com o advento do motor v8 hellcat acabamos ficando meio acostumados com numeros de potencia e torque estratosfericos que o diga o challenger srt demon com seus mais de 850 cv a verdade porem e que qualquer muscle car com mais de 700 cv ja e algo absurdo e deve ter sido por isto que a ford decidiu que seu mustang mais potente de todos os tempos teria so 770 cv o shelby gt500 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o motor e um v8 de 5 2 litros cujo bloco e emprestado do gt350 entretanto em vez do virabrequim plano a italiana do gt350 o gt500 recebe um bom e velho virabrequim cruzado ele nao gira tanto quanto o gt350 que chega a impressionantes 8 250 rpm ficando em mais moderadas 7 500 rpm mas caramba sao 770 cv acompanhados de respeitaveis 86 4 kgfm de torque 5 000 rpm o gt350 tem 533 cv para efeito de comparaçao a ford tinha a obrigaçao de dar ao mustang de sexta geraçao que veja bem ja esta entre nos desde 2015 uma versao gt500 demorou um pouco mas o que se tem de acordo com a imprensa estrangeira e provavelmente o melhor mustang de todos os tempos isto tem a ver com sua força bruta claro mas nao apenas isto https //www youtube com/watch v=jusm1erf0q8 o que o gt500 tem de bom entao e o que veremos a seguir os primeiros reviews ja sairam e chegou a hora de mais uma meta avaliaçao do flatout como voce sabe o mustang evoluiu muito na sexta geraçao adotando pela primeira vez um arranjo de suspensao traseira independente algo necessario para acompanhar os esportivos europeus e garantir uma dinamica mais versatil com um interior melhor acabado e mais tecnologico quatro lugares e um porta malas generoso ele ate pode ser usado como daily driver por um casal sem filhos tranquilamente existe uma versao 2 0 turbo indisponivel no brasil para quem nao quer gastar tanto combustivel mas o mustang tambem precisa agradar aos norte americanos especialmente agora que ele e o unico carro de passeio que a ford vende nos estados unidos e estas duas necessidades enfrentar os rivais europeus e conquistar o publico local tambem valem para o gt500 que precisava encontrar o equilibrio perfeito entre usabilidade capacidade nas curvas aceleraçao e a boa e velha brutalidade e isto nao e facil ele conseguiu pelo visto sim tudo começa no motor claro o v8 do gt500 batizado predator tem bielas mais reforçadas que o motor voodoo do gt350 e adota um supercharger invertido isto e montado abaixo da caixa de ar para garantir um centro de gravidade mais baixo o supercharger tem capacidade de 2 65 litros e opera a 0 8 bar atuando em conjunto com um intercooler do tipo ar agua graças a ele a ford conseguiu um ganho de 237 cv sobre o motor do gt350 com giro mais baixo e uma taxa de compressao de 9 5 1 relativamente conservadora ante os 12 1 do v8 voodoo e qual e a sensaçao de acelera lo deixemos que nelson ireson da automobile magazine descreva o que tanta potencia e tanto toque significam em termos de desempenho os drag racers vao ficar felizes em saber que o novo gt500 vai de zero a 96 km/h em 3 3 segundos de acordo com a ford e cumpre o quarto de milha em 10 7 segundos o pessoal dos track days pode ficar intrigado pelo 0 160 0 de 10 6 segundos declarado pela fabricante mas nenhum destes factoides de ficha tecnica de fato traduz o quanto o novo mustang gt500 e rapido ou mais importante ainda o quao facil e conduzi lo com rapidez seja na versao basica ou equipado com o carbon fiber track package que custa us$ 18 500 as arrancadas nao poderiam ficar mais simples enquanto voce espera a sua vez pode ajustar as rotaçoes atraves do mostrador do controle de largada no quadro de instrumentos quando alinhar seu carro use os menus para ativar o line lock e assim obter um burnout impecavel e preciso esquentar os grudentos pneus michelin pilot sport 4s afinal desligue o line lock pise fundo no freio e depois no acelerador e assim que a luz amarela acender solte o freio toda aquela força que estava presa e solta de uma vez e voce e lançado pela pista ao infinito e alem mantenha o pe direito no fundo e continue apontando para a chegada enquanto a transmissao da tremec realiza as trocas na velocidade da luz ate o final da pista o processo todo dura menos de 11 segundos mesmo se for sua primeira vez no carro um pony car com as credenciais do gt500 nao poderia entregar menos do que isto mas nao acaba por ai e o segredo esta justamente no carbon fiber track package cftp de acordo com chris walton da motor trend embora o