trivialidade inutil numero 1 quantos irmaos maserati existiram eram seis em ordem de nascimento carlo bindo alfieri ettore mario e ernesto carlo e bindo os mais velhos fizeram carreira na isotta fraschini em milao ao redor de 1910 morre carlo o mais velho e por indicaçao de bindo alfieri e ettore sao tambem contratados pela isotta fraschini que prontamente os envia para a argentina oficialmente como representantes do departamento de serviço chegando la porem os dois logo se metem no mundo de competiçoes reconstruindo e criando carros especiais dos clientes da marca milanesa tres anos depois os dois irmaos alfieri e ettore retornam para milao onde fundam a officine alfieri maserati para preparar carros de competiçao vocaçao encontrada e desenvolvida no exilio na argentina logo se mudam de volta para bolonha [caption id= attachment_285323 align= aligncenter width= 600 ] da esquerda ettore bindo ernesto e alfieri maserati[/caption] trivialidade inutil numero 2 de onde vem o famoso logotipo de tridente os irmaos maserati e a sua empresa eram de bolonha cidade portanto importante nao somente por seu molho de macarrao se voce visitar a piazza maggiore de bolonha cidade natal dos seis irmaos maserati vai perceber que no alto da fonte principal nas maos da estatua de um netuno completamente peladao inclinado com a pelvis adiante como se quisesse mostrar as vergonhas esta um alto tridente o artista plastico mario maserati adorava aquela estatua sabe se la porque e por isso quando seus cinco irmaos pediram que fizesse um logotipo para a empresa que levava o nome da familia mario usou o tridente daquele netuno para ligar a empresa a sua cidade natal e sua praça principal ainda bem; a primeira coisa que se nota na estatua nao e exatamente o tridente e a segunda arma de netuno embora emblematica de muito do significado do supercarro nao ficaria bem no logotipo da marca trivialidade inutil numero 3 de onde vem o famoso relogio analogico no painel dos maserati engraçado voce perguntar; tem muito a ver com a historia de hoje ao contrario das outras tradiçoes desta quase centenaria empresa aparece em 1926 o relogio cujo formato tambem estranhamente lembra a outra genitalia humana e uma tradiçao relativamente nova nasce em 1981 com o maserati biturbo alejandro de tomaso um argentino era agora o dono da empresa e queria dar um toque antigo analogico chique tradicional ao moderno interior de seu novo maserati o resultado e um relogio mecanico suiço vaginiforme colado ao painel de todo maserati dali em diante ok talvez minha mente seja doentia e esteja sugestionado a ver genitalia para todo lado; mas de qualquer forma tenho certeza que a argentina foi mencionada duas vezes ai em cima e acho que esse era o meu objetivo talvez; nao sei se lembro mais confuso com tanta genitalia a historia de hoje de um jeito ou de outro vai agora começar por ai da argentina mesmo por que a outra opçao de assunto mencionado na introduçao nao cabe bem para um ambiente familiar como o flatout [caption id= attachment_285325 align= aligncenter width= 940 ] alejandro de tomaso 1928 2003[/caption] o argentino alejandro de tomaso era um daqueles personagens que nao tivesse uma vida real e bem documentada seria incrivel demais para ser verdadeiro ninguem escreveria de tomaso em ficçao so porque ele e real acreditamos na sua historia bem nascido rico dono de gado e terra a perder de vista nas vastidoes solitarias dos pampas de tomaso ainda jovem tem que fugir de sua terra natal parece que era anti peronista numa epoca em que isso nao fazia nada bem para a saude vai para a italia terra de onde vinha sua familia e piloto amador e amante de automoveis que era resolve se dedicar ao esporte motor como piloto profissional orgulhoso de si e de sua posiçao social ao chegar em modena coraçao da industria de carros de corrida italianos pergunta qual e o melhor hotel da cidade; ora mas e claro que e o majestoso canalgrande no centro de tomaso se hospeda na melhor suite do