FlatOut!
Image default
Zero a 300

Slate Truck: a picape barata de Jeff Bezos | Pasha para todo 911 | Corvette muda para 2026 e mais!

O Zero a 300 é matéria aberta, oferecida com o patrocínio dos assinantes do FlatOut. Ainda não é assinante? Considere ser: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Slate Truck: a picape barata de Jeff Bezos

Carros baratos e simples. Embora, como todo mundo, sejamos fãs de luxo e sofisticação mecânica que proporciona desempenho superior, o mundo hoje não precisa realmente de mais sofisticação, luxo e personalização. Isso, já existe aos montes. O que falta é automóvel particular barato para comprar, manter e usar. Veja ao seu redor: nada contra motocicletas, mas quando famílias começam a usar motos pequenas como transporte primário da casa, algo está errado.

A horda de multibiliardários californianos chamados coletivamente de tech-bros, com sua sanha de “mudar o mundo”, na maioria das vezes mudou mesmo o mundo. Se para melhor ou pior ainda estamos para determinar, mas que mudaram, mudaram. Agora vem uma tentativa deles que parece, pelo menos, uma direção interessante para 2025: justamente os tais carros simples e baratos, tão sumidos hoje.

É uma nova startup chamada Slate Auto. Ontem, em um evento realizado em Los Angeles, a empresa revelou o que está chamando simplesmente de “Truck”. Trata-se de uma pequena picape elétrica financiada, pelo menos em parte, pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, e, surpreendentemente, com um preço base de US$ 20.000 (R$ 113.658) nos EUA.

OK: este preço é contando com incentivos fiscais federais para veículos elétricos, algo que os tempos modernos mostram ser de natureza extremamente volátil. Cento e treze mil reais não parece tão barato para a gente também; existem carros nacionais bem equipados em comparação à esta picape, que custam a partir de R$ 75.000. Mas considere que é uma picape primeiro: o preço médio de uma picape nova nos Estados Unidos atualmente é de mais de US$ 60.000 (R$ 340.974), literalmente três vezes mais.

Depois, é um carro elétrico moderno californiano, algo que queira ou não, é chique graças à Tesla. Bom, pelo menos era. Enfim, o fato é que o mais barato dos Tesla, o Model 3, custa lá US$ 42.490 (R$ 241.466). Junte essas duas coisas, e pode-se ver o motivo da notícia importante.

Mas há porém, todavia, e até contudo aqui. O discurso é perfeito:  “A definição do que é acessível está quebrada”, disse o CEO Chris Barman em um comunicado. “A Slate existe para devolver o poder aos clientes que foram ignorados pela indústria automobilística.” Mas parece um carro pequeno e simples demais para os americanos; e caro ainda, olhando o que, por exemplo, nós, subdesenvolvidos com impostos gigantes, temos disponível. A empresa pretende um esquema de venda direta também, o que nos leva a imaginar, claro: compra pela Amazon?

Os custos são mantidos baixos de várias formas. Primeiro, oferecendo uma especificação simples: uma cabine simples de duas portas e dois lugares, disponível apenas em uma cor, cinza-ardósia, inovador como Ford em 1908. Para quem quer mais, a empresa também planeja uma linha extensa de acessórios, que variam de pequenas personalizações a envelopamentos e uma espécie de kit de instalação simples, incluindo airbags, que transforma a picape em um SUV de cinco lugares. Como o mercado fez com o Ford T em 1910.

Por dentro, o Slate Truck é radicalmente simples. Uma idéia boa é que não há um sistema de infoentretenimento dedicado; em vez disso, a picape tem um suporte universal para smartphone, permitindo que você ouça suas músicas, podcasts ou qualquer outra coisa, usando a tela dele, som transmitido ao carro via Bluetooth.

Veja isso: nas portas, uma manivela giratória sobe e desce os vidros, como se fosse 1982. Pelo comunicado da empresa, parece que nem sequer há motores de vidros elétricos disponíveis como opcional. O interior também conta com controles simples de climatização.

Mecanicamente, tudo é muito simples, também. Há um único motor elétrico nas rodas traseiras que gera 201 cv e 40,8 mkgf. O pacote básico de baterias de 52,7 kWh promete 240 km de autonomia, enquanto um pacote opcional de 84,3 kWh aumenta essa autonomia para 385 km. O Slate anuncia um tempo de 0 a 100 km/h em 8 segundos e uma velocidade máxima de 145 km/h. Forte até demais para a proposta, mas de novo: EUA.

A suspensão dianteira é McPherson, e a traseira é um eixo De Dion. As rodas são de aço, com pneus 245/65R17. E como estamos em 2025, há frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal de série. Tem pouco mais de 4,4 metros, num entre-eixos de 2766 mm. Pesa 1633 kg, e carrega 650 kg; uma picape Strada Working carrega também duas pessoas, mas consegue levar 705 kg de carga.

Então é um passo numa direção boa, mas ainda não acerta exatamente o alvo. Se tivesse um pequeno motor a gasolina aspirado de 100 cv pesaria 500 kg menos, levaria 1150 kg de carga, e custaria talvez a metade. Tipo uma Strada Working, ligeiramente mais parruda. Seria também independente de incentivos estatais a elétricos, sujeitos a desaparecerem tão rápido quanto apareceram. Mas ninguém quer fazer uma startup movida a gasolina; não é tech-bro suficiente. Então… (MAO)

 

Tecido padrão “Pasha” opcional em quase todo 911

Essa é realmente surpreendente, e difícil de entender. Mas vamos lá: a Porsche revelou esta semana uma nova versão para o 911, chamada Spirit 70, que visa evocar o design da empresa nos anos 1970. Além da pintura Olive Neo brilhante e de adesivagem externa, o 911 Spirit 70 reintroduziu o tecido no padrão “Pasha”, usado antes no fim dos anos 1970. Essa série especial é caríssima, mais cara que GT3, e parecia isso mesmo: quer o tecido bacanudo, pague.