ronco e o desempenho em linha reta continue o mesmo o gt500 basico e o carro equipado com o cftp parecem dois automoveis completamente diferentes o pacote consiste em elementos aerodinamicos de suspensao e de reduçao de peso que alteram o comportamento do gt500 que deixa de ser apenas um esportivo criminosamente barulhento rapido divertido bem acertado e altamente previsivel e com tanta potencia que as vezes nem sabe o que fazer com ela a um verdadeiro supercarro feito para as pistas que so e bom assim por causa desta potencia o fato de ele entregar tanto feedback ao motorista de uma forma tao neutra e balanceada e algo rarissimo eu tive a sorte de dirigir alguns carros de corrida e isto aqui e o mais perto que se pode chegar de um sem abrir mao de um interior bem equipado e de uma usabilidade suficiente para uso diario e isto nao e exagero [gallery type= grid link= file size= medium ids= 242884 242885 242887 ] o pacote consiste em suspensao ajustavel na dianteira molas especificas amortecedores magneto reologicos rodas de fibra de carbono de 20x11 polegadas na frente e 20x11 5 polegadas atras e pneus michelin pilot sport cup 2 no lugar dos sport 4s criados especificamente para o pacote cftp com 305 mm de largura na frente e 315 mm atras ele tambem traz aletas aerodinamicas na dianteira uma asa traseira ajustavel de fibra de carbono igual a do mustang gt4 de competiçao e a ausencia do banco traseiro e claro que com isto o preço do carro sobe de us$ 73 995 para us$ 92 495 mas voce ja viu almoço gratis qualquer uma das versoes do gt500 porem vem equipada com outra maravilha a transmissao de dupla embreagem e sete marchas bob sorokanich da road and track explica melhor [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 242882 242881 ] a ford tomou a decisao ousada de lançar o gt500 com apenas um cambio disponivel um tremec de dupla embreagem e sete marchas que nao se encontra em nenhum outro ford no modo automatico as trocas sao suaves e precisas no modo manual parece que as aletas estao ligadas diretamente ao seu cerebro as trocas ascendentes sao instantaneas mais rapidas que em algumas ferrari recentes nas primeiras vezes em que voce troca de marcha em alta velocidade parece um daqueles jogos de corrida de 8 bits cada troca e uma piscada imediata como bater as palmas das maos sim era para ser assim em qualquer transmissao atuada por borboletas no volante mas nao e isto que acontece na maioria dos carros com paddle shifters mesmo os mais radicais ha um certo atraso entre a puxada na aleta e a troca das engrenagens dentro do cambio mesmo a pausa mais breve e agonizante como se o cambio tivesse de percorrer um pequeno trajeto em direçao a proxima marcha no gt500 esse trajeto nao existe segundo isto acontece os engenheiros da ford conseguiram esta proeza com um truque relativamente simples o comando para trocar a marcha acontece no momento em que seu dedo começa a puxar a aleta e nao quando ela chega ao fim de seu percurso e uma vantagem eletronica e nao mecanica que poderia ser explorada por mais fabricantes em suas caixas de dupla embreagem entretanto talvez o feito mais incrivel do gt500 seja conseguir tudo isto e ainda manter a usabilidade graças aos amortecedores ajustaveis que sao capazes de reduzir a rolagem da carroceria nas curvas e de adaptar se a quaisquer irregularidades do piso os engenheiros da ford puderam optar por molas de carga ligeiramente mais macia o que faz a diferença no modo normal ainda de acordo com a road and track este e um mustang de 770 cv que ainda consegue ser toleravel nas ruas confortavel ate e claro que ainda ha espaço para criticas mas estas se concentram nos aspectos inerentes ao mustang que afinal de contas e considerado um esportivo barato la fora um bom negocio quando se quer levar para casa o maximo de potencia possivel por seus dolares assim o interior tem plasticos duros e familiares e a direçao eletrica possui uma calibragem bastante simples no modo sport por exemplo ela fica mais pesada mas as respostas continuam exatamente as mesmas do modo normal alem disso o peso concentrado na dianteira 56 44 sendo 1 990 kg no total pode cobrar seu preço na pista em determinadas situaçoes entretanto fica evidente ao ler os reviews que o gt500 e superior ao gt350 nao apenas em cavalaria mas em finesse e na capacidade de enfrentar carros mais requintados e caros e bem e para isto que ele existe
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.