FlatOut!
Image default
Eventos Parceiros

Sette Day: saiba tudo o que rolou no Festival de Velocidade e no track day de super esportivos no Velo Città!

Porsche 911 GT3, Mercedes-Benz SLS AMG, BMW M3 e M6, Jaguar F-Type, Porsche Panamera, um esquadrão de Lancer Evo X em diversos níveis de preparação, Subaru Impreza WRX STI, Camaro SS, BMW Z4: este foi somente parte do elenco que coloriu os 3.493 metros e 14 curvas do Velo Città na primeira edição do Sette Day, que ocorreu neste último sábado, 11 de junho.

O festival de velocidade foi marcado pelo track day de super esportivos  e por um clima bastante familiar, com a presença – e inclusive a participação on board – de amigos, irmãos, esposas e parentes dos proprietários dos veículos; sempre com muito respeito em pista e conselhos dos coaches, instrutores de pilotagem de alto nível, como Duda Pamplona, Luiz Razia, Beto Gresse, Eric Darwich e Bruno Mesquita.

[ Clique nas fotos para ampliar! ]

FEF_2800

As sessões do track day foram divididas em três sessões ao longo do dia: duas de uma hora e meia, mais uma última de duas horas, o que possibilitou aos participantes que desfrutassem de uma série de atrações que foram preparadas no autódromo.

0sette-day-juliano-barata-flatout-78

O Paddock oferecia uma avalanche de atividades e produtos, como a coleção de vestuário do Velo Città e do Sette Day, os relógios e cronógrafos da suíça Breitling, a barbearia Garagem, o espaço feminino Beauty, cabines de Playstation, as carnes Wangus Beef da TPSR, e degustações do café gourmet Santa Maria e, para quem não fosse pilotar ou dirigir na estrada, das cervejas belgas Brugse Zot e Straffe Hendrik.

0sette-day-juliano-barata-flatout-42 0sette-day-juliano-barata-flatout-430sette-day-juliano-barata-flatout-41 FEF_2894FEF_2997 0sette-day-juliano-barata-flatout-40FEF_2742 FEF_2733

A Mitsubishi, além de trazer a Lancer Cup, trouxe boa parte de seu portfólio, incluindo o New Outlander 2016 (confira nossa avaliação dele aqui) e a dupla de Lancer Evo R que está estrelando na novela das 7 Haja Coração, com o ator Malvino Salvador interpretando o piloto Apolo. Como já é tradição, Ingo Hoffmann levou uma série de convidados para algumas voltas alucinantes no circuito – velocidade no limite, mas suavidade e serenidade ao controle do Evo R que precisam ser vistas pessoalmente para serem acreditadas.

0sette-day-juliano-barata-flatout-74 0sette-day-juliano-barata-flatout-750FEF_2773

Pouco após o almoço, a reta dos boxes do Velo Città se transformou em um aeroporto em miniatura, palco de um pequeno e impressionante air show com dois aeromodelos, um a jato e outro monomotor, com direito a diversos rasantes e manobras radicais, como loopings, immelmanns e barrel rolls. Se o monomotor apresentava uma beleza e manobrabilidade impressionantes, a velocidade e o som do caça era algo surreal.

FEF_2843 FFF_2322

Lá fora, a criançada fez a festa do espaço kids, enquanto os garotos crescidos se divertiram à beça no curso Jimny Off Road, com aulas teóricas e práticas com 25 proprietários do 4×4 da Suzuki na pista off-road do Velo Città. Três food trucks e mais um caminhão-tanque garantiram que nenhum convidado ficasse de tanque vazio, seja no sentido figurado ou literal. E, para encher os olhos, que tal uma dupla de Ferrari 458 Speciale e Lamborghini Huracán?

0sette-day-juliano-barata-flatout-59 FEF_2928sette-day-juliano-barata-flatout-57sette-day-juliano-barata-flatout-58

Para finalizar com chave de ouro, do meio para o fim da tarde começaram os vôos de balão, cujo ponto de decolagem ficava próximo ao fim da reta dos boxes, o que significa…

0sette-day-juliano-barata-flatout-79

…que foi possível assistir de um ponto de vista privilegiado várias ultrapassagens da segunda bateria da Lancer Cup, que também foi uma das atrações aos presentes no Sette Day!