melhor hotel da cidade usando todos os serviços da casa sem olhar o valor uma semana depois o hotel pede educadamente que acerte a conta ate ali para continuar sua estadia por algum motivo numa epoca que informaçao e dinheiro nao viajava tao rapidamente nao tinha dinheiro para pagar a conta; de tomaso e expulso sumariamente do hotel [caption id= attachment_285344 align= aligncenter width= 800 ] shamal [/caption] conto isso para colorir uma imagem melhor da pessoa dois anos depois compra o hotel canalgrande demite todos os envolvidos em sua expulsao e faz da suite presidencial sua casa e escritorio pelo resto de sua vida de tomaso era segundo muitos um tirano e um elitista; segundo outros um educado e bondoso gentleman de berço um piloto de corridas que se tornou um enzo ferrari de segundo escalao ou um negociante inescrupuloso com amigos mafiosos que o mantiveram no poder de uma serie de empresas com ajudas providenciais aparecendo repetidas vezes de uma forma ou de outra uma pessoa que deixou uma marca na cidade de modena e no mundo em modena de tomaso frequenta a nova maserati dos irmaos orsi os industriais trouxeram a empresa dos irmaos maserati de bologna para a cidade em 1937 la conhece uma mulher piloto americana elisabeth heskell que corria com maseratis uma herdeira de uma fortuna imensuravel heskell se casa com de tomaso em 1957 e se torna isabelle de tomaso junte o dinheiro de isabelle com o de alejandro e alem de comprarem o hotel canalgrande fundam a de tomaso inicialmente para fazer carros de corrida [caption id= attachment_285328 align= aligncenter width= 611 ] alejandro se casa fortunas se juntam [/caption] de tomaso fica amigo de lee iacocca entao na ford; uma parceria longa se inicia com o pantera e ajuda aparece para a compra da ghia e da vignale fabricas de carroceria que expandem as organizaçoes de tomaso o fracasso do pantera um carro sensacional mas pouco testado e portanto problematico na mao de clientes nao acaba com seu sucesso em 1975 se torna junto com o governo italiano o novo dono da maserati certamente seus contatos no governo o ajudaram muito aqui alem da maserati de tomaso se torna dono da benelli e da moto guzzi e logo tambem da innocenti o fabricante de mini italiano do alto de sua suite no canalgrande alejandro agora presidia um verdadeiro imperio biturbo o maserati de de tomaso pode se dizer o que quiser de nosso amigo argentino mas e uma certeza absoluta que sem ele a tradicional marca maserati teria morrido ja em 1975 tudo muda na empresa com sua chegada o famoso engenheiro giulio alfieri praticamente o criador de todo maserati de rua ate ali e sumariamente demitido no dia em que de tomaso chega para tomar posse alfieri era um antigo desafeto de alejandro e como sabemos perdoar e esquecer nao era sua forma de agir [caption id= attachment_285343 align= aligncenter width= 999 ] quattroporte iii uma grande sacada[/caption] conhecia automoveis profundamente e seu mercado um passo importante seu recria o quattroporte fazendo a famosa limusine com motor de carro de corrida um sucesso que ajudaria muito o futuro da marca o cupe de tomaso longchamp recebe motor v8 maserati no lugar do v8 ford e muda o nome para maserati kyalami mas o mais importante projeto dele na empresa era totalmente diferente do que ela fizera ate ali o maserati biturbo [caption id= attachment_285335 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro biturbo [/caption] o biturbo era um seda com motor v 6 sohc tres valvulas por cilindro dois litros e dois turbocompressores que lhe davam seu nome tinha mais ou menos do tamanho de um bmw serie 3 e era dirigido ao topo de seu mercado o desenho basico e praticamente uma copia do bmw inclusive com mcpherson na frente e suspensao independente por braços arrastados na traseira tal e qual um bmw e21 ou e30 mas o maserati tinha motores mais potentes e muita sofisticaçao para justificar preço maior o interior tinha mais couro nobre e madeira que muita mansao inglesa e