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História

Skyline R32: como nasceu a receita do GT-R que conhecemos hoje

A segunda geração do Skyline GT-R chegou em uma hora ruim. Lançado em 1971, ele teve de enfrentar logo de cara a crise do petróleo, que levou a Nissan a encerrar seu programa de automobilismo, o que esvaziou o significado do "R" de seu nome. Para piorar, a crise do petróleo afastou o interesse do público nos carros esportivos devido ao maior consumo e, por isso, em março de 1973 — apenas dois meses após o lançamento do GT-R cupê — a Nissan encerrou a produção do esportivo com apenas 197 unidades produzidas. Depois do "Kenmeri", a Nissan levaria nada menos que 16 anos para lançar um novo GT-R. Isso só aconteceu em 1989, quando a geração R32 foi lançada no Japão. O longo hiato, contudo, não significou que Skyline ficou sem uma versão apimentada de respeito entre 1973 e 1989. Pelo contrário: foi justamente neste período que a Nissan decidiu transformá-lo em um esportivo mais sofisticado, moderno e inovador, plantando a semente para o retorno do GT-R em 1989. E foi também nesta �