a bathurst e o principal evento do automobilismo australiano uma corrida de longa duraçao que ocorre anualmente no circuito de mount panorama ela atualmente faz parte do calendario da v8 supercars mas por muito tempo foi uma corrida disputada entre carros praticamente originais muito proximos dos que podiam ser encontrados nas concessionarias essa proximidade entre os carros de corrida e os de rua era uma poderosa ferramenta de marketing para os fabricantes que faziam versoes esportivas cada vez melhores para homologaçao foi a rivalidade em bathurst por exemplo que deu origem a lendaria rixa entre torcedores da holden e da ford realizada em mount panorama desde 1960 o circuito e desafiador com seu trecho sinuoso e estreito que sobe e depois desce o monte em seguida acessa a longa reta que antecede a linha de chegada e um traçado de 6 213 metros que exigia dos carros um equilibrio entre acerto dinamico e velocidade maxima https //www youtube com/watch v=ztv1zl 7gzm como o regulamento da principal categoria exigia que os carros fossem proximos do que era vendido para os consumidores os fabricantes lançavam versoes de homologaçao para ter vantagem na pista essas versoes vinham com motores mais fortes suspensao esportiva e tanque de combustivel maior no inicio dos anos 1970 ja haviam carros com quase 400 cv e capazes de passar de 240 km/h e para 1972 eles chegariam a um nivel de desempenho que chamou a atençao do governo que tratou de por um fim nessa briga em nome da segurança rodoviaria imagine voce eram carros dos anos 1970 capazes de viajar a mais de 200 km/h nas rodovias sem limites que a australia tinha na epoca e eles nao eram caros como ferrari e porsche mas versoes de alto desempenho dos carros mais comuns do pais voce poderia por exemplo trocar a versao de luxo pela versao mais potente mas nao foram apenas os carros os responsaveis pela guerra contra a velocidade veja bem a foto acima ela foi tirada dentro de um falcon gt ho phase iii na rodovia hume — que so tinha limite de velocidade perto de areas urbanas — o velocimetro marca 145 mph 233 km/h essa foto foi outro estopim para a guerra contra a velocidade na australia porque ainda que tenha sido trocada por uma versao retocada a foto original vazou e claro inspirou os entusiastas uma vez que a hume era uma rodovia sem limites ao volante do falcon gt ho esta o jornalista mel nichols e no banco traseiro tirando a foto esta o fotografo uwe kuessner ambos a serviço da revista wheels a ford havia acabado de fazer o primeiro lote do phase iii e separou um cor de mostarda para a revista wheels na sede do fabricante em broadmeadows perto de melbourne nichols e kuessner estavam em sidney — a 880 km de distancia da sede da ford — e tinham ate o fim do expediente para buscar o carro por sorte eles estavam avaliando um bolwell nagari um esportivo de fibra de vidro com motor ford de cinco litros e conseguiram chegar a tempo os jornalistas partiram para melbourne o reporter com o falcon e o fotografo com o nagari durante a viagem o desempenho do gt ho phase iii surpreendeu a dupla — mesmo sendo 600 kg mais pesado o falcon deixava o bolwell para tras com facilidade e ao mesmo tempo conseguia ser docil no trafego de melbourne na manha seguinte eles pegaram duas modelos para as fotos e procuraram uma estrada vazia para fazer os testes de desempenho o phase iii nao surpreendeu apenas nas retas a estabilidade lateral tambem superou as expectativas em curvas abertas feitas a 180 km/h o carro mantinha o comportamento neutro apesar de ter um pouco rolagem da carroceria apos as tomadas de tempo começou a chover a dupla aproveitou para devolver o bolwell nagari em dandenong e partiram para albury passar a noite cidade que fica a 320 km de broadmeadows os jornalistas se divertiram com o carro nas estradas desertas e molhadas a caminho de albury durante a