no brasil o ford maverick e uma lenda de certa forma ele foi nosso mustang sendo o unico esportivo da ford com motor v8 vendido no brasil ate hoje na decada de 1970 ele contava com os dois cilindros a mais e o estilo puramente americano para enfrentar o opala e em seis anos mais de 100 000 unidades foram fabricadas em solo brasileiro entre 1973 e 1979 e claro que a versao gt com seu v8 302 canadense de 197 cv brutos como se media na epoca e a mais cobiçada mas ate as versoes quatro cilindros e com seis em linha de aero willys tem seus fas o caso e que e facil entender o culto ao maverick por aqui [youtube id= eudv6eursyq width= 620 height= 350 ] este carro por exemplo nos eua porem a situaçao do ford maverick era bem diferente na decada de 1970 o maveco era para os americanos apenas o primo pobre do mustang um ford pinto com traje esportivo um carro compacto para os padroes deles claro barato e que nao tinha o mesmo apelo do parente mais famoso ainda mais porque naquela epoca os estados unidos começavam a sentir os efeitos da crise do petroleo de 1973 enquanto os entusiastas brasileiros piravam no maveco os americanos queriam distancia de qualquer coisa que tivesse oito cilindros dito isto existe uma historia que atormenta tanto aos fas brasileiros do maverick quanto aos americanos especialmente os fas da shelby o shelby maverick sera que ele existiu mesmo para responder a esta pergunta precisamos contar a historia da shelby de mexico mas perai flatout existiu uma divisao mexicana da shelby sim existiu mas voce nao precisa ficar se lamentando por nao saber nao e a parte mais conhecida da historia da shelby na verdade e bem o contrario sao poucos os que tem conhecimento de sua existencia e ha algumas discordancias a respeito segundo consta em 1967 um cara chamado eduardo velazquez que era dono de uma rede de concessionarias ford firmou uma parceria com carroll shelby para distribuir seus componentes no mexico os dois ficaram amigos depois que velazquez comprou um mustang 1965 e o transformou em um carro de corrida o mustang hardtop tinha suspensao shelby e um v8 de 289 pol³ 4 7 litros preparado de acordo com um texto do proprio velazquez atualmente publicado no site maverick to o carro venceu dez das dezessete corridas de turismo de que participou no mexico entre 1965 e 1966 o bom desempenho de velazquez nas pistas fez bem para seus negocios win on sunday sell on monday nao e o que dizem pois entao ainda em 1965 velazquez começou a distribuir no mexico os componentes utilizados pelos shelby mustang como pneus comandos de valvulas carburadores volantes conta giros e amortecedores foi questao de tempo ate que ele e shelby se conhecessem pessoalmente velazquez relata que nao foram poucas as ocasioes em que o proprio carroll shelby ia ate o mexico para acompanhar suas corridas ele tambem diz que para 1967 a dupla decidiu desenvolver uma versao especial do shelby gt350 para o mercado mexicano baseado no mustang hardtop era o inicio das operaçoes da shelby de mexico os carros tinham extensoes de fibra de vidro no teto para dar a aparencia mais proxima da de um fastback pense em algo como as colunas c do dodge charger brasileiro e recebiam as lanternas traseiras do ford thunderbird 1965 que sao bem parecidas com as utilizadas pelo shelby gt500 de 1967 diga se a suspensao recebia amortecedores koni molas mais firmes rodas de aluminio calçadas com pneus mais bifudos e componentes de fibra de vidro na carroceria como o capo e a tampa do porta malas o motor era modificado com comandos de graduaçao mais agressiva coletor de admissao de aluminio carburador holley e o filtro de ar cromado do shelby cobra considerando que era uma versao especial limitada ate que o shelby gt350 mexicano fez sucesso em 1967 foram fabricados 169 exemplares e em 1968 203 carros todos equipados com motor 289 em 1969 mais 306 unidades foram feitas desta vez com motor 302 estes mustang existem mesmo e continuaram sendo oferecidos ate o inicio da decada de 1970 ainda que boa parte deles tenha desaparecido foi quando surgiu o shelby maverick mas nao e tao simples as fotos que ilustram este post circulam ha anos pela internet sites e foruns dedicados a ford a shelby e ao mustang elas mostram o unico exemplar do shelby maverick e sao a unica prova de sua existencia acredita se que elas tenham sido feitas em 1970 ou 1971 durante um salao do automovel no mexico o carro verde tem visual obviamente inspirado pelos shelby mustang do fim da decada de 1960 com faixas nas laterais spoiler do tipo lip na dianteira scoop no capo e persiana no vigia traseiro a grade e a mesma do mercury comet versao rebatizada do maverick oferecida pela divisao de luxo da ford na epoca fora isto mais nada se sabe a seu respeito diversas fontes afirmam que 300 exemplares do shelby maverick foram vendidos em 1971 todos equipados com uma versao mais apimentada do motor 302 acontece que nao ha nenhum registro visual destes carros nenhum mesmo e ate hoje nao se encontrou um carro sequer nem mesmo o que aparece nas fotos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.