quando queremos acompanhar o lançamento de um carro novo sabemos onde olhar no facebook no instagram no twitter e claro no flatout mas antigamente as coisas eram diferentes os carros e os lançamentos e como sabemos que todo mundo adora nostalgia nos inclusive vamos dar uma olhada nos lançamentos prepare se para sentir saudade ate dos tempos que nao viveu [gt40 content tag= classico brasileiro widget= 1 title= quer um pouco de nostalgia na sua garagem ] claro nao va achando que somos saudosistas ao extremo nem nada do tipo acontece que relembrar como era o passado dos carros nao se resume a simplesmente relembrar como era o passado dos carros tambem tem a ver com relembrar ou descobrir como eram todas as outras coisas a tecnologia a moda e ate mesmo a linguagem usada pelas pessoas na epoca e claro a maneira como os carros eram vistos pelas pessoas antigamente com muito menos recursos tecnologicos presentes dentro dos carros as fabricantes usavam as qualidades mais basicas de seus modelos para atrair clientes dependendo do segmento exaltava se o design o conforto ao rodar o espaço interno o desempenho ou a economia de combustivel veja por exemplo a propaganda de lançamento do opala de 1968 o primeiro chevrolet de passeio produzido no brasil usava um projeto alemao o opel rekord com mecanica norte americana os motores de quatro e seis cilindros em linha para agradar ao brasileiro e deu certo olhe olhe o chevrolet opala e sensacional [youtube id= yrp2a3tghzc width= 620 height= 365 ] quando o opala foi lançado em 1968 a propria tv ainda era relativamente nova no brasil e nao havia antecessores o opala foi o primeiro de sua especie e agradou logo de cara por ser o carro certo no tamanho certo com o conforto certo espaço suficiente para seis pessoas graças ao banco dianteiro inteiriço rodar macio motores com bom rendimento e bastante torque em baixas rotaçoes traçao traseira e desenho para la de agradavel nao se pode negar era praticamente o carro perfeito para a epoca nao se falava em economia de combustivel pois a gasolina era barata e ninguem se preocupava com emissoes de poluentes os carros praticamente se vendiam sozinhos o forte mesmo era a propaganda impressa no entanto nao demorou muito para que os departamentos de publicidade percebessem o quanto era valioso mostrar seus carros na tv nos intervalos dos shows de calouros festivais de musica novelas telejornais transmissoes esportivas e programas de auditorio eram basicamente estas as opçoes de entretenimento televisivo na epoca [youtube id= rdp7ka5t2vm width= 620 height= 365 ] e claro que algumas propagandas de lançamento eram mais ludicas no caso do fusca 1300 de 1967 o lance foi reafirmar a eficiencia do projeto minimalista do fusca dava se destaque a mudanças simples como o vidro traseiro maior e as palhetas do para brisa que passaram a parar do lado esquerdo finalizando com o rugido de um tigre para ilustrar a adoçao de um novo motor 1300 mais potente de 46 cv ate entao o besouro usava um motor 1200 de 36 cv [youtube id= 78mmgg4f5xg width= 620 height= 365 ] sete anos depois em 1974 a volkswagen introduzia o passat no brasil tal como havia acontecido na europa um ano antes o passat rompia com a tradiçao do motor boxer arrefecido a ar e pendurado na traseira o fusca havia feito um sucesso enorme com este layout e na verdade seguiu fazendo ate os anos 90 mas era hora de seguir em frente e acompanhar a evoluçao dos motores ao adotar um motor arrefecido a agua com quatro cilindros em linha montado na dianteira com motor de 1 5 litro e 65 cv o passat trazia desempenho drasticamente superior ao dos carros equipados com motor boxer sua retomada de 80 a 120 km/h em segundos era exaltada e dramatizada no filme que ja era em cores a televisao em cores so chegou ao brasil em 1972 quando a festa da uva de caxias do sul foi transmitida em cores pela tv difusora de porto alegre repare que a versao mostrada e a basica l e nao a de topo ls talvez com isto a vw quisesse dizer que o novo carro com motor dianteiro arrefecido a agua tao mais potente e moderno que todos os outros volks vendidos ate entao ainda possuia uma versao mais acessivel [youtube id= z6g013fu18c width= 620 height= 365 ] vale lembrar que alguns comerciais eram transmitidos em cores mas nem todos os aparelhos de televisao eram capazes