FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos

Stadium Super Trucks é a nossa nova categoria off-road favorita (neste mês)

Imagine uma categoria só de picapes inspiradas em carros de controle remoto, com motores V8 de 600 cv acelerando por qualquer tipo de terreno em circuitos espalhados por todo o território americano, feita por um ex-piloto da Nascar. Para nós, esta é uma receita que não pode dar errado — e não deu, porque a Stadium Super Trucks, fundada em 2013 por Robby Gordon, é o tipo de coisa que vai te fazer se perguntar: “como diabos eu não conhecia isto antes?” É, como?

Talvez o fato de ser uma categoria recente ajude a explicar. Quando Robby Gordon anunciou que deixaria a categoria mais popular do automobilismo americano, em 2011, muito se especulou sobre sua suposta ideia de trazer de volta as corridas off road em estádios — como aquelas corridas de gaiolas que acontecem no interior do Brasil, mas que nos EUA se popularizaram graças ao lendário Mickey Thompson, que nos anos 1970 criou uma associação para levar as “corridas na lama” das áreas rurais para as grandes metrópoles.

Gordon se inspirou na antiga categoria de Mickey Thompson e, em 2012, anunciou que criaria a Stadium Super Trucks e… basicamente é isto — não há nenhuma história mirabolante por trás da SST. Robby Gordon já correu pela CART, IndyCar, Trans-Am e até no Rali Dakar — além de ser um dos pilotos mais famosos da Nascar. Sendo assim, não foi difícil manter a categoria em pé, com uma temporada inaugural de 20 corridas.

Stadium-Super-Truck-Diagram-2-1-13

Os veículos usados são picapes com chassi tubular e carroceria de fibra de vidro, com visual emprestado das picapes de controle remoto Slash, da Traxxas (uma das maiores fabricantes de carros R/C do mundo). E, acredite, não há praticamente nada que as picapes de controle remoto façam que suas versões em tamanho real também não façam. O vídeo a seguir ilustra bem como a SST funciona:

É o caos — e é incrível! Estas picapes são pequenas (são consideravelmente menores que uma S10 das antigas) e feitas de fibra de vidro sobre uma estrutura tubular, são relativamente leves, pesando 1.360 kg. Os 600 cv dos motores V8 com injeção eletrônica, acoplados a caixas automáticas de três velocidades, são o bastante para acelerar até os 225 km/h.

sst-2014 (3)

O barato dos Stadium Super Trucks é o fato de as corridas acontecerem em qualquer lugar — e, por qualquer lugar, queremos dizer que as corridas tanto podem acontecer em um estádio com um circuito de terra feito especialmente para as picapes, com muita poeira e lama, quanto em um autódromo com asfalto e rampas temporárias e saltos de até três metros — e até mesmo em circuitos de rua! De um jeito ou de outro, é impossível não se empolgar assistindo.

Agora, a esta altura talvez você já tenha sacado que o motor V8 de 600 cv é só um coadjuvante aqui, e que a verdadeira estrela é a suspensão, que usa um sistema com braços sobrepostos do tipo duplo-A na dianteira e four-link na traseira, com amortecedores de carga macia e 66 cm de curso. Quando as rodas se levantam em uma aterrissagem, a impressão que temos é a de que a picape vai tombar, mas justamente é esta suspensão macia que evita que isto aconteça.

sst-2014 (2)

Os pneus gigantescos, de 35 polegadas de diâmetro e 40 kg cada um (já com as rodas), também fazem ao manter as picapes estáveis e permitir que elas atinjam velocidades altíssimas na terra.

As equipes só podem mexer nos ajustes da suspensão — o conjunto mecânico é padronizado entre todos os competidores — e é muito barulhento, produzindo 104 decibéis. Para se ter uma ideia, um bom show de rock costuma produzir 110 decibéis.

Quando não estão saltando sobre rampas, batendo uns nos outros ou aterrissando de mau jeito (acontece com frequência), as picapes fazem curvas de ladoEntão temos barulho, saltos, velocidade, mais saltos e mais barulho, e mesmo assim a categoria mal é conhecida? Sim — começou a se espalhar agora pelas redes sociais. O que é ótimo, pois assim descobrimos que várias corridas são disponibilizadas na íntegra no canal oficial da SST no YouTube. As provas não são muito longas, mas são sempre eletrizantes e podem garantir uma hora de diversão, sem dúvida.

sst-2014 (4)

A última etapa aconteceu no último dia 6 de novembro — e foi a última corrida da temporada, que consagrou o fundador Robby Gordon como campeão. O experiente americano venceu seis das 16 corridas neste ano e conquistou 492 pontos — 75 a mais que o segundo colocado, Sheldon Creed. E, sim,você pode assisti-la na íntegra abaixo!

Mas depois de assistir às provas você realmente se importa com quem vence? Porque, convenhamos, do primeiro ao último colocados no grid, uma corrida de Stadium Super Trucks é uma verdadeira demonstração de selvageria sobre rodas — algo que está cada vez mais em falta no automobilismo.