessivel — sao populares ou modelos de nicho carros de duas portas costumam ser mais leves ter maior rigidez torsional e nao raro desenho mais harmonico e so comparar o up de duas portas com o modelo de quatro portas mas ate versoes esportivas como o golf gti estao chegando por aqui apenas com quatro portas — neste ponto ha quem prefira o novo civic si um heroi da resistencia com sua carroceria de duas portas e perfil fastback situaçao semelhante esta acontecendo nos eua que so recebem a versao de quatro portas do pequeno e invocado ford fiesta st — que na europa pode ser adquirido com duas portas sinal dos tempos cores vibrantes preto branco prata e um ocasional vermelho dominam a paisagem urbana quando se trata de carros mas houve um tempo em que as ruas eram lotadas de carros laranja amarelos verdes azuis e so dar uma pesquisada rapida na internet e voce ve como as coisas eram muito mais coloridas ha 30 ou 40 anos medo de se destacar na multidao e facilidade para revenda sao os fatores que contribuem para a paleta automotiva quase monocromatica que temos hoje mas isto esta mudando — ainda que timidamente os fabricantes com maior presença de mercado estao voltando a oferecer cores vivas e vibrantes em seus catalogos ainda bem traçao traseira acessivel houve um tempo em que a traçao traseira era a norma e o esquisito era levar a força para as rodas dianteira modelos como o mini cooper classico e o vw golf nas decadas de 1950 e 1970 mostraram que a traçao dianteira era a melhor soluçao para carros de uso diario e hoje na maioria das vezes sao as marcas tradicionalmente associadas a traçao traseira bmw e mercedes benz por exemplo e os carros esportivos que fazem uso desta configuraçao por mais que muitos carros de traçao dianteira tenham dinamica excelente graças a um projeto bem acertado em potencia distribuiçao de peso e suspensao; e os carros de traçao integral sejam referencia em estabilidade a experiencia de pilotar um carro de traçao traseira e sempre mais intensa quando se sabe o que esta fazendo claro [youtube id= nfylxukddjk width= 620 height= 350 ] ou nao agora parece que um pequeno revival começou — pequeno literalmente a nova geraçao do popular renault twingo voltou com traçao e motor na traseira vamos cruzar os dedos e ver onde isto vai dar [ fotos marcos camillo silva/muscle car fotografia blog do flavio gomes ]
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