a semelhança de enzo ferrari e carroll shelby e um tema recorrente aqui no flatout voce sabe os dois foram militares na guerra os dois foram pilotos bem sucedidos os dois acabaram impedidos de continuar correndo os dois se tornaram chefes de equipe e os dois se tornaram construtores de automoveis eram antagonistas mas so por que eram exatamente iguais e os dois tinham personalidade forte e marcante o bastante para render uma serie interminavel de historias pitorescas enzo ferrari por exemplo demitiu todo o alto escalao de sua propria empresa quando eles ousaram confrontar sua esposa ele tambem mandou a lamborghini um sonoro vaffanculo shelby gostava de resolver algumas coisas com um martelo desafiava seus passageiros fez um cobra parecer varios e nao gostava dos beatles a historia do martelo a gente ja contou por aqui mas agora trago mais detalhes em 1964 os carros da classe gt precisavam ser gt de verdade e isso significa entre outras coisas ter espaço minimo para bagagem para verificar esse requisito dos carros de corrida a fia usava uma caixa de madeira simulando uma maleta comum era uma caixa de 60 cm de largura 40 cm de comprimento e 20 cm de altura os carros com motor ate 2 litros precisavam acomodar uma destas caixas se o motor fosse maior o porta malas precisava acomodar duas caixas os fiscais solicitavam que o chefe de equipe abrisse o porta malas e tentavam colocar as caixas la dentro se elas nao coubessem ou se o porta malas nao fechasse o carro era reprovado na hora de colocar as caixas no cobra ela entrou no bagageiro mas a tampa nao fechou a partir daqui a historia tem varias versoes mas uma delas — e a melhor de todas — diz que shelby pediu um instante para um ajuste tecnico sacou seu martelo desferiu algumas pancadas na tampa do pobre cobra fechou o porta malas com as caixas la dentro e cinicamente obteve a aprovaçao para correr com os carros se e verdade quem sabera ha diversas fotos de epoca dos carros com estas saliencias mas elas nao parecem ter sido feitas no improviso — embora um bom artesao consiga o formato com um molde de madeira como eram as caixas da fia alem disso ha imagens dos carros em um galpao com estas saliencias na tampa e a shelby tambem fez carros com o porta malas fia que tem um recorte na estrutura do assoalho para acomodar as caixas a historia seguinte e dos primordios do cobra quando o primeiro ac ford cobra ficou pronto — ele tem codigo de chassi csx2000 — carroll shelby o pintou com um tom vibrante de amarelo porque achava que o carro se destacaria em qualquer lugar o amarelo tinha um problema contudo aquele era o unico carro da shelby e por ser amarelo e facilmente identificavel cada vez que ele fosse exibido as pessoas lembrariam dele era bom por um lado mas tambem deixava claro que a shelby so tinha um carro e nao uma produçao em serie carroll shelby entao começou a pintar o carro de cores diferentes cada vez que o exibia ou cedia para fotos promocionais e avaliaçoes a estrategia deu certo shelby convenceu os clientes e jornalistas de que ele tinha mais de um cobra e a produçao do carro foi iniciada assim como seu programa de automobilismo no fim o csx2000 acabou pintado de azul metalico — cor que ostenta ate hoje tres anos depois em 1965 quando shelby lançou o cobra com o motor 427 ele demonstrava a potencia do carro de uma forma muito convincente ele prendia uma nota de 100 dolares na tampa do porta luvas e desafiava seu passageiro a pega la durante a arrancada do carro segundo a lenda shelby nunca perdeu 100 dolares desse jeito a ultima historia e de como os beatles atrapalharam carroll shelby nos primeiros anos do cobra sim os beatles nao os beetles o que aconteceu em determinado momento de 1963 quando o shelby cobra ja era um carro conhecido especialmente com aquela efervescencia toda de cultura jovem rock surf carros modificados e afins por isso ele atraiu uma jovem compositora chamada carol connors que havia ganhado dinheiro com suas musicas — uma delas muito