um dia qualquer voce chega ao trabalho e seus superiores tem uma noticia boa voce fara uma viagem a trabalho para o japao uma semana na pratica na regiao de fuji nao sei quanto a voces mas a primeira coisa que eu faria e descobrir a distancia ate o fuji speedway e se ha museus preparadoras lojas ou encontros de carros na regiao foi mais ou menos isso o que aconteceu com um leitor e colaborador de longa data do flatout o gus loeffler recentemente ele esteve no japao e voltou com centenas de fotos e alguns relatos sobre os lugares mais entusiastas que se pode visitar naquela regiao este e so o primeiro deles sti gallery a casa da subaru tecnica international por gustavo loeffler todo fanatico por rali eu inclusive certamente conhece ou no minimo ja ouviu falar sobre a sti eternizada pelo classico layout azul e amarelo especialmente nas maos de um jovem chamado colin mcrae a palavra subaru te transporta quase que automaticamente ate um impreza de rally com um enorme 555 na lateral e logos sti em varias partes do carro em viagem ao japao a trabalho pela primeira vez tive alguns poucos dias livres por la e obviamente montei um itinerario com o que mais gosto carros nao foi minha primeira vez por la; em outras viagens visitei templos a torre em toqui algumas outras experiencias normais pra quem cruza o planeta e se dispoe a viajar quase 40 horas pra chegar ate la mas como o que nos motiva na vida sao justamente os carros dessa vez no tempo livre montei um roteiro para os tres dias que incluiam a galeria sti a type one spoon honda fuji speedway e fuji motorsports museum alem da tradicional passada na super autobacs para ver bagulhadas em geral e coisas legais que so se acham por la a primeira parada foi na sti a sede da subaru tecnica international a galeria foi montada no 2º piso de uma concessionaria subaru enorme em mitaka nos arredores de tokyo vasculhando o site oficial nao muito claro consegui algumas informaçoes basicas para conseguir visitar entendi que so funcionava aos finais de semana com entrada gratuita porem por conta da pandemia varias restriçoes foram impostas pelo informado no site nao era possivel entrar nos carros a equipe da galeria nao poderia tirar fotos e etc e mais algumas coisas do tipo o espaço nao muito grande abriga cinco carros da coleçao por vez que se revezam de tempos em tempos nao da pra saber exatamente o que vai estar por la exposto ate alguns dias antes de ir entao sem muitas expectativas ja que qualquer um disponivel e otimo de poder ver de toda forma nao me importava nada eu queria so poder ver de perto mais alguns iconicos carros de rally de que tanto gosto em 2012 tive a felicidade e a oportunidade de visitar a prodrive onde nao sei ate hoje como me permitiram entrar no impreza campeao de construtores de 1996 do idolo mcrae e ate entao pra mim essa ja seria a chance da vida e ja estava satisfeito com isso mas outra vez a sorte sorriu pra mim e pude entrar em nao so um mas dois outros carros pilotados pelo mcrae o 555 legacy group a vencedor do rally da nova zelandia de 1993 com mcrae e o espetacular maravilhoso lindo agressivo f*da e todos os adjetivos possiveis e imaginaveis impreza 555 wrc98 ja uma evoluçao do primeiro subaru pos grupo a mudança que ocorreu para 1997 com os carros wrc class começando com o legacy rs o carro e o original utilizado em 93 e que deu a 1ª das 47 vitorias da subaru no mundial de rally vencendo a etapa da nova zelandia com um maniaco escoces andando de lado no fino e rapido cascalho neozelandes montado em conjunto com a prodrive a equipe se chamava 555 subaru world rally team nascia ai uma lenda o carro e bastante simples rudimentar ate como eram os carros de grupo a daquela epoca eram carros muito proximos dos de rua que ainda precisavam de uma produçao de 2 500 unidades para que fossem homologados pausa nostalgica que tempo bom onde essa exigencia para a competiçao nos deu tantos foguetes pra rua nos anos 90 como os lancer evo iii ao vi escort cosworth lancia delta integrale toyota celica gt four e obviamente os subaru impreza turbo hoje temos suv de shopping obesos com motores de bom deixa pra la [gallery type= grid link= file columns= 1 size= large ids= 328525 328524 ] painel de instrumentos super espartano com conta giros stack