nos ultimos anos a classe sl da mercedes andou um tanto esquecida rodando na penumbra enquanto os holofotes se voltam para os modelos amg — em especial a dupla gt e gt 4 portas mas houve uma epoca em que o sl era a expressao maxima da esportividade da mercedes — ainda que ela nao fosse exatamente uma marca de esportivos na primeira metade dos anos 1990 a mercedes ainda nao havia comprado a amg entao seus modelos mais esportivos eram o 500sl com seu v8 5 0 de 326 cv e o 600sl com seu v12 de seis litros e 394 cv — que por acaso foi a escolha de ayrton senna para rodar pelas ruas de monaco isso porque o sl e um sucessor direto do 300sl gullwing dos anos 1950 o lendario esportivo com portas asa de gaivota foi ele que inaugurou a classe sl da mercedes e retomou a esportividade da marca apos a segunda guerra nascido para correr a historia da classe sl começou em 1951 quando a mercedes decidiu voltar ao automobilismo a partir do ano seguinte como seus ultimos carros de corrida datavam da decada de 1930 ela precisaria de um novo modelo para se adequar as regras da epoca e aos novos tempos a alemanha dos anos 1950 nao era o lugar mais rico do planeta e ja nao havia mais um governo supremacista disposto a despejar uma fortuna no desenvolvimento de supercarros como na epoca das flechas de prata ela precisava se virar com o que tinha e o que ela tinha de melhor era o motor m188 do recem lançado 300s w188 e seu cambio manual de quatro marchas era um seis em linha de tres litros com tres carburadores duplos da solex e 150 cv com grande potencial para desenvolvimento porem com um grande inconveniente o conjunto era pesado demais para compensar o peso do motor o engenheiro chefe rudolf uhlenhaut desenvolveu um chassi spaceframe de aluminio de apenas 65 kg que seria revestido por uma carroceria tambem feita de aluminio o chassi porem tinha um inconveniente a resistencia a torçao do spaceframe vem de sua estrutura intertravada o que resultou em laterais elevadas com isso a uhlenhaut nao conseguiu desenvolver o recorte para as portas do carro dai veio a ideia de fazer o recorte logo acima da estrutura invadindo parte do teto onde elas seriam ancoradas e pivotadas foi uma soluçao engenhosa mas que deixou a mercedes preocupada em um primeiro momento eles temiam que os fiscais de prova reprovassem o carro por causa do formato incomum entao o chefe da divisao de corridas alfred neubauer revisou o regulamento e disse a frase que resume as portas do carro nao esta escrito em lugar nenhum que uma porta so pode abrir para os lados [caption id= attachment_222919 align= aligncenter width= 999 ] rudolf uhlenhaut e sua criaçao[/caption] a aerodinamica era uma preocupaçao e por isso a carroceria era curvilinea e tinha a dianteira baixa o que causou um outro problema o seis em linha era alto demais para o cofre uhlenhaut instalou um sistema de carter seco e inclinou o motor em 50 graus alem disso o motor ganhou um novo cabeçote de aluminio com valvulas diagonais de maior diametro alem de uma nova carburaçao e um novo escape o resultado 175 cv e 21 1 kgfm para um carro que nao pesava 1 100 kg o motor foi rebatizado para m194 em referencia ao codigo do projeto w194 a receita deu certo muito certo em seu ano de estreia 1952 o w194 venceu as 24 horas de le mans a corrida de estrada bern bremgarten a eifelrennen em nurburgring e a carrera panamericana no mexico alem de conseguir um segundo lugar na mille miglia um nome de classe apesar do sucesso do w194 a mercedes nao planejava transforma lo em um carro de rua a alemanha nao era o lugar mais rico do planeta lembra por que construir um esportivo de alto nivel em um pais que contava migalhas para comprar ciclo carros da messerschmitt a mercedes mudou de ideia em 1953 quando seu representante nos eua max hoffman explicou para os alemaes que os eua estavam cheios da grana e que um esportivo derivado de um carro de corridas seria um grande sucesso no outro lado do atlantico hoffman confiava tanto na ideia que propos a mercedes um pedido inicial de 1 000 unidades o que convenceu o diretor fritz konecke a desenvolver uma versao de rua para o mercado americano hoffman era um austriaco filho de judeus que fugira para os eua nos anos 1930 piloto de corridas ele se tornou o primeiro importador da jaguar alfa romeo fiat bmw porsche e volkswagen nos eua e foi o responsavel por criar o bmw 507 o porsche 356 speedster e o alfa