FlatOut!
Image default
Zero a 300

Subaru WRX volta a ter perua, a nova S10 Z71 sem disfarces, Andretti na Fórmula 1 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Chevrolet S10 Z71 é flagrada em testes

Foto: Quatro Rodas

Há quase dois meses a GM do Brasil confirmou o lançamento da Chevrolet S10 Z71 no Brasil, ao divulgar uma imagem do logotipo Z71 em seus canais oficiais. Infelizmente, eles não publicaram mais nada sobre a picape e, como ela não é oferecida em nenhum outro mercado nesta configuração, não tivemos sequer uma prévia de como ela ficará.

Felizmente, a GM do Brasil gosta de desfilar com seus modelos em desenvolvimento pelas ruas — o que sempre rende alguns cliques e mídia espontânea. Foi o que aconteceu: o pessoal da revista Quatro Rodas flagrou a picape em testes sem nenhuma camuflagem.

Nas imagens (veja o site da Quatro Rodas para conferir a galeria completa), vemos que ela terá um visual mais parrudo que o da Silverado Z71, por exemplo, com suspensão mais elevada que a da S10 convencional, mais proteção nos para-lamas, santantônio e estribos, mas não parece ter melhorado tanto seus ângulos de ataque e saída. O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel de 200 cv das demais versões.

O modelo será lançado ainda neste mês, custando na faixa dos R$ 300.000. (Leo Contesini)

 

Andretti Autosport pode entrar na F1 pela Alfa Romeo

A história da família Andretti na Fórmula 1 não se resume à carreira do patriarca Mario, campeão mundial de 1978 pela Lotus. Ela também inclui a inconsistente passagem de seu filho Michael pela McLaren em 1993, que resultou em um pódio e alguns pontos, mas não convenceu a equipe.

Michael agora, pode voltar à Fórmula 1 como chefe de equipe. Isso, porque há rumores muito evidentes de que sua equipe, Andretti Autosport, já comprou parte da atual proprietária da equipe Alfa Romeo Sauber, a Islero Investments, e que a manobra foi feita para colocar a Andretti na Fórmula 1. A apuração é do site The Race e também do jornalista brasileiro Américo Teixeira Jr.

A compra de uma equipe é, atualmente, a forma mais atrativa de se ingressar na Fórmula 1, porque as novas equipes precisam pagar uma taxa de US$ 200 milhões à Fórmula 1. Além disso, a Andretti já começaria a disputar a F1 com toda a estrutura de uma equipe bem estabelecida na categoria, afinal, na prática a Sauber está na Fórmula 1 desde 1993 — foi independente de 1993 a 2005, tornou-se a equipe oficial da BMW em 2006, voltou a ser independente entre 2010 e 2018 e se tornou a equipe oficial da Alfa Romeo em 2019.

Foto: The Race

Além disso, a Andretti Autosport já havia sinalizado o interesse em competir na Fórmula 1, mas nunca comentaram a respeito. Tanto a Alfa Romeo quanto a Andretti não confirmaram, tampouco negaram os rumores. Considerando as evidências, contudo, é muito provável que os americanos passem a disputar a Fórmula 1 em breve.

Caso isso se confirme, a Andretti Autosport se tornará a segunda equipe americana do grid, ao lado da Haas, que disputa a F1 desde 2016, quando Gene Hass adquiriu o que restou da Marussia. (Leo Contesini)

 

Lançada a Yamaha MT-03 Homem de Ferro. Sério.

O Dia das Crianças já passou, mas a Yamaha parece que não percebeu. Por incrível que pareça a filial da empresa japonesa sediada no Brasil acaba de lançar uma versão da sua popular moto MT-03 inspirada no Homem de Ferro. Desde que a empresa anunciou sua parceria com a Marvel em 2019, temíamos que algo assim acontecesse. Bem, não há mais o que temer.

O que faz a nova MT-03 Homem de Ferro diferente de todas as outras MT-03? Se você imaginou repulsores movidos por um reator ARC, revestimento a prova de balas, capacidade de voo e controle com voz auxiliado por uma simpática inteligência artificial chamada Jarvis, pensou errado. A MT-03 Homem de Ferro tem apenas as cores vermelha e dourada que imitam armadura de Tony Stark.

A moto em si, como toda MT-03, é bem interessante. É equipada com um bicilíndrico refrigerado a água de 321cm3 e ótimos 42,1cv a 10750rpm, e uma gostosa faixa de torque que atinge o pico de 3,02 mkgf a 9000rpm. Tem também seis marchas e suspensão dianteira por garfo telescópico invertido. E a combinação de cor funciona; é uma moto bem bonita.

A Yamaha não informou quantas unidades da MT-03 Homem de Ferro serão oferecidas ao público. De acordo com a empresa, as primeiras unidades já devem chegar às lojas a partir da segunda quinzena do mês. O preço anunciado é de R$ 27.790, R$ 600 a mais em relação à MT-03 normal, provavelmente tudo indo direto para os administradores do espólio de Stan Lee. Vale a pena? Claro, se você gosta de brincar de gênio-bilionário-playboy-filantropo, ainda que com isso você possa eventualmente morrer tragicamente ao estalar os dedos com uma luva bem doida cheia de pedrinhas coloridas. Boa sorte com isso! (MAO)

 

Subaru WRX Sportswagon: a perua do WRX é anunciada.

Uma boa notícia para os amantes de peruas, esse povo sofrido que a cada dia vê suas opções menores frente a um tsunami de SUV’s: a Subaru anunciou a primeira perua WRX desde 2007, o WRX Sportswagon.

Revelado pela Subaru Austrália, a perua tem a mesma plataforma que o sedã WRX atual – a Plataforma Global Subaru (ou SGP). O motor é o quatro cilindros contraposto turbo de 2,4 litros do sedã, produzindo os mesmos 271 cv de potência e os 35,7 mkgfs de torque.

Mas nenhuma boa notícia parece completa hoje em dia sem um porém: de acordo com o Which Car, apesar do carro compartilhar da tração nas quatro rodas e o excelente chassi dos WRX, a transmissão não é o que você esperava. Sim, não há a opção manual de seis velocidades na perua, que tem que ser equipada apenas com o conhecido CVT que imita um automático de oito velocidades.

Se vai vir ao Brasil? Melhor esperar sentado. Por enquanto, o carro só é confirmado em mercados com direção à direita. Mas ele existe, e isso já é meio caminho andado. (MAO)

 

Novo Acura Integra terá transmissão manual

Mais uma boa notícia: a reedição do Acura Integra para o mercado americano, novidade ansiosamente esperada pelos fãs da marca, terá opção de câmbio manual. A marca divulgou uma imagem (acima) ontem, e disse que o câmbio manual “está chegando”. E só.

No fim de setembro foram mostradas algumas imagens “teaser” de detalhes do carro (abaixo), que mostram um desenho interessante. Agora vem a notícia do câmbio, que parece bastante com o usado no Civic. O nome Integra é importante: no Japão, como modelo Honda, inaugurou o primeiro motor VTEC em 1989. Como Acura, fez a cabeça de uma geração inteira de jovens americanos criados na excelência dos motores giradores da Honda de outrora. Deixou de ser produzido em 2001, e agora provavelmente retornará usando alguma variação dos motores turbo dos Civic mais fortes.

Os detalhes sobre o carro são escassos, ainda. A Acura disse em setembro, ao anunciar o retorno: “O Integra de quinta geração será um compacto esportivo premium, com um design impressionante, e cinco portas. Mais detalhes sobre o novo Integra estarão disponíveis próximo ao seu lançamento em 2022.”

Uma boa notícia sem dúvida, e a opção de transmissão manual certamente é bem-vinda. Mas se o novo caro terá algo parecido com e brilho dos gloriosos Integra aspirados VTEC do passado, vamos ter que esperar para ver. (MAO)