noite e chegaram tarde nichols e kuessner acordaram as 6 30 tinham ate as 9h para entregar o carro na ford e pegar uma carona para sidney com um funcionario eles foram para um posto encheram o tanque de 164 litros checaram a pressao dos pneus limparam os vidros e partiram para broadmeadows a velocidade de cruzeiro na rodovia hume era de 200 km/h que o carro mantinha com facilidade e solidez sendo comparado pelos jornalistas a uma locomotiva em uma parte da viagem o fotografo foi para o banco traseiro fazer a foto do velocimetro no final da escala depois de conseguir a foto nichols baixou a velocidade para 225 km/h e manteve por um tempo os jornalistas conseguiram chegar na ford com alguns minutos de antecedencia atravessando a hume em tempo recorde o que eles nao gostaram no carro a falta do lampejador de farol alto o fading dos freios e a media de consumo de 2 8 km/l durante a viagem a foto do velocimetro do falcon no final da escala nao foi bem vista pelo editor da revista que fez ela ser retocada com o velocimetro marcando 104 mph 167 km/h velocidade maxima da terceira marcha para ser publicada a foto original contudo vazou e virou estampa de camisetas e posteres de entusiastas que eram contra as leis que impunham limites de velocidade nas rodovias australianas o ford falcon gt ho phase iii o falcon gt fez sucesso em bathurst desde que foi lançado em 1967 com uma vitoria muito disputada de dois falcons sobre tres alfa romeos consolidando uma boa imagem de campeao para o carro o gt ho gran turismo handling option nasceu como versao de homologaçao do falcon com motor 351 windsor de 304 cv em 1969 ele saia de fabrica quase pronto para correr com carburador de corpo quadruplo molas e amortecedores mais firmes barra estabilizadora de maior diametro e tanque de combustivel de 164 litros por causa do desgaste acentuado dos pneus o falcon nao foi campeao da bathurst de 69 conseguindo apenas a segunda posiçao atras de um holden monaro 350 o gt ho phase ii de 1970 trazia o motor 351 cleveland com carburador e taxa de compressao maiores a potencia era divulgada como 304 cv tambem ele conseguiu as duas primeiras posiçoes na bathurst de 1970 com allan moffat dominando a corrida de ponta a ponta e correndo as seis horas e 33 minutos sozinho sem parar para trocar piloto era muito comum dois pilotos dividir um carro na bathurst para evitar a fadiga o falcon gt ho phase iii de 1971 foi o carro de homologaçao mais extremo ja feito ate entao na australia o v8 cleveland recebeu taxa de compressao e carburadores maiores comando mais bravo escape menos restrito splitter dianteiro e spoiler traseiro funcionais suspensao mais firme barra estabilizadora traseira discos de freio maiores na dianteira rodas de liga leve de 15 polegadas e diferencial de deslizamento limitado essas melhorias faziam o 351 produzir por volta de 390 cv o numero oficial continuava 304 cv essas melhorias faziam o falcon gastar apenas 6 4 segundos para atingir 100 km/h partindo da imobilidade o quarto de milha era feito em 14 2 segundos e a velocidade maxima era de 225 km/h com o limitador original a 6 150 rpm nas versoes de corrida esse limitador era removido e o carro girava ate 7 mil rpm com segurança e beirava os 250 km/h na conrod foi o sedan mais rapido do mundo ate o lançamento do lotus omega o phase iii ficou com as tres primeiras colocaçoes da bathurst de 71 com allan moffat liderando mais uma vez terminando a corrida com 1 volta de vantagem e quase 30 minutos mais rapido que no ano anterior completando as 500 milhas em 6 horas e 9 minutos em 1972 foi lançada a nova geraçao do falcon todo projetado na australia e com estilo mais moderno e aerodinamico junto dele viria o gt ho phase iv com ainda mais potencia no 351 cleveland por volta de 410 cv amortecedores koni e velocidade maxima superior a 250 km/h o phase iv teve destino parecido