como voces viram em nossa cobertura do salao do automovel de sp o recem lançado discovery sport sera o primeiro land rover totalmente produzido no brasil a partir de 2016 na fabrica de itatiaia rj nos tivemos a oportunidade de bater um papo com o responsavel pelas linhas de sua carroceria massimo frascella o italiano ja teve passagens pelo stile bertone 1997 a 2000 pela ford 2000 a 2004 pela kia 2005 a 2011 e desde novembro de 2011 trabalha no centro de design da jaguar land rover em gaydon com todo este curriculo decidimos ampliar o assunto para um pouco alem do discovery sport em si pegue um cafe e acompanhe a conversa [flatout] massimo voce trabalhou para a kia ha alguns anos e hoje esta na land rover ambas as empresas recentemente se reinventaram radicalmente pelo design nos de uma perspectiva de dentro sobre estas rupturas e diga as conexoes que voce enxerga entre estes processos nas duas marcas [massimo] eu acho que as duas marcas compreenderam que o design e vital para o automovel como produto e para o modelo de negocio e por isso merecedor de ainda mais prioridade; especialmente no caso de um redirecionamento na kia a marca claramente nao tinha um historico classico ou herança de design a ser seguido entao foi basicamente um processo que nasceu de uma folha em branco foi desafiador mas de uma forma mais livre apenas um ano separa estes dois kia cerato a participaçao de designers como peter schreyer e massimo frascella responsavel pelo sportage rio soul e sorento foi fundamental para a reinvençao da kia no caso da land rover nao foi exatamente uma reinvençao pois ela possui uma herança muito forte nao e toda marca que pode dizer que tem tres veiculos incrivelmente iconicos e de longa historia que e o caso do range rover do discovery e do defender nos apenas transformamos a marca moldando a melhor para o que os consumidores de hoje buscam entao surgiram novos veiculos caso do evoque e novas familias de veiculos discovery e o maior peso do design teve participaçao fundamental para nortear esta percepçao sobre a classica relaçao entre engenharia e design a land rover por muitas decadas foi uma marca de veiculos puramente funcionais hoje temos uma orientaçao para um produto de luxo extremamente refinado obviamente nem tudo no design e funcional e nem sempre esta de acordo com os planos da engenharia nos gostariamos de entender como a land rover trabalha este balanço eu acho que voce acertou bem o cerne da questao antigamente a land rover era uma marca cujo design era puramente orientado pela engenharia para atender exclusivamente aquilo que o veiculo precisava fazer em termos praticos eu acho que hoje nos e os clientes temos um ponto de vista diferente e portanto o design ficou mais importante na verdade ficou essencial hoje temos uma abordagem muito mais emotiva e envolvente nao apenas racional cabine do range rover 1988 e 2014 mas nao podemos esquecer que as capacidades e funcionalidades continuam e precisam estar la porque isso e o que faz a marca land rover e e o que a diferencia de tantas outras fabricantes portanto o trabalho junto com a engenharia em sinergia e com interaçao direta e crucial para o nosso negocio eles os veiculos ainda fazem tudo aquilo que devem fazer para a sua proposta mas olhe para aquilo apontando para o discovery sport eu quero possui lo apenas o design e capaz de fazer este tipo de conexao ja que olhamos para o discovery sport nos fale um pouco sobre a coluna c dele que e o elemento de design que salta mais aos olhos em relaçao aos outros carros da marca qual a mensagem e a inspiraçao desta soluçao a inspiraçao veio do proprio legado do modelo esta soluçao acompanha toda a sua historia do discovery 1 ao 4 do ponto de vista do design esta coluna c da solidez e equilibra as proporçoes do veiculo quando visto de lado e tambem uma forma de diferencia lo da familia do range rover cujos veiculos nao possuem colunas pintadas na cor da carroceria sao todas pretas resultando em uma area envidraçada continua sem interrupçoes a coluna c do discovery sport e bastante inclinada para a frente fluindo com o conceito da carroceria e deixando o mais dinamico considerando que o discovery sport como os outros carros da marca possui esta orientaçao de luxo no design existem inspiraçoes nao automotivas em seu conceito; seja a cabine ou a carroceria sim no processo de concepçao do design seja do interior ou da carroceria sempre ficamos de olho nas tendencias de design de tudo o que esta por ai e isso enriquece nosso cardapio de linhas e escolhas de acabamentos texturas e coisas do genero nao queremos seguir tendencias mas e importante saber o que esta rolando por ai tudo contribui para o design do carro nao ha nada em particular que eu possa dizer do tipo pegamos este objeto e reproduzimos ou nos inspiramos diretamente nisso mas absorvemos a combinaçao de todas essas coisas e isso sem duvida faz parte da receita do design voce pode nos dizer tres designs nao automotivos que voce considera verdadeiras obras primas [ uma breve pausa refletindo ] bem o arco lamp e uma luminaria fantastica realmente iconica a poltrona barcelona e um outro belissimo exemplo e queria pedir licença para inserir um automovel na lista o lancia stratos porque eu olho para aquele carro e vejo mais que um produto ha algo extremamente emocional ali este e o carro que foi sua grande motivaçao para se aventurar na area de design o que acendeu