sir stirling moss completa hoje 90 anos de idade ele nasceu em 17 de setembro de 1929 em londres no reino unido para te situar na epoca as corridas de grand prix ainda eram novidade o campeonato europeu estava em sua quinta ediçao e ainda faltava mais de duas decadas para que fosse inaugurada a formula 1 os carros que competiam eram os auto union mercedes benz bugatti maserati e alfa romeo sim faz muito tempo no ano passado antes de completar 89 anos stirling moss anunciou sua aposentadoria da vida publica ele deixaria de visitar eventos dar discursos participar do lançamento de novos modelos e outros tipos de apariçoes que fazem parte da rotina de uma lenda viva do automobilismo a noticia veio em um pronunciamento da familia de moss em seu site oficial e nos entendemos depois de tantos anos vividos a maioria deles de forma intensa todo homem merece descanso ainda mais sir stirling moss considerado um dos melhores pilotos de toda a historia mesmo sem jamais ter conquistado um titulo na formula 1 stirling moss cresceu proximo ao automobilismo seu pai era alfred moss dentista e piloto amador tendo participado ate mesmo das 500 milhas de indianapolis em 1924 assim que aprendeu a dirigir começou a treinar e em pouco tempo estava participando de subidas de montanha em 1948 antes mesmo de completar 20 anos moss ja estava competindo a serio no entanto ele ainda nao ganhava a vida assim sua principal ocupaçao era andar a cavalo moss era um excelente joquei e conseguiu financiar seu ingresso nas pistas com os premios que ganhou no hipismo o primeiro carro com o qual stirling moss competiu profissionalmente foi o frazer nash de seu pai no entanto logo ele o trocou por um cooper 500 na verdade um dos primeiros cooper fabricados depois das subidas de montanha moss migrou para a formula 3 e rapidamente conseguiu migrar para a formula 1 ao longo de sua carreira que durou ate 1962 com apariçoes esporadicas nas decadas seguintes moss pilotou carros de pelo menos 84 fabricantes diferentes incluindo medalhoes como ferrari jaguar mercedes benz maserati lotus e aston martin; e marcas mais insiders como lister vanwal e a propria cooper extremamente prolifico em suas temporadas mais agitadas moss participava de mais de 60 corridas em um unico ano a primeira grande vitoria internacional de moss veio no dia 16 de setembro de 1950 na vespera de seu aniversario de 21 anos com um jaguar xk120 emprestado ele venceu o rac tourist trophy corrida realizada no circuito de dundrod na irlanda do norte que ele venceu outras seis vezes entre 1951 e 1961 nos anos seguintes moss seguiu participando de quantas provas conseguisse incluindo por exemplo o rally monte carlo de 1952 onde terminou em segundo lugar com um sunbeam talbot 90 em 1954 moss tornou se o primeiro nao americano a conquistar as 12 horas de sebring revezando o volante de um o s c a mt4 com bill lloyd este sim nascido nos estados unidos [caption id= attachment_239538 align= aligncenter width= 999 ] stirling moss em monte carlo[/caption] paralelamente moss tambem quebrou alguns recordes de velocidade em 1950 no oval de montlhery na frança moss foi um dos tres pilotos que conduziram um jaguar xk120 por 24 horas a uma velocidade media de 172 94 km/h dois anos depois desta vez como parte de uma equipe de quatro pilotos que usando outro xk120 dirigiram em montlhery por sete dias e sete noites a uma velocidade media de 161 43 km/h quebrando quatro recordes mundiais e cinco recordes internacionais de velocidade e resistencia depois em 1957 moss foi ao deserto de sal de bonneville nos eua para quebrar mais cinco recordes em linha reta ao volante do prototipo mg ex181 o carro com motor supercharged chegou aos 245 64 km/h no quilometro lançado sim quando dizemos que stirling moss sempre foi muito prolifico no entanto e certo dizer que a parte mais importante da trajetoria de stirling moss foram seus anos como piloto de grand prix entre 1951 e 1962 ele participou de 66 corridas das quais venceu 16 delas https //www youtube com/watch v=xuco6fxs3hu a primeira participaçao de stirling moss em um grand prix ja no inicio da formula 1 foi no gp da suiça em 1951 com um hersham and walton motors hwm que o piloto terminou na 8ª posiçao depois de largar na 14ª e foi so o começo nos anos seguintes correndo com o maserati 250f e o lister knobbly moss conseguiu otimos resultados subindo ao podio frequentemente nos anos seguintes seu desempenho chamou a atençao de alfred neubauer que na epoca era chefe da equipe da mercedes benz e em 1955 decidiu dar ao jovem piloto uma oportunidade ele nao se arrependeu ja naquele ano moss conquistou sua primeira vitoria no grande premio da gra bretanha sendo ironicamente o primeiro piloto britanico a faze lo mais do que isto moss liderou uma vitoria quadrupla da mercedes naquela corrida ficando a frente do colega de equipe amigo e mentor juan manuel fangio na