uma das minhas palavras favoritas de todos os idiomas e stradale alem de ser incrivelmente sonora como uma infinidade de vocabulos da lingua italiana ela tem um significado matador para quem gosta de carros geralmente stradale refere se a versao de homologaçao de um carro de corrida conhecendo a tradiçao dos italianos em esportivos como nao curtir foi por isso que decidimos nesse post separar alguns dos mais iconicos carros stradale ja feitos mas antes vamos conhecer melhor a origem do termo voce deve ter reparado que falamos em versao de rua e nao versao de estrada isto acontece porque strada nao significa estrada e sim rua trata se de um bom exemplo do que em lingua portuguesa chamamos de falso cognato ou seja uma palavra estrangeira que se parece com uma palavra do nosso vocabulario mas tem um significado diferente tanto strada quanto estrada vem do latim via strata que significa caminho pavimentado na lingua portuguesa porem geralmente usa se estrada para referir se a rodovias pavimentadas ou nao ja no italiano strada significa rua ou seja uma via urbana para falar referir se rodovias os italianos usam autostrada e por isso que stradale quer dizer de rua e nao de estrada agora que voce ja esta um pouco mais culto afinal flatout nao e so cultura automotiva mas todos os tipos de cultura vamos a nossa seleçao alfa romeo 33 stradale ha alguns carros diferentes chamados alfa romeo 33 o seda alfa romeo 33 que foi fabricado entre 1983 e 1995 foi o ultimo alfa com traçao traseira e transeixo para os fas mais fervorosos o ultimo alfa de verdade ja o prototipo de corridas o tipo 33 correu no campeonato mundial de endurance e na imsa e em outras categorias entre 1967 e 1973 o alfa 33 a que nos referimos nesta lista e justamente versao de rua do tipo 33 feita para homologaçao nos padroes da fia ele tambem fez sua estreia no autodromo de monza em setembro 1967 com uma carroceria bem mais sinuosa e sensual do que a versao de competiçao projetada por franco scaglione na carrozzeria marazzi semanas depois em outubro o alfa romeo 33 foi uma das estrelas do salao de paris o numero minimo para homologaçao era de 25 carros mas de acordo com os registros da marazzi foram feitos apenas 18 chassis e nem todos receberam carrocerias estas como eram feitas de forma artesanal diferiam entre si por alguns detalhes como o formato dos farois e das entradas de ar mas as proporçoes gerais eram sempre as mesmas e belissimas o motor tambem era dos bons um v8 de dois litros com carter seco comando duplo no cabeçote duas valvulas por cilindro e potencia entre 230 cv e 245 cv lancia stratos hf stradale nao da para falar de stradale sem falar na lancia que utilizou o sobrenome em pelo menos tres de seus modelos mais iconicos o primeiro que merece a mençao claro e o lancia stratos hf stradale a versao de rali que foi um dos herois dos primordios do wrc na decada de 1970 tinha um bela carroceria em forma de cunha desenhada por giorgetto giugiaro e um v6 ferrari o mesmo da primeira dino de 2 4 litros que na versao de rali chegava perto variava entre 280 cv na versao com duas valvulas por cilindro e 330 cv com quatro valvulas por cilindro https //www youtube com/watch v=ml3qjkrvj2w a versao de homologaçao da qual foram feitos 492 exemplares com certa margem de erro dada a falta de registros precisos era menos potente com 190 cv na medida para levar os 980 kg do stratos hf stradale aos 100 km/h em 6 8 segundos com maxima de 232 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236871 236872 ] alem disso com entre eixos curto so 2 18 m traçao traseira motor atras dos bancos e desprovido de qualquer tipo de assistencia afinal estamos falando de um esportivo totalmente analogico feito cinco decadas atras ele era um perigo nas maos de condutores destreinados nossa aposta mesmo que o stratos nao tivesse sido campeao do wrc em 1974 1975 e 1976 o hf stradale seria uma lenda do mesmo jeito lancia 037 stradale o lancia 037 foi o sucessor do stratos feito para o grupo b de rali na decada de 1980 embora nao fosse um projeto feito do zero ele usava como base o lancia montecarlo ele tinha a mesma configuraçao mecanica com motor central traseiro e carroceria em forma de cunha e claro que como reflexo dos entao novos tempos o v6 naturalmente aspirado deu lugar a um quatro cilindros com supercharger desenvolvido em parceria com a abarth e os numeros de potencia coincidentemente eram os mesmos do stratos 280 cv na versao com motor 2 0 e 330 cv com motor 2 1 https //www youtube com/watch v=jsfb7thynfw o lancia 037 nao venceu tanto quanto o stratos mas conseguiu um titulo em 1983 graças ao desempenho do alemao walter rohrl e do finlandes markku alen o ultimo titulo de um traçao traseira no mundial de rali [gallery type= grid link= file size= medium ids= 236875 236876 236877 ] nao por acaso a versao de homologaçao ja nasceu desejavel o lancia 037 stradale o modelo de competiçao era o 037 rally tinha um motor amansado com 205 cv e era capaz de ir de zero a 100 km/h em 5 8 segundos com maxima de 220 km/h segundo os registros oficiais foram feitas 207 unidades do 037 stradale entre 1982 e 1984 o numero minimo para homologaçao era de 200 unidades lancia delta s4 stradale o sucessor do lancia 037 foi o delta s4 que infelizmente nao fez tanto sucesso ele tinha mais do proprio 037 em seu projeto do que do delta do qual pegava emprestados o nome e a identidade visual e basicamente era isto o motor era um quatro cilindros de 1 8 litro com turbo e supercharger uma forma de mitigar o turbo lag em baixas rotaçoes montado longitudinalmente atras dos bancos uma das diferenças fundamentais em relaçao