apreciada por carroll shelby — e queria muito comprar um shelby cobra mas acabou nao conseguindo e por isso escreveu uma musica sobre ele aqui a historia tem algumas divergencias como tudo o que envolve o folclore automobilistico daqueles tempos uma versao diz que a garota ainda nao tinha idade para legalmente ter um carro e por isso nao conseguiu compra lo de shelby essa historia foi narrada por carroll shelby em uma entrevista nos anos 1990 mas ela nao se sustenta pois shelby diz que a garota tinha 17 anos e a idade legal para se ter um carro na epoca era 21 anos carol connors contudo tinha 21 anos quando o shelby foi lançado em 1962 entao sempre teve idade para compra lo a outra versao e a mais plausivel delas diz que ela havia batido o carro do namorado um ac bristol e queria que shelby colocasse a frente do cobra no roadster ingles shelby segundo consta começou a rir da situaçao mas lançou um desafio se voce escrever uma musica sobre o cobra e ela chegar ao numero 1 nas paradas eu te dou um cobra novinho desafio feito desafio aceito carol escreveu uma musica chamada hey little cobra que foi gravada por um grupo chamado the rip chords e foi lançada em 1963 https //www youtube com/watch v=fqaen8pj064 em 13 dezembro daquele ano a musica entrou na lista das 100 mais tocadas da revista billboard nos eua estreando na 84ª posiçao na semana seguinte a musica subiu para a 69ª e iniciou uma escalada tipica dos grandes sucessos da historia em oito semanas ela se tornou a quinta musica mais tocada nos eua o presente de carroll para carol parecia apenas uma questao de tempo o problema e que quando a hey little cobra estava em sua sexta semana nas paradas uma outra musica começou a tocar nas radios americanas i want to hold your hand composta gravada e executada por quatro jovens britanicos de liverpool conhecidos como the beatles a semana na qual hey little cobra chegou a quinta posiçao foi exatamente a mesma em que os beatles conseguiram seu primeiro numero 1 nas paradas americanas evento que deu inicio a beatlemania hey little cobra ainda subiu para a quarta posiçao na semana seguinte de 1º a 7 de fevereiro de 1964 e ficou por la mais uma semana mas nao era pareo para o sucesso dos beatles na semana de 22 de fevereiro hey little cobra começou a cair e depois de 14 semanas ela saiu da lista das 100 mais tocadas e acabou ofuscada por tudo o que aconteceu em seguida e e por isso que carroll shelby dizia odiar os beatles eles impediram que uma musica sobre seu carro fosse a mais tocada nas radios dos eua quanto a promessa mesmo sem a musica no topo das paradas shelby acabou dando um cobra de presente a jovem carol connors afinal a musica nao chegou ao numero 1 da billboard mas chegou ao numero 1 da lista de outras duas revistas curiosamente carol connors conta que a casa onde vive ate hoje foi comprada com outra musica gonna fly by now — sim o tema de rocky o lutador e quanto a musica dos beatles bem i want to hold your hand ficou so sete semanas nas paradas — metade do tempo de hey little cobra so que ela foi desbancada por she loves you outra musica dos beatles — que ficou 15 semanas nas paradas no total os beatles tiveram 20 musicas no topo da lista das mais tocadas um recorde intocado ate hoje agora esta historia nos traz a uma improvavel semelhança de shelby com os beatles veja so os beatles começaram a gravar seu primeiro disco no mesmo ano em que carroll shelby começou a desenvolver o primeiro cobra em 1963 os beatles lançaram seu primeiro single nos eua e shelby vendeu o primeiro cobra na europa em 1966 os beatles lançaram seu disco mais bem sucedido sgt peppers lonely hearts club band e carroll shelby conquistou seu maior feito como construtor/chefe de equipe ao vencer as 24 horas de le mans em janeiro de 1970 carroll shelby anunciou o encerramento da shelby american tres meses depois paul mccartney anunciou o fim dos beatles seria a shelby os beatles dos carros
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.