ha cerca de dez meses comprei um volkswagen gol ls 1985 como contei neste post quem acompanha o flatout antes mesmo de ser o flatout de 2010 ao fim de 2013 eramos o jalopnik brasil sabe que a compra deste carro foi uma verdadeira saga eu tinha um fiat uno mille elx 1995 branco de quatro portas e por alguma razao que ate hoje nao descobri qual era decidi troca lo por outro carro por varios motivos no fim das contas o mille ficou abandonado por meses antes que eu finalmente conseguisse vende lo e com o dinheiro comprei o gol vulgo robso nao me perguntem por que decidi batiza lo com este nome desde entao tive muitas experiencias com este carro algumas boas e ruins todas elas me ensinaram algumas coisas e hoje decidi compartilhar algumas destas liçoes com voces primeiras impressoes sao passageiras voce ja esteve melhor cara me mudei de cidade ha pouco mais de um ano e logo em meu primeiro dia aqui vi meu futuro carro estacionado na rua de casa ele me chamou a atençao logo de cara por que aparentemente a pintura era nova a estrutura parecia integra e seu dono rodava com ele todos os dias nao demorou para que eu descobrisse que ele estava a venda e com o dinheiro do uno em maos comprei sem pensar duas vezes nao faça isto claro eu dei umas voltas no carro e parecia tudo razoavel o painel de instrumentos era diferente do de fabrica uma peça de 1995 em um carro de 1985 e estava desligado o dono anterior disse que era so ligar e eu acreditei os bancos estavam com capas os revestimentos das portas estavam em mau estado mas eram originais e o carro nao tinha afogador apesar do motor 1 6 a alcool um botao adaptado no painel borrifava gasolina sobre o carburador o que ajudava quando estava frio e o motor nao queria pegar pneus novos carro parado combinaçao cretina a pintura era de fato nova feita a portas fechadas no entanto massa plastica cobria pontos de ferrugem nas caixas de ar o que so descobri depois ao menos o tunel central nao estava trincado quem tem um quadrado sabe bem o que quero dizer acontece que estes problemas foram se manifestando aos poucos nas primeiras semanas com o carro tudo correu relativamente bem exceto por algumas paradas em semaforos que o motor morria era so bater a chave e ele pegava novamente em mais ou menos tres meses consegui andar com o carro e cheguei a dirigir ate cidades vizinhas uma ou duas vezes e em uma delas o carro morreu na praça de pedagio e o fiscal precisou me ajudar a empurrar foi quando eu comecei a perceber que o carro nao estava tao bom assim morrer com o motor frio tudo bem mas morrer com o motor quente a marcha lenta tambem nao estava segurando bem o ronco do motor nao estava liso e tenho certeza que o consumo de combustivel estava alto mesmo para um carro a alcool nao havia mostrador de combustivel entao voces devem imaginar com foi que eu descobri foi em uma rotatoria e nao foi legal enfim aquela boa primeira impressao foi desaparecendo com o tempo definitivamente ela nao e a que fica e um curso de mecanica sobre rodas essa frase nao vale so para o fusca em 1985 o gol passou a oferecer o motor md 270 arrefecido a agua com deslocamento de 1 6 litro 1 588 cm³ entregando 81 cv a 5 200 rpm e 12 8 mkgf a 2 600 rpm com isto carro chegava aos 100 km/h em 14 2 segundos com maxima de 161 km/h ou ao menos deveria sao 29 cv a mais que o motor 1600 a ar usado anteriormente no gol e muito semelhante ao do fusca e o projeto do md 270 e mais moderno com comando simples no cabeçote mas ainda assim old school com um carburador weber 450 e nao muito mais do que isto sem modulos sem perifericos aos montes sem dor de cabeça certo errado mas tudo bem se voce quer se sujar de graxa ou mesmo quando nao quer seu carro velho vai te ajudar se voce nunca precisou regular um gicle de carburador trocar um filtro de ar verificar vazamentos na linha de arrefecimento ou algo do genero prepare se para faze lo as vezes ate demais na verdade o que fora o fato de te fazer querer desistir de tudo de tempos em tempos vai te ensinar na pratica o basico e ate um pouco mais em mecanica voce faz novos amigos esta e uma das partes mais legais de comprar um carro velho muita gente se identifica com voce e arranja um pretexto para puxar assunto te perguntar se e motor e bielinha ou bielao se e a ar ou a agua falar sobre o gol chaleira de um tio que nao ve faz tempo reclamar do trabalho e das despesas que um velhinho da e encerrar falando que nao troca sua lata velha por nada da para fazer amigos assim e isto vale tambem para a internet ainda que sejamos pressionados a interagir com todos o tempo todo hoje em dia ter um interesse em comum ajuda a tornar a aproximaçao com outras pessoas mais natural espontanea e facil voce vai pedir ajuda em um grupo de facebook/whatsapp ou perguntar se alguem tem aquela peça que voce estava procurando o inbox do facebook vai saltar e logo aquele seu amigo com o qual voce nao conversa muito vai dizer que conhece um cara que tem exatamente aquilo que voce procura mesmo que o cara no fim das contas nao tenha o carburador certo talvez voces continuem se falando para trocar figurinhas ou simplesmente acompanhar o andamento dos projetos um do outro alem disso nao e incomum que membros de uma determinada comunidade de entusiastas se mobilizem em conjunto para ajudar alguem a encontrar o que precisa ou ate de um jeito de conseguir a peça e o lado bonito das panelinhas no extremo oposto das rixas automotivas sem sentido que ja criticamos algumas vezes e que so atrapalham a convivencia entre os entusiastas quanto tudo corre bem a experiencia organica e insubstituivel cara como quebra ventos