a faisca digamos assim absolutamente o stratus e um carro que sempre significou algo mais pra mim ele tem essa execuçao extremamente moderna mas ao mesmo tempo e tao intenso e passional e claro ha outros carros que eu realmente aprecio como o lamborghini miura e seus olhos e cilios se referindo aos farois o lancia aurelia gt coupe e suas proporçoes fantasticas e soluçoes minimalistas atemporais eu acho que a land rover tem algo disso no design uma certa simplicidade essencial e atemporal voce pode nos contar como o evoque influenciou as diretrizes de design da marca pois hoje em dia temos a impressao de ver um pouquinho de evoque em cada novo lançamento da marca bem o evoque foi um enorme sucesso que nos contou que ha uma nova forma de trabalharmos a land rover e que ha multiplos perfis de pessoas que podem gostar dele por outro lado precisamos nos assegurar que as tres familias de veiculos do grupo land rover tenham a sua propria identidade o luxo extremo e conceitual dos range rover a versatilidade do discovery e a robustez dos defender; mas elas tambem precisam estar conectadas traduzindo em palavras por exemplo o discovery tem a interrupçao da area envidraçada pela coluna c e um degrau formado acima da linha de cintura pelo capo deixando o um pouco mais familiar mas ainda bastante esportivo o evoque e mais conceitual ao ponto de ter criado a sua propria classe com linha de cintura extremamente alta e caimento do teto com atitude radical quantas pessoas e quantos departamentos mais ou menos o estudio de design da land rover possui e como se da o processo criativo e um departamento complexo com equipes de design externo interior cores e materiais de modelagem 3d e em clay por exemplo; e que ainda interagem diretamente com outros departamentos como o marketing e a engenharia sobre o processo normalmente começamos com brainstorms e sketches fazemos algumas seleçoes e passamos para os modelos em escala depois disso pegamos dois ou tres e os construimos em escala 1 1 neste momento as interaçoes com os outros departamentos ja estao acontecendo nesta era na qual tudo e digital os bons e velhos papel e marcador continuam com espaço bem isso depende as novas geraçoes ja passam suas ideias diretamente nas mesas digitalizadoras por exemplo como estou situado justamente na transiçao para esta geraçao eu uso muito o digital mas nao abro mao de canetas e marcadores especialmente nos primeiros momentos da concepçao de um design e a conexao mais pura e direta e voce e a mesa sem telas sem filtros sem distraçoes e claro depois disso voce desenvolve o conceito usando todas as ferramentas que a tecnologia permite e que nao tinhamos ha alguns anos antes estavamos falando do stratos que foi desenvolvido pelo estudio bertone em julho deste ano a bertone declarou processo de falencia [ interrompendo com um suspiro ] sim eu sei e a pininfarina tambem corre risco o que aconteceu porque antigamente um carro criado por um estudio de design externo ganhava valor como sempre foi com as ferrari alfa romeo e lamborghini por que esta relaçao mudou e deixou de ser interessante usar estudios como estes o que realmente mudou foi o mercado hoje vivemos em uma situaçao completamente diferente de quarenta anos atras quando tinhamos todos aqueles carrozzieri e a popularidade de seus estudios hoje todas as fabricantes possuem seus proprios departamentos de design cujos centros estao cada vez maiores e com mais recursos para conceber completamente o design do veiculo desde o primeiro rabisco ferrari p4/5 de james glickenhaus por pininfarina por outro lado voce pode ver que existem marcas emergentes especialmente no oriente como na china que estao apenas começando e usam estes estudios tradicionais alem de nao ser suficiente para reverter esta crise especifica no setor dos estudios tambem e um pouco triste se pensarmos historicamente o que eles ja representaram para os automoveis dos sonhos das pessoas ocasionalmente contudo nos vemos colaboraçoes esporadicas em modelos especiais caso da pininfarina com a ferrari e a zagato com a aston martin falando agora sobre os estudantes de design que conselhos voce daria para os jovens que sonham em trabalhar na area e quais os passos que voce recomenda para quem quer ingressar no setor automotivo o unico conselho que posso dar e seja muito apaixonado pelo o que voce faz ser um designer nao e ter um trabalho das oito as cinco e algo que te envolve te isola de tudo existem muitos nao e que por tudo isso voce precisa algo dentro de voce para manter a chama acesa eu vejo muitos estudantes encarando a faculdade ou o trabalho de uma forma como posso dizer preciso fazer um belo sketch e e isso mas ha muito mais do que isso se nao ha paixao e determinaçao pura vindas de voce nesta area e melhor voce procurar outra coisa sobre a carreira bem começa la e em termos mais facil pois existem muito mais escolas e cursos hoje que antigamente eu nao quero dar nomes mas os designers sabem quais sao as mais famosas e importante contudo estar atento que o interesse geralmente esta mais no negocio do que em sua formaçao verdadeira gesticulando com as maos como se estivesse modelando algo como designer nos recebemos portfolios todos os dias para a marca que os recebe e importante perceber esta conexao entre a paixao do designer e a identidade da marca no sentido mais abstrato da coisa
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