0sette-day-juliano-barata-flatout-83

 

Track Day: todas as culturas e tipos de piloto

Mas vamos ao que interessa para quem tem gasolina nas veias: o track day! O dia começou bem cedo, com o primeiro briefing às 8:00 dado pelo diretor de provas Sérgio “Izê” Berti, explicando os padrões de sinalização e procedimentos básicos de segurança na pista. Na sequência, os pilotos Duda Pamplona, Luiz Razia e Beto Gresse passaram algumas noções essenciais de ergonomia e pilotagem. Durante o dia todo o trio fez o serviço de coaching oficial do Sette Day aos participantes, dando instruções de fora e a bordo dos veículos – algo importante para os novatos evoluírem mais rapidamente e com segurança, e muito útil para os iniciados eliminarem vícios e extraírem aqueles décimos de segundo a menos no tempo de volta.

FEF_2479

Logo cedo a tenda encheu rapidamente, mostrando uma diversidade enorme de culturas (americanos, europeus, japoneses) e de tipos de preparação, entre carros absolutamente O.E.M. (originais de fábrica), blindados, preparados e veículos de competição. A diversidade também marcou o perfil dos participantes: se para vários presentes o Sette Day foi o primeiro track day de suas vidas, ali também havia um ou outro piloto profissional, bem como a turma dos viciados em autódromo – boa parte deles, proprietários dos Lancer Evo X, figura mais do que tarimbada nos track days de todo o Brasil devido à sua eficácia em pista. Boa parte dos Evo estavam sob o comando do preparador César Donato, da Raptors Motor Force.

0sette-day-juliano-barata-flatout-330sette-day-juliano-barata-flatout-320sette-day-juliano-barata-flatout-4 0sette-day-juliano-barata-flatout-50sette-day-juliano-barata-flatout-6 0sette-day-juliano-barata-flatout-470sette-day-juliano-barata-flatout-8

Além da diversidade de carros, tipos de preparação e de perfil de pilotos, não poderia faltar o mix entre pneus de rua, mistos pista-rua (como os Yokohama A048 e Toyo R888) e slicks de competição, disponibilizados no Sette Day pela Pirelli, que também ofereceu seus serviços de mão de obra. Fora o ganho de performance absurdo – Lucas Law, dono do Impreza WRX STI hatch que vocês verão mais abaixo, reportou uma melhoria de sete segundos –, o uso de slicks é uma experiência à parte, pois, embora haja mais aceleração lateral, há muito menos aviso às mãos do piloto sobre os limites de aderência.

0sette-day-juliano-barata-flatout-22 01-sette-day-juliano-barata-flatout-10

Agora, vamos aos carros e tempos – lembrando que as referências ficam um pouco vagas, pois temos misturados estreantes, experientes em track days e profissionais buscando tempo ou apenas fazendo ajustes.

01-19-FFF_250719-sette-day-juliano-barata-flatout-63 19-sette-day-juliano-barata-flatout-62

O carro mais rápido do dia foi o Evo X de competição da Old Boys Racing, mais conhecido por ser o vencedor da 31ª edição dos 500 km de São Paulo de 2015 por uma margem eletrizante de 0,109 contra a Ferrari F430 da dupla Fábio Greco e Renato Catalinni. Os pilotos na ocasião eram Ingo Hoffmann, Guiga Spinelli e Leandro Almeida, que estava a bordo deste Evo no Sette Day. Seu melhor tempo foi de 1:41,561.

02-35-FFF_1424 35-sette-day-juliano-barata-flatout-56

O gentleman driver Edras Soares e seu já famoso Evo da Raptors Motor Force cravou a marca de 1:47,107 logo em sua primeira sessão, que iniciou às oito da manhã. Com temperatura ambiente na casa dos 14ºC, os motores renderam o seu ápice no começo do dia.

13-03-15-FFF_25980sette-day-juliano-barata-flatout-55

Apenas três décimos atrás de Edras, Ricardo Wormke (Evo X número 15) impressionou com a marca de 1:47,461, extremamente baixa para um veículo de rua.

04-16-FFF_2567

O esquadrão de Evos na ponteira do evento continuou com Ricardo Nakada, que marcou 1:48,677 na última sessão cronometrada…

05-07-FFF_164205-07-FFF_2570

…seguiu com Marcos Aquino e seu belo Evo X com rodas Volk TE37 negras, com o tempo de 1:49,293 (também obtido na última sessão)…

06-11-FFF_1553

…e só foi parar com Edwin Araújo, que cravou 1:49,852 na primeira sessão. Em resumo, os seis tempos mais rápidos do dia ficaram com os Evos.

