no inicio desta semana um veiculo autonomo da frota de testes da uber atropelou e matou uma pedestre naquele que foi o primeiro acidente fatal envolvendo um carro totalmente autonomo as primeiras informaçoes sobre o caso eram desencontradas primeiro falava se que a vitima era uma ciclista; depois foi dito que era uma pedestre que se atirou na frente do carro a policia local dizia que nao tem autoridade para declarar um culpado mas antes mesmo da divulgaçao de mais informaçoes apressou se em dizer que o acidente dificilmente seria evitado pois a vitima apareceu repentinamente diante do carro [gt40 content search= volvo widget= 1 ] e responsavel ter todas as informaçoes em maos antes declarar culpados e opinioes — o que torna a declaraçao da chefe da policia local um tanto irresponsavel especialmente porque trata se de uma situaçao tao inedita e mal sabemos como lidar com ela um carro que dirige sozinho atingiu uma pedestre e a matou qualquer informaçao equivocada ou mesmo precipitada e suficiente influenciar a percepçao do publico sobre o acidente causando distorçoes na compreensao de um tema que precisa ser analisado sob a frieza da razao com o passar das horas e dos dias chegaram novas informaçoes mais concretas que uma opiniao vaga primeiro soube se que era realmente uma pedestre e nao uma ciclista uma vez que a bicicleta estava sendo empurrada depois foi divulgado a velocidade do carro no momento do impacto 61 km/h 38 mph em uma area com limite de 56 km/h 35 mph a variaçao de velocidade esta dentro da margem de erro de leitura na maioria dos paises mas tambem e essencial para entender a dinamica do acidente lembre do numero 61 km/h nesta quinta feira 22 a policia local finalmente divulgou os videos registrados pelas cameras do sistema autonomo da uber e eles sao ate agora os registros mais reveladores sobre as circunstancias do acidente sao dois videos curtos editados em um so para facilitar a divulgaçao e para preservar a vitima e o publico do momento do impacto um deles e feito pela camera apontada para a frente do carro; o outro e apontado para o motorista supervisor veja abaixo [youtube id= po9irux5wmm width= 620 height= 350 ] ha uma serie de fatores que ficam explicitos nestes dois videos mas o mais importante sao os questionamentos que eles levantam sobre os carros autonomos os fatores envolvidos e as questoes nao respondidas o primeiro e que o video contradiz a informaçao inicial de que a vitima se atirou na frente do carro ou que apareceu do nada tambem contradiz a informaçao de que provavelmente nao seria possivel evitar o acidente como dito pela chefe de policia o terceiro fator e que a motorista supervisora nao estava atenta pois desviava o olhar da pista por longos periodos e desviou o olhar segundos antes do impacto entao temos a seguinte situaçao elaine herzberg estava atravessando uma via de quatro faixas fora da faixa de pedestres ela foi atingida por um carro dentro da margem legal do limite de velocidade durante a noite se o motorista do carro fosse eu ou voce a responsabilidade pelo acidente certamente recairia sobre a vitima que estava atravessando em local inseguro e sem marcaçao de travessia e o carro estava dentro do limite de velocidade aceitariamos como parte da falibilidade humana nao a vi porque estava muito escuro acontece que e justamente para situaçoes em que nao as vimos porque estava muito escuro que os carros autonomos estao sendo desenvolvidos e sao aguardados estas maquinas do futuro deveriam conseguir fazer coisas que nos nao conseguimos enxergar no escuro e uma delas reagir com uma frenagem em milissegundos e outra elas deveriam estar em um patamar de segurança mais elevado que o meu e o seu deveriam porque fazem isso usando tres tipos de sistemas radar lidar e sensores de camera leia mais aqui e aqui mas apesar dos tres sistemas diferentes eles nao conseguiram enxergar uma pessoa e diferentemente do que se pensava a sra herzberg nao saiu da direita para a esquerda sem que houvesse tempo de reaçao ela atravessou as tres primeiras faixas da esquerda para a direita e so foi atingida quando estava prestes a concluir a travessia em entrevista ao jornal ingles the sun bryant walker smith professor da universidade da carolina do sul que se dedica aos veiculos autonomos disse que a vitima nao saiu do nada ela esta em uma estrada escura porem aberta entao o lidar e o radar deveriam te la detectado e a classificado como humana disse o video nao mostra a figura completa mas sugere fortemente que houve multiplas falhas no carro da uber em seu sistema autonomo e com seu motorista supervisor a opiniao e compartilhada por daniel