se voce e daqueles que curtem esportivos a moda antiga nao tem do que reclamar hoje em dia mesmo em meio a hibridos e eletricos ha uma boa seleçao de esportivos puristas — aqueles com motor dianteiro traçao traseira baixo peso e diversao de sobra para oferecer os caras da motor trend levaram dois deles para a estrada e depois para a pista a fim de decidir qual se da melhor nao apenas na hora de conferir o cronometro mas tambem na hora de colocar um sorriso no rosto de quem esta ao volante e claro que estamos falando do novo mazda mx 5 miata e do ja nao tao novo assim subaru brz estes sao dois esportivos muito semelhantes na proposta inicial mas bem diferentes na abordagem ambos sao pequenos e nao sao o que se considera super potente hoje em dia ambos tem traçao traseira motores aspirados de quatro cilindros e cambio manual de seis marchas ambos sao japoneses e ambos foram feitos para serem divertidos mas qual dos dois se da melhor nesta ardua tarefa para tentar responder a esta pergunta vamos assistir ao comparativo da motor trend com carlos lago na estrada e o experiente randy pobst na pista se prepare porque sao mais de 20 minutos muito bem gastos por sinal [youtube id= bltw2z_mz6w width= 620 height= 350 ] qual vai primeiro a resposta e sempre miata — nao e o que dizem miata is always the answer pois bem o pequeno roadster como voce ja deve saber chegou recentemente a sua quarta geraçao conhecida como nd como ja comentamos aqui antes o carrinho ficou menor mais leve e pasme menos potente agora o 2 0 com comando duplo no cabeçote entrega 155 cv a 6 000 rpm e 20 5 mkgf de torque a 4 600 rpm o anterior tinha 167 cv mas por outro lado menos torque — 19 4 mkgf por outro lado o miata emagreceu com exatamente 1 000 kg na balança sao 100 kg a menos que a geraçao anterior some a isto as dimensoes ligeiramente reduzidas 5 cm mais curto e 1 3 cm mais baixo e o que voce tem e um carro ainda mais agil e que faz questao de transmitir esta agilidade ao motorista — na pegada do volante na ergonomia voltada a quem esta no comando na posiçao de dirigir bem perto do chao e ate na rolagem da suspensao o miata usa um sistema independente nas quatro rodas com braços sobrepostos na dianteira e multilink na traseira assim o carro aponta muito bem e e absurdamente equilibrado nao ha qualquer resquicio de subesterço a famosa saida de frente e quando a traseira escapa o que nao e dificil busca la de volta e uma operaçao bastante intuitiva mas a carroceria rola bastante nas curvas pois a suspensao e complacente demais dito isto carlos lago repete as mesmas impressoes de outros jornalistas que compilamos neste post a mazda deu ao carro um acerto de suspensao bem complacente porque no fim das contas trata se de um carro de rua por outro lado esta mesma rolagem e o que torna a experiencia de dirigir o miata tao envolvente pois ajuda o motorista a ter uma noçao perfeita do que o carro esta fazendo de para onde a dianteira esta apontando e a carga que cada uma das rodas esta suportando a todo momento isto pode nao ser muito bom na hora de virar tempos na pista mas de qualquer forma nao foi para isto que o carro foi feito em seguida e a vez do subaru brz ele e mais potente e seu boxer de quatro cilindros e dois litros borbulha como todo bom scooby deve fazer sao 203 cv a 7 000 rpm e 20 9 mkgf de torque a 6 000 rpm mas o carro tambem e mais pesado com 1 298 kg na balança a relaçao peso potencia dos dois carros e praticamente identica 6 45 kg/cv no miata e 6 4 kg/cv no brz mas o subaru e sensivelmente mais lento na arrancada ele leva 6 3 segundos para chegar aos 100 km/h enquanto o miata e meio segundo mais veloz com 5 8 segundos no quarto de milha a situaçao se repete — o mazda leva 14 5 segundos a 151 km/h e o subaru 14 9 segundos a 152 km/h a explicaçao esta no cambio ambos tem seis marchas mas o miata tem relaçoes mais proximas na hora de fazer curvas porem o brz se mostra mais preciso a rolagem na carroceria e bem menos gritante e o carro passa a impressao de ser mais plantado no chao em termos de equilibrio porem a impressao geral e a mesma do miata com uma traseira que desgarra facil mas tambem pode ser controlada com facilidade mas ha uma diferença importante o mazda miata deixa bem claro que seu compromisso nao e ser o mais veloz e sim o mais divertido o brz com sua suspensao mais dura carroceria cupe e motor mais potente te estimula a tentar extrair cada vez mais do carro dito isso a segunda metade do comparativo — os dois carros na pista — surpreende o circuito e streets of willow em willow springs na california sao 2 6 km de curvas rapidas um skidpad e uma longa reta — o lugar perfeito para testar estes dois prodigios desta vez o brz sai na frente e randy pobst fica impressionado com sua precisao nas curvas e com a facilidade de faze lo mudar de direçao especialmente em uma sequencia de curvas de alta a suspensao e firme e mantem o carro plantado mas ao mesmo tempo absorve bem as irregularidades do piso e lida com elas de forma satisfatoria no miata pobst sente logo de cara a natureza mais ludica do roadster o miata e um brinquedo e nao tem a menor pretensao de ser algo mais ou algo menos do que isto o experiente piloto gargalha varias vezes ao lidar com as curvas e tambem observa que a rolagem da carroceria e mais evidente ao mesmo tempo tambem elogia seu equilibrio e o envolvimento do piloto — o que inclui o ronco do motor invadindo a cabine com a capota abaixada mas e no cronometro eis a surpresa o miata e mais veloz em streets of willow virando 1 29 91 enquanto o brz consegue percorrer o circuito em 1 31 27 apesar da suspensao mais macia o mazda leva vantagem com o baixo peso e o entre eixos curtos na reta final o subaru poderia reagir mas o cambio mais longo acabou prejudicando sua aceleraçao curiosamente na hora de escolher qual foi o mais divertido os dois se dividem lago prefere a precisao e a maior potencia do brz enquanto pobst fica com a espontaneidade e a leveza do miata e voce qual dos dois escolheria o outro gemeo nos andamos no irmao gemeo do subaru brz — o toyota gt86 se ainda nao conferiu nossas impressoes ou nao assistiu ao video nao deixe de conferir
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