romeo giulia spider e o mercedes claro [caption id= attachment_222916 align= aligncenter width= 768 ] o prototipo do 300sl de rua[/caption] a versao de rua do w194 foi desenvolvida em apenas seis meses ela usava o mesmo chassi spaceframe porem os tubos nao eram de aluminio e sim de cromo molibdenio a carroceria tambem foi modificada para torna lo mais atraente e melhorar o acesso a cabine e poderia ser feita de aluminio opcionalmente o motor foi mantido inclinado em 50 graus e com os mesmos tres litros de deslocamento mas trocou a carburaçao tripla por um sistema mecanico de injeçao direta de combustivel o que elevou a potencia de 175 para 215 cv com o comando de valvulas regular ou 240 cv com o comando de valvulas sport opcional essa variaçao do motor m188 e conhecida como m198 em referencia ao codigo de projeto do modelo [caption id= attachment_222918 align= aligncenter width= 700 ] transiçao das pistas para as ruas w194 300sl prototipo e 300sl w198 o ultimo e o 300slr uhlenhaut que merece um post a parte[/caption] a suspensao usava eixo oscilante na traseira e braços triangulares assimetricos na dianteira enquanto os freios usavam tambores aletados para resfriamento mais rapido e ja tinham sistema servo para finalizar ele finalmente ganhou um nome estreando uma sigla inedita na linha mercedes 300sl sendo os numeros a referencia ao motor de tres litros 300 centilitros e as letras significando super leicht [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 201599 201594 ] por muito tempo acreditou se que a sigla sl significava sport leicht esportivo leve — a propria mercedes benz usava esse significado em seu site oficial mas uma materia da revista alema auto motor und sport publicada em 2017 investigou a origem do nome e descobriu que ele significa super leicht um documento encontrado no arquivo historico da mercedes confirmou o significado e a marca passou a usar super leicht em seu material atual o 300sl foi apresentado ao publico no international motor sports show em nova york no dia 6 de fevereiro de 1954 sim a estreia nao foi na alemanha mas nos eua devido ao foco naquele mercado dos 1 400 carros fabricados pela mercedes entre 1954 e 1957 1 100 quase 80% foram vendidos nos eua pelo proprio max hoffman o segundo da classe no ano seguinte ao lançamento do 300sl 1955 a mercedes decidiu apostar em uma versao mais acessivel do seu bem sucedido esportivo usando uma variaçao do chassi e do motor 1 9 do seda w121 ponton a marca desenvolveu uma carroceria conversivel com elementos esteticos que remetiam ao 300sl como o vinco longitudinal sobre os para lamas a grade baixa com a estrela no centro e a traseira arredondada nasceu assim o segundo membro da classe sl o 190sl [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 222926 222924 ] o motor era novo em folha havia acabado de ser desenvolvido para o ponton e tinha 105 cv comando no cabeçote e carburaçao dupla solex o irmao menor do 300sl vinha de serie com uma capota de tecido mas poderia ter um teto rigido removivel caso o cliente desembolsasse us$ 1 300 a mais o divisor apesar do sucesso do 300sl gullwing em 1956 as vendas começaram a cair e a mercedes nao sabia se encerraria a produçao do modelo ou se o modificaria para voltar a atrair o publico como as vendas do 190sl continuaram firmes a mercedes decidiu criar uma versao roadster do 300sl mirando o mercado californiano onde o porsche 356 speedster ja era um sucesso para fazer o roadster a mercedes modificou o spaceframe para permitir portas convencionais e um porta malas de verdade o coupe leva o tanque de combustivel e o estepe na traseira e deixou de oferecer o comando de valvulas basico passando a usar o sport como padrao — o que significa que ele e mais potente que o cupe com 240 cv a mercedes tambem modificou os farois do 300sl roadster; eles deixaram de ser circulares e passaram a ser retangulares e verticais no primeiro ano de vendas o 300sl roadster era oferecido somente com a capota de tecido mas a partir de 1958 ele poderia ser equipado com uma capota rigida opcional a mercedes ate pensou em reproduzir as portas asa de gaivota neste teto rigido mas acabou abandonando a ideia — provavelmente porque ela nao fazia sentido em um carro com portas regulares o 300sl roadster acabou produzido ao longo de sete anos sendo encerrado em 1963 com 1 858 unidades vendidas em nao da para dizer que foi um sucesso mas a