de reproduzir imagens a cores os comerciais de lançamento do fiat 147 que eram filmes de um minuto que exaltavam diferentes aspectos do veiculo eram produzidos em cores no entanto a propaganda na qual o primeiro fiat vendido no brasil aparecia percorrendo os 14 km da ponte rio niteroi com apenas um litro de combustivel esta aqui em preto e branco a fabbrica italiana automobili torino estava começando suas atividades por aqui e o carro que saia de seu complexo em betim/mg vinha para enfrentar o fusca apostando na modernidade de seu projeto ele tinha motor dianteiro transversal traçao dianteira tampa traseira hatchback e um aproveitamento de espaço excelente [youtube id= yvaxfa8zszk width= 620 height= 365 ] [youtube id= mgnxuwiqqrg width= 620 height= 365 ] outras peças publicitarias demonstravam a robustez do sistema de suspensao subindo e descendo os 365 degraus da escadaria da igreja da penha sem nenhuma preparaçao especial ; e os freios que nao deixavam as rodas traseiras travarem [youtube id= mrcnz aarbi width= 620 height= 365 ] em 1984 com a propaganda de lançamento do uno o sucessor do 147 a fiat seguiu com esta formula no entanto aquela altura as propagandas eram ainda mais descontraidas o hatch da fiat enfrentava um percurso cheio de obstaculos para demonstrar sua capacidade de fazer curvas a robustez da suspensao e a capacidade dos freios [youtube id= i2wlaepwkz8 width= 620 height= 365 ] agora se os anos 80 viram a chegada do carro que daria inicio a era dos populares 1 0 anos mais tarde tambem foi uma decada de inovaçoes o volkswagen gol por exemplo chegou em 1988 como o primeiro automovel produzido no brasil com injeçao eletronica de combustivel o video acima nao e um comercial e sim uma materia de um programa de tv e ja apareceu em outro post nostalgico aqui mesmo no flatout mas vale o repeteco [youtube id= bfckeitqn30 width= 620 height= 365 ] em 1991 a vw lançou o santana de segunda geraçao que apesar de ser em essencia um facelift bastante abrangente da primeira geraçao trouxe um visual bastante harmonico e moderno alinhado com os modelos vendidos na europa o como o passat de terceira geraçao este alias era o verdadeiro sucessor do santana mk1 na europa visto que este era nada menos que o passat de segunda geraçao o ator odilon wagner foi convidado para apresentar as novidades do carro e o fez com muita elegancia ao mesmo tempo podemos notar que na decada de 90 rolava uma preocupaçao maior com estetica e sofisticaçao na produçao ao mesmo tempo imagens computadorizadas ficavam cada vez mais populares e a palavra tecnologia era sempre citada com enfase [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o lançamento do miura fora de serie que de fato foi um dos mais ousados da historia da industria automotiva nacional e outro exemplo claro na linha 1991 o cupe com carroceria de fibra tinha linhas inspiradas pelos cupes esportivos japoneses com direito a farois escamoteaveis e um sintetizador de voz que conversava com o motorista usando uma voz robotizada mas que na verdade agia mais como um computador de bordo que dava alertas em diferentes situaçoes como por exemplo quando o tanque precisava ser reabastecido [youtube id= delthofs02k width= 620 height= 350 ] acontece que aquela estetica noventista cheia de degrades imagens em wire frame e simulaçoes digitais rudimentares envelheceu bastante afinal ja se passaram mais de duas decadas olha so como era o filme de apresentaçao do uno turbo em 1994 [youtube id= rub_1mgc75g width= 620 height= 350 ] o carro e comparado a uma ferrari f40 afinal a fiat era dona da ferrari e tal qual o uno turbo a f40 era sobrealimentada o exagero fazia sentido na epoca pois nao havia outras fabricantes oferecendo sobrealimentaçao de fabrica e novamente repare como ainda ha bastante destaque para elementos que hoje estao mais para detalhes e mimos como volante exclusivo da versao instrumentaçao completa e revestimento diferenciado por outro lado o video oferece uma explicaçao decente ainda que resumida sobre o funcionamento de um turbocompressor algo que era novidade completa para o publico brasileiro hoje os turbos estao perto de se tornar onipresentes na industria de que outros lançamentos das antigas voce lembra e qual foi o que mais te marcou
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