com o do torana v8 mas quatro unidades sairam da linha de montagem tres preparados para corrida e um de rua um dos phase iv foi destruido em 1980 numa competiçao de rally as remanescentes pertencem a colecionadores e sempre marcam presenças nos principais encontros de carros antigos da asutralia para nao ficar sem participar da bathurst a ford fez mais 200 unidades do phase iii necessarias para a homologaçao allan moffat largou na pole mas a chuva atrapalhou o desempenho do falcon e favoreceu o torana um gt ho terminou em segundo e allan moffat ficou longe do podio na nona colocaçao chrysler valiant charger e holden torana gtr xu 1 o falcon gt ho phase iii era apenas um destes carros capazes de viajar a velocidades proibitivas alem dele tambem havia o chrysler valiant charger e o holden torana gtr xu 1 o plymouth valiant primo do nosso dodge dart começou a ser fabricado na australia em 1962 durante o final dos anos 60 a chrysler australiana finalizou o projeto de um 6 cilindros em linha que a matriz norte americana abandonou esse motor tinha camaras de combustao hemisfericas o deslocamento variava de 215 pol³ 3 5 litros a 265 pol³ 4 3 litros e foi lançado em 1970 do valiant vg no ano seguinte foi apresentada a geraçao vh do valiant a primeira inteiramente desenhada na australia o coupe valiant charger r/t substituiu os sedans valiant pacer nas pistas o motor dos carros de corrida eram sempre o seis cilindros hemi 265 com 3 carburadores de corpo duplo weber dcoe que na versao de rua produzia 284 cv na opçao e38 para 1972 a chrysler estudava o uso do v8 340 5 6 litros importado dos eua com potencia e torque superiores aos do seis cilindros mas o peso extra na dianteira prejudicava o comportamento dinamico e fazia do charger 340 mais lento na pista que o equipado com o motor menor ja tendo trazido uma grande quantidade desse v8 a chrysler disponibilizou ele como opçao para o charger 770 se versao de luxo do coupe equipada apenas com cambio automatico o charger r/t recebeu a opçao e49 para 1972 que incluia cambio manual de 4 marchas antes eram apenas 3 tanque de combustivel de 160 litros e melhorias no motor 265 que elevaram a potencia para 306 cv o charger r/t e49 era o carro com melhor aceleraçao da australia e o melhor 6 cilindros no mundo precisando de apenas 6 2 segundos para atingir 100 km/h e 14 1 s para o quarto de milha sendo superado apenas em 1976 pelo porsche 911 turbo um charger r/t e38 conseguiu a setima posiçao na bathurst de 71 e o e49 conseguiu a terceira e a quarta em 72 quanto ao holden torana ate 1969 era o monaro gts quem acelerava nas pistas era um coupe de porte medio equipado com motor v8 chevrolet para 1970 ela fez a ousada decisao de usar o compacto torana como carro de corrida na bathurst o torana era um carro de traçao traseira com medidas proximas do nosso chevette que podia vir com motor quatro cilindros vauxhall de 1 2 a 1 6 litros ou com o seis cilindros em linha de 2 2 a 2 6 litros de projeto da holden os modelos seis cilindros tinha entre eixos 11 cm maior a versao esportiva do torana foi desenvolvida pela holden em conjunto com harry firth da equipe holden dealer team para competir na grande corrida e nas corridas de rallycross o motor seis cilindros usado era a versao de 3 litros dos sedans maiores que recebia tres carburaores zenith stromberg cd 150 cabeçote de melhor fluxo comando esportivo cambio manual de 4 marchas da opel rodas e pneus mais largos e spoiler do tipo rabo de pato o torana esportivo recebeu o nome gtr xu 1 e produzia 162 cv na versao basica e 182 cv com o pacote bathurst a principal vantagem do torana era a boa relaçao peso/potencia e a agilidade na sua primeira participaçao da bathurst o gtr xu 1 mais bem colocado ficou em terceiro em 71 ficou em quarto para 1972 a hdt colocou o v8 308 da holden no torana com potencia na casa dos 300 cv o