no meio dele o tal relogio suiço tao adorado por esnobes como de tomaso a produçao aumenta exponencialmente e uma empresa acostumada a fazer coisa de 700 carros por ano passa a fazer quatro mil o cuidado com a qualidade e a durabilidade porem e como foi constante em todas as criaçoes do argentino pessima hoje os maseratis desta era custam quase nada na europa onde a maioria foi vendida fruto do fato de que sua manutençao ja dificil quando eram novos hoje beira o impossivel afinal de contas o carro representa algo que nunca deu certo e foi tentado aqui por gurgel produzir carros em grande serie usando metodos de serie pequena um maserati tradicional era feito a mao mas com tempo e cuidado podia ser ajustado e modificado ate ficar perfeito fazer ao mesmo tendo que mandar um monte deles para as carretas esperando la fora resultou no que resultou [caption id= attachment_285337 align= aligncenter width= 999 ] biturbo s 1983[/caption] depois do impeto inicial de bater os alemaes da bmw sem sucesso a rota e recalculada os biturbo teriam uma serie de derivados mais exclusivos mais caros e feitos com mais cuidado a volumes menores maserati tradicional feitos na base de um que pretendia ser um carro mais popular apesar da origem tortuosa foi melhor assim todos os derivados de luxo do biturbo foram carros fantasticos os motores mudaram muito eram todos feitos sem moldes definitivos artesanalmente como verdadeiras obras de arte vocais e superpotentes se e dificil achar peças para eles hoje em dia nao ha surpresa aqui [caption id= attachment_285326 align= aligncenter width= 999 ] maserati biturbo spyder[/caption] o motor do biturbo nasce em 1981 com carburador um unico weber dcnvh de corpo triplo o v6 era todo em aluminio inclusive com camisas em aluminio revestidas de nikasil e tinha 90° entre bancadas derivado que era ora vejam so de um desenho de giulio alfieri para mercados como o italiano com taxas maiores para motores acima de dois litros deslocava 1996cm3 e dava 180 cv; para os outros mercados como o americano eram 2491cm3 e 185cv com melhor distribuiçao de torque o biturbo s recebia mais pressao para 205cv em ambas os deslocamentos a partir de 1983 depois o motor recebe injeçao eletronica para mais potencia e tratabilidade em 1986 em 1988 ganha novos cabeçotes com duplo comando de valvulas e quatro valvulas por cilindro para 245cv ainda nos dois litros duas versoes de um novo 2 8 litros apareceriam em seguida sohc com 250cv ou dohc com 285 cv versoes com catalisador tinham 10% a menos de potencia em media [caption id= attachment_285340 align= aligncenter width= 999 ] maserati karif[/caption] existiram uma serie de carrocerias e modelos interessantes tambem alem do original seda de duas e quatro portas em 1984 aparece o spyder um roadster de dois lugares com entre eixos reduzido de 2514 mm duas portas e 2600 mm quatro portas para 2400mm do spyder deriva o interessante cupe karif com 285 cv fazia 0 100km/h em apenas 4 8 segundos e chegava a 255 km/h mais rapido que ghiblis e boras v8 dos anos 1970 o que da base para aparecer um novo ghibli em 1992 um cupe biturbo com carroceria redesenhada mas indole de supercarro nele os v6 dariam mais de 330cv a custa de pressoes de turbo cada vez maiores e um desempenho que rivalizava ferrari e porsche maserati estava viva [caption id= attachment_285339 align= aligncenter width= 999 ] maserati ghibli cup [/caption] mas o mais interessante de todos os derivados do biturbo acontece um pouco antes em 1990 e abre caminho para a nova geraçao de cupes da marca o maserati shamal apoteose biturbo e realmente incrivel que nosso amigo de tomaso tenha conseguido fazer algo tao incrivel como o shamal quando seu desenvolvimento começa seu imperio estava reduzido apenas a maserati e esta estava cheia de dividas e realmente mal das pernas; o desenvolvimento da carroceria monobloco do biturbo e o consequente fracasso em atingir os volumes de venda previstos colocam a empresa em situaçao precaria mas