Porsche 911 GT3, Mercedes-Benz SLS AMG, BMW M3 e M6, Jaguar F-Type, Porsche Panamera, um esquadrão de Lancer Evo X em diversos níveis de preparação, Subaru Impreza WRX STI, Camaro SS, BMW Z4: este foi somente parte do elenco que coloriu os 3.493 metros e 14 curvas do Velo Città na primeira edição do Sette Day, que ocorreu neste último sábado, 11 de junho.
O festival de velocidade foi marcado pelo track day de super esportivos e por um clima bastante familiar, com a presença – e inclusive a participação on board – de amigos, irmãos, esposas e parentes dos proprietários dos veículos; sempre com muito respeito em pista e conselhos dos coaches, instrutores de pilotagem de alto nível, como Duda Pamplona, Luiz Razia, Beto Gresse, Eric Darwich e Bruno Mesquita.
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As sessões do track day foram divididas em três sessões ao longo do dia: duas de uma hora e meia, mais uma última de duas horas, o que possibilitou aos participantes que desfrutassem de uma série de atrações que foram preparadas no autódromo.
O Paddock oferecia uma avalanche de atividades e produtos, como a coleção de vestuário do Velo Città e do Sette Day, os relógios e cronógrafos da suíça Breitling, a barbearia Garagem, o espaço feminino Beauty, cabines de Playstation, as carnes Wangus Beef da TPSR, e degustações do café gourmet Santa Maria e, para quem não fosse pilotar ou dirigir na estrada, das cervejas belgas Brugse Zot e Straffe Hendrik.
A Mitsubishi, além de trazer a Lancer Cup, trouxe boa parte de seu portfólio, incluindo o New Outlander 2016 (confira nossa avaliação dele aqui) e a dupla de Lancer Evo R que está estrelando na novela das 7 Haja Coração, com o ator Malvino Salvador interpretando o piloto Apolo. Como já é tradição, Ingo Hoffmann levou uma série de convidados para algumas voltas alucinantes no circuito – velocidade no limite, mas suavidade e serenidade ao controle do Evo R que precisam ser vistas pessoalmente para serem acreditadas.
Pouco após o almoço, a reta dos boxes do Velo Città se transformou em um aeroporto em miniatura, palco de um pequeno e impressionante air show com dois aeromodelos, um a jato e outro monomotor, com direito a diversos rasantes e manobras radicais, como loopings, immelmanns e barrel rolls. Se o monomotor apresentava uma beleza e manobrabilidade impressionantes, a velocidade e o som do caça era algo surreal.
Lá fora, a criançada fez a festa do espaço kids, enquanto os garotos crescidos se divertiram à beça no curso Jimny Off Road, com aulas teóricas e práticas com 25 proprietários do 4×4 da Suzuki na pista off-road do Velo Città. Três food trucks e mais um caminhão-tanque garantiram que nenhum convidado ficasse de tanque vazio, seja no sentido figurado ou literal. E, para encher os olhos, que tal uma dupla de Ferrari 458 Speciale e Lamborghini Huracán?
Para finalizar com chave de ouro, do meio para o fim da tarde começaram os vôos de balão, cujo ponto de decolagem ficava próximo ao fim da reta dos boxes, o que significa…
…que foi possível assistir de um ponto de vista privilegiado várias ultrapassagens da segunda bateria da Lancer Cup, que também foi uma das atrações aos presentes no Sette Day!
Track Day: todas as culturas e tipos de piloto
Mas vamos ao que interessa para quem tem gasolina nas veias: o track day! O dia começou bem cedo, com o primeiro briefing às 8:00 dado pelo diretor de provas Sérgio “Izê” Berti, explicando os padrões de sinalização e procedimentos básicos de segurança na pista. Na sequência, os pilotos Duda Pamplona, Luiz Razia e Beto Gresse passaram algumas noções essenciais de ergonomia e pilotagem. Durante o dia todo o trio fez o serviço de coaching oficial do Sette Day aos participantes, dando instruções de fora e a bordo dos veículos – algo importante para os novatos evoluírem mais rapidamente e com segurança, e muito útil para os iniciados eliminarem vícios e extraírem aqueles décimos de segundo a menos no tempo de volta.
Logo cedo a tenda encheu rapidamente, mostrando uma diversidade enorme de culturas (americanos, europeus, japoneses) e de tipos de preparação, entre carros absolutamente O.E.M. (originais de fábrica), blindados, preparados e veículos de competição. A diversidade também marcou o perfil dos participantes: se para vários presentes o Sette Day foi o primeiro track day de suas vidas, ali também havia um ou outro piloto profissional, bem como a turma dos viciados em autódromo – boa parte deles, proprietários dos Lancer Evo X, figura mais do que tarimbada nos track days de todo o Brasil devido à sua eficácia em pista. Boa parte dos Evo estavam sob o comando do preparador César Donato, da Raptors Motor Force.