prototipo correu em algumas corridas da sports sedan chegando a atingir 272 km/h na reta conrod de mt panorama de acordo com harry firth o torana v8 tinha dirigibilidade superior a do seis cilindros e podia ser vendido como carro de rua mas o governo nao gostou de saber que tal carro podia ganhar as ruas os prototipos foram destruidos pelo fabricante para evitar problemas com as autoridades com o cancelamento da versao v8 o torana gtr xu 1 teve o seis cilindros aumentado para 3 3 litros passando a produzir 193 cv mesmo sem o v8 o torana conseguiu ser campeao da bathurst de 1972 em breve os super carros de 260 km/h essa era a manchete do jornal the sun herald do domingo dia 25 de junho de 1972 no artigo escrito pelo jornalista e ex piloto evan green alegava que os tres grandes fabricantes australianos estavam prestes a lançar sedans familiares com velocidade maxima acima de 250 km/h essas balas sobre rodas deixaram o ministro dos transportes de new south wales milton morris apelidado como sr segurança rodoviaria consternado devido ao tamanho do pais a maior parte das estradas australianas cortava regioes inabitadas e nao tinham limite de velocidade apenas perto de centros urbanos havia o limite de 110 km/h o ministro morris começou uma campanha de banimento desses carros o ministro dos transportes de queensland mr hooper juntou se ao coro do banimento dos esportivos de marcas populares que excediam 210 km/h na quinta feira dia 29 de junho a confederaçao de automobilismo australiana anunciou o fim das categorias de carros produzidos em serie substituindo elas por categorias onde haviam mais liberdade para modificaçao dos carros de pista e nao precisavam de unidades de homologaçao esse dia ficou marcado como a morte dos supercarros australianos os fabricantes pararam o desenvolvimento de seus supercarros com receio de perder as vendas para frotas do governo no dia 30 a imprensa entrou em contato com os fabricantes a assessoria da holden alegou ter abandonado o projeto do torana v8 por causa da preocupaçao expressada pelos lideres do governo a ford disse que estava considerando a situaçao e a chrysler apenas falou que o charger r/t nao e um supercarro no dia seguinte a ford anunciou que nao iria continuar a produçao do gt ho e seguiria orientaçoes do governo para a produçao de carros esportivos a ford e a holden continuaram investindo em suas equipes de competiçao enquanto a chrysler desistia dos esportivos e passou a focar em carros de luxo algumas equipes ainda se aventuravam com o charger r/t e49 mas sem apoio da fabrica hoje a holden e a ford encerraram a produçao local passando apenas a importar veiculos a ford ainda mantem sua engenharia na australia que e responsavel por desenvolver picapes medias como a ranger atual e esta trabalhando em uma picape nova a produçao do falcon foi encerrada no dia 7 de outubro de 2016 e ele nao teve sucessor na australia a holden encerrou a produçao na australia em 20 outubro de 2017 com o seda grande commodore seu sucessor foi um opel insignia com o nome commodore importado da alemanha que nao repetiu o sucesso dos modelos anteriores atualmente a importaçao do commodore alemao esta suspensa ate o estoque encalhado nas concessionarias ser vendido a chrysler da australia fechou em 1981 voltou em 1994 importando chryslers e jeeps americanos atualmente ela importa o 300c srt como seda esportivo que concorreu por um tempo com as versoes esportivas do falcon e do commodore a versao srt do 300c e exclusiva do mercado australiano e do oriente medio e vem equipada com o hemi de 6 4 litros e 476 cv mas nao deve durar muito mais tempo considerando que o 300c ja esta em seu 15º ano de mercado e vendendo cada vez menos quatro decadas apos o artigo de evan green os super carros australianos enfim chegaram ao seu fim
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