Spirit 70: caro pacas

Mas um dia depois, a empresa anunciou que disponibilizou um novo esquema de interior Pasha para a maioria das versões do 911 Carrera. Não é barato, claro, estamos falando de opcional Porsche. O pacote custa US$ 12.980 e, para adicioná-lo, você também precisa optar pelos bancos esportivos adaptáveis ​​de 18 posições da Porsche por US$ 3.830. Ou seja, US$ 16.810, ou R$ 95.529 no câmbio de hoje. Mas ainda assim, compre um Carrera GTs com interior assim, e economizarás US$ 95.490 (R$ 542.660) em relação à edição especial Spirit 70. O mundo dessa marca realmente é bonkers.

Num Porsche 928 de 1978

Chamado de “Heritage Design Interior”, o opcional que inclui o tecido combina a padronagem Pasha preta e prata escura com o couro Nappa “Club Leather”. Assim, as partes centrais dos bancos, os painéis das portas e o interior do porta-luvas são revestidos em Pasha. Enquanto isso, itens como os apoios dos bancos, o volante, os apoios de braço e o painel são revestidos em couro Club Leather. Há também costuras contrastantes em cinza ardósia no painel superior, bancos e painéis das portas.

Como opcional, hoje: mais discreto e bonito que o Spirit 70!

O esquema já está disponível no configurador da Porsche americano, disponível em todos os modelos 911 do ano 2026, exceto no Carrera T e no GT3. (MAO)

 

Denza Z: mais um carro esporte da BYD

A Denza, uma marca da BYD, revelou seu primeiro carro esportivo. Revelado no salão de Xangai, este é o primeiro carro esporte da marca. Mas não da BYD: a marca Yangwang tem o U9, lembra dele? O carro que pula obstáculos feito o Mach 5 de Speed Racer?

O BYD voador | O Lada Niva Sport | O novo painel BMW e mais!

Chamado de “Z”, a Denza afirma que ele tem uma estética “Pure Emotion” com recursos de estilo como a dianteira “Quantum Pulse” e a cintura “Light Blade”. O que quer que isso signifique, é um carro bonito até. É elétrico, claro, tem proporções de 911, e  2+2 lugares.

O recurso de destaque é um sistema chassis-by-wire totalmente desenvolvido pela própria empresa, que utiliza software e sensores para controlar tudo, desde a direção, os freios, o trem de força e a suspensão. Chamado DiSus-M, a suspensão pode adaptar cada canto do carro às condições da estrada. Ele essencialmente escaneia a estrada à frente e, em seguida, ajusta instantaneamente a suspensão conforme necessário. E não há nenhuma ligação física mais entre você e a direção, motor e freios: é tudo eletrônico, by-wire.

A plataforma é a e3, usada antes no Z9 GT. Isso significa três motores, um para cada roda traseira e um na frente. Possivelmente será disponível como híbrido, e terá recursos cada vez mais populares como o crab-walk.  A plataforma e3 também se beneficia do Vehicle Motion Control, que é essencialmente um ESC, e da integração Cell-to-Body, que proporciona um chassi-skate mais rígido e compacto. Os três motores juntos dão 544 cv, e imprimem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.

Por dentro, o esportivo segue o visual condizente de esporte moderno-chinês. Bancos e painel em fibra de carbono, estrutura com santantônio integrado. A cabine também incorpora painel de instrumentos totalmente digital e telas sensíveis ao toque para motorista e passageiro.

O Z é apenas um carro-conceito por enquanto, e a Denza não dá muitos detalhes sobre ele. Mas seria, junto com o Z9 GT um sucesso aqui no Brasil? É uma possibilidade, ainda que remota. (MAO)

 

Corvette 2026 deve vir sem a “parede de botões”

O item mais controverso do Corvette C8, desde o lançamento, é sem dúvida a sua “parede de botões”. Ela divide perfeitamente a cabine entre motorista e passageiro; alguns adoraram a sensação de cabine de comando de avião, outros viram algo complicado demais, feio demais, e esquisito demais.

A “parede de botões”

O Corvette C8 já tem seis anos; é hora de uma revitalização, que está em preparação para o ano-modelo 2026. E de acordo com informações iniciais, parece que a Chevrolet planeja aposentar essa escolha de design controversa em 2026 em favor de algo mais convencional, embora mais comum.

Desenhos vindos da GM recentemente apareceram no Corvette Forum e no Corvetteblogger, revelam que o Corvette 2026 manterá o conhecido painel de instrumentos digital, mas contará com uma tela de infoentretenimento maior do que a do modelo atual. Posicionados logo abaixo dele, estão dez botões individuais, provavelmente os que hoje estão na parede lá.

O que não está claro é se o formato geral do console central será atualizado ou permanecerá intacto. O diagrama não mostra o suficiente para confirmar se os atuais interruptores de transmissão, no estilo de um caça a jato, permanecerão ou serão redesenhados. De qualquer forma, o painel parece agora separado do console. E não deve demorar para sabermos com certeza: o novo Corvette 2026 deve aparecer até julho. (MAO)