este ano de 2018 celebra dois marcos fundamentais na historia da lotus os 90 anos do nascimento de colin chapman e os 70 anos de seu primeiro carro o lotus mark i sim ele tinha apenas 20 anos e era um mero estudante de engenharia quando fez seu primeiro carro mas o projeto ja continha a base de sua filosofia que mudaria para sempre o automobilismo simplifique e depois adicione leveza [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] nascido em maio de 1928 antony colin bruce chapman era filho de um hoteleiro estabelecido em frente a estaçao ferroviaria de hornsey ao norte de londres foi ali que teve seu primeiro contato com as maquinas que mais tarde o motivaram a estudar engenharia estrutural e a juntar se ao esquadrao aereo da universidade de londres onde aprendeu a pilotar avioes e onde construiu seu primeiro carro usando o chassi de um austin seven considerado o primeiro carro popular da inglaterra ele construiu uma carroceria usando chapas finissimas de aluminio coladas a madeira laminada para obter uma estrutura leve e resistente — algo que aprendeu com os avioes depois modificou a suspensao traseira para otimizar o comportamento dinamico do carro e claro o motor para obter mais potencia esta receita alem de se tornar o padrao de seus carros tambem o levaria a criar outras inovaçoes no futuro chapman batizou o carro de lotus e embora jamais tenha explicado a origem do nome a versao mais aceita e que ele se inspirou em sua entao namorada hazel a quem chamava de flor de lotus com o carro o casal participou de algumas provas da english trials uma especie de time attack na terra que foi o campo de provas para o desenvolvimento de seu esportivo primeiro ele instalou rodas e pneus mais largos e depois percebeu que teria um melhor controle da dianteira se cortasse o eixo ao meio e o apoiasse no ponto central entre as longarinas para obter uma suspensao dianteira independente as modificaçoes tornaram o carro mais competitivo e ele acabou vencendo corridas e ganhando premios em dinheiro — o que o motivou a construir mais carros de corrida dividido entre as corridas e os avioes chapman ingressou na royal air force raf e conseguiu uma oportunidade de seguir a carreira militar mas seu envolvimento com o automobilismo falou mais alto e ele retornou a vida civil sorte a nossa em sua breve passagem pela raf chapman desenvolveu seu segundo carro o lotus mark ii o modelo ainda era baseado no chassi do austin seven mas desta vez colin foi mais ousado enquadrou o chassi cortou as travessas e as substituiu por elementos tubulares mais leves para reduzir drasticamente o peso depois livrou se do motor austin e instalou no lugar um ford sidevalve de 1 1 litro junto de seu cambio original mantendo apenas o eixo traseiro/diferencial do seven ele preparou o motor no limite do regulamento e para usar pneus ainda mais largos comprou um jogo de rodas de aço estampado da ford a carroceria desta vez foi feita somente de aluminio com arestas arredondadas e perfil de charuto os para lamas eram meras folhas sobre os pneus para manter o peso baixo esse layout foi o embriao daquele que se tornaria o esportivo mais puro e duradouro da historia o lotus seven e se mostrou altamente competitivo nao apenas no english trials mas tambem em provas de asfalto como as que eram disputadas no autodromo de silverstone depois de uma serie de vitorias com o mark ii incluindo no asfalto chapman decidiu construir carros para circuitos e abandonou os trials fora do exercito chapman aproveitou seus conhecimentos de engenharia e sua experiencia com aluminio para trabalhar como representante comercial da british aluminium oferecendo o metal leve como material estrutural para construçoes trabalhando durante a semana no tempo que lhe restava ele entregou seu trabalho final de matematica a peça chave para conseguir seu diploma de engenharia e depois começou a construir seu terceiro carro o lotus mark iii o projeto começou em 1951 dois anos depois de deixar o exercito e construir o mark ii novamente a base foi o austin seven escolhido devido ao regulamento da formula 750 motor club que exigia o chassi o motor o cambio e o diferencial do modelo mas permitia modificaçoes extensas no carro e foi o que ele e seus amigos nigel e michael alen fizeram enquadraram o chassi retiraram as travessas tubulares instalaram novos componentes tubulares de maior resistencia para tornar o carro mais rigido sem aumentar o peso e fizeram uma carroceria de aluminio que pesava apenas 29 5 kg o motor claro foi preparado ate o limite do regulamento apesar da aparencia fragil o carro era rapido e fez