e manometro do turbo algumas luzes espia e so no painel central alguns poucos botoes bloqueio de diferencial balanço de freio chave geral e deu cambio manual freio de mao hidraulico e pe no porao sem do [gallery type= grid link= file size= medium ids= 328536 328537 328538 ] o carro era ate grande pra epoca sendo apresentado ainda em 1993 o impreza menor mais leve e mais agil ja levando uma 2ª colocaçao na prova de estreia na finlandia no mesmo ano [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 328539 328540 ] o outro monstro e o maravilhoso impreza 555 wrc98 usado no rally de san remo na italia sim um legitimo wrcar duas portas largo aro 18 asa enorme um carro f*da de se ver ao vivo em cada detalhe seguindo o novo regulamento fia que começou em 1997 apesar de ainda manter o cambio manual ate 98 enquanto o lancer evo ja trazia sequencial o carro e muito diferente se comparado com os impreza anteriores de 93 a 96 dash digital carbono pra todo lado diferenciais com bloqueio e ajustes independentes em 98 o diferencial traseiro ganhou controle ativo mais baixo e largo aro 18 mudanças na suspensao com ajuste eletronico incorporado no s4 de 98 e aerodinamica refinada com uma construçao especifica pra rally que infelizmente dispensava os especiais de homologaçao com um processo muito mais simples aprovado pela fia mesmo nao tendo sido vencedor absoluto nesta epoca por conta tambem de uma dupla chamada tommi makinen e lancer evolution que era absurdamente eficiente o impreza wrc de 97 a 2000 tem um dos desenhos mais bonitos de todos os tempos o cheiro de gasolina especial e os pneus esmerilhados advan neova montados atualmente mostram que o carro ainda e bem utilizado possivelmente em eventos especiais da fabrica para tentar esclarecer resumidamente o que eram os especiais de homologaçao no grupo a eram necessarios 2500 carros de rua com as mesmas caracteristicas basicas a serem usadas no rally como motor transmissao eixo traseiro carroceria etc obviamente tudo para a versao de competiçao era modificada mas partindo de um carro base de rua com tudo que precisava para atrair mais marcas a fia criou o regulamento wrcars para 1997 onde o carro a ser usado precisaria ser de produçao mas 25000 unidades e o motor a ser usado nao necessariamente precisaria ter saido nesse carro originalmente na rua mas precisaria ter pelo menos 2500 carros da marca que o tenham usado por exemplo a peugeot entrou com o 206 utilizando um motor 2 0 16v de base que nunca foi oferecido de fabrica em nenhum 206 era isso que o regulamento novo permitia alem disso transmissao e eixo traseiro tambem poderiam ser especificos para o carro de rally respeitando o comprimento maximo de 4000mm e largura maxima de 1770mm com peso minimo de 1230kg aerodinamica tambem tinha suas definiçoes e limites a ford que nessa epoca ainda estava começando o desenvolvimento do focus solicitou a fia aplicar algumas alteraçoes como wrcar no escort de grupo a ate que o focus wrc pudesse ser finalizado e com isso o escort wrc assim chamado andou em 97 e 98 com parachoques e asa diferentes entre outras mudanças permitidas pela nova regra [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 328544 328545 328546 328547 ] um detalhe interessante no desenvolvimento do impreza wrc e que a prodrive gastou um bom tempo em tunel de vento explorando a aerodinamica nao em linha reta pq carros de rally normalmente nao andam em linha reta angulos de 8 a 15º foram usados para conferir o funcionamento da aerodinamica e principalmente o fluxo de ar para radiador intercooler e tomada de ar do motor enquanto andava de lado como disse o lendario walter rohrl good drivers have dead flies on the side windows tambem nos saltos o trabalho da aerodinamica foi extenso para que o carro se mantivesse em voo planejado indo pra onde o piloto apontou sem mergulhos de frente ou de traseira nisso o impreza wrc era considerado o melhor chassi e aerodinamica mas com o motor menos potente de todos isso nos leva ao 3º carro da galeria o espetacular impreza 22b de plaqueta #000 em 1998 a subaru produziu 399 unidades do 22b em comemoraçao aos 40 anos da marca e tambem o 3º titulo de construtores no wrc usando o mesmo desenho de carroceria dos impreza wrc 80mm mais largos que o impreza