Simuladores! Quer acelerar e melhorar suas técnicas de pilotagem sem sair do conforto do seu lar? Eles podem ser a solução — a não ser que estejamos falando de Spintires, um simulador de offroad em que andar rápido é a menor de suas preocupações: o difícil é sair do lugar. Não se convenceu? Bem, o game se passa na Rússia, e você dirige apenas utilitários russo antigos. Que tal agora?
Spintires é um verdadeiro fenômeno — o game é o segundo mais vendido da lista do Steam (atrás apenas de Just Cause 2) e, nos últimos dias, foi o mais vendido algumas vezes. Se você tem uma conta no Steam, admita que você ficou ao menos curioso — e com razão. Spintires foi lançado no dia 12 de junho — não tem sequer uma semana. E ele custa, no Brasil, R$ 69,99 — não é um jogo exatamente barato. Então como ele chegou lá tão rápido?
Na verdade, Spintires já está por aí há algum tempo — a desenvolvedora britânica Oovee Studios liberou as primeiras demos em 2011 e, em julho de 2013, conseguiram arrecadar mais de £ 60 mil (R$ 228 mil) no Kickstarter para finalizar o game. Os caras da Oovee já trabalharam em games consagrados, como Halo (da Bungie, subsidiára da Microsoft), além de desenvolver DLCs para simuladores.
Mais de 1.800 pessoas ajudaram a financiar Spintires que, graças a sua proposta simples, porém inovadora e cativante, e à sua física impecável, conseguiu em pouco tempo se tornar cultuada por uma boa porção dos gamers do planeta, que aguardavam ansiosamente seu lançamento e ajudaram a propagar o jogo através das redes sociais — especialmente o YouTube, com vídeos da demo e das versões para desenvolvedores. Quando o jogo foi lançado no dia 12, já havia muita gente disposta a baixá-lo.
Mas, afinal, Spintires é mesmo um game bacana? Ao que parece, sim.
A proposta, como já dissemos, é simples — está lá quase por obrigação, na verdade. O game é ambientado entre as décadas de 80 e 90, e te coloca na pele de um entregador que precisa entregar suas cargas (sério?) usando utilitários russos de todos os tamanhos, passando por estradas horríveis, cheias de buracos, água e lama — esta última, sua pior inimiga. Você começa usando um caminhão, um mapa e uma bússola. Depois, ganha outros veículos — mas continua usando o mapa e a bússola como meio de orientação.
É aí que entra a importância da física do game. Spintires foi desenvolvido sobre uma engine totalmente nova, a VeeEngine. Criada do zero pela própria Oovee, a engine é dedicada principalmente à interação entre a o veículo, a água e a lama, dando muito realismo às travessias de rios e, principalmente, aos momentos em que o carro está encalhado no meio do barro.
E, acredite, estes momentos são muitos — você pode passar uma ou duas horas tentando sair do lugar. E isto é o máximo, pelo que dizem os reviews do game no Steam — o Kotaku US coletou alguns, e a opinião geral é a seguinte: Spintires não te dá muito o que fazer — localizar seu destino e fazer de tudo para chegar até ele com a carga intacta, no menor tempo possível e sem gastar muito combustível.
Claro que há um sistema de recompensas: com melhor desempenho, você ganha mais pontos e, com eles, pode comprar upgrades como turbocompressores, faróis melhores (sim, eles são necessários), filtro de ar para o motor, sistema de deflação dos pneus (pneus mais vazios te dão mais aderência, como a galera do offroad já sabe há muito tempo) e, claro, novos veículos.
Falando em novos veículos, já existem mods para Spintires há algum tempo — como este, que coloca um BMW Série 7 E38 para enfrentar as adversidades do agreste russo:
Se você quer testar para ver, o site oficial do game oferece uma versão demo gratuita — que este escriba está baixando neste exato momento. Recomendamos que você faça o mesmo e, por que não, conte suas impressões nos comentários!
[ Sugestão de post: Ricardo Ferreira ]