ao 037 era a traçao integral em uma tentativa de acompanhar o bem sucedido audi quattro https //www youtube com/watch v=wwqvnhryqjw embora nao tenha sido um campeao ele foi o terceiro colocado na temporada de 1985 e vice campeao em 1986 e apesar de sua curta vida ter sido marcada pela tragedia de henri toivonen e sergio cresto que morreram a bordo do bolido no tour de corse de 1986 o lancia delta s4 e um dos mais admirados e naturalmente temidos monstros do grupo b e a reputaçao de traiçoeiro estende se a versao stradale ainda que a mesma fosse bem mais mansa eram 250 cv menos da metade da versao de competiçao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236880 236881 236882 236883 ] o lancia delta s4 stradale ia de zero a 100 km/h em seis segundos cravados e a velocidade maxima era de 225 km/h e ele tinha a peculiaridade de ser um carro ate que bem equipado considerando as circunstancias ar condicionado computador de bordo direçao hidraulica e bancos revestido com alcantara ferrari challenge stradale as ferrari stradale trazem um contexto diferente dos lancia stradale um contexto mais moderno da virada dos anos 2000 foi quando fabricante de maranello transformou a 360 modena sua opçao com motor v8 da epoca em um carro de competiçao a ferrari 360 modena challenge e depois pegou a 360 challenge e a transformou em carro de rua de novo a ferrari challenge stradale sim era uma completa loucura a ferrari 360 modena tinha um v8 de 3 6 litros com 405 cv a 8 500 rpm e 58 mkgf de torque a 4 750 rpm e e ra capaz de chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos com maxima de 304 km/h apresentada em 2003 a 360 modena challenge feita para disputar o ferrari challenge — categoria monomarca promovida pela propria scuderia para que um grupo seleto de proprietarios pudesse competir com seus carros na pista usava exatamente este mesmo motor mas tinha outras modificaçoes o interior era totalmente aliviado sem radio; vidros eletricos isolaento acustico nem nada disso e o exterior recebeu novos para choques de fibra de carbono o que garantia uma economia de 180 kg no mesmo ano a ferrari lançou a challenge stradale a versao de rua do carro de corrida ela era ainda mais potente com 426 cv graças a uma reprogramaçao na ecu e conseguia acelerar ate os 100 km/h em quatro segundos cravados ela tambem tinha o acelerador mais responsivo mais feedback na direçao e transmissao de seis marchas com trocas eletro hidraulicas por aletas atras do volante o interior trazia incursoes de alcantara nos revestimentos de porta no painel e nos bancos e as janelas laterais eram de acrilico alem disso os bancos de fibra de carbono opcionais na modena comum eram de serie na challenge stradale foram feitos 1 288 exemplares entre 2003 e 2004 o que faz dela um carro mais raro que a toda poderosa f40 que teve 1 315 exemplares fabricados maserati mc12 stradale falando em ferrari voce deve saber que a belissima enzo com seu v12 de seis litros e 660 cv deu origem a um carro de corrida da maserati o mc12 corsa o que voce talvez nao lembra e que o maserati mc12 teve uma versao de rua batizada claro mc12 stradale o maserati mc12 usava a estrutura da enzo o que fica claro pelo formato do para brisa e das portas mas tinha uma carroceria maior e aerodinamica mais eficiente o motor era o mesmo bem como o cambio eletro hidraulico de seis marchas porem calibrado para render 630 cv havia duas versoes o mc12 corsa com o qual a maserati venceu o campeonato fia gt de 2005 na categoria gt1; e o mc12 stradale sua versao street legal que era praticamente igual porem trazia os equipamentos de segurança obrigatorios foram feitos 25 exemplares entre 2004 e 2005 e a imprensa da epoca entrou em consenso ao dizer que o mc12 stradale era um carro menos confortavel mais duro porem ganhava da enzo em controlabilidade o maserati mc12 stradale ia de zero a 100 km/h em 3 8 segundos com maxima de 330 km/h iso grifo a3/c stradale o nome mais obscuro desta lista e o iso grifo a3/c stradale contamos sua historia neste post o grifo era um esportivo por renzo rivolta o fundador da iso um tipico muscle car europeu dos anos 1960 com motor v8 chevrolet e estilo italiano assinado por giotto bizzarrini a ideia de renzo era vender um grand tourer veloz bonito e luxuoso que nao custasse tanto assim e nao fosse complicado de manter e por isso escolheu a mecanica chevrolet [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 236891 236890 ] ate ai tudo bem mas ao lado do iso grifo normal no estande da fabricante no salao de turim de 1963 estava o iso grifo a3/c que usava o mesmo chassi e o mesmo motor porem tinha uma carroceria de aluminio o grifo tinha carroceria de aço com desenho mais aerodinamico pensada para vencer corridas a contragosto de renzo rivolta que nao queria envolver se em competiçoes para nao manchar a reputaçao da marca o a3/c stradale era meio que um projeto paralelo de giotto bizzarrini que gostava muito do carro e o chamava de ferrari 250 gto melhorada ele proprio havia desenhado a carroceira da 250 gto e de fato aperfeiçoou o projeto na hora de criar as linhas do grifo a3/c bizzarrini chegou a envolver se na participaçao do carro de corrida chamado a3/c corsa nas 24 horas de le mans de de 1964 que o carro terminou na 14ª posiçao foram feitas 22 unidades do grifo a3/c stradale sob a supervisao de bizzarrini antes que ele e rivolta se desentendessem e seguissem caminhos separados com isto bizzarrini abriu sua propria empresa com seu sobrenome e começou a produzir o carro com o nome a3/c strada com carroceria praticamente identica
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