sao legais como e bacana esterçar em um volante grande e de aro fino sentindo cada milimetro dos movimentos das rodas pivotando sobre o asfalto como e gostoso sentir o cheiro de combustao dentro do carro e ouvir com clareza o ronco do motor mesmo dentro do carro essa area envidraçada e enorme da para ver tudo se voce nao estiver bravo porque o carro nao esta funcionando direito nao ha carro moderno que se compare a um automovel de 30 anos ou mais na hora de te transmitir a sensaçao de estar no controle de uma maquina sem assistencia uma caixa de metal com janelas grandes e sem um mar de plastico tecido e espuma a sua volta e como vestir o carro as coisas nunca sao tao simples quanto parecem era so ligar o painel lembram mas eu decidi colocar um painel period correct no carro no gol ls o acabamento era bem interessante e o painel de intrumentos era de metal revestido com espuma e couro sintetico na parte superior o que eu consegui em troca de dois pedais de guitarra e um violao veio de um gol bx e por isso e todo de lata o painel original completo veio junto com o carro mas estava em pessimo estado e por isso eu so aproveitaria o cluster em tese era so instalar o painel do gol bx o cluster original do ls e correr para o abraço na pratica a instalaçao eletrica do carro estava toda errada culpa de algum dos donos anteriores o painel tinha diversos conectores queimados e assim o chicote precisou ser todo refeito ate encontrar um painel compativel eu e meu mecanico/eletricista decidimos instalar o cluster de 1995 fazendo uma pequena adaptaçao tecnica esteticamente ficou horrivel mas ao menos o velocimetro e algumas luzes espia funcionam agora estou com um cluster de voyage plus 1986 com carcaça marrom e conta giros esperando para ser instalado por que ele ainda nao foi porque um problema nunca vem sozinho e isto cansa as vezes eu gostaria de ter tirado fotos melhores com o carro estacionado em um lugar mais bonito mas voce deve ter notado que a bateria nao esta ali comprei uma bateria nova mas ela nao pega carga e sera preciso trocar por uma nova por que isto ainda nao foi feito porque nao bastaria o miolo do motor esta em ordem mas o carburador original ja estava velho demais o carburador que eu comprei para substitui lo foi recondicionado mas ainda precisa de uma boa regulagem e uma revisao no cabeçote tambem nao faria mal com isto ha pelo menos tres problemas para resolver antes que o gol fique aceitavel nao sao questoes complicadas e tambem nao sao os reparos mais caros que se pode fazer em um carro mas como eles vieram quase ao mesmo tempo eu simplesmente nao tive saco para resolve los ainda felizmente o gol nao e meu carro de uso diario mas ele e meu o que me leva ao proximo ponto o seu carro e seu carro e voce nao pode esquecer disso talvez alguns de voces tenham torcido o nariz quando mencionei a questao do painel e eu os entendo e nao vou mentir considerei fortemente uma restauraçao 100% fiel aos padroes de fabrica nas primeiras semanas em que fiquei com o carro so que eu ja mudei de ideia embora seja plenamente possivel nao e o que eu quero fazer a bola branca na alavanca de cambio da a dica este carro vai ter a minha cara os revestimentos de porta mais simples do gol bx me agradam e eu curto o visual do painel de lata os bancos ganharao revestimento de couro ou curvim preto combinando com o acabamento escuro do resto do interior nao foi assim que saiu da fabrica mas vai ficar legal tenho certeza tambem vou procurar um volante de epoca ou algum volante novo com visual retro e bom acabamento o mercado traz algumas opçoes bem interessantes de qualidade e que nao custam os olhos da cara o gol ls tinha frisos nas laterais o meu carro nao vai ter as rodas eram de aço estampado com calotinhas mas vou procurar um jogo de rodas de liga de epoca ou entao lançar um jogo de steelies pretas para aquele visual badass as molas e amortecedores sao relativamente novos estao em bom estado e a altura do carro esta boa para meu gosto ha emblemas do flatout nas laterais e na traseira se voce nao quiser deixar seu carro 100% original seu carro velho/antigo/classico nao deixe e claro que o melhor e respeitar as caracteristicas um carro raro ou de uma reliquia mas lembre se voce tambem nao precisa fazer isto se nao quiser e so ter um minimo de bom gosto e principalmente bom senso e uma relaçao de amor e odio sem data para acabar quando falei com o leo e o juliano a respeito desta materia e começamos a conversar a respeito eu disse a eles o negocio e que a cada duas horas eu mudo de ideia a respeito do gol e eu nao exagerei quando voce tem um carro velho/antigo parado a vida se torna um eterno questionamento voce se pergunta se realmente devia ter gastado aquela grana comprando o carro se pergunta se realmente quer seguir adiante com ele mas nao fica um dia sem vasculhar a internet e as redes sociais atras de peças informaçoes e inspiraçao eu ja quis tatuar o carro na minha panturrilha esquerda e ja quis vende lo a preço de banana e usar o dinheiro para comprar uma scooter daquelas com transmissao cvt que so exigem que voce troque o oleo na hora certa calibre os pneus nas especificaçoes corretas e encha o tanque uma vez por mes foi assim ontem foi assim hoje enquanto eu escrevia este texto devo dizer e vai ser assim amanha nao tenho certeza sobre o destino deste carro no momento e vou esperar para ver sei que meu volkswagen gol ls 1985 um dia vai habitar outra garagem mas nao sei quando mas algo e certo ele nunca vai deixar de ser meu primeiro carro velho e nao vai ser o ultimo
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