criaçao da versao conversivel foi um divisor na trajetoria do sl literalmente pagoda a classe sl nasceu como um cupe mas tres anos mais tarde era composta apenas por roadsters qual seria seu futuro continuar como roadster voltar a ser um cupe ou ter as duas variaçoes os roadsters 300sl e 190sl foram substituidos por uma nova geraçao enquanto o cupe nao teve um sucessor direto — o que dividiu a trajetoria do 300sl em duas linhas do tempo diferentes uma delas continuou em 1963 quando a segunda geraçao da classe sl foi lançada apesar de ter sido lançado quase dez anos depois do 190sl esta nova geraçao começou a ser planejada em 1955 sim o mesmo ano de lançamento do 190sl a mercedes sabia que o modelo de quatro cilindros nao era exatamente esportivo e tambem sabia que o 300sl jamais seria um carro de grande volume devido ao seu custo os engenheiros entao começaram a trabalhar em uma nova plataforma e em um novo motor 2 2 de seis cilindros em linha o projeto ficou pronto em 1957 e a produçao do 220sl iria começar naquele mesmo ano mas uma serie de dificuldades tecnicas acabaram atrasando o lançamento do modelo que acabou proximo demais da chegada da nova classe s que na epoca ainda nao se chamava classe s e sim w112 o seda inaugurou uma nova fase no design da mercedes criado por paul bracq e inspirado nas barbatanas dos carros americanos o estilo ficou conhecido como fintail algo como cauda de barbatana em seguida o seda medio da marca atual classe e ganhou uma nova geraçao w111 com o mesmo padrao diante da mudança na estetica dos carros o diretor tecnico da mercedes na epoca o prof fritz nallinger sugeriu que o 220sl fosse baseado no estilo fintail novamente usando uma versao encurtada de seu seda medio a mercedes desenvolveu a segunda geraçao do sl desta vez contudo o motor nao seria um quatro cilindros mas o seis em linha do 220s w112 que ganhou injeçao mecanica de combustivel e 0 1 litro a mais no deslocamento com a nova linguagem de design da mercedes e um motor seis em linha de 2 3 litros e 150 cv nascia o 230sl que acabou apelidado de pagoda devido ao formato de sua capota rigida que lembrava o formato dos telhados dos pagodes orientais o modelo estreou em março de 1963 no salao de genebra e foi oferecido ate 1966 naquele ano o motor foi revisto e teve seu deslocamento ampliado para 2 5 litros mas a potencia foi mantida em 150 cv e seu nome passou a ser 250sl durou so um ano em 1967 a mercedes aumentou o deslocamento novamente agora para 2 8 litros elevando a potencia para 170 cv e mudando seu nome para 280sl em 1971 ele deixou de ser produzido e foi substituido por dois novos modelos um roadster e um novo cupe que apesar da carroceria nao tinha relaçao com o 300sl de 1954 mistura de classes a terceira geraçao da classe sl chegou em 1971 novamente baseada no modelo medio da mercedes da epoca — no caso o w114 de 1969 — mas agora com um novo motor v8 emprestado da classe s da epoca w116 e com um visual muito mais proximo do modelo de luxo evidenciado pelo formado dos farois e piscas vincos laterais e lanternas traseiras nao foi por acaso diferentemente dos antecessores dos anos 1950 e 1960 a classe s dos anos 1970 nao tinha uma versao cupe nem uma versao conversivel quem assumiu esse papel foi justamente o novo sl e sua versao cupe o slc — que invade a linha do tempo da classe s e antecipa a receita que seria usada no clk em 1997 a primeira variaçao foi o 350sl/slc que usava um v8 de 3 5 litros e 200 cv com injeçao eletronica em 1973 veio o 450sl/slc com uma versao de 4 5 litros e 225 cv deste mesmo v8 m117 e no ano seguinte a primeira variaçao de seis cilindros o 280sl/slc com 185 cv em 1980 o 350sl/slc foi substituido pelo 380sl/380slc com motor v8 de 3 8 litros e 218 cv enquanto o 450sl/slc foi substituido pelo 500sl/slc que elevou o deslocamento do v8 de 4 5 para cinco litros e a potencia para 240 cv no ano seguinte a mercedes lançou uma nova classe s w126 que voltou a ter uma versao cupe sec com isso o slc nao fazia mais sentido na linha e deixou de ser produzido [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 222987 222988 ] o sl continuou ate 1989 e se tornou o modelo mais longevo da historia da mercedes com nada menos que 18 anos de produçao seu sucessor daria inicio a uma nova era na trajetoria do sl mas este e um papo para a segunda e ultima parte desta historia
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