em dezembro de 2020 a revista road&track americana fez sua ultima ediçao mensal normal como sempre fora desde 1947 seria tambem a ultima ediçao com travis okulski como editor um jovem que acabou na cadeira quase por acidente mas criou uma serie de ediçoes memoraveis a revista tambem tem a ultima contribuiçao de peter egan; para quem leu ele na r&t por 30 anos como eu emocionante a reportagem principal fecha com chave de ouro a historia da revista mensal e uma reflexao incrivel sobre o que faz um carro desejavel para o publico da revista que como o nome diz e focado em pista e estrada em carros esporte portanto sao oito carros lendarios; cada um deles escolhido a dedo para representar um tipo e uma epoca um resumo do mundo do automovel para o entusiasta claro que muita coisa faltou oito carros nao podem cobrir todo o espectro de nosso credo mas e uma seleçao sensacional em minha opiniao; nao poderia fazer melhor talvez um ferrari 250 gt swb completasse bem o quadro; talvez falte um lotus mas ainda assim uma escolha que nao da para criticar eram eles um mg tc 1949 um mercedes benz 300 sl asa de gaivota de 1954 um shelby cobra 289 de 1966 talvez o melhor dos porsche um 911 s de 1967 um belissimo bmw m5 de 1989 com o seis em linha de corrida dohc com seis borboletas individuais o mclaren f1 sim ele completando a lista dois japoneses o acura integra type r de 2001 e um mazda miata novinho de 2020 ja com o dois litros de 181 cv [caption id= attachment_330005 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro cobra 260 cid [/caption] o resultado em todos os anos comparando carros esta revista nunca teve um resultado unanime ate hoje sim o vencedor sem sobra de duvida foi o cobra sim um simplerrimo rosdaster com suas origens nos anos 1950 em cima de pneus finos mas com um pequeno v8 americano de 271 cv sim o cobra original e tudo isso esqueça a lenda de que e algo malfeito muito motor e pouco carro nariz pesado e todas essas bobagens o cobra original foi criado por pilotos e preparadores para ser primeiro um carro de corrida e ao mesmo tempo simples mas terrivelmente efetivo e leve e espartano aberto sem nem vidros nas portas mas por isso mesmo pesa menos de uma tonelada junte isso a o v8 torcudo e potente e a receita de prazer puro ao volante e ainda hoje inigualada [caption id= attachment_329997 align= aligncenter width= 999 ] mkiii 427 e suspensao diferente[/caption] mas o que e mais incrivel nisso e que o carro e na verdade um bastardo um vira lata uma cruza feita de forma precaria em oficinas e galpoes diversos em dois continentes diferentes que tinha tudo para dar errado tem uma miriade de pais de criadores de gente que o reivindica como filho cobra e um nome da ford shelby diz que o carro e dele a ac grita nao e diz que e a mentora intelectual do carro pete brock ken miles phil remington estao em algum lugar desse caldeirao e fruto da cultura hot rodder californiana claramente com ajuda de dean moon pintura de dan jeffries v8 de detroit rodas halibrand e pneus goodyear mas e tambem fruto do mundo de competiçao ingles da tradiçao de carros esporte da ac mesma cultura que nos deu colin chapman e com atraso de 30 anos gordon murray ate um gajo porreta tem um dedo aqui o portugues joao john tojeiro nascido no estoril portugal filho de pai portugues e mae inglesa o jovem john foi trazido para a inglaterra em 1924 apos a morte de seu pai e e ele o criador do sensacional chassi basico do cobra entao base para o primeiro ac ace https //flatout com br/o nascimento do shelby cobra/ sim o cobra e um bastardo da pior especie sem mae nem pai ou gente que o ensinou a ser educado nao devia funcionar devia ter sido mais um dos inumeros fracassos nesse tipo de coisa que existem na historia do automovel mas nao; funcionou muito bem sim senhor ate demais pois alem de ganhar campeonatos mundiais nas pistas em cima de ferrari e maserati em sua epoca sessenta anos depois ainda podia estar em capas de revistas como a r&t proclamado como a melhor coisa do mundo desde a invençao do doce de leite com queijo de minas mas o mais doido e que tudo aconteceu nao por planejamento mas por pura sorte e e desse divino acaso que trataremos hoje como o destino criou o cobra a primeira coisa incrivel dessa historia e que shelby nunca tinha dirigido um ac ace antes de começar a aventura do cobra no inicio dos anos 1960 carrol shelby era um piloto aposentado dono de uma distribuidora de pneus goodyear e nada mais; tinha se separado da primeira esposa e vivia uma vida meio vagabunda de bar em bar sem muito objetivo futuro [caption id= attachment_329995 align= aligncenter width= 999 ] shelby em 1966[/caption] um dia le num artigo na imprensa especializada que a ac esta sem motor para o ace agora que a bristol parava de produzir seu seis em linha de origem bmw para comprar motores v8 da chrysler nao sabia que a ac naquele momento ja tinha uma soluçao o seis em linha de 2 6 litros do ford zephyr ingles shelby pensou numa velha ideia sua o ace ficaria otimo com um v8 americano preferencialmente o chevrolet resolve mandar uma carta para a ac na inglaterra carrol conta em um bar onde parecia passar a maior parte de seu tempo a historia para o amigo lew spencer anos depois spencer conta que quando ele foi embora falou para o barman pobre coitado ja foi um grande piloto mas agora so bebe e tem delirios de grandeza esse carro dele nunca vai dar certo nem em um milhao de anos mas uma serie de sortes incriveis garantiriam que sim daria certo primeiro mandou a carta para charles hurlock da ac achando que ele era o dono da empresa que na verdade era william hurlock irmao de charles mas este engano foi providencial charles era entusiasmado por carros esporte e