Além da diversidade de carros, tipos de preparação e de perfil de pilotos, não poderia faltar o mix entre pneus de rua, mistos pista-rua (como os Yokohama A048 e Toyo R888) e slicks de competição, disponibilizados no Sette Day pela Pirelli, que também ofereceu seus serviços de mão de obra. Fora o ganho de performance absurdo – Lucas Law, dono do Impreza WRX STI hatch que vocês verão mais abaixo, reportou uma melhoria de sete segundos –, o uso de slicks é uma experiência à parte, pois, embora haja mais aceleração lateral, há muito menos aviso às mãos do piloto sobre os limites de aderência.
Agora, vamos aos carros e tempos – lembrando que as referências ficam um pouco vagas, pois temos misturados estreantes, experientes em track days e profissionais buscando tempo ou apenas fazendo ajustes.
O carro mais rápido do dia foi o Evo X de competição da Old Boys Racing, mais conhecido por ser o vencedor da 31ª edição dos 500 km de São Paulo de 2015 por uma margem eletrizante de 0,109 contra a Ferrari F430 da dupla Fábio Greco e Renato Catalinni. Os pilotos na ocasião eram Ingo Hoffmann, Guiga Spinelli e Leandro Almeida, que estava a bordo deste Evo no Sette Day. Seu melhor tempo foi de 1:41,561.
O gentleman driver Edras Soares e seu já famoso Evo da Raptors Motor Force cravou a marca de 1:47,107 logo em sua primeira sessão, que iniciou às oito da manhã. Com temperatura ambiente na casa dos 14ºC, os motores renderam o seu ápice no começo do dia.
Apenas três décimos atrás de Edras, Ricardo Wormke (Evo X número 15) impressionou com a marca de 1:47,461, extremamente baixa para um veículo de rua.
O esquadrão de Evos na ponteira do evento continuou com Ricardo Nakada, que marcou 1:48,677 na última sessão cronometrada…
…seguiu com Marcos Aquino e seu belo Evo X com rodas Volk TE37 negras, com o tempo de 1:49,293 (também obtido na última sessão)…
…e só foi parar com Edwin Araújo, que cravou 1:49,852 na primeira sessão. Em resumo, os seis tempos mais rápidos do dia ficaram com os Evos.
Pura música mecânica é como podemos chamar o ronco do Porsche 911 GT3 geração 991 de Cesar Augusto Adballa berrando a quase 9.000 rpm na reta dos boxes. Sua melhor marca foi de 1:50,901, obtida na segunda sessão. Um belíssimo registro, ainda mais considerando os pneus de rua utilizados.
Apenas 0,381s atrás do GT3 veio o Porsche 911 Turbo geração 997 de Leonardo Franzo, com 1:51,282, calçando pneus slick.
A dupla de Audi A3 DTCC cravou tempos bastante competitivos: o carro número 107, de Ricardo Mantovani, registrou 1:51,939, enquanto Luis Fernando Almeida (31) marcou 1:52,592, 0,653 s atrás.
Somos suspeitos para falar sobre Evo X na cor preta, mas o carro de Irajá Martini certamente era um dos mais bonitos do evento. Acelerou apenas na última sessão de treinos, cravando 1:54,961.
Parece que os Lancer Evo só andam em esquadrões: logo atrás de Martini Gonçalves veio Cauê Greeb Vicente, com 1:55,512.
Daniel Sabará e seu Evo X registraram 1:55,565 na última sessão, que iniciou às 14:00 e foi até as 16:00, com o sol de inverno já tingindo o horizonte de laranja.
Cláudio Santiago marcou 1:56,125 com seu Evo X MR.
Talvez um dos poucos superesportivos colecionáveis da atualidade, o SLS AMG de Marcio Bastos fez uma aparição-relâmpago na pista e registrou 1:56,322.
Lucas Law experimentou pela primeira vez um jogo de slicks em seu Impreza WRX STI hatch e gostou muito do resultado: baixou em mais de sete segundos o seu recorde pessoal, que agora é de 1:57,148. Ele foi acompanhado do pai, Maurício Law, que trouxe um belo Legacy (veja mais abaixo).
Tem mais pai e filho na história: Luca e Roberto Milani trouxeram este belíssimo Porsche 911 Targa 4S geração 997, que foi para a pista na última sessão e marcou 1:57,513.