07-38-FFF_303438-sette-day-juliano-barata-flatout-28 07-38-FFF_298838-sette-day-juliano-barata-flatout-60 38-sette-day-juliano-barata-flatout-34

Pura música mecânica é como podemos chamar o ronco do Porsche 911 GT3 geração 991 de Cesar Augusto Adballa berrando a quase 9.000 rpm na reta dos boxes. Sua melhor marca foi de 1:50,901, obtida na segunda sessão. Um belíssimo registro, ainda mais considerando os pneus de rua utilizados.

08-01-FFF_145201-sette-day-juliano-barata-flatout-45

Apenas 0,381s atrás do GT3 veio o Porsche 911 Turbo geração 997 de Leonardo Franzo, com 1:51,282, calçando pneus slick.

09-107-FFF_298510-31-FFF_195231-sette-day-juliano-barata-flatout-31

A dupla de Audi A3 DTCC cravou tempos bastante competitivos: o carro número 107, de Ricardo Mantovani, registrou 1:51,939, enquanto Luis Fernando Almeida (31) marcou 1:52,592, 0,653 s atrás.

12-33-FFF_2538

Somos suspeitos para falar sobre Evo X na cor preta, mas o carro de Irajá Martini certamente era um dos mais bonitos do evento. Acelerou apenas na última sessão de treinos, cravando 1:54,961.

13-03-FFF_1496 13-03-FFF_1709

Parece que os Lancer Evo só andam em esquadrões: logo atrás de Martini Gonçalves veio Cauê Greeb Vicente, com 1:55,512.

14-22-FFF_3216

Daniel Sabará e seu Evo X registraram 1:55,565 na última sessão, que iniciou às 14:00 e foi até as 16:00, com o sol de inverno já tingindo o horizonte de laranja.

15-06-FFF_2042

Cláudio Santiago marcou 1:56,125 com seu Evo X MR.

30-sette-day-juliano-barata-flatout-3930-sette-day-juliano-barata-flatout-52 16-30-FFF_1804

Talvez um dos poucos superesportivos colecionáveis da atualidade, o SLS AMG de Marcio Bastos fez uma aparição-relâmpago na pista e registrou 1:56,322.

17-05-FFF_1403 05-sette-day-juliano-barata-flatout-36

Lucas Law experimentou pela primeira vez um jogo de slicks em seu Impreza WRX STI hatch e gostou muito do resultado: baixou em mais de sete segundos o seu recorde pessoal, que agora é de 1:57,148. Ele foi acompanhado do pai, Maurício Law, que trouxe um belo Legacy (veja mais abaixo).

32-sette-day-juliano-barata-flatout-6718-32-FFF_2493 32-sette-day-juliano-barata-flatout-7232-sette-day-juliano-barata-flatout-64

Tem mais pai e filho na história: Luca e Roberto Milani trouxeram este belíssimo Porsche 911 Targa 4S geração 997, que foi para a pista na última sessão e marcou 1:57,513.

19-18-FFF_146319-18-FFF_1687 19-18-FFF_144018-sette-day-juliano-barata-flatout-11

Este belíssimo Subaru Impreza WRX STI 2.5 da nova geração fez presença nas duas primeiras sessões do Sette Day, marcando 1:57,710.

20-sette-day-juliano-barata-flatout-120-sette-day-juliano-barata-flatout-38 20-sette-day-juliano-barata-flatout-3720-20-FFF_2504

Outro membro da Old Boys Racing, este Evo X de competição em fase de ajustes cravou 1:58,200, com Edgar Fabri ao volante.

21-27-FFF_255127-sette-day-juliano-barata-flatout-50

Augusto Gonzalez Romão fez o V8 biturbo de quase 570 cv de seu BMW M6 Gran Coupé rosnar forte no Velo Città, ignorando a inércia trazida pela blindagem. Cravou 1:58,335.

22-04-FFF_136604-sette-day-juliano-barata-flatout-25

Pai de Lucas Law, Maurício Law trouxe este belo Subaru Legacy customizado ao estilo STI, com direito a aerofólio traseiro de fibra de carbono e pinças dianteiras Brembo. Da mesma forma que Lucas, ele utilizou pneus slick pela primeira vez. No segundo stint, registrou 1:58,522.

23-13-FFF_2127 23-13-FFF_2699

Rosangela Deliza é mulher de atitude. Fez o Premium Racing School da Mitsubishi Ralliart (leia nossa matéria), experimentou o sabor da velocidade, comprou um Evo X John Easton (leia nossa avaliação do Evo X JE aqui) e agora se diverte em track days – este é o quarto no qual ela participa. Patologista de profissão, piloto por paixão. Melhor tempo: 1:59,364. Nossos aplausos!