muito mais propenso a aceitar uma ideia assim que o sisudo william com ajuda de charles a resposta veio que sim a ac estava interessada outra sorte ouviu noticias do novo motor ford v8 pequeno lançado naquele ano no fairlane resolve mandar outra carta desta vez para o amigo dave evans da ford contando o esquema da ac e perguntando se por um acaso qualquer a ford se interessaria em fornecer alguns motores para esta empreitada entenda o seguinte nao havia uma empresa aqui shelby e sua amante/secretaria/soon to be segunda esposa operavam num pequeno escritorio emprestado por dean moon em los angeles onde tambem distribuiam pneus para a costa oeste americana mas na ford o impulso liderado por iacocca de total performance começava a crescer impulsionado ainda mais pela falha em comprar a ferrari por sorte a carta de shelby chegou para a pessoa certa na hora certa https //flatout com br/pete brock a incrivel historia do pai do cobra daytona/ ao mesmo tempo shelby decide começar uma escola de pilotagem em riverside por sorte de novo um jovem ex designer da gm e maluco por competiçao morava ali num barracao alugado na pista e parecia a pessoa ideal para ajudar nisso o jovem claro era pete brock no futuro este primeiro funcionario da shelby american desenharia nao so o daytona coupe e os cobra mas todos os logotipos roupas e uniformes da empresa tudo isso hoje uma iconografia lendaria sorte de novo [caption id= attachment_329994 align= aligncenter width= 736 ] pete brock e o daytona[/caption] mas como se nao bastasse isso mais outra incrivel sorte esta talvez a maior de todas acontece em seguida das cinzas da scarab [caption id= attachment_329986 align= aligncenter width= 999 ] o scarab de corrida chevrolet v8[/caption] em 1959 o milionario lance reventlow havia alugado instalaçoes recem construidas para sua operaçao de formula 1 a scarab em princeton drive no suburbio de venice em los angeles logo atras do empreendimento marina del rey que finalmente estava quase concluido pertinho da praia de venice seus carros de competiçao de longa duraçao tiveram muito sucesso mas os monopostos de formula que se seguiram foram um fracasso terrivel sua configuraçao pesada e com motor dianteiro nao eram pareo para as maquinas de gp mais recentes mais leves e com motor traseiro nunca foi sua intençao ganhar dinheiro com a construçao de carros de corrida nem era necessario com sua fortuna mas leis fiscais federais que categorizavam uma empresa que registrava uma perda de mais de cinco anos como um hobby acabou com a scarab [caption id= attachment_329987 align= aligncenter width= 999 ] o scarab de formula 1[/caption] no inicio do ano a equipe de cerca de 20 pessoas havia sido reduzida a apenas um punhado enquanto os trabalhos atuais em andamento eram concluidos mas agora as portas estavam finalmente se fechando no fim o chefe da operaçao era o que restava um certo phil remington como voce pode imaginar o proximo locatario das instalaçoes seria shelby com ajuda da ford de cara alem de uma oficina sensacional cheia de um maquinario novo e topo de linha para se fabricar carros de corrida prontinho para uso shelby herdou uma pessoa instrumental para fazer dos cobra um sucesso [caption id= attachment_329985 align= aligncenter width= 999 ] o jovem rem nos salt flats de bonneville [/caption] por praticamente toda a sua vida adulta phil remington entao com 41 anos esteve no meio de automoveis começou com um hot rod feito em casa para correr nos lagos secos na decada de 1940 esteve envolvido em inumeros projetos de carros esportivos e de corrida nos ultimos anos com os scarabs de reventlow nunca procurando os holofotes ele estava mais feliz trabalhando nos bastidores e apenas alguns poucos esclarecidos sabiam do que esse sujeito era capaz ele nao teve nenhum treinamento formal mas seu senso inato de como as coisas devem ser projetadas feitas e depois montadas para operar com a maxima eficiencia a capacidade de ponderar e resolver um problema com calma junto com uma habilidade quase incrivel para a fabricaçao faziam dele um engenheiro de corrida nato muitos anos depois a segunda esposa de shelby joan disse naquela epoca shelby e eu compramos um apartamento em riverside quando eles sublocaram o predio de lance rem passou a trabalhar conosco foi a maior sorte de todas sem ele esse projeto nunca nunca mas nunca teria acontecido mesmo nunca um exemplo na primeira corrida com o primeiro cobra construido os cubos de roda traseiros quebraram rem os desmontou e logo viu o problema alem de rolamentos pequenos cantos vivos eram inicio de trincas imediatamente contatou amigos na halibrand que lhe forneceram forjados em aluminio aeronautico que ele usinou com maior espaço para rolamentos e sem cantos vivos nunca mais foi necessario mudar cubos traseiros nos cobra mandou desenhos para a ac e os carros vinham de la ja com os novos cubos e assim por diante um mestre em operaçoes assim nao existiria a shelby ou um cobra sem phil remington como nao existiria uma shelby e um cobra sem ken miles outro eximio desenvolvedor de carros de corrida e piloto de habilidade incrivel ken acabou sem emprego e sem oficina exatamente na hora que shelby precisava de um piloto como ele para ajudar no desenvolvimento incrivel [caption id= attachment_329990 align= aligncenter width= 950 ] ken miles e phil remington que dupla [/caption] o cobra funcionou bem logo de cara; a soma do incrivel ford v8 e o incrivel chassi do ace garantiam isso mas um carro so nao faz lenda e nem ganha corridas se nao fosse uma serie de ajudas francamente divinas nada disso teria acontecido e o mundo seria um lugar muito mas muito mais triste por isso
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