sir stirling moss morreu em 12 de abril de 2020 aos 90 anos de idade muito bem vividos diga se ele nunca foi campeao do mundo de formula 1 mas sem duvida foi um dos melhores que ja passaram por este mundo moss ja estava com a idade bem avançada e sua saude estava debilitada havia algum tempo e sua morte foi de fato um descanso merecido mas ainda assim e triste saber que ele nao viveu para comemorar os 60 anos de uma de suas maiores conquistas sua vitoria no grande premio de monaco de 1960 realizado no dia 29 de maio daquela ano ou seja quase exatamente 60 anos atras foi uma das ultimas de sua carreira e foi a primeira vitoria da lotus na formula 1 com seu primeiro monoposto com motor central traseiro eis o tamanho da importancia da prova e e sobre que vamos falar no post de hoje o piloto em 1960 stirling moss ja era um piloto veterano ja havia dividido a pista com pilotos que ele proprio considerava idolos como juan manuel fangio e ja havia ate mesmo perdido um titulo por fazer o que era certo ele talvez ate estivesse pensando em se aposentar mas isto nao significa que ele estivesse fora de forma ou algo do tipo pelo contrario stirling moss foi a grande aposta da pequena equipe rob walker racing para a temporada de 1960 da formula 1 fundada em 1953 pelo herdeiro de johnnie walker sim o mesmo dos uisques a equipe concentrava a maior parte de seus esforços em competiçoes menores em seus primeiros anos mas ja em 1958 conquistou sua primeira vitoria na formula 1 detalhe com ninguem menos que stirling moss ao volante de um cooper t43 no grande premio da argentina foi a primeira vez que uma equipe venceu na f1 sem construir seu proprio carro desde entao moss meio que virou um amuleto da sorte para a rob walker racing naquela epoca ele era meio que um freelancer dividindo seu tempo entre diversas equipes mas quase sempre que ele era contratado pela rob walker acabava tendo resultados positivos o carro o ano de 1960 marcou a primeira vez que a rob walker racing corria com um carro da lotus a propria lotus era uma novata tendo feito sua estreia na formula 1 no gp de monaco de 1958 com o lotus 12 ainda com um motor coventry climax na dianteira depois dele veio o lotus 16 que usava o mesmo motor mas trazia algumas mudanças estruturais e aerodinamicas e entao em 1960 estreou o revolucionario lotus 18 o primeiro lotus realmente bom como a maior parte dos projetos de colin chapman o lotus 18 era notavel por sua simplicidade um monoposto de chassi tubular com paineis de aluminio e o motor posicionado longitudinalmente atras do cockpit de maneira a equilibrar ao maximo possivel a distribuiçao de massas o motor usado pelo lotus 18 era o mesmo coventry climax de seus antecessores com 2 5 litros de deslocamento e por volta de 240 cv a 6 750 rpm ele era acoplado a uma transmissao sequencial de cinco marchas com diferencial zf e carcaça de magnesio montada no eixo traseiro que tambem servia como suporte para os discos de freio inboard isto e proximos ao diferencial e nao nos cubos de roda adotados para reduzir a massa nao suspensa a suspensao usava braços triangulares sobrepostos na dianteira com amortecedores inboard; e braços triangulares inferiores na traseira com os amortecedores no local convencional o arranjo de suspensao favorecia o equilibrio nas curvas mitigando a rolagem da carroceria e proporcionando uma dinamica extremamente agil e estavel superior a de qualquer outro lotus concebido antes do 18 e importante frisar que ja havia outros carros com motor central traseiro na formula 1 a ferdinand porsche havia projetado alguns auto union nesta configuraçao ja na decada de 1930 e no grid ja havia carros da brm e da propria porsche com esta mesma configuraçao mas foi o lotus 18 que conseguiu os melhores resultados naquele ano e por isto e considerado aquele que de fato provou a eficacia do arranjo nao foi por acaso que a rob walker racing decidiu apostar os recursos que tinha em um carro fabricado por uma empresa jovem e promissora e em um piloto que ja era comprovadamente um dos melhores do planeta que por convicçao pessoal gostava de correr com carros britanicos a corrida o gp de monaco de 1960 foi a segunda das dez corridas daquela temporada a primeira foi o gp da argentina em 7 de fevereiro que o neozelandes bruce mclaren um dos maiores talentos daquela epoca que estava destinado a grandes conquistas venceu com 26 segundos de vantagem sobre o britanico cliff alison que defendia a scuderia ferrari stirling moss foi seu colega