FlatOut!
Image default
Car Culture Top

Siga em frente: os “retões” mais emblemáticos do automobilismo

Os fãs da Fórmula 1 têm motivos para comemorar nesta semana: ontem (1) foi revelado o novo traçado do Circuito de Monza, na Itália, e pela primeira vez desde 1971 a longa reta Rettifilo Tribune não será interrompida por uma chicane. Para quem gosta de ver e ouvir os carros acelerando até o limite — algo que sempre foi uma atração à parte em Monza — é uma ótima notícia. Construído em 1954, o Circuito de Monza ficou famoso pelas disputas nas retas — no fim dos anos 1960, era comum que os pilotos usassem o vácuo dos carros da frente para ganhar velocidade e ultrapassar os rivais, o que resultou em várias chegadas bastante apertadas. A chicane que será removida, Variante de Rettifilo, e a chicane Variante Ascari, que fica entre a "quase-reta" Curva di Lesmo e a última reta do circuito, foram construídas em 1972 exatamente para tornar Monza um pouco menos veloz. O circuito ficou alguns metros mais longo (passou de 5.750 pa