a verdade verdadeira e que como a maioria da industria hoje em dia a morgan nao existe mais fora seu logotipo sim continua fazendo carros interessantissimos e no caso dos plus four com o mesmo estilo dos morgan antigos mas nao e a mesma coisa nao e so o estilo antigo que faz um morgan o que faz um morgan para seu desespero claro que vou explicar [caption id= attachment_379419 align= aligncenter width= 999 ] em primeiro plano o chassi atual; atras o antigo antes de 2018[/caption] de 1936 ate 2018 o produto principal da empresa era um mesmo carro conhecido como 4/4 +4 +8 e outros nomes menos conhecidos era basicamente a mesma coisa um carro esporte tradicional dos anos 1930 mesmo a carroceria era fabricada com estrutura de madeira revestida de chapa de aluminio um metodo largamente abandonado no pos guerra mas que permanecia na morgan [caption id= attachment_379420 align= aligncenter width= 999 ] o classico desenho do morgan de 4 rodas[/caption] entenda bem o morgan nao era feito de madeira nao era como os marcos feitos a partir de um monobloco de madeira criado pelo famoso aerodinamicista frank costin nao era apenas um carro do pre guerra ainda em produçao muito depois que a tal guerra acabou o chassi era de aço simples e apenas a estrutura da carroceria era madeira nao tinha la muita carroceria mesmo; era um roadster pequeno [caption id= attachment_379424 align= aligncenter width= 631 ] pilar deslizante tradiçao[/caption] outra tradiçao esse chassi tinha suspensao dianteira por pilar deslizante produzida na morgan na verdade patenteada por hfs morgan o fundador em 1909 o morgan tradicional sempre usou suspensao dianteira por pilar deslizante tambem outra tradiçao importante que fazia a empresa diferente era uma empresa familiar e pequena hfs morgan era o pai de peter morgan que era o pai de charles morgan nao mais nao ha um morgan liderando a empresa muito disso e culpa de charles morgan e de brigas familiares em sua epoca na liderança mas nao importa a tradiçao acabou e era importante [caption id= attachment_379421 align= aligncenter width= 999 ] morgan +4 2011 chassi antigo[/caption] em 2018 entao os velhos morgan de quatro rodas sao substituidos por um novo carro mas que por fora parecia o antigo um movimento inteligente pois a maioria das pessoas acha entao que nada mudou e que o morgan continua um carro antigo feito hoje mas nao mais e so imagem o novo morgan tem um monobloco moderno de aluminio e suspensoes independentes modernas nas quatro rodas nada de eixo rigido e pilar deslizante e rigido moderno e tem mecanica bmw moderna aqui continuaçao de tradiçao motores sempre foram comprados de fora madeira a morgan diz que ainda usa mas e so para dizer que usa um pouco na carroceria para manter tradiçao mas totalmente inutil e sem funçao [caption id= attachment_379418 align= aligncenter width= 999 ] a estrutura atual a madeira e para ingles ver[/caption] nao me entenda mal os morgan modernos sao carros muito legais muito leves com motores fortes da bmw com comportamento impecavel e bonitos paca; a carroceria antiga da um toque de interaçao com o mundo la fora inexistente em outro lugar mas sao carros modernos; nao sao como os morgan tradicionais e preciso estabelecer que a empresa e os carros mudaram e outra coisa e nao mais aquela nao vamos confundir as coisas e se afundar em nostalgias e discursos falsos morgan e uma empresa diferente hoje [caption id= attachment_379422 align= aligncenter width= 999 ] morgan plus four 2025 chassi de aluminio[/caption] e importante isso por dar preocupaçao quanto ao seu futuro veja bem a morgan sobreviveu tanto tempo justamente por ser arcaica ja nos anos 1980 era uma curiosidade um verdadeiro museu de antiguidade industrial uma fabrica de 1930 ainda em operaçao sem mudar nada se comprava um morgan nao so pelo carro tambem para conhecer a fabrica peter morgan e enfrentar uma fila de espera que se estendia por dois anos mas o carro era fator tambem um carro esporte antigo ainda fabricado do mesmo jeito que era em 1936 nao era perfeito mas era genial para quem entendia seu espirito e seu desempenho no fim com motores freios e pneus modernos nao ficava devendo nada aos porsches contemporaneos [caption id= attachment_379423 align= aligncenter width= 999 ] peter morgan num +8 em frente a fabrica 1984 tradiçao [/caption] o futuro era simples mesmo carro modernizando se motores freios pneus e ajustes regularmente ate que por algum motivo tudo mudou na empresa e chegou se a um novo morgan em 2018 mas como disse muita gente nem notou e com o sucesso agora da nostalgia