de equipe na argentina mas nao teve a mesma sorte com seu cooper climax depois de largar na pole ele teve de abandonar a corrida na volta 40 por problemas na suspensao quase quatro meses depois no principado de monaco a situaçao era completamente diferente na argentina em fevereiro era verao e fazia calor ja a corrida em monaco no final de maio aconteceu durante a estaçao de chuvas e isto mostrou se crucial para o andamento da prova ou a falta dele os treinos de classificaçao foram disputadissimos a começar pelo fato de que 24 inscriçoes foram aceitas mas o numero de lugares no grid foi limitado a 16 entao houve a questao dos cronometros na sexta feira dia o cronometrador oficial notou no meio da sessao de classificaçao que seu relogio estava com problemas registrando imprecisoes que variavam entre 3 e 6 segundos ficou definido entao que os tempos obtidos pelos pilotos na sexta feira dia 27 de maio seriam anulados a disputa no sabado entao foi violenta stirling moss conseguiu garantir a pole position novamente ao virar 1 36 3 enquanto logo atras vinha jack brabham em seu cooper climax exatamente um segundo atras no tempo de classificaçao o sueco jo bonnier da brm que havia largado na quinta posiçao conseguiu assumir a ponta logo no primeiro grampo em menos de 15 segundos uma bela largada jack brabham vinha logo atras mas foi ultrapassado por stirling moss na quinta volta moss classudo como sempre segurou a segunda posiçao por bastante tempo era como se ele soubesse que bonnier estava tendo problemas com o pedal de freio de seu carro na decima volta bonnier começou a gesticular para que moss passasse a sua frente mas o proprio moss esperou ate a volta 16 para fazer sua investida percebendo que la atras estava rolando uma verdadeira guerra entre jack brabham bruce mclaren e tony brooks tambem com um cooper climax uma vez tomada a liderança stirling moss começou a se afastar do resto do pelotao e na volta 25 ja havia virado passeio como se diz no futebol seis segundos a frente dos demais que voariam um no pescoço do outro se pudessem e entao tres voltas depois o sol que ja estava fraco decidiu sumir de vez dando lugar a um ceu nublado que anunciava a esperada precipitaçao https //www youtube com/watch v=0yh9fijx1_s stirling moss confortavelmente adiante dos demais nao teve muitos problemas para manter se adiante a dificuldade recaiu sobre quem vinha atras mesmo moss reduziu seu passo nas voltas seguintes bem como todos os outros apenas jack brabham manteve se pressionando e por volta do 34º giro assumiu a ponta mas foi um erro de julgamento a superficie da pista estava lisa como gelo e ele acertou o muro na volta 41 retornando aos boxes com a dianteira toda destruida pouco depois moss percebeu que um dos cilindros estava falhando parando nos boxes para trocar uma vela o reparo foi rapido e ele conseguiu recuperar se rapidamente era uma corrida longa de 100 voltas e stirling moss so precisou manter o ritmo para assegurar a vitoria enquanto os demais degladiavam pelo segundo lugar incluindo dan gurney que havia largado na 14ª posiçao com sua brm e aproveitou se de deslizes dos outros pilotos para remar ate o primeiro pelotao quem levou a melhor no fim das contas foi bruce mclaren dan gurney e jo bonnier tiveram problemas na suspensao traseira de seus carros e a maior ameaça a ele era phil hill que havia largado em decimo com sua ferrari mas conseguiu terminar na terceira posiçao logo atras de bruce mclaren stirling moss por sua vez conseguiu terminar a corrida com 52 segundos de vantagem sobre bruce mclaren e mais de um minuto a frente de phil hill os tres foram os unicos a completar todas as 100 corridas da prova e alem deles apenas jo bonnier e o americano riche ginther da ferrari conseguiram terminar a prova com mais de 50 voltas completadas os demais pilotos foram todos desclassificados por nao pecorrer a distancia minima exigida um a um sendo eliminados por acidentes ou problemas mecanicos [caption id= attachment_259547 align= aligncenter width= 800 ] foto motorsport com[/caption] para stirling moss foi mais uma grande vitoria para a lotus porem foi um divisor de aguas a equipe novata conseguiu fazer um carro melhor mais confiavel e mais rapido que as gigantes com quais dividia o asfalto moss voltou a correr pela cooper nas outras corridas da temporadas mas o gp dos eua ultima corrida da temporada tambem foi marcado por uma vitoria sua ao volante do lotus 18
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