na decada de 1930 as corridas de grand prix que deram origem a formula 1 foram dominadas pelos chamados silver arrows ou flechas de prata — os monopostos da mercedes e da auto union voce pode ler a historia nestes posts especiais foi uma epoca romantica do automobilismo onde vencer a qualquer custo significava fazer concessoes e bolar soluçoes rapidas e eficientes diante de situaçoes inesperadas rivalidades ferozes circuitos desafiadores e carros que nao eram exatamente seguros tambem fizeram do periodo antes da segunda guerra um dos mais perigosos do automobilismo acontece que como eram os anos 30 muito pouco daquilo foi documentado — o que se conhece veio de algumas fotos antigas e sem cores e relatos de quem viveu para ver aquela epoca nao ha muito material visual aqui entra o silver arrows project que une fotografia e computaçao grafica para nos dar um olhar inedito sobre esses tempos gloriosos do automobilismo e o resultado e estonteante duvida clique para ampliar lindo nao esta imagem chamada the legend is born — nurburgring alemanha — 3 de junho de 1934 retrata o inicio da historia das flechas de prata ou silberpfeil quando segundo a lenda o chefe da equipe alfred neubauer e o piloto manfred von brauchitsch removeram a pintura do mercedes w25 para mante lo dentro do peso maximo permitido para a formula 750 que era de — vejam so — 750 kg alguns dizem ate que o carro pesava exatamente um quilo acima do limite nao se sabe se isto e verdade mas e uma bela historia — e a imagem acima a ilustra de forma impecavel naturalmente os anos 1930 nao eram como hoje quando um fotografo nasce toda vez que alguem baixa o instagram naquela epoca camera eram raras e mais raros ainda eram os que sabiam usa las sendo assim os caras por tras do silver arrows project — os artistas graficos jan rambousek e tomas kopecny e o curador jun okuma que tambem e fotografo e cineasta — decidiram recriar cenas historicas baseadas em relatos e fotografias antigas e produzindo imagens de altissima resoluçao com 170 megapixels ou 20 000 px [gallery columns= 4 link= file ids= 22727 22728 22730 22731 ] para isso foram usadas fotos reais e elementos feitos com as mais avançadas tecnicas de modelagem 3d uma extensa pesquisa de campo com fotos e carros reais foi realizada para que tudo fosse o mais fiel possivel — nao apenas os carros e cenarios mas toda a atmosfera da decada de 1930 incluindo as pessoas centenas delas foram caracterizadas suas vestimentas e seu comportamento o nivel de detalhes e assustador e fica ainda mais quando vemos o video com o making of [vimeo id= 98970774 width= 620 height= 266 ] tudo começou com alguns esboços — os primeiros conceitos que ja davam uma ideia de como ficariam as imagens finais foram escolhidos momentos importantes na historia dos silver arrows retratados em mais onze imagens alem da que mostramos acima e boa parte dos elementos das fotos foi construida e inserida digitalmente — os autodromos por exemplo estao bem diferentes do que eram ha 80 anos — isso falando apenas dos que ainda existem [gallery columns= 4 link= file ids= 22725 22726 22729 22724 ] mais de 20 veiculos foram modelados digitalmente — e nao so os monopostos de grand prix mas tambem veiculos para compor o cenario o resultado voce confere a seguir defeat but not despair montlhery franÇa 1 de julho de 1934 no dia 1º de julho de 1934 louis chiron venceu as flechas de prata da mercedes no alfa romeo p3 que era um carro menor e menos potente a situaçao nao se repetiria nas quatro outras corridas da temporada — duas delas ficaram com a mercedes uma com a auto union e uma com a bugatti epic win on an epic track mellaha libia 12 de maio de 1935 o circuito de tripoli ficava em mellaha na libia — que na epoca era uma colonia italiana na africa — e era um dos circuitos mais rapidos do mundo a imagem retrata o piloto da mercedes luigi fagioli se distanciando do resto do grid logo no inicio do grande premio de tripoli em 1935 naquela corrida as flechas de prata da mercedes ficaram com as duas primeiras posiçoes stoned to life lasarte espanha 22 de setembro de 1935 duas flechas de prata uma disputa luigi fagioli da mercedes ultrapassa bernd rosemeyer da auto union no circuito de lasarte na espanha — conhecido por seu terreno cheio de pedras a mercedes acabou vencendo a corrida alem de abocanhar a segunda e a terceira posiçoes the rainmaster reigns monaco 13 de abril de 1936 uma forte chuva no circuito de rua de monaco acabou provocando uma serie de acidentes na corrida mas isso nao impediu as flechas de prata de ficar com as tres primeiras posiçoes o vencedor foi rudilf caracciola no mercedes benz w25k seguido de achille varzi e hans stuck cada um em um auto union type c steeper stronger faster avus alemanha 30 de maio de 1937 o famoso anel de avus na alemanha foi palco da epica disputa entre bernd rosemeyer da auto union e rudolf caracciola da mercedes naquele dia rosemeyer estabeleceu o recorde de 4 11 2 a uma velocidade media de 276 39 km/h do circuito que prevaleceu por 34 anos the bend that broke brno tchecoslovaquia 26 de setembro de 1937 tazio nuvolari um dos maiores pilotos de todos os tempos perde um pneu de seu alfa romeo no antigo circuito de rua de brno na atual republica checa ele ainda consegue chegar em quinto mas acaba indo pilotar pela auto union no fim da temporada de 1937 rudolf caracciola venceu aquela corrida pela auto union do the donington hop donington inglaterra 2 de outubro de 1937 um salto epico no circuito de donington no reino unido protagonizado por manfred von brauchitsch no mercedes w125 e bernd rosemeyer no auto union type d em 1938 a corrida que nao fazia parte do campeonato foi vencido por tazio nuvolari tambem da auto union burn and crash nurburgring alemanha 24 de julho de 1938 manfred von brauchitsch e puxado de seu carro em chamas pelo chefe de equipe alfred neubauer graças a açao rapida da equipe para conter o fogo ele ainda consegue voltar a corrida — mas sofre um acidente com seu w154 seu colega de equipe richard seaman acabou vencendo a corrida let it rain bremgarten suiÇa 21 de agosto de 1938 uma chuva torrencial encharca os tres pilotos da mercedes manfred von brauchitsch rudolf caracciola e richard seaman que esta a frente no fim das contas caracciola consegue ultrapassar seaman na 11ª volta e vence a corrida fazendo jus a seu apelido de rainmaster a dampened victory spa belgica 25 de junho de 1939 uma vitoria triste hermann lang pela mercedes passa pelo que sobrou do carro de richard seaman seu colega de equipe que morreu pouco depois do acidente em spa lang venceu a corrida mas ele e a equipe toda estavam de luto the fatherland’s finale nurburgring alemanha 23 de julho de 1939 esta foi a ultima vitoria de rudolf caracciola que cruzou primeiro a linha de chegada diante de 250 mil pessoas em nurburgring nordschleife tambem foi a ultima corrida na alemanha antes do estouro da segunda guerra mundial as imagens foram expostas durante o goodwood festival of speed em junho e agora estao disponiveis para a compra em formato impresso a alta resoluçao permitiu quadros bem grandes e detalhados — as maiores impressoes medem 260 x 110 cm mas destas so serao feitas cinco unidades alem destas ha impressoes de 110 x 46 cm limitada a 80 unidades e 56 x 29 cm limitada a 800 unidades ha ainda um jogo de cartoes postais de 23 x 10 cm — e voce pode garantir o seu aqui
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.