Este belíssimo Subaru Impreza WRX STI 2.5 da nova geração fez presença nas duas primeiras sessões do Sette Day, marcando 1:57,710.
Outro membro da Old Boys Racing, este Evo X de competição em fase de ajustes cravou 1:58,200, com Edgar Fabri ao volante.
Augusto Gonzalez Romão fez o V8 biturbo de quase 570 cv de seu BMW M6 Gran Coupé rosnar forte no Velo Città, ignorando a inércia trazida pela blindagem. Cravou 1:58,335.
Pai de Lucas Law, Maurício Law trouxe este belo Subaru Legacy customizado ao estilo STI, com direito a aerofólio traseiro de fibra de carbono e pinças dianteiras Brembo. Da mesma forma que Lucas, ele utilizou pneus slick pela primeira vez. No segundo stint, registrou 1:58,522.
Rosangela Deliza é mulher de atitude. Fez o Premium Racing School da Mitsubishi Ralliart (leia nossa matéria), experimentou o sabor da velocidade, comprou um Evo X John Easton (leia nossa avaliação do Evo X JE aqui) e agora se diverte em track days – este é o quarto no qual ela participa. Patologista de profissão, piloto por paixão. Melhor tempo: 1:59,364. Nossos aplausos!
Os irmãos Lourenço começaram no mundo dos track days com um sonho de consumo de onze entre dez gearheads: como soa para você a ideia de acelerar um Lancer Evo IX MR preparado até o talo, com três mapeamentos de potência – 550, 650 e 750 cv? Sim, este carro é tão obsceno que não pudemos resistir à tentação: ele estará aqui, no FlatOut, em breve, para uma matéria e um ensaio caprichado!
O BMW M3 F80 na cor Laguna Seca blue, de Danilo Vieira das Neves, foi seguramente um dos carros mais belos e fotogênicos do Sette Day. Blindado na Quattro Blindagens, ele carrega cerca de 170 kg a mais do que em sua configuração de fábrica, o que fez os freios sofrerem um pouco no Velo Città, cujo traçado exige bastante atividade das pinças. Danilo, que se divertiu com a traseira rebelde de seu M3, já pensa em fazer um upgrade de freios. Sua esposa também é entusiasta e mandou ver na pista!
Enrico Damasceno levou o seu Mercedes-Benz A45 AMG para a pista em todas as sessões, mas foi na primeira saída, com ar e asfalto mais frios, que veio a melhor marca: 2:04,347.
Car sharing de entusiasta é isso aí: os amigos Eduardo Leonidas e Victor Almeida compraram este Mitsubishi Lancer Evo X 2014 em sociedade! Todo original, o carro é usado apenas em track days. O melhor tempo do dia registrado foi de 2:04,676.
Falamos de filhos, irmãos e esposas, mas ninguém superou a família Alcaraz neste quesito: foram nada menos do que 13 membros no Velo Città. Três deles mandaram ver na pista: Fábio Alcaraz, filho de Aparecido, foi o mais rápido, com o tempo de 2:07,909, registrado no fim da tarde a bordo de seu Camaro SS.
Victor Luiz Alcaraz, sobrinho de Aparecido, ficou logo atrás com seu Audi A3 Sportback equipado com pneus slick, registrando 2:09,788.
E aí está Aparecido Alcaraz, patriarca da família, com seu BMW Z4 sDrive 20i. Logo de manhã ele marcou o seu melhor tempo: 2:09,823.
Leitor do FlatOut, Thiago Pereira Rocha botou o seu Subaru WRX hatch pela primeira vez na pista. Fechou o dia com 2:11,761.
O Camaro SS de Fábio Halla Cossi: melhor tempo 2:17,009.
Em sua única entrada na pista, Wellington Capelozzi marcou 2:19,743 com seu Jaguar F-Type V6S.
O Porsche 911 Targa de Marcelo Bellotti roubou muitos olhares nas tendas do Sette Day. Foi para a pista somente na última sessão, registrando 2:32,981.
O Porsche Panamera de Evandro Peixoto deu apenas algumas voltas no Velo Città para conhecer a pista, sem a intenção de registrar flying laps. Literalmente um passeio executivo!
No pódio: Edras Soares, Ricardo Wormke, Ricardo Nakada, Marcos Aquino e, no topo, ao lado de Edras, o preparador Cesinha da Raptors Motor Force. Os cinco mais rápidos do Sette Day ganharam troféus exclusivos. E fique ligado na fanpage oficial do Sette Day: novidades estão a caminho!
[ Fotos: Fernanda Freixosa / Juliano Barata (imagens com marca d’água FlatOut) / Luca Bassani (foto da Lancer Cup, abertura e encerramento da matéria) ]