Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Shelby irá construir 50 unidades do Cobra zero km
Em 2015 o Shelby Cobra 427 completa 50 anos e para comemorar o aniversário a Shelby voltará a construir uma série limitada do lendário esportivo americano. A série terá apenas 50 carros e será oferecida com carroceria de fibra ou alumínio. Os modelos de fibra serão pintados em Azul Guardsman com faixas em Branco Wimbledon, enquanto os modelos de alumínio poderão trocar a pintura por um acabamento polido do metal.
Logicamente, por se tratar de uma versão comemorativa do modelo 427, o motor será o big block de sete litros (427 pol³) , a versão mais radical do Cobra. Além da pintura exclusiva, o modelo especial de 50 anos terá emblemas comemorativos, freios de competição e instrumentos personalizados, rodas de 15 polegadas e uma capa com o logotipo dos 50 anos do modelo.
Mais legal é que eles não serão “réplicas oficiais”, e sim modelos originais, com direito ao número de série continuado — de CSX4550 a CSX4599. Os preços partem de US$119.995 para o modelo de fibra e US$ 179.995 para os modelos de alumínio.
Jules Bianchi inicia processo de reabilitação
A família de Jules Bianchi publicou hoje no Facebook do piloto uma boa notícia: ele começou o processo de reabilitação das lesões sofridas em seu terrível (e absurdamente evitável) acidente no GP do Japão.
Bianchi se recupera de uma lesão axonal difusa, algo que já foi explicado aqui no FlatOut, e estava inconsciente e respirando com a ajuda de aparelhos. Agora, já na França, ele ainda segue inconsciente, sem alterações em seu estado neurológico, mas já respira por conta própria o que, embora pareça pouco, é uma grande evolução para um paciente com um quadro tão severo. A remoção dos aparelhos auxiliares é a primeira etapa do processo de recuperação. Os médicos continuarão observando as condições e a evolução do quadro de Bianchi — que pode ser extremamente demorada.
Google planeja Android livre de conexão com smartphones para carros
A partir de 2015 veremos a briga iOS vs. Android se estender aos carros com sistemas de sincronização de smartphones. Mas antes mesmo da briga começar, o Google já prepara uma segunda estratégia para os carros: uma versão do seu Android independente de smartphones.
A notícia é da Reuters, cujas fontes afirmam que o Google quer que o Android seja instalado nos carros sem a necessidade de pareamento de um smartphone — o que significa que seu “rádio” será um dispositivo mobile rodando Android, assim como seu smartphone ou tablet. Ainda não há menções a prazos de lançamento e comercialização, mas é possível que ele venha logo após o Android Auto sincronizável, pois o Google quer se tornar a primeira empresa a atender esse segmento — depois dos piratas chineses, claro.
Além disso, a fonte sugere que poderá haver integração direta com a ECU do carro, fornecendo acesso a vários parâmetros do veículo, como nível e temperatura de óleo, códigos de erro do motor e afins — como já havíamos previsto neste post.
Pai de Paul Walker está processando a família de Roger Rodas
Há pouco mais de seis meses a coleção de carros que Paul Walker e Roger Rodas mantinham em conjunto na Always Evolving, a oficina em que eram sócios, começou a ser vendida por meio de leilões nos EUA e na Europa. Mas agora, o pai de Paul Walker precisou processar a família de Rodas, alegando que ela ainda está em posse dos carros.
O processo consta que a família de Rodas têm inúmeros carros e outros veículos que pertencem parcial ou totalmente a Paul Walker, e que o sr. Walker procura recuperar os veículos ou sua parte em dinheiro referente às vendas de tais veículos. A coleção da Always Evolving pode ser vista em detalhes neste post que fizemos há algumas semanas.
IPI para carros volta a subir amanhã
As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros vão subir a partir de amanhã (1º de janeiro). O imposto sobre os modelos 1.0 deverá subir de 3% para 7%, os modelos com motor entre 1.0 e 2.0 passarão a pagar 11%, em vez dos atuais 9% se forem flex, e subirá de 10% para 13% no modelos monocombustível.