sperling diretor do instituto de estudos de transporte da universidade da california o carro deveria te la detectado queremos que os veiculos autonomos sejam melhor que nos e o potencial existe diante disso a questao que deve ser feita e por que estes sistemas nao detectaram alguem atravessando a rua e alertaram a motorista com antecipaçao os sistemas de detecçao funcionam com o cruzamento de dados dos diferentes sensores a camera detecta o pedestre se o radar ou o lidar tambem detectarem a informaçao e validada e o carro age de acordo mas nao foi o que aconteceu e ainda que um dos tres sistemas tenha falhado dois deles sao suficientes para esta validaçao o advogado americano jim mcpherson especializado na questao dos veiculos autonomos ate mesmo sugeriu que a programaçao do carro se baseou no dilema do bonde o sistema pode ter decidido que atropelar a sra herzberg era mais seguro para os ocupantes do carro do que tentar uma manobra de evasao uma das evidencias que o levou a sugestao foi que o carro sequer freou — nem automaticamente nem por intervençao da motorista grafico por the new york times por falar nela ela estava distraida por seu celular em uma situaçao que exige atençao em um congestionamento e ate aceitavel que ela de uma olhada no celular a bordo de um carro autonomo mas a noite em um ambiente escuro e com a pista vazia ela deveria estar alerta nao so a rua mas as reaçoes do carro ela e uma supervisora de um prototipo de testes afinal e isso nos traz de volta a afirmaçao da chefe de policia de que o acidente dificilmente teria sido evitado devido a forma que a sra herzberg apareceu na frente do carro ainda que o video estivesse mostrando precisamente as condiçoes reais de luminosidade do momento em que a vitima surge na area iluminada pelos farois do carro ate o momento do impacto se passaram dois segundos a 60 km/h sao aproximadamente 30 metros de distancia reflexo do tenis mostra o primeiro momento em que se pode ver a sra herzberg os estudos usados para embasar as reduçoes de limites de velocidade recentes consideram que o tempo de reaçao do motorista — desde o momento em que se percebe a necessidade de reagir ao inicio da reaçao — e de 1 5 segundo meio segundo e pouco mas a 60 km/h apos uma reaçao a um imprevisto estamos falando de 5 a 8 metros motoristas humanos tendem a reagir mesmo antes de entender o que se passa sera que caso a motorista supervisora estivesse atenta o acidente seria mesmo inevitavel em qualquer modo de conduçao e se o sistema tivesse detectado o risco e acionado os freios automaticamente — como o tesla autopilot que antecipa acidentes caça as bruxas apesar de a discussao publica ter se voltado para uma caça as bruxas que quer a todo custo encontrar um culpado pelo acidente nao se trata de incriminar os carros autonomos ou a vitima a questao e tao fria quanto uma maquina o sistema nao evitou a morte de uma pessoa quando esperavamos que fosse evitar se queremos usar os carros autonomos no futuro isso precisa ser corrigido nao apenas por questoes de segurança mas pelo simples desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia — que e a aposta das fabricantes para um futuro proximo e embora seja possivel argumentar estatisticamente que enquanto o autonomo da uber matou uma pessoa humanos em carros comuns mataram milhares de outras temos a questao da falibilidade humana e a confiança na infalibilidade das maquinas nos aceitamos acidentes causados por erro humano porque espera se que humanos errem mas os autonomos nao deveriam falhar porque sao programados para ser melhores que nos aqui voltamos ao inicio desse papo considerando a lei americana e as declaraçoes da policia local deixam claro que a sra herzberg foi irresponsavel e podera ser a culpada pelo acidente dado que atravessou fora de uma faixa de pedestres — uma pratica chamada jaywalking que e punida com multas nos eua mas seria errado nao admitir ou nao atribuir alguma responsabilidade ao carro autonomo — ou ao menos nao investigar a fundo o que aconteceu com o sistema ele tem capacidade para evitar o acidente porem nao evitou e nao cumpriu o unico proposito de um carro autonomo trazer mais segurança e salvar vidas para funcionar e acima de tudo serem aceitos esta claro que os carros autonomos ainda terao uma longa evoluçao quanto a imprevisibilidade do transito e a falibilidade humana em certos cenarios mas no fim das contas o problema dos autonomos jamais podera ser os humanos nos somos a finalidade dos carros autonomos se eles nao conseguem nos salvar nao ha razao para te los [gt40 content rule= 1 widget= 1 ]
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