a empresa anda bem hoje tanto que acaba de lançar um novo carro o morgan supersport a breve historia do morgan moderno lançamento de novo carro e algo simples corriqueiro e constante em qualquer fabricante normal nao na morgan como ja dissemos a empresa se fundamentou por manter o mesmo carro em produçao por 70 anos atualizando so o absolutamente necessario agora nao parece estar se acertando com os procedimentos normais da industria [caption id= attachment_379410 align= aligncenter width= 999 ] 1936 morgan 4/4[/caption] o que e perigoso sempre que lançou um carro novo se deu mal a primeira vez foi quando o jovem peter morgan tem que tomar as redeas da empresa com o falecimento de seu pai hfs morgan peter achava que o +4 estava velho e ultrapassado demais e algo devia ser feito antes que fosse tarde pega o chassi do carro mas cria uma moderna carroceria de fibra de vidro para ele criando o +4+ em 1963 [caption id= attachment_379411 align= aligncenter width= 999 ] morgan +4+ a modelo e filha de peter morgan[/caption] e um fracasso total; logo peter descobre que era so atualizar o carro antigo mecanicamente o +8 de 1968 usava o pequeno v8 de aluminio rover de 3 5 litros no antigo +4 o que faz um verdadeiro canhao com 0 100 km/h na casa dos 6 segundos e todo mundo esquece do morgan modernizado https //flatout com br/quando a morgan tentou ser moderna/ mas nos anos 1990 começava a trabalhar na empresa charles morgan filho de peter cria com chris lawrence um novo chassi de aluminio para uso em competiçao e dele nasce a ideia de um novo morgan moderno afinal de contas o antigo carro nao podia durar para sempre ne em 2000 aparece o aero 8 com um chassi monobloco de aluminio e um v8 bmw aspirado [caption id= attachment_379413 align= aligncenter width= 999 ] aero 8 esquisito[/caption] de muitas formas e o mesmo conceito mecanico usado nos plus four e plus six a partir de 2019 mas o aero 8 tinha um novo design que pretendia ser uma releitura do antigo morgan para o novo milenio e como era mais caro os morgan tradicionais de carroceria em madeira continuaram em produçao o desenho externo do aero 8 sempre foi controverso estrabico e pouco amado mas o carro continuou em produçao ate 2018 quando a nova gestao profissional decidiu faze algo pragmatico estrutura do aero 8 mas desenho externo do +4 tradicional nascem os novos plus four e plus six e sao um sucesso entao voce pode entender o que a historia ensina um morgan nao pode mudar o design mas mecanica o povo aceita qualquer coisa recentemente para 2024 o plus four recebeu uma renovaçao grande mas largamente em aparencia e o mesmo carro de sempre faltava o novo plus six que agora aparece na forma do novo morgan supersports no supersport ha mudanças na aparencia ainda que mais sutis do que tentado no passado mas ha mudanças um movimento arriscado ainda assim feito com cuidado ha o plus four para o tradicionalista comprar se ele nao gostar das mudanças do morgan de seis cilindros mas se eles gostarem pode apostar que o plus four muda tambem [caption id= attachment_379426 align= aligncenter width= 999 ] o novo morgan supersports[/caption] o mais louco e na verdade que ha agora um departamento de estilo na morgan extremamente ativo com gerentes designers e modeladores algo que nos mais de 110 anos da empresa antes parecia algo totalmente superfluo e um departamento de design tem que desenhar algo ne o morgan supersport [caption id= attachment_379409 align= aligncenter width= 999 ] morgan +4 super sports 1960[/caption] ja existiu um morgan com este nome no passado na verdade grafado como super sports tratava se de uma versao mais brava do +4 de 1959 pesava apenas 838 kg e o quatro em linha triumph era preparado por mike lawrence inclusive com cuidadoso polimento de dutos e aumento de taxa e dois webers 42 dcoe duplos horizontais para 135 cv um dos super sports ganhou le mans na categoria ate 2 litros em 1961 [caption id= attachment_379408 align= aligncenter width= 999 ] o plus six descontinuado[/caption] o novo supersport e na verdade o substituto do plus six este era identico ao plus four mas com o motor seis cilindros biturbo bmw de tres litros e 340 cv ao inves do quatro cilindros turbo de 2 litros e 260 cv do plus four o plus four e disponivel com cambio manual de seis velocidades ou automatico de oito; o plus six era so automatico [caption id= attachment_379425 align= aligncenter width= 999 ] morgan supersport[/caption] o supersport usa o mesmo motor e cambio mas se diferencia entao do atual plus four com um desenho modernizado mas tentando nao ofender ninguem a morgan o anuncia como o carro mais dinamicamente capaz da historia da morgan o que certamente e verdade a plataforma de aluminio e revisada e traz 10% de melhoria na rigidez torcional com mais 10% disponiveis se voce optar pelo teto de carbono o carro vem com um teto conversivel de lona o tal teto rigido de fibra de carbono um opcional que pesa 20 kg o novo carro e um pouco mais pesado que o anterior plus six mas ainda e levissimo uma das grandes vantagens dos morgan modernos de aluminio pesa apenas 1170 kg ou o mesmo que um miata com teto retratil o rf o morgan e pequeno com o mesmo comprimento do miata tambem mas e muito mais caro e muito mais potente o motor bmw b58 da 340 cv e nada menos que 51 mkgf de torque; tanto motor em tao pouco carro e realmente algo legal segundo a morgan o 0 100 km/h se da em 3 9 segundos e o carro chega a 267 km/h como no ineos grenadier a ligaçao com a bmw e clara quando se entra no carro a alavanca do cambio automatico bmw e inconfundivel e nao combina com nada la dentro mas o resto da cabine e condizente com o preço couro som de grife bang & olufsen madeira mostradores e botoes cridos exclusivamente para o carro e belissimos a carroceria tem varios pontos diferentes uma grande novidade no mundo morgan e o porta malas que abre por fora e operado usando a chave de travamento central remoto e fornece amplo espaço na frente um spoiler/tomada de ar em preto predomina; no topo do capo uma saida de ar similar tambem e facil de notar a traseira e nova com uma abertura escura para iluminaçao e escapamento o carro e economico em cromados e decoraçao algo que abundava em morgans antes [gallery ids= 379446 379445 379444 379443 379442 379437 379438 379435 379434 ] a empresa diz que o supersport representa uma evoluçao da filosofia de design funcional da morgan apresentando um estudo contemporaneo da silhueta atemporal da marca mas que e instantaneamente reconhecivel como um morgan essa filosofia prioriza a honestidade do design exigindo que muitos elementos do veiculo tenham multiplas funçoes nenhuma era unica e refletida no design do supersport em vez disso multiplas eras e inspiraçoes sao referenciadas e reorganizadas para criar algo novo mas com apelo atemporal mudamos mas ainda e morgan e a traduçao do que pretendem passar opcional e um dynamic handling pack com amortecedores nitron e um diferencial autoblocante os clientes tambem podem pagar mais por rodas de 19 polegadas que pesam apenas 9 7 kg cada 1 kg a menos que a roda de 18 polegadas que vem no carro sem custo adicional [caption id= attachment_379417 align= aligncenter width= 999 ] a roda de 19 pol super leve[/caption] a carroceria pode ser pintada em uma combinaçao quase ilimitada de cores enquanto a madeira para os paineis das portas e oferecida em 11 acabamentos o preço e de £ 85 000 no reino unido ou 641 865 de nossos pobres reais um morgan moderno vai dar certo agora dificil saber o design e bem feito e muito cuidado para manter o espirito original foi obviamente dispendido aqui mas o negocio da morgan nunca foi modernizar desenhos antigos e desenho antigo mesmo e pronto so mecanica nova os toques modernos na carroceria nao ornam muito mas sao pelo menos discretos se vai cair nas graças dos clientes atuais da marca vamos ter que esperar para saber e pelo menos uma tentativa inteligente mantendo se o plus four ainda com o desenho tradicional o risco e baixo e vamos descobrir se agora os morgan finalmente poderao ser modernizados por mais que nos deixem triste o fim da tradiçoes da empresa e muito bom que ainda exista mais cara meio focada mais numa imagem de algo que ja se foi sim mas ainda assim carros leves e divertidos sao sempre um balsamo para nossos olhos cansados seja la o estilo que adotem eu certamente prefiro o antigo plus six nao melhor o atual plus four com cambio manual afinal de contas 260 cv me parecem bem legais ja para os 1015 kg do carro e o cambio manual um bonus mas a quem estou tentando enganar se fosse mesmo comprar um morgan seria um +8 usado circa 1988 o carro original que fez a fama da empresa em uma de suas versoes mais legais [caption id= attachment_379412 align= aligncenter width= 999 ] o +8 dos anos 1980 ainda meu preferido[/caption] ou mesmo um dos ultimos +4 de 2017 2018 com o ford quatro cilindros duratec aspirado e cambio manual se e para ter um morgan que seja um de verdade ne nao e assim que nao existam morgan de quatro rodas usados; ha 70 anos deles para escolher sera que nesse preço acho um super sports de 1961
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