epoca o proprio moss suspeitou que fangio o tivesse deixado vencer em sua terra natal mas o argentino sempre negou dizendo voce apenas foi melhor do que eu naquele dia ainda naquela temporada stirling moss venceu o rac tourist trophy a targa florio e a mille miglia esta ultima ao volante do lendario mercedes benz 300 slr que com seu oito em linha de tres litros e 310 cv beliscava os 300 km/h em 1956 e 1957 vitorias de destaque aconteceram no gp de nassau e na speed week de bahamas alem disso em 1957 moss foi o vencedor do grande premio de pescara o maior circuito a receber uma corrida de formula 1 com 25 km de extensao a corrida durou tres horas e stirling moss mais uma vez bateu fangio por uma diferença de tres minutos [caption id= attachment_239540 align= aligncenter width= 936 ] juan manuel fangio e stirling moss[/caption] no ano seguinte moss quase conquistou seu primeiro titulo e este quase e atribuido ao proprio piloto isto porque no gp de portugal o rival mike hawthorn foi acusado de engatar a marcha a re durante uma manobra apos sair da pista moss que vencia a corrida defendeu hawthorn que vinha em segundo dizendo que ele simplesmente estava tentando fazer o carro pegar no tranco o que evitou a desclassificaçao de hawthorn e lhe concedeu os seis pontos que lhe eram de direito no fim da temporada moss foi o segundo na classificaçao geral ficando apenas um ponto atras de hawthorn caso ele tivesse ficado quieto seria o campeao de 1958 de todo modo moss ainda arranjou tempo para participar de provas de longa duraçao naquele ano vencendo novamente o tourist trophy as 12 horas de sebring a mille miglia e os 1 000 km de nurburgring sendo que esta ultima ele tambem venceu em 1959 e 1960 nas duas primeiras vezes ele correu com um aston martin enquanto na terceira o carro era o famoso maserati birdcage que moss dividiu com dan gurney na temporada de 1960 novas vitorias o gp de monaco e o gp dos eua ambos com o lotus 18 ja em 1961 embora o carro britanico fosse mais fraco que as recem lançadas ferrari 156 com motor v6 moss ainda conseguiu vencer o grande premio da alemanha por uma diferença de 3 6 segundos o ano de 1962 marcou o fim da carreira de moss durante o glover trophy disputado em goodwood no dia 23 de abril ele perdeu o controle do carro sobre a pista molhada com o impacto moss ficou desacordado e entrou em coma permanecendo internado por um mes nos seis meses seguintes o lado esquerdo do seu corpo ficou parcialmente paralisado e apos recuperar se moss realizou uma sessao de testes com o lotus 19 no entanto ao ficar decimos de segundo atras do que costumava fazer antes do acidente o piloto chegou a conclusao de que seu controle sobre o carro estava comprometido e por isso decidiu abandonar as competiçoes profissionais ainda naquele ano stirling moss começou a atuar como comentarista automobilistico no programa wide world of sports da rede abc onde ficou ate 1980 no entanto ele acabou voltando as pistas ocasionalmente participando por exemplo do rali londres saara munique de 1974 com um mercedes0benz dois anos depois em 1976 moss foi ate a australia para particiar da bathurst 1000 com um holden torana que dividiu com o tambem lendario jack brabham e em 1979 ele correu ao lado de denny hulme golf gti nas 500 milhas de pukehoke na nova zelandia em 1980 moss retornou brevemente a competir de forma regular participando do british saloon car championship a categoria que deu origem ao atual btcc com um audi 80 foi sua ultima participaçao em um campeonato fora as corridas historicas das quais moss participou ate o começo desta decada em 2009 stirling moss comemorou seu aniversario de 80 anos no goodwood revival em cada um dos tres dias de evento aconteceu um desfile de 80 carros moss participou dos tres dirigindo um mercedes benz w196 monoposto um lotus 18 o carro que ele pilotou no gp de monaco em 1961 e um aston martin dbr3 [caption id= attachment_239535 align= aligncenter width= 999 ] foto growler2ndrow/flickr[/caption] moss sempre disse que no dia em que sentisse medo ao volante de um carro de corridas ele deixaria de correr foi o que aconteceu em 9 de junho de 2011 durante uma a ediçao da le mans legends corrida historica para classicos que correram nas 24 horas de le mans stirling moss que correu com o porsche 718 spyder rs61 anunciou no radio durante os treinos de classificaçao que pela primeira vez sentiu medo na pista e cumpriu sua promessa foi sua ultima prova https //www youtube com/watch v=9exo0ghm6gw depois disto stirling moss seguiu comparecendo a cerimonias e outras formalidades no entanto sua saude andou prejudicada recentemente o anuncio de sua aposentadoria veio apos uma infecçao no torax diagnosticada em 2016 moss passou um longo periodo se recuperando e tomou a decisao de deixar a vida publica e enfim descansar ao lado de sua familia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.