25-sette-day-juliano-barata-flatout-7025-sette-day-juliano-barata-flatout-54 25-sette-day-juliano-barata-flatout-3524-25-FFF_3233

Os irmãos Lourenço começaram no mundo dos track days com um sonho de consumo de onze entre dez gearheads: como soa para você a ideia de acelerar um Lancer Evo IX MR preparado até o talo, com três mapeamentos de potência – 550, 650 e 750 cv? Sim, este carro é tão obsceno que não pudemos resistir à tentação: ele estará aqui, no FlatOut, em breve, para uma matéria e um ensaio caprichado!

23-sette-day-juliano-barata-flatout-6525-23-FFF_2003 23-sette-day-juliano-barata-flatout-2725-23-FFF_2521

O BMW M3 F80 na cor Laguna Seca blue, de Danilo Vieira das Neves, foi seguramente um dos carros mais belos e fotogênicos do Sette Day. Blindado na Quattro Blindagens, ele carrega cerca de 170 kg a mais do que em sua configuração de fábrica, o que fez os freios sofrerem um pouco no Velo Città, cujo traçado exige bastante atividade das pinças. Danilo, que se divertiu com a traseira rebelde de seu M3, já pensa em fazer um upgrade de freios. Sua esposa também é entusiasta e mandou ver na pista!

26-12-FFF_1392 26-12-FFF_2487

Enrico Damasceno levou o seu Mercedes-Benz A45 AMG para a pista em todas as sessões, mas foi na primeira saída, com ar e asfalto mais frios, que veio a melhor marca: 2:04,347.

27-14-FFF_138527-14-FFF_1406 27-14-FFF_2075

Car sharing de entusiasta é isso aí: os amigos Eduardo Leonidas e Victor Almeida compraram este Mitsubishi Lancer Evo X 2014 em sociedade! Todo original, o carro é usado apenas em track days. O melhor tempo do dia registrado foi de 2:04,676.

32-08-FFF_1379

Falamos de filhos, irmãos e esposas, mas ninguém superou a família Alcaraz neste quesito: foram nada menos do que 13 membros no Velo Città. Três deles mandaram ver na pista: Fábio Alcaraz, filho de Aparecido, foi o mais rápido, com o tempo de 2:07,909, registrado no fim da tarde a bordo de seu Camaro SS.

10-FFF_1660 10-FFF_2543

Victor Luiz Alcaraz, sobrinho de Aparecido, ficou logo atrás com seu Audi A3 Sportback equipado com pneus slick, registrando 2:09,788.

09-FFF_175609-FEF_2591 09-FFF_2787

E aí está Aparecido Alcaraz, patriarca da família, com seu BMW Z4 sDrive 20i. Logo de manhã ele marcou o seu melhor tempo: 2:09,823.

17-FFF_2725

Leitor do FlatOut, Thiago Pereira Rocha botou o seu Subaru WRX hatch pela primeira vez na pista. Fechou o dia com 2:11,761.

02-FFF_1351

O Camaro SS de Fábio Halla Cossi: melhor tempo 2:17,009.

33-29-FFF_202229-sette-day-juliano-barata-flatout-29

Em sua única entrada na pista, Wellington Capelozzi marcou 2:19,743 com seu Jaguar F-Type V6S.

26-sette-day-juliano-barata-flatout-6934-26-FFF_3198 34-26-FFF_3262

O Porsche 911 Targa de Marcelo Bellotti roubou muitos olhares nas tendas do Sette Day. Foi para a pista somente na última sessão, registrando 2:32,981.

35-34-FFF_257634-sette-day-juliano-barata-flatout-46

O Porsche Panamera de Evandro Peixoto deu apenas algumas voltas no Velo Città para conhecer a pista, sem a intenção de registrar flying laps. Literalmente um passeio executivo!

0sette-day-juliano-barata-flatout-77 0sette-day-juliano-barata-flatout-76

No pódio: Edras Soares, Ricardo Wormke, Ricardo Nakada, Marcos Aquino e, no topo, ao lado de Edras, o preparador Cesinha da Raptors Motor Force. Os cinco mais rápidos do Sette Day ganharam troféus exclusivos. E fique ligado na fanpage oficial do Sette Day: novidades estão a caminho!

VeloCitta Lancer CUP 2016 (1)

sette-day-tempos-flatout-brasil

 

[ Fotos: Fernanda Freixosa / Juliano Barata (imagens com marca d’água FlatOut) / Luca Bassani  (foto da Lancer Cup, abertura e encerramento da matéria) ]