de tomaso conseguiu um carro com desenho novo do exterior suspensao regulavel e um motor novo; tudo feito quase sem dinheiro algum como ele fez isso o desenho da carroceria e de gandini que adorava de tomaso dizia que ele sempre o pagou em dia mesmo em dificuldades e o tratou bem e com respeito coisa que definitivamente nao era norma entao certamente gandini fez um preço camarada para seu velho amigo o shamal era um carro esporte; usava portanto o entre eixos do spyder/karif e tinha apenas dois lugares a suspensao foi tambem desenvolvida na amizade de tomaso chama a koni velha parceira das marcas de modena que desenvolve e coloca em produçao seus amortecedores regulaveis tudo sem custo de desenvolvimento para testar o uso deles no mercado antes de coloca lo a venda para fabricantes como dizer isso mais serios va o motor era novo mas baseado na evoluçao maxima do v6 biturbo e como sempre fundido em areia sem investimento em ferramental definitivo era essencialmente o biturbo v6 existente com dois cilindros extras adicionados fazendo um v8 designado internamente como am479 media 80 x 80mm para um total de 3217cm3 os novos cabeçotes eram como a evoluçao do v6 dohc e quatro valvulas por cilindro os dois turbos e intercoolers eram da ihi e usava igniçao e injeçao eletronica integrada marelli iaw o motor dava 326 cv a 6 000 rpm e 44mkgf a 3 000 rpm o cambio era o mesmo getrag manual g560 de seis velocidades usado no bmw 850i com diferencial traseiro autoblocante o novo motor nao era apenas potente era um festival de sensaçoes que so podia ter saido de modena vocal potente ate hoje liso linear apesar de turbo e delicioso embora nao tivesse o desenho em cunha dos lamborghini e a aura de artigo desejado dos ferrari de motor central o shamal era um exotico italiano amado por uma parcela menos conformista que adorava ainda poder comprar um esportivo italiano de motor dianteiro era famoso por ser sensivel ao acelerador a ultima evoluçao do chassi estava em seu limite a traseira as vezes saia violentamente com acelerador e portanto devia ser dirigido com atençao um carro para entusiastas dispostos a domar uma maquina que responde bem apenas para quem sabe o que faz e o faz com vontade era carissimo e exclusivo tambem ao final so 369 deles foram produzidos de 1990 ate 1998 em 1993 a fiat que ja era acionista desde 1989 mas nao conseguia mandar na empresa com o argentino no poder finalmente compra o restante da maserati de tomaso nao tinha outra saida sem a fiat a marca famosa morreria e ele nunca deixaria isso acontecer mas acabava a sua era e a dos biturbos o shamal porem mostrava o futuro colocada debaixo da ferrari a maserati lança um novo cupe com desenho de giugiaro em 1998 o 3200gt o numero 3200 claro era o motor do shamal agora em um novo maserati cupe como ele diga o que disser do controverso alejandro de tomaso mas debaixo dele pelo menos a empresa tinha um dono e uma direçao clara nao gostava por exemplo de abs ou controles eletronicos e os maserati nao os tinham mesmo depois desses equipamentos se tornarem comuns ate em carros baratos gostava de carros que precisavam ser dirigidos de verdade que recompensavam quem sabia o que faziam como o shamal provava certa vez disse para um jornalista americano olha para com esse papo de abs eu consigo frear um carro mais rapido e de forma mais segura que qualquer abs meu pe sente quando as rodas vao travar o jornalista argumenta que de tomaso foi piloto de formula 1 e a maioria das pessoas normais nao tinha esta habilidade de tomaso responde talvez elas precisem aprender o shamal entao e isso alejandro de tomaso feito automovel nao deve ser facil de conviver e nunca sera uma unanimidade muita gente o odeia mas quem gosta dele trata o como heroi orgulhoso de si e conhecedor de suas habilidades e definitivamente nao se deve provoca lo sua furia e lendaria um tipo de carro e de pessoa que nao se encontra mais facilmente por ai
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.