os entusiastas da subaru tem razoes bem definidas para gostar dos carros da marca de cara duas delas se destacam o motor boxer na dianteira com seu ronco caracteristico e centro de gravidade baixo; e o historico da subaru nos ralis especialmente com o impreza wrx de colin mcrae ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o motor boxer e a marca de todo subaru moderno e a fabricante nao pretende defazer se dele tao cedo ja o legado nos ralis esta meio distante visto que a ultima conquista da companhia no wrc foi o titulo de 1997 no campeonato dos pilotos o ultimo titulo veio em 2003 com petter solberg combinados estes fatores ajudam a subaru a ser conhecida como uma fabricante criativa inovadora e muito competente na hora de criar esportivos isto posto a subaru possui outros elementos em sua historia que a fazem merecedora desta reputaçao carros como o incrivel subaru xt que parecia saido de um filme de ficçao cientifica com seu painel digital e seu volante assimetrico ou carros que nao sao o impreza wrx ou o legacy mas tambem sao importantes para o legado da subaru e parte essencial de sua imagem como o forester e o brz que veja bem e mais subaru que toyota ate agora porem estamos falando apenas dos subaru famosos populares em todo o planeta existe no entanto um subaru obscuro praticamente desconhecido entre o grande publico que acabou se tornando um objeto de culto entre um publico muito seleto ele nao era perfeito nao fazia muito sentido mas era interessante justamente por isto seu nome era subaru baja seu lançamento foi em 2002 e talvez o mundo nao estivesse pronto para ele o subaru baja era colocado de forma simples uma picape derivada do legacy outback isto nao e exatamente surpreendente uma picape monobloco derivada de um seda ou perua de grande porte e a descriçao exata de uma ute australiana e as utes ja existem ha decadas o que diferenciava a subaru baja era a execuçao em vez de uma cabine simples e uma caçamba longa como e o que se ve em qualquer ute normal a baja tinha cabine dupla e uma caçamba curta sacrificando capacidade de carga em favor do estilo e do espaço interno algo que a fiat strada brasileira repetiu anos depois em 2009 quando ganhou uma versao de cabine dupla o ponto de partida era a subaru legacy outback de terceira geraçao versao aventureira da perua com suspensao elevada teto em dois niveis apliques plasticos na carroceria e obviamente traçao 4x4 era uma adaptaçao aparentemente simples removia se as janelas e o teto do compartimento de carga e em seu lugar colocava se uma caçamba duas barras expostas as chamadas sport bars passavam pro baixo dos paineis da caçamba e ajudavam a manter a rigidez estrutural de resto o carro era quase todo outback incluindo praticamente todos os paineis da carroceria o desenho da dianteira e a maior parte do interior obviamente a mecanica tambem era a mesma um boxer ej25 de 2 5 litros naturalmente aspirado ou turbo eram 165 cv ou 218 cv respectivamente e claro a versao mais potente era a mais cobiçada ambas podiam vir com cambio automatico de quatro marchas ou manual de cinco marchas mas so o baja turbo ia de zero a 100 km/h em 7 3 segundos com maxima de 210 km/h a versao naturalmente aspirada precisava de 9 3 segundos e nao passava dos 190 km/h o visual curioso da subaru baja era muito proximo de um conceito apresentado no salao de los angeles de 2000 o subaru st x as maiores diferenças eram detalhes de acabamento principalmente no interior na epoca a subaru assumiu a ideia de fazer um carro diferente fora do comum [gallery type= grid link= file size= medium ids= 237538 237537 237539 ] em uma entrevista concedida em 2002 ao jornal usa today o designer peter tenn explicou resumidamente seu proposito o visual chamativo do baja e uma homenagem as picapes de rally raid disse tenn referindo se as baja trucks que disputam provas no deserto e proposital este visual estranho diferente a baja nao se encaixa em nenhuma categoria e a gente sabia disto desde o começo nao tem nada parecido com ela por ai e isto e importante para muita gente por esta razao a subaru deu bastante destaque a ideia de exclusividade na hora de fabricar a baja ela tinha um imenso catalogo de acessorios como tapetes exclusivos farois auxiliares personalizados e um extensor de caçamba feito de metal que era uma bela sacada como demonstra doug demuro a partir do minuto 4 05 do video abaixo https //youtu be/fo53m8x3y28 t=245 o exemplar mostrado por demuro no video e de 2006 quando a subaru ja havia determinado que o baja nao era exatamente um sucesso embora o conjunto mecanico consagrado o desempenho satisfatorio e o estilo ousado tivessem conquistado um seleto grupo de entusiastas a verdade e que a baja nao era tao pratica como uma perua por conta da caçamba pequena e tambem nao era espaçoso como uma ate porque so havia espaço para quatro pessoas uma tentativa de torna la mais popular foi modificar o esquema de cores da baja abrindo mao da pintura bicolor para pintar as molduras plasticas na mesma cor que o restante do veiculo no entanto as proporçoes estranhas continuavam e para todo efeito foram o grande dealbraker da picape nos eua a subaru planejava vender pelo menos 24 000 exemplares da baja a cada ano mas ao fim de quatro anos foram fabricadas 30 000 unidades da picape nao estamos dizendo que a subaru baja era um veiculo genial nao era embora fosse bem executada ela era desnecessaria no entanto ela merece respeito por ser um bom produto no que se propunha a fazer e tambem pelo simples fato de a subaru ter tido os colhoes de coloca la de fato no mercado na epoca a imprensa especializada fez questao de reconhecer a ousadia o mundo nao estava pronto no entanto e talvez nunca esteja porque nunca ninguem realmente precisou de uma picape de cabine dupla feita com base em uma perua 4x4 muito menos com um motor boxer turbo capaz de leva la de zero a 100 km/h na casa dos sete segundos mas e dai
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