A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Papo de Garagem Técnica Zero a 300

Sistema de lubrificação: tudo que você precisa saber para manter seu motor sempre bem “azeitado”

Você consegue imaginar todas as forças que ocorrem internamente no motor? A energia da combustão é despejada sobre os pistões, e vai sendo transferida. Pino, biela, casquilhos, virabrequim... e no meio de tudo isso, uma fina camada de lubrificante separa a operação normal de uma falha catastrófica. Agora pense comigo. Como eu garanto que o filme de óleo esteja presente em todas as partes móveis mesmo nas condições mais severas? É sobre isso que vamos conversar hoje.   Os princípios de funcionamento A filosofia do sistema é simples. Uma bomba capta o óleo de um reservatório e o envia através de dutos para todas as regiões que necessitam de lubrificação. Mas precisamos ter algumas coisas em mente para avançar nesse caminho. As bombas utilizadas para enviar o óleo através do motor normalmente são do tipo deslocamento positivo, sendo as bombas de engrenagens e bombas de rotores as escolhas mais comuns. Estas bombas entregam “pacotes”

Matérias relacionadas

Coisas que os games e simuladores de corrida nos ensinaram errado, parte 1

Juliano Barata

Renault Fluence ganha versão de corrida no Brasil, um hotel em Interlagos, a super-picape de +600 cv da Hennessey e mais!

Leonardo Contesini

Polo e Virtus GTS, picape Tarok e T-Cross são os destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes