replica uma palavra no minimo controversa para os de nossa religiao os mais tradicionalistas puritanos tremem e se incomodam outros apuram os ouvidos com interesse na verdade poucas vezes uma palavra definiu tao pouco tradicionalmente em nosso mundinho automotivo replica significa uma copia do original feita pelo fabricante original este significado para alguns ate arcano de tao antigo logicamente ja se perdeu em meio a um oceano de plastico temofixo reforçado com fibra de vidro mesmo assim e facil enxergar replicas reais os 6 ford t criados pela ford na ocasiao do seu centenario sao o mais facil exemplo uma exata copia do carro original criada pela fabricante original [caption id= attachment_366027 align= aligncenter width= 999 ] um cobra mkiii da superformance[/caption] o caminho pode ser oposto tambem a empresa americana ace resolveu criar nos anos 2000 uma replica dos morgan de 3 rodas usando motores v twin de harley davidson; a copia acabou sendo uma versao sutilmente modernizada do antigo carro que ficou tao boa que a morgan comprou o projeto e tornou a volta do triciclo morgan oficial o fato e que nao obstante a imagem de copia malfeita em fibra de vidro de um carro antigo montada sobre a plataforma de um velho fusca ou brasilia que escapou do ferro velho as replicas continuam sendo um oasis para o entusiasta https //flatout com br/tudo que voce precisa saber sobre os chamonix zero km/ um exemplo claro quase ninguem hoje tem condiçoes de comprar um porsche 356 viraram cobiçadas peças de arte impossiveis para os mortais mas voce pode ir ate jarinu e visitar a fabrica da chamonix hoje mesmo e o newton masteguim alegremente lhe vendera uma sensacional replica de um 356 speedster ou mesmo 550 spyder zero km por preço de polo tambem zero km nao e a mesma coisa que um porsche claro mas e quase a mesma coisa se e que me entende com a diferença que da para ser usado sem do sem medo de estragar uma peça historica insubstituivel https //flatout com br/newton masteguim o criador da chamonix flatout entrevista/ e muitas vezes a replica feita por terceiros e justificada por nao existir a empresa que fez o carro original a shelby ha muito nao existe como era na epoca do cobra mas ate os anos 1990 se voce quisesse um cobra original podia pedir um para a ac inglesa que lhe faria um mkiv basicamente um mkiii a versao 427 big block de carroceria larga com o moderno v8 de 5 litros small block do mustang contemporaneo mas hoje isso e tudo passado o cobra e considerado por muitos o apice do carro esporte tradicional mas foi feito em baixissima quantidade mas como usava mecanica ford que existe em abundancia ate hoje nao e dificil se criar uma copia fiel e por isso talvez o mais replicado dos carros esporte junto com os porsche 356 e o lotus seven a mais interessante fabrica de replicas de cobra hoje deve ser a superformance americana sua linha vai alem dos cobras normais chegando ate ao gt40 literalmente traz para hoje a possibilidade de se ter qualquer produto da famosa shelby american na sua era de ouro de 1962 ate 1967 so que zero km [caption id= attachment_366005 align= aligncenter width= 999 ] um mkiii modernizado da superformance[/caption] o cobra voce sabe tem duas versoes basicas os mki e mkii essencialmente com o v8 de bloco pequeno da ford em 4 2 e 4 7 litros 260 e 289 cid e um chassi nao muito diferente do ac ace chassi escada tubular suspensoes independentes via um feixe de mola transversal superior em cada eixo depois existiu o mkiii um novo chassi com duplo a em cada canto e molas helicoidais individuais bem mais largo e baixo e com o v8 de bloco grande e sete litros a maioria das replicas usa a carroceria do mkiii e seu proprio chassi; a glaspac aqui usou inclusive eixo rigido traseiro e motor seis em linha de opala em alguns carros a superformance hoje faz o mais dificil te da toda opçao possivel para que voce tenha um cobra exatamente como o original seja ele qual for ou modernizado [caption id= attachment_366023 align= aligncenter width= 999 ] superformance mkii[/caption] a empresa oferece replicas do mkiii em versoes originais ou customizadas modernizadas e tudo mais mas o que realmente a faz diferente e acima do normal sao as replicas do cobra mk ii e do daytona coupe por que engraçado voce perguntar ia mesmo te contar o superformance mkii nao e a toa que no recente filme ford vs ferrari todos os carros que vemos na verdade sao replicas da superformance a empresa e inclusive licenciada por shelby e que conheçamos e a unica a fazer replicas da carroceria estreita do cobra mkii ao contrario de todas as replicas de cobra por ai baseadas nos para lamas alargados suspensao independente com molas helicoidais e carroceria maior do cobra 427 esta e uma fiel replica daquele que para os especialistas e o mais delicioso cobra de todos o 289 mkii com sua lateral reta e o chassi desenhado por john tojeiro na ac dos anos 1950 sim voce ouviu corretamente nao e so a carroceria do mkii o chassi e uma copia exata do projeto do portuga john tojeiro para o ac ace como era o cobra mkii uma escada tubular com tubos principais de 3 reproduzido a partir de desenhos obtidos de carros ac apenas com as alteraçoes necessarias para utilizar a direçao pinhao e cremalheira mais moderna os tubos de 3 sao soldados em processo tig e mig tambem o que garante mais segurança que a solda original dos anos 1960 mas e so isso de diferença a empresa diz que esforços minuciosos foram feitos para reproduzir o chassi o mais proximo possivel do original incorporando algumas melhorias modernas como a inserçao de um tubo quadrado de 3 nos trilhos principais para evitar flexoes construir os carros com um olhar meticuloso na autenticidade levou tempo mas isso resultou em uma experiencia de direçao superior os freios sao modernos discos willwood mas as rodas sao como eram nos anos 1960 dayton raiadas com parafuso knock off central de 15 polegadas calçando pneus radiais 205/70 r15 atras um diferencial autoblocante zf e isso mesmo uma exata reproduçao do carro original com pequenas melhorias e carroceria de fibra a superformance para poder vender seus carros nos eua os fornece completos sem motor e cambio e teoricamente um kit mas claro que recomenda motores e fornecedores para se fazer o conjunto ideal neste caso consegue gente que lhe forneça um 289 ford preparado exatamente como era o hipo de shelby o meu com quatro weber 48 idf por favor [caption id= attachment_366026 align= aligncenter width= 999 ] o mkii fia[/caption] alternativamente voce pode pedir o mkii fia uma replica exata dos carros de competiçao de 1963 em diante com paralamas alargados para rodas e pneus maiores e toda cara de carro de corrida de epoca mas tambem a sua base e replicada o chassi e o do mkii mas ajustado como os carros de corrida de shelby para que comprar um original o shelby daytona coupe voce ja se imaginou indo ao trabalho todo santo dia a bordo de um daytona cobra coupe impossivel nao e so existiram 6 carros originais e mesmo que voce conseguisse comprar um por uma fortuna incalculavel trata se de um veiculo de competiçao da decada de 60 e portanto impossivel de se usar todo dia o cockpit e apertado o motor intratavel a baixas rotaçoes a ventilaçao interna nula o acabamento pessimo um brinquedo apenas algo que nao se presta a mais basica das funçoes de um automovel a de transportar pessoas me permita introduzi lo caro leitor a um daytona coupe que apesar de nao ter uma peça sequer em comum com o original e praticamente identico a este em aparencia e espirito originalmente se chamava superformance brock coupe mas com o acordo de licenciamento atual pode ter o mesmo nome do original shelby daytona coupe o superformance brock coupe vem do fato de que o desenhista da replica e nada menos que pete brock o desenhista original do carro de shelby brock diz que acertou neste carro tudo que teve que ser feito as pressas no original basicamente e mais fiel ao desenho original que o carro original feito na correria e no calor das competiçoes europeias dos anos 1960 o entre eixos por exemplo foi aumentado em 76mm para maior espaço interno e estabilidade na regiao do curvao dianteiro acentuando ainda mais as proporçoes de capo longo e traseira curta os bancos abaixaram 102mm para centro de gravidade mais baixo a altura largura e comprimento do veiculo foram proporcionalmente aumentadas em funçao do novo entre eixos a curvatura do vidro dianteiro aumentou para uma curvatura impossivel para 1964 mas tranquila hoje e os vidros das portas sao agora curvos como resultado e quase impossivel de se distinguir o original da replica apesar desta nao ter uma linha sequer da carroceria igual ao original e que linhas um enorme cupe que so podia ser americano com um capo enorme e traseira fastback cortada abruptamente mas em perfeita harmonia o motor esta tao recuado em relaçao ao eixo dianteiro que chega a estar entre rodas o motor se encontra em vista lateral atras da circunferencia do pneu adiante do eixo dianteiro o radiador esta posicionado quase horizontalmente a abertura frontal capta ar que passa por ele e libera o ar quente na parte superior do capo adiante do motor conduzido por um enorme duto de fibra de carbono desta forma como no daytona original o fluxo de arrefecimento do motor e aproveitado para gerar algum downforce aerodinamico a carroceria em si e de fibra de vidro mas impecavelmente laminada e com uma qualidade de execuçao e pintura acima da media a porta conta com vidros que sobem e descem por meio de uma manivela um luxo impensavel no original que tinha vidros fixos a porta e tambem totalmente guarnecida e veda o exterior muito bem obrigado dentro do carro um magnifico interior que poderia ter saido de um jaguar e type 1965 um painel plano com tradicionais instrumentos redondos da stewart warner e interruptores toggle e saidas redondas de ventilaçao o ar condicionado e equipamento basico bem como instrumentaçao completa abertura de portas por controle remoto sem maçanetas e bancos confortaveis revestidos em couro esta carroceria e suportada por um space frame de tubos de seçao circular soldados em um processo manual intensivo que inclusive lixa as soldas para uniformidade e beleza de itens que raramente sao vistos novamente quando o veiculo esta finalizado atençao aos detalhes que fazem a diferença entre o apenas bom e o genial [caption id= attachment_366034 align= aligncenter width= 1000 ] o chassi do daytona[/caption] a suspensao e duplo a sobreposto e portanto independente nos quatro cantos os freios sao enormes discos ventilados nas quatro rodas as rodas tem o desenho das originais mas sao redimensionadas para calçar pneus modernos na medida 245/40 r18 na dianteira e 305/40 r18 na traseira ou opcionalmente medidas originais dos anos 1960 o fato do motor e cambio estarem tao recuados no carro e do motorista estar sentado praticamente em cima do eixo traseiro flanqueado pelas enormes rodas traseiras faz que a distribuiçao de peso no carro seja perfeita um carro ligeiramente mais pesado na traseira com 47% de seus parcos 1300kg no eixo dianteiro e 53% no traseiro desta forma o carro pode lidar com algo ao redor de 500 cv sem precisar de controles de estabilidade traçao e abs mas que ainda precisa ser dirigido por pessoas superformance recomenda para ele um motor ford bloco pequeno da roush da familia do motor original mas com 5 7 litros e 500 cv mas acredito piamente que se voce quiser um carro exatamente como o de 1965 sem ar condicionado com o 289 de competiçao e tudo e pedir com jeitinho a superformance faz um para voce nao e incrivel
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