as picapes estao em alta no momento ja faz um tempo que para muita gente elas sao carros de passeio ou mesmo de lifestyle embora tenham sido concebidas como veiculos de trabalho no brasil por exemplo as picapes pequenas derivadas de automoveis sao populares desde a segunda metade da decada de 1970 nas decadas seguintes toda fabricante tinha a sua e todas elas foram razoavelmente bem sucedidas atualmente a fiat strada e a vw saveiro reinam sozinhas no segmento e ambas oferecem versoes de cabine dupla que do ponto de vista pratico nao fazem sentido elas nao tem muito espaço para quem vai atras e a caçamba nao e exatamente espaçosa mas as duas fazem sucesso por dar ao consumidor o que ele quer consumidor este que esta disposto a sacrificar espaço para as pernas e para a carga para ter uma picape pequena de cinco lugares atualmente as fabricantes estao investindo em modelos maiores fiat toro duster oroch e a futura volkswagen tarok baseadas em plataformas de suvs se parecem menos com picapes e sao mais praticas hoje porem vamos falar de um conceito diferente de picape lifestyle algo diferente das picapes esportivas dos eua e da australia das nossas picapes baseadas em carros pequenos e das atuais picapes medio pequenas algo realmente criativo que nao foi mais repetido a skoda felicia fun 1 6 lançado em 1994 o skoda felicia foi um dos primeiros modelos lançados pela fabricante tcheca apos a compra pelo grupo volkswagen a plataforma do carro um compacto com motor dianteiro transversal era a mesma de seu antecessor o skoda favorit um carro projetado in house o design do carro porem foi definido com a ajuda da volkswagen que tambem cedeu os motores de 1 6 litro a gasolina com injeçao eletronica multiponto 75 cv e 13 9 kgfm de torque; e a de 1 9 litro a diesel com 64 cv e 12 6 kgfm de torque a versao picape do skoda felicia foi lançada em 1995 meses depois do hatch e a volkswagen aproveitou para vende la em alguns mercados de exportaçao como volkswagen caddy ainda que ela pouco tivesse a ver com a caddy derivada do vw polo que conhecemos no brasil como volkswagen van o fato e que sob o guarda chuva da volkswagen a skoda de repente viu se em uma posiçao confortavel para experimentalismos e assim nasceu a skoda felicia fun 1 6 uma engenhosa picape que tinha cabine simples mas com um engenhoso sistema rebativel para o banco traseiro acabava se tornando uma picape conversivel de quatro lugares embora tivesse toda a cara de um produto de nicho para o mercado local a skoda felicia fun era voltada principalmente aos mercados de exportaçao na europa ocidental a skoda levava a serio o sobrenome fun a começar pela carroceria amarela cor exclusiva da versao que refletia bem as intençoes divertidas da picape o amarelo tambem aparecia nas rodas em detalhes de acabamento interno revestimento do volante alavanca de cambio quadro de instrumentos radio e forraçoes das portas e bancos e ainda havia um simpatico emblema com o desenho de um sapo nas colunas b talvez aludindo a vocaçao da felicia fun para expediçoes a beira do rio ou para a praia mas vamos falar de seu aspecto mais curioso a cabine expansivel o painel traseiro era basculante e ao ser puxado para tras revelava o banco de tras com seus dois lugares e ate mesmo encostos de cabeça um mecanismo com braços articulados e travas nas caixas de roda traseira mantinha o painel no lugar https //www youtube com/watch v= nfn34ttunq com isto apesar de uma extensao na parte traseira da cabine o banco traseiro ficava permanentemente descoberto o que nao seria um problema tao grande em um pais com clima quente mas nao era exatamente um selling point na europa especialmente no chuvoso reino unido que ganhou sua propria versao com volante do lado direito em todos os casos o motor era o ja citado 1 6 de 75 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas conjunto capaz de leva la de zero a 100 km/h em 12 5 segundos com maxima de 160 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 248718 248719 ] sendo assim nao surpreende o fato de a skoda felicia fun ter se tornado um ponto fora da curva uma curiosidade que te faz pensar caramba esse carro foi mesmo vendido alem do visual totalmente conceitual ela basicamente oferecia algo que ninguem havia pedido embora olhando em retrospecto ela fosse quase genial os britanicos compraram 300 exemplares e o resto da europa comprou mais 300 fazendo da felicia fun um dos carros mais raros da decada de 1990 o mais perto que chegamos disto atualmente e a futura volkswagen tarok que ao menos no conceito apresentado no salao do automovel em 2018 tinha a parte inferior do painel traseiro rebativel permitindo o transporte de objetos bem mais longos na caçamba ainda nao ficou claro se a versao de produçao contara com o recurso que foi bem recebido durante o salao mas a pergunta e sera que a skoda felicia fun foi inspiraçao ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.