sucesso nao apenas nas maos de chapman mas tambem entre os competidores que se mostraram interessados em ter um carro como aquele comerciante que era chapman fez uma copia do carro e o vendeu a adam currie que se tornou o primeiro cliente da lotus e o primeiro carro a usar o emblema da lotus e foi exatamente esse das fotos com a placa onk com a demanda por seu carro entao considerado o melhor formula 750 do pais chapman decidiu abandonar o trabalho de representante para fabricar carros de corrida em 1º de janeiro de 1952 ele e michael allen fundaram a lotus engineering company em um antigo estabulo em hornsey sua cidade natal o que aconteceu em seguida todos nos conhecemos muito bem seus carros se tornaram mais competitivos e mais populares dando a colin a liberdade para criar mais inovar mais e vencer mais e foi com essas inovaçoes que ele escreveu seu nome na historia do automobilismo vencendo na formula 1 na indy em categorias de turismo e nas 24 horas de le mans sempre fiel ao seu principio estabelecido aos 20 anos de idade a busca pela simplificaçao e leveza levaram chapman a criar e desenvolver inovaçoes que mudaram para sempre o automobilismo e sao usadas ate hoje veja so ele criou o esportivo mais puro e duradouro que se pode comprar ou construir seven 1958 se voce procura um esportivo puro minimalista que se resume a um motor com bancos rodas pedais volantes e um pouco de proteçao para o corpo sua resposta vira na forma do caterham seven apesar do nome caterham o seven e um projeto original de colin chapman como voce deve ter sacado pelas fotos acima o seven e a evoluçao do conceito do lotus original refinado ao maximo e reduzido a sua essencia chassi baixo e leve carroceria estritamente funcional um motor com potencia suficiente para empolgar o motorista e uma comunicatividade impar seven 1971 lançado em 1957 ele usava um chassi tubular e um motor ford sidevalve de 1 2 litro e 41 cv era pouco nao quando voce tem um carro que pesa menos de 500 kg e fica sentado a poucos centimetros do chao o carro ainda seguia as regras da formula 750 agora mais flexiveis para permitir outros motores e chassis e era legalizado para as ruas podendo ser usado tambem para levar seu piloto e um passageiro ate o autodromo onde disputaria a corrida seven 2018 sua produçao se estendeu por 17 anos e se divide em quatro geraçoes evolutivas — a primeira de 1957 a 1960; a segunda com motor 1 3 de 1961 a 1967; a terceira com motor 1 6 de 1968 a 1969; e a ultima com motores 1 6 e 1 7 de 1970 a 1974 quando a produçao foi encerrada a lotus vendeu os direitos de produçao para a caterham que os fabrica ate hoje vendendo os em kits ou finalizados e prontos para rodar ja sao 61 anos de estrada e aparentemente nao ha data para acabar ele tem um layout de suspensao com seu nome nos anos 1950 chapman usava suspensoes traseiras com tubo de dion para conter a variaçao de cambagem nas curvas e tambem para reduzir a massa nao suspensa em comparaçao aos eixos rigidos nos primeiros modelos com essa configuraçao chapman usava um feixe transversal de molas semi elipticas mas logo mudou para amortecedores tipo coilover apesar da mudança ele ainda achava que o tubo era pesado demais afetando tanto o desempenho quanto o consumo do carro certo dia ao ver um goggomobil durante uma prova de formula 750 colin ficou impressionado com a simplicidade da suspensao do carrinho e com o fato de ela usar a semi arvore como um elemento da suspensao e criou a chapman strut o layout consiste simplesmente de um coilover afixado no chassi pelo topo e na manga de eixo pela base usando a semi arvore como braço de controle inferior so isso o conceito e semelhante ao mcpherson porem dispensa a bandeja inferior usando a semi arvore para essa funçao de controle chapman patenteou o sistema em 1957 e o utilizou no lotus twelve lotus 15 lotus sixteen lotus 17 alem do elite elan e europa ele foi o primeiro a usar a construçao em monocoque na f1 em 1962 a lotus apareceu para a temporada da formula 1 com um carro revolucionario em vez de um chassi tubular revestido de aluminio seu novo modelo 25 usava uma estrutura que lembrava uma banheira feita de aluminio na qual o motor era apoiado e a suspensao afixada se voce conhece um pouco os conceitos de chassi ja sacou que estou falando de um monocoque de aluminio embora o conceito nao seja uma criaçao de chapman foi ele o primeiro a construir um carro de corrida com esta configuraçao o resultado era um carro mais tres vezes mais rigido e com a metade do peso que os concorrentes ele tambem era extremamente baixo e estreito com 0 74 m² de area frontal em vez dos tradicionais 0 88 m² a carroceria baixa tambem levou o piloto a adotar uma posiçao mais reclinada usada ate hoje com tamanha superioridade o lotus 25 disputou 49 provas vencendo 14 delas e levando seus pilotos 18 vezes ao podio alem de ajudar jim clark a conquistar seus dois titulos e garantindo dois titulos de construtores para a lotus e o primeiro a criar um esportivo com monocoque de composito praticamente todo supercarro moderno usa um monocoque de material composito esse e um padrao surgido nos anos 1990 quando a fibra de carbono substituiu o aluminio na construçao desses carros mas colin chapman fez um esportivo com monocoque de composito ha exatos 60 anos em 1958 quando lançou seu primeiro esportivo de rua o lotus elite em sua busca pelo peso mais baixo possivel colin chapman criou um monocoque de plastico reforçado com fibra de vidro que suportava a suspensao os eixos e o diferencial bem como a carroceria e o interior do carro somente o cofre era reforçado por tubos de aço onde era afixado o motor 1 2 de 105 cv o resultado desta construçao inovadora foi um esportivo de apenas 503 quilos ele convenceu a cosworth a produzir o motor mais popular do automobilismo colin chapman nao inventou o motor como componente estrutural na formula 1 — a primeira equipe a fazer isso foi a ferrari em 1964 mas colin foi o primeiro a usar esse layout como padrao de seus carros e ele so conseguiu fazer isso em 1967 depois de convencer a cosworth a construir um motor que pudesse ser usado desta forma e este motor era nada menos que o lendario cosworth double four valve ou dfv simplesmente o motor mais popular da historia do automobilismo dois anos antes a fia mudou o regulamento para aumentar o deslocamento dos motores de 1 5 litro para 3 litros e colin chapman se viu sem um motor para as temporadas seguintes depois que a coventry climax decidiu nao fazer um motor de maior cilindrada conversando com keith duckworth que era engenheiro de transmissoes da lotus e deixou a empresa para fundar a cosworth este disse a chapman que conseguiria fazer um motor de tres litros se tivesse um orçamento de 100 000 libras diante da possibilidade chapman negociou com a ford e com david brown da aston martin e conseguiu custear o projeto que seria dividido em duas partes a primeira resultaria em um motor de quatro cilindros e comando duplo no cabeçote; a segunda resultaria em um v8 para a formula 1 e foi assim que nasceu o ford cosworth dfv que acabou vendido a praticamente todas as equipes independentes da formula 1 e tambem foi usado nos esporte prototipos do mundial de carros esporte e ainda deu origem as derivaçoes dfy dfr dfz dfx dfs e dfl ele foi o primeiro a vender os naming rights e patrocinio master na formula 1 ate 1968 os carros de corrida usavam em sua maioria combinaçoes de cores que remetessem a nacionalidade dos pilotos e/ou da propria equipe havia patrocinadores estampando a carroceria dos carros mas todos de forma discreta com adesivos ou pinturas nas portas para choques ou para lamas mas naquele ano colin chapman decidiu que faria diferente em vez de pintar seus carros de verde e amarelo como todos os britanicos ele basicamente vendeu a carroceria de seus lotus 49 a marca de cigarros gold leaf da british tobacco transformando seus carros em reproduçoes dos maços com o fundo bordo o topo branco e letras douradas com isso chapman ganhou um caminhao de dinheiro para investir em seus carros e de quebra iniciou a era da formula 1 como desenvolvedora de tecnologias e nao mais apenas um esporte para cavalheiros endinheirados ele criou os sidepods uma forma facil de remeter a forma dos carros de corrida dos anos 1960 e chama los de charutinhos o termo dispensa explicaçoes afinal os carros eram exatamente um segmento cilindrico e longo e mantinham um layout relativamente convencional com radiador e cilindros mestre na dianteira e motor e caixa na traseira o problema e que com o avanço dos motores cada vez mais potentes os radiadores começaram a ficar pequenos para eles alem disso era necessario tambem resfriar o oleo do motor e da transmissao e o conceito dos charutinhos nao comportava tantos radiadores e foi ai que o brilhantismo de chapman entrou em cena novamente para o sucessor do lotus 49 ele deslocou os radiadorers para as laterais do cockpit de um lado o radiador do motor do outro os radiadores de oleo ao cobri los com uma carenagem que tambem tinha algum efeito aerodinamico e estetico chapman criou os sidepods usados ate mesmo nos carros da formula e que nao precisam de um radiador
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