comum todos os 399 foram vendidos no japao em pouquissimo tempo a subaru entao produziu mais 25 unidades que foram exportadas pra inglaterra australia e algumas presenteadas a algumas pessoas como colin mcrae nicky grist seu navegador e o chefe de engenharia da prodrive david lapworth esses tres carros especificamente sairam com plaqueta #000 exatamente como o exemplar da galeria que nao puderam me confirmar se era um dos tres que foram para inglaterra pra esses tres caras ou se e realmente o primeiro prototipo que esta la exposto o carro usa um motor aumentado pra 2 2 ao inves do 2 0 normal entregando pouco mais de 340hp com cabeçotes vindos do motor sti version 4 e turbina ihi rhf 5hb codigo interno vf23 a suspensao e bilstein rodas bbs modelo elektra de 17x8 5 com pneus 235/40r17 freios sao sti de 4 pistoes na frente e 2 pistoes na traseira o cambio era o mesmo da versao standard do wrx type r de 5 marchas mas com tratamento nas engrenagens e disco de embreagem ceramico duplo como upgrade tambem nessa versao o diferencial central quando aberto manda 65% do torque pro eixo traseiro e quando bloqueado divide em 50 50 a direçao foi modificada pela sti para respostas mais diretas do que nos outros impreza bancos sti em alcantara azul painel de instrumentos com redline em 8000 rpm apesar de no 22b ter sido reduzido o rpm maximo para 7000 traz spray de agua pro intercooler alavanca de cambio de engates curtos e precisos e sem frescuras pesadas tipo ar condicionado o peso total do 22b e de 1270kg ate leve se considerar toda a parafernalia para a traçao traseira e um carro muito muito bonito em qualquer angulo que se veja o quarto carro exposto e um subaru brz do campeonato japones de super gt campeao da classe gt300 esse em especifico e um mockup sem mecanica e eletronicos somente para exibiçao chama atençao o extenso trabalho aerodinamico com extrator enorme split avançado e um gigantesco aero traseiro rodas enormes super baixo e um carro agressivo visualmente e muito bonito nunca tive a chance de ver um super gt atual de perto somente um antigo supra eclipse famoso da gt500 que fica numa fabrica da yokohama em shinshiro mas era um carro bem mais perto de um original no visual esse atual gt300 e quase irreconhecivel de tantas modificaçoes mas extremamente bonito o motor e um boxer de dois litros turbo com uma disposiçao de componentes bem diferente com o intercooler bem avançado e inclinado na dianteira tinha um motor em exposiçao e em corte para ver alguns componentes lindo de ver a potencia e limitada pelo regulamento em 300hp e a especificaçao deste motor e proxima a utilizada no impreza wrc em conceitos gerais o conhecido ej20 se pensar em um carro de pista numa classe tao competitiva com so 300hp tem que pensar tambem no quanto os engenheiros trabalharam na aerodinamica e chassi pra permitir curvas em velocidades altissimas o que faz com que essa potencia seja mais que suficiente para andar bem rapido os pneus e rodas que equipam esse carro da gt300 tem 18x11 5 na dianteira com pneus 300/710r18 e traseiras de 18x13 com pneus 330/710r18 os maiores slick aro 18 disponiveis se pensar de novo nos so 300hp pode acreditar que precisa disso tudo de pneu pelo tanto que faz de curva e absurdo tambem na galeria desta vez estava exposto um impreza wrx s209 novinho um prototipo conceito eletrico eca bem bonito pena que eletrico simulador com a pista de fuji trofeus de varias corridas e campeonatos e uma timeline com miniaturas de todos os subaru dos anos 80 ate hoje em dia um espaço muito legal bem acessivel e que vale a pena conhecer sem duvida nenhuma pretendo com certeza voltar la na proxima viagem pois os carros sempre estao mudando mas mesmo que alguns se repitam nunca e ruim ver um bom carro de pista de pertinho o site tem as informaçoes de como chegar nao precisa reservar horario e nem tem ingresso a venda o acesso mais facil e por trem ate a estaçao de musashi sakai e de la pega um onibus bem em frente a estaçao que desce na porta da galeria odakyu bus sakai 91 pega o mesmo onibus tambem em frente para voltar pra estaçao e ja era por enquanto e isso mas logo vem as outras visitas ate mais esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um 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